Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

AlabastroVitreo 25/03/2024

Arrastado mas emocionante
O livro é bem arrastado, tem bastante política e detalhes que parecem bobos mas fazem sentido depois. O final me aplacou de maneira inesperada, gostei deveras.

Paulinha 24/03/2024

Dez anos atrás, a Shaod teria transformado Raoden em um Deus. Agora, em vez de transformar as pessoas em deidades de pele prateada, ela as tornava monstruosidades repulsivas. Raoden abanou a cabeça em descrença. A Shaod era uma coisa que acontecia com os outros - com pessoas distantes. Com gente que merecia ser amaldiçoada. Não com o príncipe herdeiro de Arelon. Não com Raoden." Elantris era conhecida como a cidade dos deuses. Nela apareciam pessoas de todos os lugares para tentar receber a cura e magia que somente uma transformação chamada Shaod poderia ocasionar. Porém, há dez anos, as coisas começaram a mudar e a magia transformou Elantris em uma cidade amaldiçoada, onde as pessoas tocadas por Shaod se transfiguravam em seres sem vida e sem sentidos próprios. A maldição os tornava mortos- vivos. Um thriller que vai transportar o leitor para um universo onírico e recheado de magia, no qual os piores pesadelos podem se tornar realidade. O príncipe Raoden, de Arelon, foi um dos tocados pela maldição que o levou a viver, ou a tentar sobreviver, em meio à loucura e maldições da cidade caída que, desde a maldição, tornara-se um cemitério para os que foram amaldiçoados. Prestes a se casar com Sarene, filha do rei de um país vizinho de Arelon - uma mulher que nem chegou a conhecer pessoalmente, mas que, mesmo com um casamento politicamente forçado, passou a conviver por meio de cartas - o príncipe é dado como morto, uma situação que parece ser irremediável, mas que precisa de explicações. E são esses mesmos esclarecimentos que Sarene procura ao chegar em Arelon e descobrir que tornara-se viúva antes mesmo de conhecer seu marido. E a partir daí começa a entender que terá que tomar conta de tudo sozinha, principalmente de um homem chamado Hrathen, um dos mais poderosos nobres, que está disposto a substituir o rei Iadon, pai de Raoden, para poder converter o país à religião Shu Dereth. "Elantris", que intercala capítulos sobre Raoden, Sarene e Hrathen, é uma obra cheia de

Gianna.Alves 19/03/2024

Elantris
Um excelente achado aos leitores de fantasia que detestam ficar presos a milhares de livros para saberem o final da história.
Personagens quem me fizeram ter o mais profundo ódio. Vale-se dizer que a personagem feminina principal frequentemente me irritava com seu complexo de sabe tudo.

Ivis 19/03/2024

ELANTRIS O BERÇO DAS HISTRORIAS DE Brandon Senderson
Que livro incrível, diferente de tudo que já li , como todos os livros do Brandon Senderson
Elantris é incrível...
A história tem algumas lacunas que são respondidas em Hope Elantris .
Como é o primeiro livro do brandn senderson existe um pouco de dificuldade de manter um ritmo dos acontecimentos..o ritmo variável e a superficialidade de alguns personagens são notáveis, mais nada disso diminui a maguinitude desse livro.
Estou apaixonada pela história dos Elantrinos, confesso que temerosa agora que existe outras formas de canalizar Aeons

Brenda.Castro 15/03/2024minha estante
Sempre impecável nas resenhas ?

Jéssica 19/03/2024minha estante
Ahhhhh ?

@profderekpaiva 09/03/2024

Incrivelmente, Brandon Sanderson!
Essa, por ser a primeira história publicada do outro, não deixa nadinha a desejar comparada com suas outras publicações, viu.

Quer trama política? Tem!
Quer personagens únicos em três dimensões?Tem!
Quer um mundo totalmente novo e original como você nunca viu antes? Tem!
Quer um sistema de magia do 🤬 #$%!& que você vai demorar um pouquinho pra entender como funciona? Tem!

O desfecho e o desenrolar de toda a trama é bem balançado, salvo algumas partes que achei um pouco cansativas e arrastas, mas o que não fez a minha nota ser menor do que 5??!

Marian14 08/03/2024

Elantris
É o primeiro livro que leio do Brandon Sanderson e já me apaixonei. Tudo é novo e bem construído, o sistema de magia, a política e a religião. Você se prende a leitura, cada vez mais mergulhando na história em busca de respostas junto dos personagens, que são encantadores. Não esperava romance e tem uma pontinha, terminei apaixonada pelo Raoden e a Sarene.

Tuler 08/03/2024

Excelente
Livro muito bom, no início achei a história um pouco arrastada, com muita política e pouca ação, mas logo engajou uma trama bem interessante e se seguiu até a última página. Elantris me lembrou em vários aspectos Mistborn, valeu muito a leitura.

ac_rodrigos 05/03/2024

Isso aq é absurdo
Bons anos que eu não lia um livro volume único de fantasia tão rico em todos os quesitos, realmente o Brandon sabe oq faz!!!!!!

clara santos 02/03/2024

O primeiro do mestre da fantasia
Serene se mostra um mulher a frente do tempo dela, forte, dedica a buscar seu próprio enredo no meio da politica, ela arranja o próprio casamento e quando se depara com uma situação complicadíssima ela dá um jeito. Raoden, honesto, amado, diplomata e tudo que um reino deseja, alguém que ama e trás esperança pro seu povo, o destino lhe guarda algo maior do que ele esperava, que era somente reinar (como se isso não fosse muita pressão). Esses dois personagens se cruzam e Brandon com sua escrita intrínseca e leve nos faz gostar e torcer pelo casal. Amo o fato da gente acompanhar o ?gostar? dos dois, gostaria muito de uma sequencia, mas como parou tbm ficou ótimo. Recomendo a leitura.

Rauecker 28/02/2024

Elantris
Sanderson escreve muito e sem sombra de dúvidas tem uma mente para criar universos sem igual. Mas, Elantris não me cativou como Mistborn, infelizmente.

Temos a grande cidade de Elantris e iniciamos o livro 10 anos após sua queda, a introdução do povo e a forma como as pessoas se tornavam cidadãos de Elantris é genial, e eu curti muito a ideia do livro. É bom já deixar claro, o universo que se passa esse enredo é ótimo.

Meu problema maior foi com a narrativa, temos 3 protagonistas, e eles sim são ótimos em suas ideias e ações, porém sempre que rolava algo com algum deles, ficava quase 1hr de leitura para sabermos o que aconteceu, para mim isso quebra muito a dinâmica da história.

Definitivamente é um ótimo livro, só gostaria que não fosse tão arrastado.

Citação preferida:

?Um governo pode cair transformando aqueles que eram servos em mestres.?

Akemi 26/02/2024

Incrivel
Foi minha primeira experiência com o autor, e escolhi essa leitura justamente por ser o primeiro livro dele, dizem que aqui a escrita do Brandon ainda não é das melhores, e isso só me deixa com mais vontade de ler os proximos porque essa primeira experiancia foi otima.
Em alguns momentos eu me arrastei um pouco por conta dos capitulos serem extensos, mas depois de uns 70% eles ficam menores o que me ajudou.
A historia gira entorno de uma guerra religiosa e consequentemente politica.
Eu adorei os personagens, foi muito legal acompanhar a história por tres pontos de vista distintos, e todos eles muito perspicazes, Raoden, Sarene e Hrathen são muito inteligentes, adorei ver esse jogo de xadrez deles. Apesar de gostar mais de acompanhar Raoden, a inteligência de Sarene me pegou muito, essa mulher é admiravel, de uma força incrivel e que não se submete a ninguém. Aqui até mesmo os personagens secundarios me conquistaram, todos eles tem um papel importante.
Todo o contexto, da queda de Elantris, elantrinos, rei Iadon, guerra religiosa, politica e até um romancinho, parece uma enorme teia com mil intersecções que me prendeu demais.
Enfim eu amei, pretendo continuar

Lucas André 23/02/2024

Dedos tamborilantes, dor, religião, política e lodo!
Elantris, era a magnífica cidade mágica e de grande poder, assim como seus habitantes, os elantrinos, seres mitológicos, praticamente deidades caminhando sob a terra. Eram criaturas de cabelos prateados e pele radiante, imaculados e provedores de tudo que fosse possível para uma sociedade utópica. Eram mestres da magia, pela qual conseguiam tudo aquilo que fosse necessário, desde água, comida, luz e até cura. A magia era canalizada com os aons, símbolos que eram desenhados no ar, formados com círculos e linhas, onde para cada coisa tinha um símbolo específico.

Porém tudo se fora quando cai uma maldição que acaba definhando a linda cidade e seus colossais habitantes. Os cabelos caem, a pele enruga e fica escurecida. Tudo aquilo que antes era venerado agora era uma aberração. Elantris então é fechada e todos aqueles que recebem a maldição são jogados dentro dela para sofrer.

Tudo isso é um grande motivador para construção do livro. E que me chamou muita atenção para lê-lo.

Após dez anos deste acontecimento são introduzidos os personagens principais e se inicia a narrativa.

Sarene, a princesa de Teod prometida em casamento ao príncipe de Arelon, a fim de criar uma aliança política que poderia ser de grande benefício para ambas as nações. Sarene é bonita, inteligente, ousada, destemida e determinada, além de rica.

Raoden, o próprio príncipe que se casaria com a bela princesa (para ambos ficarem ainda mais ricos). Porém, de súbito é amaldiçoado. O caso é abafado pelo próprio rei, seu pai. Então o querido, simpático, intelecto e amado príncipe é jogado para dentro de Elantris para definhar.

Hrathen, com sua opulenta armadura vermelha, um astuto sacerdote de uma seita religiosa, também conhecido por gyorn, é enviado para Arelon por seu superior para converter todos os habitantes e instaurar uma nova crença, seja por meios brandos ou violentos. As intenções do sacerdote não são apenas religiosas, mas também tem a função apossar do trono alguém que seja maleável e manipulável às intenções de controle de seus mestres. Apesar de ser mandado, Hrathen estava determinado a cumprir sua missão.

Os capítulos são intercalados pelas perspectivas destes três personagens.
Os quais são bem interessantes, mas que no decorrer da narrativa vão deixando a desejar, não porque são ruins ou mal construídos, mas pela maneira que o autor organiza toda a narrativa.

Então vamos a alguns pontos.

Se passa da metade do livro e tudo parece que ainda é uma grande introdução. As coisas demoram acontecer e dificilmente algo que acontece de fato surpreende. A narrativa padece de uma monotonia.

O autor vai construindo, construindo e construindo. Ou pelo menos dá a entender que está fazendo isso.
Em alguns momentos acontece aquela suspensão e se imagina que algo vai eclodir, mas infelizmente não acontece algo relevante. Em momentos a leitura flui, em outros ela trava. Esse ritmo se estende e se repete pela maior parte do livro.

Vale ressaltar que o livro é dividido em três partes.
A primeira é basicamente a introdução, a qual vai até mais da metade do livro. Até então ok. Quando cheguei nessa parte achei que eram apenas duas.
A segunda parte pouco se difere da primeira, porém mais curta. Seguindo aquele mesmo padrão vai e trava, vai e trava...
Aí vem a terceira parte.
Tinha bastante coisas a serem resolvidas e explicadas.
E de fato aconteceu o que estava me preocupando tanto: o autor decide acelerar as coisas de maneira abrupta.
O que antes era organizado em capítulos longos, separados pelas perspectivas dos três personagens, agora se misturam em fragmentos e com capítulos ainda menores.
Sabe quando se está tranquilo e de repente você olha no relógio e pensa "poxa, tô atrasado, tenho que acelerar o passo ou então não chegarei onde quero".
O desfecho não foi ruim, mas foi mal organizado.

Na minha perspectiva, o autor tinha todas as ferramentas nas mãos. Os personagens, a ambientação, as motivações e o pano de fundo, que era Elantris.
Tinha tudo isso, mas acabou se perdendo e dando atenção para coisas que no fim da história não mudariam nada se fossem removidos da narrativa.
O autor se estendeu tanto em coisas fúteis e poderia ter depositado mais um pouco de interesse pelo desfecho da trama.

Penso também que Sarene poderia ter mais companheiras de narrativa, não junto dela, mas na construção da história. Tem algumas espalhadas pelas páginas, mas exceto Katara, nenhuma outra se sobressai tanto assim. O livro está cheio de personificação masculina, tem Raoden, Galladon, Kiin, Roial, Hrathen, Dilaf e etc. Coitada né.

O autor se preocupou muito mais em dizer varias vezes que "Sarene tamborilou os dedos na bochecha", do que trazer coisas mais interessantes.

Já estava claro que Raoden estava com dores, porém o autor não se cansou de dizer isso muita e muitas vezes. As dores tinham um motivo, mas não de maneira tão repetitiva.

Além da dor tinha lodo.
Elantris tem muito lodo. Lodo por tudo. Lodo, muito lodo. Já foi falado que tinha lodo em Elantris? Pois é, tem muito lodo. Lodo nas roupas, lodo nas paredes, nas ruas, nos becos, na comida. Mas se esquecer, lembre-se que tinha lodo.

Hrathen, inicialmente, se mostrou ardiloso e alguém interessante, que com o passar das páginas, o personagem me chamava cada vez mais atenção. Em alguns momentos estava mais interessado em saber sobre ele do que sobre Sarene ou Raoden. Fiquei com muitas esperanças de ele surpreender, porém quando isso acontece, parece repentino. Ficou a sensação de que poderia ter sido mais do que foi.

Desnecessário tanta explicação sobre política pra no fim se entender o básico para solucionar o problema. Placebo.
E o mesmo serve para religião.

As coisas sobrenaturais que tem na história poderiam ter sido melhor explicadas e aprofundadas. Tanto a magia Elantrina, quanto os "sacerdotes" inimigos e os Mistérios.

Eu de fato, quando iniciei a leitura, estava muito otimista e queria ter continuado assim até o final. Torci muito para que tudo fosse dar certo com o passar das páginas, mesmo que não via isso acontecendo, cada capítulo me deixava muito esperançoso.

Fico muito intrigado, pois me pareceu que o autor estava tentando fazer as coisas acontecerem de um modo que fosse dar muito certo, mas não deu conta daquilo que ele mesmo construiu.

E se você que leu e por um acaso sabe quem era o enviado pelo pai de Sarene pra ficar de olho nela, me diga. Fiquei na dúvida, se eu não prestei atenção ou realmente não foi revelado.

E no fim...
Que experiência meus amigos!