Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Paulo Henrique 29/10/2021

Brandon Sanderson iniciante, ainda é um excelente Sanderson
Eu achei Elantris uma leitura incrível, aquela genialidade dele está aqui, e os personagens fortes, inteligentes e carismáticos, as viradas de mesa surpreendentes e o final de tirar o fôlego, tudo aqui.
Sanderson é meu autor favorito desde Mistborn, e entendo que é o primeiro livro dele, mas aponto alguns pontos que considero incômodos, mas n atrapalha a leitura: o início é mais lento do que qualquer outro livro dele (mas o prólogo é ótimo), aquela criação do mundo 100% explicada não está aqui, ele até faz os personagens terem curiosidade sobre algumas coisas, mas elas não são trabalhadas, e n faz falta pro enredo, a trama está absolutamente fechada, mas faz falta para quem já conhece ele...
Sanderson é sensacional ao criar um final que fecha a história, mas n fecha o problema do mundo criado por ele, e aqui a gente tem isso, uma sensação de: como fica Arelon depois disso?
Tirando Coração de Aço, sigo sem decepções com ele...

Pedro.Junger 11/03/2021

Sanderson em seu início
Demorei bastante para ler esse livro, com o ressentimento de sentir a escrita extremamente inferior à de "Mistborn" e "The Stormlight Archive". O que de fato é, mas é um grau tão pequeno, que não senti minha leitura prejudicada em nada! Gostei muito do mundo e do sistema de magia (características, já marcantes do autor, que já motrou saber muito bem o que faz). Gostei muito dos personagens e principalmente de nossos protagonistas: Raoden, Sarene e Hrathen. São todos extremamente carismáticos e com um desenvolvimento tão cirúrgico, que você entende cada motivação que, levou tal personagem a fazer 'A' ou 'B'. Ansioso para ler mais sobre esse mundo nas duas novelas presentes no "Arcanum Unbounded". E pasmém, mesmo existindo essas novelas, a história desse livro é totalmente fechada. Então, temos um livro único de fantasia excelente, para quem não quer embarcar em séries gigantes. Recomendo demais esse livro, e qualquer outro do autor, que desde que conheci seu trabalho, se tornou meu autor favorito da vida!

anapmoscoso 03/07/2023

Brandon, por que me odeias?
Elantris foi o primeiro livro publicado pelo Sanderson e é engraçado como ele mesmo fala dela como uma obra "mais fraca" em relação às posteriores.
Entretanto, apesar de reconhecer que Elantris não conta com a profundidade costumeira do autor no tocante ao sistema de magia e falta um pouco em ação, eu simplesmente me encantei pela obra e amei demais o livro. E estou arrasada por descobrir que não é livro único.
Comecei a leitura acreditando que ele era, até descobrir que, na verdade, até 2030, Elantris será uma trilogia. Descobri isso enquanto lia e me animei a principio - porque já estava triste com a ideia de não ter mais da história - mas, ao finalizar a leitura, fiquei dividida, porque o final de Elantris é perfeito e eu ficaria mais que satisfeita em idealizar que meus amados personagens viveriam seus felizes para sempre. Parece que não é isso que vai acontecer, rsrsrsrs.

Brandon Sanderson, é impressionante que sua primeira publicação tenha sido um livro tão bem construído, com protagonistas cativantes, vilões carismáticos que você fica meio em dúvida se deve odiar ou não, sábios rabugentos que dá vontade de entrar no livro e dar um abraço e uma escrita tão maravilhosa que não simplesmente não dá pra largar. Ou seja, 10/10 desde o primeiro de muitos!
leobiel 03/07/2023minha estante
Eu conheci o Sanderson pela trilogia Executores que é incrível, e depois fui descobrir que ele também era autor de Elantris (que tá há um bom tempo na minha lista de leitura) e Mistborn que tb parece ser muito bom

leobiel 03/07/2023minha estante
Vou ler pelo menos o primeiro pra ver se me fisga kkkk ouvi dizer q a mitologia tem um sistema de magia bem complexo

anapmoscoso 03/07/2023minha estante
nossa, Mistborn é INCRÍVEL! Eu comecei por ela! Leia!!! Você não vai se arrepender! Eu sou completamente obcecada e vou até parar de digitar senão vou fazer uma tese aqui sobre o quão maravilhoso Mistborn é

Zanella 13/11/2023minha estante
AAAAH amg, ainda bem que vc fez essa resenha e me salvou de ser torturada por anos pela ansiedade de ler as continuações!! Kkkk

Miguel Leite 11/08/2023

Elantris é o tipo de livro que te surpreende muito, não é perfeito, tem problemas e soluções fáceis, mas é muito criativo, o Brando explora muito bem todos os aspectos da obra de forma a parecer um mundo muito factual e possível.

brenda 30/08/2023

Eu gostei bastante do final, só achei o começo um pouquinho arrastado demais até pro meu gosto; sei que faz parte da história, sei que é necessário, só queria um pouquinho mais de fluidez.
Mesmo com esse pequeno travamento, Elantris ainda se desenvolve bem demais. Assim como Mistborn, a construção de universo é magnífica; toda a questão com a magia perdida de Elantris, os AonDor, como funcionam, o que eram, o que aconteceu com eles, é fascinante. Aí você junta a boas cenas de ação, reviravoltas instigantes, uma treta política crescente e uma ameaça de guerra no horizonte e pronto: eis uma fantasia única, com começo, meio e fim excelentes, pra você ler!
Do começo ao fim, Elantris foi uma aventura. Tem muita política, boas cenas de ação, até mesmo um toquezinho de romance impossível. Pra um primeiro livro, o Brandon Sanderson já chegou mostrando a que veio no mundo da fantasia.

Guilherme 23/03/2023

Esse livro merece uma resenha à altura da sua história, mas infelizmente não serei capaz de fazê-la.

Fiz muitas resenhas de muitos livros que amei, mas estou sem palavras para esse.

Apenas leiam! Que história magnífica??

Mário Lopes 06/08/2023

Leitura obrigatória para quem gosta de livro de fantasia
O primeiro quinto do livro é um pouco cansativo, mas rapidamente se tornou impossível parar de ler. Trata de situações que remetem a depressão, fanatismo, disputas políticas, miséria e até genocídio, mas também de como é possível fazer o melhor diante de tudo isso. Eu fiquei maravilhado de como até o pior dos personagens, se vê como o herói da história.
Apesar de ser o primeiro livro publicado por Brandon Sanderson, é impressionante. Diante disso, se tornou um dos melhores livros de fantasia já lidos por mim. Ganhou um coraçãozinho. ?? favoritado!
Matheus1028 21/08/2023minha estante
Huuum, vou colocar na minha lista, exatamente o tipo de enredo que eu gosto, e do melhor autor ?

Thânia Deak 13/01/2021

Elantris
Que livro maravilhoso, estou completamente apaixonada pelo livro. Que história envolvente, cheia de detalhes que não deixa a leitura cansativa, muito pelo contrário a leitura é muito fluida.

Com certeza Raoden e Sarene são os meu personagem favorito.

Emilia.Reis 19/02/2024

Primeiro preciso falar o quanto eu estava esperando por uma protagonista de fantasia como Sarene, 1, 80 de altura, inteligente, focada, só é sonsa quando precisa hahahaa
( Já estava cansada de protagonista mignon, frágil e blá blá, mesmo que com o tempo elas se tornem fortes, sempre a mesma coisa).
Na definição de Raoden " a ironia dela o faz sorrir, sua inteligência o intrigava".
No mais a história é única, a gente se apega, odeia e até perdoa alguns personagens, universo bem construído. Só não foi 5 estrelas porque o começo foi arrastado pra mim.

Raoden e seu otimismo e obstinação tem meu coração.

Gosto como Brandon trabalha os romances sem que o foco seja isso, mas faz a gente se encantar da mesma forma.

cadelinha.Aelin 06/07/2021

Perfeito
No começo eu não coloquei fé que o livro seria bom, mas ele me surpreendeu de todas as formas possíveis, os personagens são maravilhosos, a história é maravilhosa, a política por trás do livro é perfeita, enfim uma história muito bem contada.
A todo momento um emoção diferente. Uma mensagem linda. Quero ser esperança e otimismo assim como Raoden?
meumundinhodoslivr 06/07/2021minha estante
qual a classificação etária amggg??

meumundinhodoslivr 06/07/2021minha estante
amei a resenhaaa

cadelinha.Aelin 07/07/2021minha estante
achei bem de boa, 11 anos eu tinha olhado

Alessandro.Aguilera 03/11/2021

Uma história mágica e incrível
Meu primeiro contato com Brandon Sanderson. E foi simplesmente, sensacional. Quero ler mais obras de autor. Conseguiu me fisgar com sua narrativa envolvente e empolgante, nunca deixando a história arrastada. Que construção de personagens e que mundo fantástico que eles habitam. Cada detalhe te enche os olhos de tamanha riqueza de descrição. Mais um favorito.

Maylla2 24/06/2023

Uma surpresa
Terminei de ler Elantris com um gostinho de quero mais. Decidi começar a ler Brandon Sanderson pelo seu primeiro livro. Todos dizem que é o mais simples de todos e, de fato, achei o enredo simples, mas muito interessante de ser lido. Adorei as personagens, muito bem construídas, e toda a ambientação.
Como falei no início, fiquei querendo mais desse universo. Amei!

Maria4735 15/06/2021

Ta passadah?
Eu sabia que ia gostar. Sabia que ia começar a ficar viciada em Brandon Sanderson, mas o final foi o que realmente me fez entender toda a pira desse homem genial e completamente sem coração.
Sanderson cria e constrói um mundo incrível e deixa as coisas bem na sua cara, pra no final tudo dar errado e ele te deixar no chão sem ver uma saída.
Obg Brandon pelos momentos de desespero, amei.

astheryin 21/10/2022

esse vai ser duologia *vozes da minha cabeça
tentei três livros diferentes desse autor pra me convencer de que eu não tenho compatibilidade com as obras que ele escreve (menos skyward, nunca falaria mal !!)

o problema em si nem é uma construção longa (por mais que essa seja maçante de vez em quando) pq o nome do vento faz isso, e muito bem. o que me deixa com a pulga atrás da orelha em ler os outros é a demora que tem pra um "plot" (justificado até então?) e a rapidez absurda com que acontece sempre nas últimas páginas e acaba terminando na mesma velocidade.

também percebi isso em mistborn, mas como não é livro único e eu não li as continuações, não tenho propriedade nenhuma pra julgar (mais ainda)

minha única reclamação (kkkk) é que justo nesse poderia ter se estendido mais e concluído com menos pressa (petição pra um segundo livro)
Binox 25/12/2022minha estante
é porque os livros dele do cosmere são parte de uma trama maior que só e revelada aos poucos em cada livro, então a história do livro em si, é resolvida mas a magia que existe ali fica em mistério ainda, não vou explicar muito pra não dar spoiler né kkkkkkk
mistborn revela bem mais da história global do cosmere do que elantris, acredito que elantris não revela nada aliás, foca só na história ali daquele povo naquele planeta e fim...
mas vale a pena se aventurar no cosmere, a história é incrível, eu vou começar stormlight archives em breve e estou ansioso, porque sei que nesses a história global tem bem mais foco

astheryin 30/12/2022minha estante
achei mesmo que elantris fosse livro único e aquele universo/sistema mágico acabasse por ali, não relacionei com mistborn mas provavelmente foi pq não lembrava dos detalhes (e já esqueci dos detalhes de elantris também)
pois agora fiquei tentada a achar um resumo desses dois e ler o próximo

kote 05/12/2020

muito bom mas adeus brandon sanderson
o livro é sensacional! o universo é MUITO bem construído e os personagens são complexos e bem escritos. sarene virou umas das minhas protagonistas favoritas da vida? eu daria minha vida por ela !
mas nem tudo são flores e depois do que descobri sobre o autor, não pretendo ler outras obras dele
Milena300 05/12/2020minha estante
o que ele fez ?

kote 06/12/2020minha estante
ele fez comentários racistas e homofóbicos