Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Giu. 15/01/2022

Ótimo início.
Gostei bastante da história e dos personagens, acabei favoritando o livro pois me deixou bastante entretido na leitura.

Sendo um livro de volume único de fantasia e ao mesmo tempo o primeiro livro do autor, considero esse livro muito bom, mas existem alguns "defeitos" na narrativa, e outros pontos que poderiam ser melhor desenvolvidos.

Li Mistborn primeiro e é evidente que o autor aprimorou bastante sua escrita desse livro para os outros, recomendaria começar a ler a Cosmere por Elantris, depois migrar para outras séries.

Mas com certeza Brandon Sanderson começou com o pé direito.

arthurisco 26/07/2023

Entrando na Cosmere (finalmente)
Que bom saber que no geral esse não é um dos melhores da saga, pois eu tive certa dificuldade com a leitura nos primeiros 30% da leitura. Mas a história foi crescendo muito com o passar das páginas e isso ajudou a subir a nota. Depois dessa dificuldade, vi os valores no enredo, personagens e cenários. Foi um bom início para essa saga.

Leonardo.Santos 13/11/2020

Esse livro estava parado em minha estante há muito tempo, desde antes de conhecer o nome "Brandon Sanderson". Não sabia o quanto me apaixonaria por suas obras. Elantris não é excessão. Uma prosa impecável, personagens interessantes e um mundo complexo, apesar de pequeno, tornam essa leitura uma das mais prazerosas que já li.
O leitor acompanha Raoden, um príncipe que perde tudo o que tinha por causa da antiga magia de Elantris e Serene, uma princesa prometida em casamento para Raoden, que não chega a conhecer o marido, mas deve navegar pela política de Arelon para salvar o reino. Tem muito foco nas intrigas políticas de Arelon e no mistério de Elantris, com a ação comum em histórias de fantasia ficando em segundo plano. Isso, no entanto, não prejudica em nada o ritmo da leitura, pois Sanderson consegue manter a trama sempre em movimento.
É o primeiro livro publicado do autor, e isso é perceptível em alguns momentos, quando comparado a obras como Mistborn. No entanto, seus defeitos são poucos e quase imperceptíveis, o que aumenta ainda mais minha admiração pelo autor.
No geral, é uma leitura muito agradável, que exemplifica bem o potencial do autor.

son of athen 26/04/2022

O Chamado de Elantris
A genialidade de Brandon Sanderson em seu primeiro livro publicado desperta as emoções de qualquer um. Elantris carrega mistério, política, religião e conflitos que entrelaçam esses três pilares do livro. São três protagonistas de realidades opostas que acabam por afetar um ao outro de modo indireto, mostrando como o jardim de Brandon floresce com suas raízes e videiras tomando vida própria.
Particularmente, minha relação com esse livro se tornou muito parcial e emotiva. Há muito tempo que busco um livro que explorasse a busca do ser humano para se ocupar de algo que nos faça ignorar a dor e esse tema foi abundantemente abordado em Elantris. É algo que permeia a realidade de uma pessoa com ansiedade e que não poderia ter sido retratada de melhor maneira.
Além disso, as intrigas palacianas superam todas as expectativas; liderados pela princesa estrangeira, Sarene, os conflitos políticos se desenvolvem ao passo que a personagem encara o sistema frágil de sua nova morada. A personalidade autêntica, o carisma e seu desenvolvimento crescentemente natural me levaram a uma paixão imensa, da qual, assim como terei Elantris como meu mais novo livro favorito, levarei Sarene como uma das minhas personagens femininas favoritas.
Valeu cada segundo e sinto por não poder continuar essa aventura tão cativante.
Ray of Light 26/04/2022minha estante
Como deveria

Luciana 26/04/2022minha estante
Tudo ?

Anna 27/01/2021

Amei, mas...
Faz algum tempo que li e esse tempo me ajudou a refletir sobre a leitura, se eu fosse escrever a resenha assim que eu terminei de certeza só iria falar que amei e esse livro entrou nos meus favoritos, sem dúvidas entrou, mas como eu disse no título ele não ganhou meu coração por causa do final.

" Era chamada de cidade dos deuses: um lugar de poder, esplendor e magia. ''

Vamos lá, a construção do mundo é magnífica, a religião a política e tudo o mais foi muito bem construído, a forma como Elantris foi retratada não tem oque oque falar, maravilhoso. Fiquei submersa nesse mundo, não parava de ler, a leitura muito fluída. Me impressionei com o fato de que é o primeiro livro do autor, é simplesmente inacreditável.

" Então... caíram. Não sabe o horror de ver deuses se transformando em monstros horríveis. "

Outra coisa que é de se espantar é que o livro é uma fantasia única, muito raro de se achar, normalmente são séries ou trilogia ou até mesmo duologia, como Six Of Crows. Foi meu primeiro contato com o autor e dá pra perceber que não me decepcionou, indico que comecem por este livro.

" Todas as coisas devem progredir, e o progresso nem sempre é um avanço constante. "

O livro se divide em Três partes, sendo narrados por três personagens principais, cada capítulo é um. O primeiro é o príncipe Raoden, no pov dele vamos acompanhar o desenrolar da estória dentro dos muros de Elantris, no início do primeiro capítulo ele foi "amaldiçoado" pela Shaod, oque o fez ficar com manchas pretas pelo corpo, se eu não me engano, queda do cabelo, ficar com dores por qualquer topada ou machucado e o coração para. A segunda é a princesa Sarene, ela foi prometida ao Raoden, mas quando chegou em Arelon descobriu, ela assinou um contrato nupcial algumas semanas antes, não lembro muito bem, que era viúva, mesmo com essa notícia ela decidiu ficar no reino e de alguma forma ajudar, Sarene bravamente combateu alguns preconceitos contra a mulher, que era vista como delicada demais, sem um pouco de inteligência e que eram subestimadas. O terceiro e último, o Gyorn Hrathen, ele foi mandado pelo deus da religião derethi para converter Arelon em três meses, poderia usar qualquer artificio para fazer isso, sempre está com uma armadura vermelha por ser gyorn, oque chama a atenção e que faz algumas pessoas ficarem intimidados, devo falar que o Hrathen teve muita paciência com o Dilaf.

" É fácil ver as respostas quando o mistério está resolvido, Sarene. "

A única coisa que não gostei foi o final, não que seja ruim, ao contrário foi bom, mas pra mim foi corrido e com algumas coisas convenientes. Fora isso, o livro é perfeito.

Belizário 22/01/2023

Brandon Sanderson é um gênio
Realmente, um gênio entre gênios.
A forma como construiu um universo tão complexo em tão poucas páginas e ao mesmo tão diferente de Mistborn, que - embora esse tenha sido seu primeiro livro, conheci a trilogia da Brumas primeiro - por si só já é fenomenal.
Esse livro, é claro, tem certas atipicidades que talvez não teria se fosse maior. Mas acredito foi uma boa sacada ter tudo em único volume.
Um excelente livro.
Espero que todos tenham gostado!

Igor.Camilo 12/07/2023

O primeiro livro de um dos maiores escritores da fantasia na atualidade. Em "Elantris" é possível testemunhar tudo o que Brandon Sanderson posteriormente viria a desenvolver em suas obras. Worldbuild bem construído, bons personagens e trama bem original. Meu único problema se deu por conta do ritmo, ora muito lento, ora muito rápido, porém, continua sendo uma ótima pedida pra quem quer conhecer o autor, daqui em frente só melhora.

Alan.Felipe 09/02/2024

Elantris
Considerando que esse é o primeiro livro do autor, foi uma experiência até Ok.

A premissa desse livro é bem interessante, mas a história gira muito em torno de política e religião e tem uma escrita que deixa as coisas um pouco cansativas. O mais próximo que me conectei com a história foi com os personagens Raoden e Galladon e com o sistema de magia que achei bem legal. Algumas soluções eu achei pouco convincentes, mas no final achei o livro legalzinho.

Lanny 30/06/2023

Primeiro livro dele e primeiro dele que li
Tive a oportunidade de comprar o box de Mistborn antes de sumir das lojas bem barato, mas não comprei porque não conhecia o autor. De lá para cá, li e vi muitas pessoas falando maravilhas da escrita do autor. Porém, as pessoas que li e vi falando essas maravilhas, são pessoas que buscam coisas diferentes de mim nas leituras.

Essas pessoas gostam de trama política, eu detesto. Mesmo porque eu não entendo uns 80% das manobras políticas que ocorrem e fico voando no rolê.

Essas pessoas também não gostam que a história tenha foco em romance e eu vivo pelo lema: Sem romance, sem reconhecimento.

Baseado nisso, eu tinha receio que os livros fossem realmente bons (eu não desmereço os livros porque eles não se encaixam no meu padrão), porém, não me empolgassem. Afinal, os livros do Sanderson não são nada curtos. Ler um calhamaço pra no fim dizer um "legal" murcho não era o que eu queria. Fora que os livros dele não são nada baratos.

Mas eis que um belo dia uma colega de trabalho se vira pra mim e diz que o filho tem uns livros em casa e se eu quisesse ela me doaria. Quem sou eu pra dizer não a livros doados? E no meio deles veio Elantris. Acho que meus olhos brilharam quando o vi. Era minha oportunidade de ler Sanderson sem gastar e era uma obra de volume único, então se eu não gostasse, poderia parar por aí.

Aqui estou eu agora pra dar 5 estrelas a esse livro.

Eu tinha dividido a leitura em 4 meses. Pra ler de 15 a 16 capítulos por mês, tem 2 meses isso e eu ontem li os 2 meses restantes porque chegou uma hora que não deu pra parar. Foi surto atrás de surto.

Eu não gosto de política, como já disse no início. Mas como tudo na vida que a gente não gosta, é porque a gente não entende. Mas a política desse livro ou é muito simples, ou é muito bem contada porque eu conseguia entender porque era ruim fulano e beltrano se unirem a cicrano. Ou porque essa ou aquela ação geraria um benefício pra esse ou aquele personagem.

O jogo de xadrez entre Hrathen e Sarene é emocionante. Daí mais pro fim você percebe que alguns peões eram na verdade bispos, torres ou reis que deram o xeque mate.

Raoden parece estar fora de combate por estar em Elantris, mas ele também move peças que afetam os demais do lado de fora. Ele é extremamente inteligente e perspicaz.

Como se isso não fosse suficiente, ainda me identifiquei com Sarene na questão pessoal por ser muito alta e muito intimidadora.

No quesito romance eu não tenho o que reclamar. Os que não gostam, dizem que não é o foco e não se incomodam com qualquer migalha que tenha. Eu gosto de romance de qualidade e não quantidade. Se o pouco que tem é bom, pra mim já vale e valeu demais. Passei o tempo todo ansiosa pra o encontro de Raoden e Sarene e depois pra que ela descobrisse quem ele era. E quando aconteceu, eu quase surto de tão bom que foi.

Hrathen é um personagem feito pra a gente odiar porque ele veio pra acabar com tudo. Mas no fim, tem gente mais odiosa que ele e você ainda consegue ter simpatia pelo gyorn.

Algumas pessoas falaram do rei Iadon, o considerando um fraco. Até mesmo Raoden fala da decepção com o pai. Mas eu achei que ele não mostrou quem era de verdade. Claro que as ações dele que Sarene descobriu foram horríveis, mas ninguém levou em consideração o decreto lido que já tinha sido elaborado dez anos antes. Aquele decreto não é ação de um tolo ou de um tirano.

Aplausos para essa história tão brilhante quanto a alma da cidade de Elantris.

E o veredicto final: lerei mais obras de Sanderson?

Pode ser que sim. Não vou dizer que não, mas também não vou correr atrás porque sinto que, apesar de ter amado esse livro, os outros não terão o mesmo sabor porque virão as semelhanças e as surpresas não serão mais tão surpresas assim. Então vamos com calma, lendo os livros únicos de tempos em tempos pra não cansar.
Ana Carol 30/06/2023minha estante
Olha, nunca tinha ouvido falar desse livro e desse autor e por acaso parei na sua resenha e li. Me identifico com muito da sua fala quanto a política, romances, não desmerecer um livro que não se encaixa no meu padrão, etc e por isso co tinuei a ler e amei sua resenha! Amei o resumo que fez do livro, sem entregar o jogo e despertando uma vontadezinha de conhecimento cer mais essa obra! ?

Ninawas 11/08/2021

Elantris
Acompanhamos três pontos de vista:
O Príncipe Raoden. Através de seus olhos podemos ver o lado mágico e fantástico da história; os segredos, mistérios e o Plot principal da trama.
Hrathen, o Sacerdote Vermelho. Aqui somos apresentados ao lado religioso e todo o contexto da "guerra santa" entres os povos e reinos principais da história.
A Princesa Sarene, de Teod. De longe, a melhor personagem do livro. Engraçada, forte, inteligente, preparada, destemida, determinada e sempre com um bom argumento pra vencer um debate. Com ela somos levados a conhecer todo o lado político e social da narrativa.

Elantris é uma fantasia maravilhosa, cheia de tramas, plots excelentes, diálogos afiados e personagens extremamente carismáticos. A narrativa de Brandon Sanderson é ótima. Por vezes, me pegava pensando em como as cenas eram bastante semelhantes a estrutura de uma novela (pra mim foi uma ótima experiência, mas talvez nem todas as pessoas gostem desse modelo).
Na minha opinião, o único ponto negativo é seu desfecho que foi feito de forma apressada e abrupta, mas que ainda sim, não tira a grandiosidade da história.

Bruna 02/02/2022

Gostei?
Pelo menos nos 50% do livro, foi mais de introdução do que qualquer outra coisa. No começo não estava entendo nada, é bem ?complexo? o sistema de magia. Confesso que depois da metade as coisas ficaram bem mais interessantes, mas foi bem corrido o final e deixou algumas coisas sem explicação. Foi tudo tão frenético que não me importei com metade das mortes que teve. ?
Murilo 03/02/2022minha estante
Gostei mt dele

breno.melgaco.3 02/10/2023

Uma leitura incrível. Brandon constrói personagens interessantes e complexos, uma trama instigante que não cansa e sempre deixa viva a vontade de continuar virando as páginas, mas o cantor que mais se destaca e a construção de um mundo vivo fascinando o leitor a cada página lida, a cidade Elantris te intriga, te conquista e te obriga a continuar lendo, ela ganha vida e respira como qualquer outro personagem.

brenda 30/08/2023

Eu gostei bastante do final, só achei o começo um pouquinho arrastado demais até pro meu gosto; sei que faz parte da história, sei que é necessário, só queria um pouquinho mais de fluidez.
Mesmo com esse pequeno travamento, Elantris ainda se desenvolve bem demais. Assim como Mistborn, a construção de universo é magnífica; toda a questão com a magia perdida de Elantris, os AonDor, como funcionam, o que eram, o que aconteceu com eles, é fascinante. Aí você junta a boas cenas de ação, reviravoltas instigantes, uma treta política crescente e uma ameaça de guerra no horizonte e pronto: eis uma fantasia única, com começo, meio e fim excelentes, pra você ler!
Do começo ao fim, Elantris foi uma aventura. Tem muita política, boas cenas de ação, até mesmo um toquezinho de romance impossível. Pra um primeiro livro, o Brandon Sanderson já chegou mostrando a que veio no mundo da fantasia.

Paulo Henrique 29/10/2021

Brandon Sanderson iniciante, ainda é um excelente Sanderson
Eu achei Elantris uma leitura incrível, aquela genialidade dele está aqui, e os personagens fortes, inteligentes e carismáticos, as viradas de mesa surpreendentes e o final de tirar o fôlego, tudo aqui.
Sanderson é meu autor favorito desde Mistborn, e entendo que é o primeiro livro dele, mas aponto alguns pontos que considero incômodos, mas n atrapalha a leitura: o início é mais lento do que qualquer outro livro dele (mas o prólogo é ótimo), aquela criação do mundo 100% explicada não está aqui, ele até faz os personagens terem curiosidade sobre algumas coisas, mas elas não são trabalhadas, e n faz falta pro enredo, a trama está absolutamente fechada, mas faz falta para quem já conhece ele...
Sanderson é sensacional ao criar um final que fecha a história, mas n fecha o problema do mundo criado por ele, e aqui a gente tem isso, uma sensação de: como fica Arelon depois disso?
Tirando Coração de Aço, sigo sem decepções com ele...