Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Maya 16/11/2023

Não esperava o tanto de reviravolta que teve nessa história!!! AMEI os personagens, conflitos e suas resoluções.
Espero me lembrar de todos os detalhes sempre que me recordar desse livro. Que leitura! ?

Sabrina 14/11/2023

Tem como dar 6 estrelas?
Que livro maravilhoso. É difícil acha fantasia em volume único. Esse além de tudo é muito bom.
Não consigo nem explicar de tão bom que é. Apesar de ser volume único, queria uma continuação.
Virei cadelinha de Brandon Sanderson.

Mariii 14/11/2023

Acompanhando as histórias de três personagens, Brandon nos faz mergulhar na história de Elantris, uma cidade que foi tomada por uma misteriosa maldição e que fez seu antigo povo, os quais eram considerados deuses, perecerem. No livro acompanhamos Raoden, um príncipe da cidade de Kae (cidade vizinha a Elantris), que, tomado pela maldição, é enviado para passar o restante de sua vida na cidade decadente; Sarene, uma princesa que, por motivos políticos, tem um contrato de casamento com Raoden, o qual nunca conhecera antes; e Hrathen, um sacerdote que fora enviado para Kae para converter o povo para sua religião.

Em uma história que envolve magia, tramas políticas e religiosas, Elantris foi um livro bom. Elantris foi meu primeiro contato com Brandon. Resolvi começar o universo Cosmere pelo primeiro livro e foi uma experiência muito boa. Fiquei curiosa, principalmente com a história de Elantris, os motivos da queda dos elantrinos e o que seria a maldição que acometia algumas pessoas. Raoden realmente foi o personagem que mais me cativou. Quanto ao arco político/religioso da Sarene e do Hrathen, confesso que em vários momentos achei meio massante, mas não me fizeram desanimar da leitura. No geral, a história foi muito boa, apesar de ter deixado algumas pontas soltas (Wyrn? Alô?). Gostei bastante da escrita do Brandon e em como ele constrói os mundos. Estou ansiosa para começar os próximos.

Sianyar 05/11/2023

Elantris foi uma história que me envolveu, me deixou curiosa e me levou pelas páginas de maneira fluida.
Não tem como não comparar a escrita do Tio Brandon, com os outros livros dele. Realmente é mais inferior, até mesmo a maneira como os personagens são apresentados e o jeito que os dialógos são guiados. Porém, isso não me fez gostar menos do livro.

Toninho 04/11/2023

Não parece primeiro livro
No início eu não estava entendendo bem, bem chatinho, mas depois fui entendo a proposta do livro e como era sobre personagens. E que personagens! Entendi como o público dele é muito feminino.
Amei muito, já quero ler logo os outros livros e conhecer tudo da Cosmere.

Traça de livro 03/11/2023

Mais um da Cosmere
Este é o livro ideal para quem ama fantasia, e quer conhecer a escrita de Brandon Sanderson (meu autor preferido). A obra é uma mistura de política, religião e claro magia, com um pitada de romance.

Elantris é um livro com três narradores, que vão intercalando os capítulos. O nosso príncipe amaldiçoado Raoden, é o que da o ponta pé inicial do livro. Apesar de estar amaldiçoado pela Shaode, e ser jogado em Elantris (a cidade dos deuses caídos) ele trás um otimismo que até nos dar vontade de seguir ele.

"? Nada o assusta, sule?
? Atualmente, quase tudo aqui me assusta, mas sou bom em ignorar o fato de que estou aterrorizado. Se eu chegar a perceber o quanto estou assustado, você provavelmente vai me encontrar tentando me esconder sob aqueles paralelepípedos ali."

E é junto de Raoden que vamos descobrindo o sistema de magia presente em Aleron, ficamos tão perdidos quanto ele.

Temos também a princesa Sarene, que estava mais do que ansiosa para se casar com o príncipe, mas quando chega em Aleron, descobre que seu noivo está morto, e de acordo com o contrato nupcial está casada com um defunto. Mesmo assim ela é ousada e apaixonada por política, não é o tipo que fica calada, e apesar do livro ser escrito por um homem, ela é maravilhosa.

E por fim o gyorn Hrathen, uma espécie de sancerdote de uma religião poderosa, seu objetivo é logo dito de cara no terceiro capítulo de Elantris.

"As pessoas podiam não saber ainda, mas Hrathen era o único que se interpunha entre eles e a aniquilação completa. Haviam resistido a Jaddeth e seu povo em desafio arrogante por tempo demais. Hrathen era sua última chance."

Ele nos apresenta a face da religião, e seu fanatismo. Refleti muito sobre isso.

Antes que eu me esqueça, o autor Brandon Sanderson, é um escritor maravilhoso, tanto que seus livros tem um universo compartilhado e Elantris, (juntamente com o caminho dos reis, mistborn e outros) pertencem ao universo de Cosmere, e quando lerem este livro fiquem atentos ao nome Hoid, pois este personagem aparece em todos os livros de Sanderson.

Para terminar essa resenha, deixo aqui mais uma citação dessa obra maravilhosa.

"Só porque teve má sorte no passado não quer dizer que tenha que renunciar ao seu futuro."

Pedro 29/10/2023

Tem seus defeitos, mas eu gostei, e definitivamente não concordo com quem chama Elantris de bomba k. (Dou um desconto por ser o primeiro livro do Sanderson)
O livro ser lento não é um problema, tanto que várias vezes prendeu minha atenção por horas e horas.
Para comparar, outros livros do Sanderson que já li foram os da trilogia executores, e nesses as cenas de ação são bem mais interessantes/empolgantes.

Hevilly2 25/10/2023

Brandon não erra
Simplesmente uma das melhores coisas q já li. Não esperava nada do que aconteceu e simplesmente foi perfeito. Amei cada segundo lendo esse livro e cada personagem (até os que eu odiei aprendi a amar). Os personagens possuem personalidades fortes e distintas e fogem do convencional. Eu chorei, ri, chorei e ri ao mesmo tempo. Os últimos capítulos me deixaram sem fôlego de tanto chorar. Tudo me surpreendeu. Os protagonistas são profundos e carismáticos, não me cansava deles nunca. Acho que é minha história favorita (até outro livro desse autor roubar meu coração novamente). Simplesmente leiam. Agora que a SUMA está trazendo os livros do autor para o Brasil, não vejo a hora desse ser um deles. Apenas leiam, porque esse homem com seu primeiro livro, conseguiu fazer algo que autores famosos não tiveram a capacidade de fazer em trilogias!

Macartiney 20/10/2023

Muito por nada
Os protagonistas Sarene e Hrathen tiveram todas suas páginas inutilizadas do momento que tudo o que aconteceu no final já era premeditado pelo Wyrn / Dilaf, todas as tramas políticas, estratagemas destes não contribuíram em nada que pudesse mudar o que ja esta planejado pela dupla Shu-Dereth, sendo assim só ficou valendo pela insistência de Raoden em entender as magias locais e fazer alguma diferença no fim.

Sarene é uma personagem chata e todos os seus aliados são de uma empatia com o leitor que não me fez sentir nenhuma falta nem durante muito menos pós-leitura. Tanto é que o povo de Kae cagou quando ela voltou de Elantris ou seria o próprio escritor que já não aguentava mais a sua criação sem alma.

Por ser o primeiro de Sanderson vou colocar 3 estrelas.
Ah...alguem viu o Wyrn por aí? Ou simplesmente deixaram ele curtindo a vida adoidado.
Esperava mais.

urbickrobin 19/10/2023

Meu deus eu juro que eu não estava esperando um livro tão bommmmmmm ele é meio enrolado pra começar a engrenar a história mas depois é só felicidade.

Gabe 17/10/2023

Incrível
Em toda a minha vida apenas havia lido fantasias como Harry Potter. Livros que mesmo sendo fantasias eram ambientados no nosso mundo. E, essa obra foi a primeira fantasia em um universo completamente diferente. Essa experiência me surpreendeu e agradou bastante.

Além disso, a obra contém um ótimo ritmo e construção de personagens. Todos eles tinham fraquezas e forças, como todo ser humano deve ser. Só não dei 5 estrelas porque achei o final um pouco apressado.

Mari 17/10/2023

SARENE E RAO APENAS
Eu esperava não gostar tanto desse livro (por ser o primeiro publicado do autor),mas é inegável o quanto o Brandon era talentoso desde o começo,apesar do claro amadurecimento da escrita nos últimos títulos lançados,principalmente no que diz respeito ao entrelaçamento dos conflitos até o climax. Então,posso dizer apenas que amei cada parte desse mundo,do arco dos personagens -inclusive de hrathen,o que foi uma surpresa- e da construção do mistério da magia de elantris. Além disso,ainda que o forte desse livro não tenha sido o romance,eu adorei cada parte de interação entre o Rao e a Ene. Enfim,um dos melhores do ano e estou muitíssimo ansiosa para os próximos volumes.

Mi Giorf 16/10/2023

Elantris
Mais uma fantasia concluída e que final. Quase tive um treco, me preparando para o pior, já estava com águas nos olhos, foi emocionante.