Jonathan Strange & Mr. Norrell

Jonathan Strange & Mr. Norrell Susanna Clarke

Resenhas - Jonathan Strange & Mr. Norrell

@gugugb 26/09/2020

Uma obra-prima!!!
Daqueles livros que ficarão pra sempre.

Blanda 03/09/2020

É grande, mas sim, pequeno demais...
Que leitura inesperada, quando você encontra algo assim, com um todo maravilhoso, você fica internamente saltitante.

Queridos camaradas, preciso prepará-los, ainda que prazeroso, o ritmo é propício à leituras paralelas. Segui a leitura a um curso tumultuoso, aos trancos e barrancos fui destrinchando-a. E, há de concordar comigo quem a leu, ela tem seus momentos de ligeireza, mas também tem os de lentidão.

Uma narrativa que dilacera pela perfeita escrita, que belo livro Clarke nos traz. Você lê, gosta desse mergulho em uma literatura enriquecida de costumes e personagens tão maciços, as palavras tem um sabor doce de quem joga com elas, mas não há palavras perdidas.

A atmosfera é aconchegante porque você inerentemente vai se identificar com a humanidade das personages. Não atos de humildade e caridade, digo na humanidade de seus defeitos. O caráter e sarcasmo incorrigível, a indiferença, o sentimento de alcançar um poder e a luta por mantê-lo em suas mãos; e o motivo? apenas tê-lo. É essa ironia genuinamente humana das personagens que te convencem de sua presença.

É exatamente isso, meu amigo, você não ouviu mal, não importa sua época, sentimentos são nosso ponto de ligação entre as gerações. Por isso é uma realidade que poderia ser a nossa. Você vai entender o que a personagem está sentindo, e como todo ser humano, vai ser empático a ponto de sentir por ele.

A magia renascer? você como pessoa que é, já sonhou com isso, não minta a si mesmo. É incorrigível este nosso fascínio pelo mistério.
Magia e Inglaterra, é humanamente impossível ignorar isso, essa arrogância, quase justificada, de uma nação que tem a história em suas costas. É sentir o orgulho transpirar das ruas, mesmo das mais sujas, e as personagens, isso não é apenas implícito nas abadias, é externalizado, é a essência extravagante do orgulho de si como parte do todo.

Essa sagacidade em explorar a fantasia, a magia e tudo aquilo que de outra forma seria insano ? por sinal, aqui o insano se acomoda bem ? traz seu lado humano empático para a história, brinca com sua insistência de ser racional mas desejoso da magia. Dado momento você almeja tanto o insano que o normal também lhe pareceria incomum.
Novamente o sentimento, logo ali, palpável, quase a chegar na nossa ?realidade?. Você não encontra palavras para desdizê-la. Que final extasiante e personagens tão presentes, que verdade maravilhosa criada aqui.

E é por estes meandros obscuros, onde as emoções conscientemente extrapoladas te levam a mergulhar, de novo e, uma vez após a outra, indefinidamente, até você concluir o livro, mesmo que lhe custe tempo. E no final você corajosamente vai dizer, convicto de suas palavras, que o livro é pequeno.

Alê Guimarães 31/08/2020

Lento
Um livro que terminei por persistência e com muito sacrifício. Li pelas várias indicações positivas, pela temática, prefácio do Gaiman, mas infelizmente não funcionou comigo. Lento, chato, enfadonho. Há algumas partes boas, sem dúvida, a temática é excelente, mas a dinâmica da história é por demais lenta.

dchueri 11/08/2020

Sensacional
Um livro que realmente te imerge no universo da magia. A relação entre os personagens, entre a política e a magia, e o desenvolvimento da história realmente prendem o leitor de uma forma que as páginas voam.

Johanna F. 07/08/2020

E ficamos com os strangitas e os norrellitas
Maravilhoso. Se tivesse uma continuação igualmente enorme, ou até maior, eu leria com prazer. O enredo e a construção são maravilhosos, nada é dito em vão, toda nota de rodapé te faz entrar de corpo e alma na história. É verdade que, com tanta coisa acontecendo, dá vontade de passar voando por elas pra chegar nas partes decisivas, mas depois que passa da até vontade de voltar e reler os detalhes com mais calma. É muito interessante observar as divergências entre os magos, como eles tratam a magia, o conhecimento, o passado. E o que eles tem em comum é talvez mais interessante ainda. Além deles, admiração total pelas mulheres desse livro e e pelo Childermass e Vinculus, que sobreviveram pra contar história literalmente. A forma como as histórias se cruzam é sensacional e, por mais que te faça surtar algumas vezes de ansiedade, tudo faz sentido no final e é maravilhosamente justificado. Vou ficar com saudades de ter esse universo nas mãos.

Qnat 04/08/2020

Um dos favoritos
Estou escrevendo essa resenha um bom tempo depois de ler o livro, mas por algum motivo lembrei dele.
E lembrei com carinho!

É um dos raros livros em que a magia surge de forma diferente.
E ela é apresentada pelo contraste do sujeito "acadêmico teórico, arrogante" e do "prático, aventureiro". Este conflito entre duas personalidades tão diferentes é um dos pontos altos. E vejo muito destes tipos na Universidade, rsrs.

O romance por ter um ritmo e um contexto inglês bem peculiar - funcionando como uma ficção histórica também -, bem diferente de outros livros de fantasia, talvez não agrade um publico já leitor de fantasia. Ainda mais com o tamanhão deste livro!

É um livro mais adulto também, não por ter violência ou sexo, mas por se retratar personagens e situações mais adultas. E isso é ótimo. Há uma carência de bons livros de fantasia adulta.

Os personagens secundários, inclusive os que aparecem como "vilões", tem características únicas também. O cavalheiro de cabelos de algodão é mal, mas as maldades deles são originárias de sua personalidade mesquinha.

Muito se fala de "escrita criativa", e a Susanna Clarke, neste livro, saiu da discussão meramente teórica (como as sociedades de magos de seu livro, que muito falam sem nunca ter feito uma magia sequer), e foi para a prática, como Strange.

Isso fica evidente no próprio estilo do livro, que surge como uma biografia dos personagens, recheadas de comentários e escolhas de um possível biógrafo, que desnudam os personagens. Vi criticas sutis sobre a sociedade Inglesa/Aristocrática, sobre a Academia, sobre a forma de publicação de artigos em periódicos, sobre a própria literatura fantástica e sobre seus próprios personagens (dando uma impressão que se trata de pessoas reais e famosas na Inglaterra).

Nunca vi a minisérie da BBC, espero que tenha mantido a qualidade do livro!

Clara 25/07/2020

Incrível!
Não sei nem como começar a falar desse livro que adorei desde o primeiro parágrafo até a última linha! Susanna Clarke tem uma conexão com as palavras sem igual, nos faz sentir a magia, a ambientação que ela leva aos lugares, o jeito que se refere ao leitor no meio de narrativas e até as notas de rodapé. Usa a escrita de uma forma que nunca vi. Ouso até dizer que é uma de minhas autoras favoritas, apesar de ser o primeiro livro dela que leio. A forma que ela usa a profecia e como tudo se conecta é incrível.

Acabei de ler o livro e já me encontro com saudades dos personagens, que são extremamente reais e cativantes! Até personagens do início que eu acreditava que não retornariam, retornaram, agregando a história de um jeito que só dá para descobrir lendo. Fiquei apaixonada por esse universo, Joanathan Strange se tornou até um dos meus personagens favoritos. Se tornou um dos melhores livros de fantasia que já li e suas 824 páginas parecem poucas, do tanto que me apeguei aos personagens hahaha

Matheus Nascimento 17/07/2020

Se palavras fossem notas musicais, esse livro seria uma sinfonia
Com uma narrativa muito bem feita e frases bem construídas, a autora nos conta sobre uma história incrível, que mistura elementos históricos e fantasiosos. Tudo começa com um mago chamado Mr. Norrell, que se propõe a recuperar a magia perdida da Inglaterra, tarefa essa que se estende posteriormente a seu discípulo Jonathan Strange. Porém as coisas ficam ainda piores, pois a Inglaterra se encontra em guerra com Napoleão Bonaparte, da França; e um outro inimigo muito mais poderoso ameaça o bem estar dos magos ingleses e da própria Inglaterra.
Para mim, esse livro é super recomendado para aqueles que gostam do gênero fantasia e que amam ler uma história bem contada. Esse é, com certeza, um dos melhores livros que eu já li.

Kahh 29/06/2020

Cansativo, porém válido!!!
O livro é bem arrastado, os acontecimentos mais importantes levam muito tempo para se desenvolver, dando muitas voltas até chegar a eles, mas gostei muito da história, principalmente com a parte final, simplesmente não larguei o livro até que chegasse a última página, vale muito a pena!!!
Fiquei surpresa com o desenvolver da personalidade dos personagens principais e alguns secundários que vão mostrando no final a verdadeira face, além relação de aprendiz e mestre baseado na admiração e repulsão!!!

Smith 22/06/2020

O livro parte da premissa que a magia existia na Inglaterra, porém há muito olvidada encontra cativos somente por meio da teoria, sofrendo mudanças com a aparição do recluso, arrogante e egoísta Mr. Norrell (possui quase todos os livros de magia), um mágico capaz de unir a teoria e a prática, sendo considerado o único mago da Inglaterra, até seu pupilo demonstrar aptidão, Jonathan Strange, um cavaleiro alto e sarcástico com aspecto de mago que prospera grandes feitos.
Buscam reavivar a magia há muito perdida entre seus conterrâneos, em meio ao contexto histórico de guerras napoleônicas, seres mágicos e reis esquecidos, tendo como seu maior expoente o Rei Corvo.

Um livro na minha casa por Ariane 24/05/2020

Não sou leitora de fantasias, então 821 páginas foi um grande desafio que me propus, terminei após quatro dias de muita leitura, e posso dizer que foi uma experiência única. A forma que a história é narrada e a escolha do vocabulário faz a obra se destacar das demais. A trama inicia de forma bem devagar, nas primeiras 150 páginas o que me fez prosseguir foi o universo mágico realístico criado, apoiado em notas explicativas no mínimo curiosas. Reconheço que ao meu ver houve um excesso descritivo, atrasando a narrativa em momentos chaves, enquanto ao final senti falta de que certos pontos fossem melhor definidos e explicados ao leitor, em relação ao Rei Corvo, a Stephen, e outros. Mas são detalhes que não tiram o brilho da obra. Recomendo demais!

Lótus 17/05/2020

Esse livro é do tipo que sou suspeita para falar, porque me apaixonei demais. A escrita da autora é uma das melhores que eu já vi, e me peguei enrolando meses para terminar o livro só porque estava amando demais e não queria que acabasse!!! Fiquei completamente envolvida pelos personagens, e a história tem aquela dose perfeita de melancolia, ironia e delicadeza que poucos livros tem... mas que faz com que a gente queira ler o texto de novo. Eu gostaria de ter visto mais mulheres personagens na história, mas também curti muito a forma como as poucas que existem são representadas e criticam nossa sociedade de forma nada sutil. Enfim. Livrão enorme, mas quando acaba, bate uma tristeza...

Leonam 27/04/2020

Livro maravilhoso, mas com ressalvas
O livro no começo te prende, com um sentimento de mistério e magia no ar, como se você pudesse senti-la, no meio o livro começa a ficar lento e por vezes pensei a desistir dele, mas continuei com esperança de um ótimo final, por incrível que pareça o meu personagem favorito foi o Mr Norrel, então fez com que eu tivesse sentidos conflitantes, como se tudo fosse dar errado para ele no final.

Bem, quando o final chegou, eu me surpreendi. Foi um sentimento incrível, meu coração se esquentou, fiquei emocionado e já estou sentindo falta dos personagens. Esse final, pelo menos para mim perdoou todos os ?erros? do livro, e entendi porque muitas pessoas dizem que o livro é pequeno demais.

Diogo 15/04/2020

Livro bom, mas achei meio enrolado, no sentido que não era nescessário esse tamanho, podia ter umas 200 páginas a menos.

Pedro.Schmidt 15/04/2020

Não é o que você espera. Mas é melhor.
Jonathan Strange e Mr.Norrell é um retrato da literatura vitoriana em sua melhor forma, mas escrito no século XXI. O estilo da narrativa lembra os romances de Jane Austen e os contos de Conan Doyle. Em seu ritmo lento, cadenciado e extremamente divertido o narrador nos leva a uma Inglaterra onde a magia ocupa espaço no imaginário e nas estantes das pessoas, se entrelaça com a história do país e é mais uma das atividades com que se ocupam os cavalheiros ingleses. Mas existe um porém: Há séculos ninguém foi capaz de lançar um feitiço sequer, até que surgi a figura de Mr. Norrell, um mago prático. O enredo giro em torno de dois (ou seriam três?) magos ingleses que almejam restaurar a magia na Inglaterra em meio a parasitas sociais, feitiços que dão errado, ministros, reis loucos, as guerras napoleônicas e um adversário mágico. As partes em que acompanhamos Mr. Norrell são mais lentas, com mais descrições, e se assemelham mais a uma comédia de costumes regada ao bom humor inglês. Na segunda parte acompanhamos as desventuras de Jonathan Strange, descortinamos mais e mais a tal da magia inglesa e vibramos a cada nova realização. O terceiro ato do livro é mais corrido, mais ágil e caminhamos rumo a um desfecho dos acontecimentos anteriores que amarram as pontas soltas e dão gostinho de "quero mais" ao final da leitura.