Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Rodrigo Digão 14/06/2023

Ótimo livro, com certeza o mais humilde de Sanderson, porém não menos legal.

Claro que estou fazendo uma comparação injusta, pois este eh seu primeiro livro, e comparando com seus atuais, nem dá para falar.

Mesmo assim tem o padrão, o carimbo Sanderson, o que eh sinônimo de qualidade.

Vão na fé, uma ótimo leitura.

Andre 24/04/2021

Minhas resenhas do Brandon Sanderson estão meio repetitivas mas eu tenho que falar. Ele é genial mas esse medo de magoar o jovem adulto americano estraga suas histórias, ninguém morre, ninguém se fere gravemente, seus mundos só vivem seres assexuados, não sei como nascem crianças, é chato isso. Por isso que amo autores como Stephen King, é mais real.

Nazli.Dias 19/09/2023

Misericordioso Domi
Elantris é impossível de abandonar. A estória é contagiante do começo ao fim, não deixando o leitor se entediar em nenhum momento. É comum que livros tenham partes mais "mornas" , mas isso não acontece aqui.
A terceira parte foi tão frenética que eu quis parar de ler e ler de uma vez ao mesmo tempo.
Alguns vícios narrativos, que eu relevei totalmente pela qualidade da estória. Ouvi dizer que esse é o mais fraco dele, o que é uma ótima notícia, pois mal posso esperar para ler o próximo.
NayLyra 19/09/2023minha estante
Uau, que nota !!!

Nazli.Dias 19/09/2023minha estante
Nota merecida, livro fantástico!

João 19/09/2023minha estante
Único defeito desse livro é que eu acho o final muito corrido, nas últimas páginas é uma correria doida kkkkk
Em Mistborn ele tem um vício que me irrita muito, toda hora os personagens estão franzido o cenho, e ele repete isso a exaustão kkkkkk

Pedro 28/09/2023minha estante
Esse foi o primeiro livro do Sanderson, mas mesmo assim foi um ótimo livro. Mistborn é ainda melhor. O autor está mais maduro. E O Caminho dos Reis, que faz parte da saga Stormlight Archive, é o ápice dele.

Nazli.Dias 29/09/2023minha estante
Estou muito ansiosa para ler mais! Acho que ainda esse ano começo Mistborn.

JonasDomm 22/05/2021

Nem todos dão sorte de primeira
O livro não tem protagonistas crianças ou adolescentes, mas há momentos na leitura que chega a beirar o infantil. Os personagens não são bem desenvolvidos, suas histórias são rasas. A trama é muito previsível também.

Li esse livro porque Brandon Sanderson é nome que respondem quando a pergunta é "Qual o melhor autor de literatura fantastica da atualidade?" Se não fosse por isso eu nunca teria lido.

O livro tem uma leitura leve, fluída. Então, mesmo com suas 576 páginas, a leitura é bem rápida. Só recomendo a leitura se você for fã do Sanderson mesmo, somente para conhecer como tudo começou.

22/05/2021

ATLAS 28/02/2023

Elantris, a cidade dos deuses
No ano passado, por mais que não tenha parecido, eu li menos fantasia e tive muitas ideias de começar universos novos, tanto é que cacei as ordens de leituras de vários universos compartilhados. Então esse ano, com a ideia de ler mais no gênero, criei uma noção do que estava mais interessado. A Cosmere era um desses universo que queria conhecer, e após ter visto e lido vídeos e blogs sobre, bem, aqui estamos né.
Elantris é muito bom, não digo o melhor do Brandon porque só li esse, mas, a maioria dos fãs dizem que é bom, mas não o melhor, e olha, eu consigo ver um pouco disso.
Eu não tinha muita ideia do que seria, mas o enredo acompanha três personagens, e eu dividiria cada um em mais ou menos assim: política, revolução e religião. Nós acompanhamos os conflitos internos e como um cada um afeta o outro. Acho que a forma como o Brandon decidiu separar os capítulos também foi muito esperta e ajudou ao livro a ter um ritmo.
Os plots vão se desenrolando de acordo com o livro, no entanto, já esperem migalhas. Mas, achei muito interessante toda a criação do mundo, te deixa intrigado, sabe?!
A escrita é simples, não se estende em nada, ela te descreve o necessário, e acredito que aqui, coube exatamente isso. E lógico ao seguir nessa jornada lendo a Cosmere, eu perceberei a melhora em todos os âmbitos na escrita do Brandon.
Uma coisa que vale mencionar é que, enquanto lia, parecia que não saia do lugar, e assim isso se deve às mais de 500 páginas que esse livro tem, mas como eu disse os plots são migalhas, e por mais que tivesse adorando o livro, lia durante uma hora e parecia que a porcentagem não andava hahah
Enfim, minha avaliação foi: 4,6, arredondei para 4,5 e foi um favorito. E acrescento que estou com muita vontade de ler Mistborn.
É isso, até a próxima :)

Luciana 02/05/2022

Podem entrar meus Aons ??
Elantris é o primeiro livro escrito pelo Brandon Sanderson e minha primeira experiência com esse autor, certamente um dos grandes nomes do gênero da fantasia na atualidade.

Basicamente todo o livro gravita em torno de uma cidade caída (Elantris) e de como uma misteriosa doença afetou seus antigos e novos habitantes que de lindos-maravilhosos- e quase deuses , se tornam praticamente banidos e são tratados como leprosos. A partir da queda de Elantris temos uma trama política afiada cujo pano de fundo é a tentativa de expansão de uma religião inclinada à guerras santas e pregadora da intolerância religiosa (que tenta crescer em cima do vácuo deixado pela queda da cidade).

Mas talvez a grande força desse livro seja a construção de seus personagens e seus conflitos mais internos e secretos. Pelo menos é o que podemos dizer dos três principais pontos de vistas que nos conduzem pela história, já que todos eles são movidos por algum tipo de motivação profunda que de certa forma irá se interligar ao longo das páginas, especialmente no final.

Achei o mundo criado muito rico, principalmente em seu aspecto mágico e político, por isso fiquei com a sensação no final que poderia haver um pouquinho mais. Nem tudo foi exatamente respondido, ficaram umas pontas soltas e algumas resoluções foram mais simplistas do que o imaginado (e eu em toda a minha expectativa fiquei um pouco decepcionada). Acho que dava tranquilo para o livro ter uma continuação, ainda que fosse apenas um livro para que algumas questões fossem melhor exploradas, como por exemplo, os misteriosos seons.

Tirando isso, é certamente um livro muito bom, com personagens cativantes, clima de suspense, uma escrita fluída e um bom e bem construído arco político. Eu amei! Principalmente pelo livro abordar um tipo de poder que não funciona sem consequências até para quem usa.

Mateus 14/05/2022

Um universo tão rico, denso e imersivo. O Sanderson é realmente o cara. Não é um livro ''fácil'' com os outros que li dele. Requer concentração e atenção e quem estiver disposto vai encontrar uma leitura bastante agradável.
No início, quando percebi que alterávamos capítulos com cada personagem, eu mantive o ritmo e li os capítulos três a três, e depois de 100 páginas, que chegaram muito rápido, não consegui mais largar. Não tem muita "ação" em, eu acho, uns três quartos do livro. Eu realmente me apeguei a Raoden e Sarene. Ao contrário de muitos heróis de fantasia, eles são personagens bastante "simples". Certamente Raoden é um príncipe, Sarene é uma princesa, mas nenhum deles teve um passado terrível ou algo assim, eles não são “almas destroçadas por um passado nefasto”. Digamos que sejam pessoas comuns... com quem nos identificamos muito facilmente. Raoden e seu otimismo me agradaram muito, Sarene me fez rir e muito. Eu amei eles. E, no entanto… o personagem mais marcante deste livro continua sendo, para mim, Hrathen.
E se não estou acostumado a seguir história de bandidos, estou ainda menos acostumado a seguir um religioso cuja missão é converter um país inteiro em três meses. Como assim? Mas se há um personagem que posso dizer que me lembrarei daqui a dez anos, é esse Hrathen. É um personagem complexo que seguimos em um momento chave da vida dele, e se tenho os meus contras em relação a ele, seguir ele e descobrir seu modo de pensar foi muito prazeroso.
Thaíssa Pereira 14/05/2022minha estante
Olá! Criei um Instagram literário e ficaria muito feliz em ter você por lá! Se puder seguir e interagir na última publicação,ficaria muito feliz! Obrigada @livros.por.thai

Virginia Barros 20/11/2023

Que inferno, agora eu vou ter que ler tudo o que esse homem já escreveu na vida, até a lista de compras dele

viihast 01/05/2024

"(...) o passado não precisa se tornar nosso futuro."
Elantris é uma fantasia bem complexa, mas muito bem desenvolvida, tudo acontece no seu tempo e o autor não tem pressa nenhuma em responder às questões que surgem durante a leitura.

Ele demorou um pouco para me prender, de início achei um pouco confuso, muitos nomes de personagens e cidades diferentes, muita informação jogada em cima da gente logo no início do livro, o autor também repete alguns nomes constantemente, às vezes na mesma frase e acabava me deixava um pouco agoniada. O livro foi realmente fazer sentido para mim nos 17% de leitura, daí para frente, eu comecei a amar o livro e conseguiu me deixar imersa na história.

O livro de Brandon Sanderson é dividido em três partes, e durante a leitura, acompanhamos três narrações diferentes, a primeira é de Raoden, um ex príncipe que se encontra na cidade de Elantris e nessa época não há magia no local, então ele passa seus perrengues para sobreviver, durante esse tempo preso nessa cidade que já foi a capital, ele começa a entender como tudo acontece e vai criando estratégias para tornar Elantris um pouco melhor. A segunda narrativa é de Serene, de certa forma, é casada com Raoden mas não conseguiram se conhecer a tempo, a narrativa dela para mim foi uma das melhores, Serene é objetiva, não desvia de seu foco principal, e levanta a bandeira da mulher nesse reino. Heathen, pessoalmente, foi a narrativa mais desgastante por soarem lentos demais, ele aborda a trama política e religiosa do livro, tem uma missão de converter Arelon em até três meses para impedir um massacre. Da mesma forma que ele segue o que acredita, ele também começa a se questionar de certas coisas que acontecem.

Não é um livro difícil de ser lido, a escrita do Brandon nesse livro é bem simples, ele tem o tempo dele para soltar as explicações necessárias, não é um livro corrido e muito bem desenvolvido. "Elantris" tem desfechos impressionantes e de tirar o fôlego, assim como ótimas descrições das partes de ação. Recomendo muito para quem é fã de fantasia e ficção científica.

"(...) as pessoas desesperadas fazem coisas completamente estranhas ao seu caráter."

"(...) um compromisso pensado e repensado é muito mais produtivo do que uma adesão irrefletida."

"(...) o passado não precisa se tornar nosso futuro."

"Todas as coisas devem progredir, e o progresso nem sempre é um avanço constante. Algumas vezes precisamos cair, outras nos erguemos, alguns devem ser feridos enquanto outros têm sorte, pois esse é o único jeito de aprendermos a confiar uns nos outros."

"Quando um é abençoado, é seu privilégio ajudar aqueles cujas vidas não são tão fáceis. A unidade vem do esforço, filha."

"A verdade nunca será derrotada, Sarene. Ainda que as pessoas a esqueçam de vez em quando."

"(...) quando não se pode encontrar uma razão para viver, a pessoa tende a desistir."

"A verdade é a única coisa que não se pode intimidar."

"Com frequência as opiniões que temos sobre nós mesmos são as menos acertadas."

Lena 30/11/2020

AMEI MUITOOOOO
Quotes favoritas:

"Atualmente, quase tudo aqui me assusta, mas sou bom em ignorar o fato de que estou aterrorizado. Se eu chegar a perceber o quanto estou assustado, você provavelmente vai me encontrar tentando me esconder sob aqueles paralelepípedos ali."

"É muito mais fácil manipular as pessoas quando elas presumem que você não tem cérebro suficiente para lembrar seu próprio nome."

"Não sabe o horror de ver deuses se transformando em monstros horríveis."

"É mais provável que um homem se considere um herói quando tem um aliado que o apoie."

"O poder vem com a percepção de seu inimigo."

"É da natureza humana acreditar que outros lugares e outros tempos são melhores do que aqui e agora. "

"Era benéfico ter reputação de honesto, ainda que fosse só para mentir nos momentos cruciais."

"Era um homem poderoso, de fato, aquele que podia misturar integridade e sabedoria."

"É difícil demonizar um homem depois que se vê lágrimas em seus olhos enquanto ele agradece por alimentá-lo."

"A felicidade era mais do que a ausência de desconforto."

"Quando se aceita a autoridade, deve-se estar disposto a aceitá-la sempre, mesmo quando não se está muito interessado nela."

"O problema de ser inteligente, é que todo mundo imagina que você está sempre planejando alguma coisa."

"Para as mentes simples e degeneradas desse homens, só havia uma coisa a fazer quando se encontravam diante de um deus mais poderoso que o seu: converter-se."

"Poder não era riqueza, mas controle ? o dinheiro era sem valor diante de um homem que se negava a ser comprado."

"É fácil ver as respostas quando o mistério está resolvido."

PS: O final desse Epílogo ACABOU COM A MINHA PESSOA.

Duda 14/05/2020

Aquela história que você gosta de tudo
Elantris é aquele livro que você fica meio perdido no começo, com todas as apresentações tanto de universo como de personagem, mas também é aquele livro que te fisga desde o começo, você ainda não está familiarizado a aqueles personagens e nem conhece o mundo e suas regras, mas mesmo assim já se sente parte daquilo.
O livro é narrado em capítulos intercalados por três personagens e eu me vi apegada aos 3 ao decorrer da história, onde todos os capítulos são muito bons e não existia aquela vontade de pular um capítulo só pra poder voltar logo para a parte mais interessante, pois todos os arcos da história são interessantes.
Política é um termo muito abordado na história juntamente com religião, algo que vejo como comum do autor, e são abordados de forma muito inteligente.
Percebi diferença sim na narrativa entre Mistborn e Elantris, mas foi algo que achei legal também, pois tendo em mente que Elantris veio primeiro reparei no progresso de Brandon Sanderson na escrita e fiquei impressionada com a qualidade de sua obra de estreia.
Um livro incrível com um mundo muito bem desenvolvido e uma ótima estória apresentada em volume único.

Tião S3 31/12/2022

"Fechando o ano com chave de ouro"
Eu não poderia ter escolhido um livro melhor para terminar o ano de 2022, escolhi Elantris para começar a ler um dos maiores autores da atualidade, Brandon Sanderson, e que perfeição meus amigos, essa fantasia em volume único (algo raríssimo hoje em dia) reúne tudo que a de melhor na fantasia, magias fantásticas, seres e mundos lindos, somados ainda por cima com temas e questões religiosas muito bem construídas e simplesmente uma das melhores tramas políticas que eu já li, um livro pra ficar guardado na vida e na memória.

Marcela 12/02/2013

A mais encantadora surpresa
Das pessoas que ouvi que leram este livro, tenho escutado muito o adjetivo "surpreendente". Ganhei Elantris como um presente, mas lembro de não ter lhe dado a devida atenção por, em seguida, ter recebido outro livro que eu desejava muito mais na época. Hoje, tenho certeza de que, se fizesse alguma ideia do que segurava em minhas mãos, até mesmo a mais incrível das obras teria tido dificuldade para roubar meu encanto pelo livro de Sanderson.

A história me encantou em suas primeiras páginas. O destino de Raoden torna-se ainda mais interessante quando passamos a ver a situação pelo ponto de vista de Serene e de Hrathen. O maior mérito, ao meu ponto de vista, é a complexidade com a qual essas relações (e a dos personagens secundários) são formadas.

O autor conseguiu introduzir-nos em um universo místico diferente de qualquer outro. Minha única queixa foi a quantidade de informações lançadas na narração e que foram explicadas somente quando o climax do livro aproximava-se. Contudo, um defeito (se é que podemos chamar assim) tão pequeno não altera em nada todo o encanto que existe na narrativa de Elantris.

E como é rica essa narrativa! A criação de não só uma religião, mas de origens para tal, além de todas as implicações que uma crença pode ter num estado. Os combates políticos, protagonizados principalmente pela honorável representante feminina de Teod, Serene, contra o inocente (?) Gyorn eram praticamente reais, além de divertidos graças às curiosas manobras da princesa.

Não há como não citar o amor diversas vezes frustrado de Serene com seu príncipe Raoden. O azar da jovem no âmbito amoroso chega a ser cômico, apesar de rendido muitas lágrimas para a personagem e para quem deixa-se levar por emoções em livros (como eu, risos).

Elantris tem uma história rica, tanto em seus personagens quanto em seu próprio enredo. Brandon Sanderson conseguiu criar um romance repleto de magia, mas incapaz de ignorar a lógica que deveria estar presente em todos os textos fantásticos. Confesso que o final (não direi qual é) me deixou com alguma esperança de continuação. Tenho certeza que outro livro falando da Cidade dos Deuses receberia minha merecida atenção plena no momento que o tivesse em mãos, totalmente diferente de seu primeiro.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 14/09/2021

Livro do tio Sanderson pra mim não tem erro, é sempre uma ótima fantasia regada de questões políticas, regras novas em um mundo maravilhosamente trabalhado.

son of athen 26/04/2022

O Chamado de Elantris
A genialidade de Brandon Sanderson em seu primeiro livro publicado desperta as emoções de qualquer um. Elantris carrega mistério, política, religião e conflitos que entrelaçam esses três pilares do livro. São três protagonistas de realidades opostas que acabam por afetar um ao outro de modo indireto, mostrando como o jardim de Brandon floresce com suas raízes e videiras tomando vida própria.
Particularmente, minha relação com esse livro se tornou muito parcial e emotiva. Há muito tempo que busco um livro que explorasse a busca do ser humano para se ocupar de algo que nos faça ignorar a dor e esse tema foi abundantemente abordado em Elantris. É algo que permeia a realidade de uma pessoa com ansiedade e que não poderia ter sido retratada de melhor maneira.
Além disso, as intrigas palacianas superam todas as expectativas; liderados pela princesa estrangeira, Sarene, os conflitos políticos se desenvolvem ao passo que a personagem encara o sistema frágil de sua nova morada. A personalidade autêntica, o carisma e seu desenvolvimento crescentemente natural me levaram a uma paixão imensa, da qual, assim como terei Elantris como meu mais novo livro favorito, levarei Sarene como uma das minhas personagens femininas favoritas.
Valeu cada segundo e sinto por não poder continuar essa aventura tão cativante.
Ray of Light 26/04/2022minha estante
Como deveria