Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Ricardo 08/01/2024

Se você gosta de fantasia, leia sem medo
Quando decidi ler brandon sanderson, quis começar pela primeira obra do autor. Escutei de muita gente falando que esse é um dos mais fracos do autor, então estou ainda mais animados pelos próximos. Um 4.5 estrelas por umas partes do meio que acho que poderia ter desenvolvido melhor e que queria que os eventos do final fossem um pouco melhor trabalhandos, nada que tenha comprometido a jornada. É um livro divertido, gostoso de ler e com personagens que, ainda que na maioria preto e branco, muito cativantes. Navegar nas mais de 500 páginas de elantris foi uma das mais gostosas leituras de 2022 e fique feliz de começar Brandon com algo que gostei. Super recomendo!

iara 07/01/2024

Virou um pai pra mim
Estou escrevendo essa resenha as pressas porque acabei de terminar o livro e estou com medo de não conseguir excpressar depois tudo o que senti lendo ele.
Eu tinha medo de ler Brandon Sanderson por causa do tamanho dos calhamaços que o homem escreve, mas agora posso afimar com convicção que é muito pouco. É uma das leituras mais fluídas, imersivas e gostosas que eu tive nos últimos anos. A forma com o autor te transporta para dentro do livro e você passa sofrer com cada aflição de Raoden, torcer para que todos os planos surpreendentes de Sarene dê certo, a forma como tudo o que os personagens sentem e voce acaba sentindo na própria pele; isso é uma obra de arte.
É como se eu, ao meu ver, Isaac Asimov e Tolkien tivessem um filho. E esse filho se tornou meu pai depois dessa leitura, agora entendo a legião de devotos de Brandon Sanderson.

Ana 06/01/2024

Elantris
Gostei muito da escrita, muito fluida
Fiquei um pouco receosa pelo livro ser de 2005 porém isso não foi um problema
Vi algumas pessoas reclamando sobre o livro ser devagar no começo e minha experiência foi justamente o contrário, até msm os povs do gyorn foram muito interessantes e conforme o foco passava a ser outros núcleos o pontos de vista o dele ia diminuindo de tamanho oq ajudou a não ficar massante
Fiquei muito apaixonada em todos os três personagens e o universo é muito bem construído
Só N dei 5 estrelas pq o final ficou muito corrido na minha opinião

moon_diiary 05/01/2024

☽ Elantris - ★★★★★
Nada como terminar um bom livro depois de meses sem ler nada que me esquentasse o coração de verdade, porque foi isso que esse livro fez comigo, me devolveu a vontade de ler e me fez lembrar do quão bom é a sensação de ficar fissurada em uma história, em querer comer, beber e respirar ela.

Parece um pouco exagerado, mas foi isso que aconteceu comigo durante a leitura de Elantris, meu primeiro contato com Brandon Sanderson e a Cosmere. É até difícil falar sobre o livro sem dar nenhum spoiler, mas aqui vai uma tentativa.

Essa não é uma romantasia — o jeito carinhoso que chamamos as fantasías com romance no meio — muito pelo contrário, a última coisa que você vai encontrar nesse livro é romance. Mas se prepare para ver um país a beira do colapso, envolvido não apenas em uma disputa política, mas uma disputa religiosa (e que disputa!!).

Tem magia? Sim, mas é engraçado ver como os elementos mágicos são tão intrínsecos na narrativa que você quase não percebe a distinção do que essa magia realmente é, afinal, a queda de Elantris é um mistério, e todos que sabiam seus segredos já se foram a muito tempo. Mas sim, a magia é parte da narrativa, ainda que a gente só veja mais dela depois da metade do livro.

A progressão dos personagens também foi algo que me cativou muito. Como a gente consegue sair de "não conheço esse personagem, não ligo para ele", para "meu deus do céu quero colocar esse personagem num potinho e protegê-lo de todo o mal". Não que os protagonistas precisem disso, eles são especialmente capazes de lidar com todo tipo de situação horrível e deplorável da forma mais inteligente possível. Obrigado Brandon, por fazer uma protagonistas feminina tão forte e inteligente, é difícil hoje em dia não ver uma protagonistas assim, mas que não seja afetada pelo para romântico, a Sarene é incrível e só lendo pra entender.

O restante da minha opinião vou deixar pra contar no vlog, então quando ele sair eu aviso a vocês.

site: https://www.instagram.com/p/C0heLMJvJ1R/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Alexandre 04/01/2024

BRANDON SEU ******* GENIAL
Tenho que começar elogiando Brandon Sanderson, QUE AUTOR MEUS AMIGOS.

Elantris desenvolve surpreendentemente bem todo um universo complexo, em UM livro apenas (ainda que ESPERO que lance uma parte 2), e conta com tudo de bom que ele sabe fazer, intrigas polÍticas, caos, personagens interesssantes. A única ressalvs é o sistema de magia, não foi muito bem explicado e não segue a "regra" dele próprio de "mostrar mais o que a magia não pode fazer, do que o que ela pode", mas o livro não é focado nisso, então não tem tantos problemas.

Agora falando do que interessa fora o universo foda que ele construiu. Os personagens.

Sarena. QUE MULHER FODA, tudo que esperamos em protagonistas de fantasia, inteligente, ardilosa, política, perfeita (só precisa segurar um pouquinho os hormônios, parece que ta na adolescência).

Raoden. Chato. Fica de quiquiqui cacaca pra la e pra ca, todo de mimimi de positivismo de principe natureba xalala, chato. O clássico principezinho bonzinho galera que sabe comandar o povo e blablabla, se gostam desse tipo, vao adorar ele, pois é sem tirar nem pôr.

Hrathen. QUE HOMEM. Brincadeira, menos, ele é um completo desgracado, nossa, ele e essa Igreja dele são total a igreja cristã na idade média. Podre. Mas ele é um personagem que entendemos DESDE o começo, suas motivaçoes, tudo. Ele é lógico, ele faz sentido. E ele é muito foda e inteligente também, um adversário a altura para Sarena.

É isso eu creio, gosto muito do universo, queria ver mais sobre as outras "facetas" da Dôr. E se o Brandon não continuar com uma sequência, ele esta morto por dentro).

(Obs: NÃO SUPORTO MONARQUIA MAIS, se algum dia virem um principe, invés de se ajoelharem e "meu senhor", QUEIMEM EM PRAÇA PÚBLICA, obrigado pela consideração).

Vitoria 04/01/2024

Incrível demais !!! Primeiro contato com o autor e fiquei encantada.

Construção de mundo impecável, personagens cativantes, tramoias, revoluções!!! Amei demais

Nanda 03/01/2024

Fascinante?
Decide entrar no universo da cosmere por Elantris e já comecei com altas expectativas, por tudo o que ouço falar do autor. Fico feliz em escrever que não fui em nada decepcionada.
Sinceramente, comecei esperando algo completamente diferente. Achei que ia entrar em um universo cheio de ação e aventura, mas na realidade a história tem um viés muito mais politico do que eu esperava, o que foi muito bem vindo.
Toda a trama politico e religiosa é muito bem desenvolvida, ainda mais levando em conta que é um livro único. Os personagens são incrivelmente cativantes, e fazem com que você admire e torça por eles. Em suma, foi uma fantasia como a muito eu não lia.

Camila Diniz 03/01/2024

Imagina bater o dedinho numa quina
Imagina bater o dedinho em uma quina e a dor nunca ir embora... Essa, e outras dores piores, são a sina daqueles tomados pelo shaor, um estranho fenômeno que outrora destruiu a magnífica elantris. Foi minha primeira experiência com Brandon Sanderson e achei seu mundo e personagens muito bem criados. Os protagonistas ( e o antagonista tb) são super cativantes, torci por eles em todos os momentos. Talvez pudesse ter resumido um pouco do começo, mas o final valeu por toda a espera. Um livro incrível.

Lo 01/01/2024

Surpreendentemente bom
Fiquei receosa de ler o livro devido a nota dele, mas ele foi como tudo que já li do Brandon Sanderson até agora: muito bem desenvolvido e com personagens muito encantadores. A história é muito envolvente e bastante diferente de outras fantasias.

Acredito que algumas questões poderiam ter sido melhor exploradas, mas ainda assim é surpreendente a qualidade e o desenvolvimento do livro contando que é a obra de estreia do autor.

Um ponto positivo é que tem um leve romance e, felizmente, esse casal tem muita química, diferente de mistborn!

Gilbson.Barbosa 31/12/2023

Um livro muito bom
Foi muito bom acompanhar esses personagens. Os três pontos de vista foram ótimos e estar na cidade de Elantris era a melhor parte.

NaelMillefiore 31/12/2023

Simplesmente genial
Eu queria embarcar nos livros do Brandon justamente do seu primeiro livro, e que livro, Elantris traz nostalgia e ao mesmo tempo algo novo, fazendo com que vc veja uma série ou um filme conforme vai lendo, a escrito do Brandon Sanderson é surreal, os detalhes, as nuances, e a forma com que ele mostra vários pontos de vista sem tirar o ritmo da história é genial. Ansioso pra os próximos!

Matheus656 30/12/2023

O livro é bom, ainda mais na parte final, só que demorou muito pra eu começar a gostar do livro, no começo leitura tava bem chata, demorou bastante para eu me interessar mais

kevin 30/12/2023

E o prêmio vai para...
Eu tive receio de começar o esquema de pirâmide que é a cosmere do Brandon Sanderson mas finalmente tive coragem e comecei a mergulhar na aventura que é a cabeça desse homem. E eu não pude amar mais? Achei esse livro incrivelmente muito bem escrito e nem pareceu que tinha mais de 500 páginas para mim. SE eu amei esse que dizem ser o pior livro do Brandon.... nem sei o que esperar dos livros realmente bons dele
Camila Diniz 03/01/2024minha estante
Como assim dizem que é o pior dele? Eu amei!! Então daqui será só elevando o nível

letAcia203 30/12/2023

?A verdade nunca será derrotada, Sarene. Ainda que as pessoas a esqueçam de vez em quando.?

Amei a história, os personagens, a escrita, tudo me deixou muito envolvida e doida com tudo o que acontecia, sofri junto com os personagens até a última página!!
O jeito que esse mundo funciona, a magia, as religiões, tudo é muito interessante e bem desenvolvido!!

Apesar de ter gostado de como tudo se desenrolou achei alguns acontecimentos finais meio dramáticos demais com alguns acontecimentos inverossímeis!!
Ainda assim gostei muito do livro e vou sentir falta desse mundo e desses personagens, e estou ainda mais ansiosa pra ler mais livros do Brandon Sanderson!!

Barb @soueubarb 27/12/2023

Selo Brandinho de qualidade
É inegável o talento do Branson Sanderson. Só quem é fã de fantasia sabe o quão difícil é encontrar fantasias de volume único, que sejam tão aprofundadas e tridimensionais. Os personagens são cativantes, únicos e profundos. O universo é bem construído, existe um detalhe ou outro que me escaparam, não sei se por falta de atenção minha ou se por falta de amarração do escritor. Nota-se que esse é um livro inicial do Brandon, mas só percebe isso quem já leu outras obras do autor. A escrita tem muita qualidade, o final prende demais o leitor. Tirei uma estrela porque teve alguns "saltos de fé" no final, ou seja, fatos aconteceram e é isso aí, não teve muita explicação sobre. Isso me incomodou um pouco, mas não tirou a qualidade de todo o restante.