Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

skdv 12/06/2024

Tem muito potencial
Eu particularmente gostei, não aproveitei tanto a leitura porquê este bendito livro me colocou em ressaca literária, achei meio chatinho em algumas partes, mas no geral é bem legal.

É uma leitura obrigatória, mas consegui aproveitar. Os personagens são bem cativantes, cada um tem sua particularidade e te desperta sentimentos diferentes, em muitos momentos meu espectro mudou muito em relação aos personagens, ao mesmo tempo que eu os amava, já estava odiando de novo.

A escrita é bem leva e compreensível, é abordar muitas questões sociais de Manaus, uma visão que eu particularmente não esperava encontrar aqui. Uma que coisa que perturbou um pouco, foi a abordagem do incesto, porque foi mostrada de uma forma tão natural para eles, e é estranho pensar que isso era realmente a realidade deles.

Desta forma, eu indico a leitura, mas para um momento da sua vida em que você esteja bem tranquilo, tipo nas férias, porque é uma leitura de muitas camadas, diversas nuances, e dependendo de quando você for ler, como eu fiz, você não aproveite 100%, mas não deixou de ser proveitoso e muito bom de ler.
AliJu 12/06/2024minha estante
Que resenha boa, parabéns!

yokojimih 11/06/2024

Dois Irmãos- Milton Hatoum
Pensa num livro que é cativante do início ao fim e que você não consegue parar de ler?

O que mais gostei foi a localização que este se passa: no Amazonas. Acompanhar uma rotina num estado brasileiro totalmente diferente fez eu perceber o Brasil nos mínimos detalhes, mostrando em cada parágrafo e nas entrelinhas o cotidiano dos amazonenses protagonistas deste livro.

Com certeza será uma história que irei reler no futuro, mas agora penso como foco ler outras obras do autor, porque se este livro foi maravilhoso, imagina os outros?

yukari7 10/06/2024

Já faz um tempinho que li, então provavelmente esqueci dos vários pontos que eu queria pontuar sobre o livro. o que posso dizer é que gostei mtmt da escrita e do desenvolvimento, foram os pontos que mais me conquistaram. sobre a história, caótico, senti raiva, nojo, fiquei confusa, foi uma montanha russa. gostei bastante da experiência, apesar de que eu mt provavelmente não leria se não fosse pelo vestibular. p mim foi uma leitura bem proveitosa. :)

marialeitura 12/06/2024minha estante
Seu comentário foi maravilhoso!!!

marialeitura 12/06/2024minha estante
Seu comentário foi maravilhoso!!!

Bianca2672 09/06/2024

Foi choque atrás de choque
"Viu o filho levantar-se, aperreado, arriar a calça e mijar de frente para a parede do bar em plena Cinelândia. Mijou durante uns minutos, o rosto agora aliviado, indiferente às gargalhadas dos que passavam por ali. Halim ainda gritou, 'Não, tu não deves fazer isso...', mas o filho não entendeu ou fingiu não entender o pedido do pai."

Aqui percebi que esse não seria um livro muito normal...

Maia.Schiavon 09/06/2024

Uma historia muito interessante, sempre está acontecendo algo para t puxar de volta, nunca fica entediante, mesmo que (na minha edição) as letras dificultam a leitura, mas isso é mais opinião pessoal do que tudo

sweetjubsz 08/06/2024

O livro entrega o que precisava entregar, ficava horrorizada em todos os capítulos, pq sempre tinha alguma coisa muito esquisita ou polêmica... É interessante ler!

isabellebessaa 04/06/2024

Desde 2016 na lista kkkk
Ler esse livro me deu a sensação de ter quitado uma dívida comigo mesma, pois já queria lê-lo há tempos kkkk

E que livro BOM! Como o nosso Brasil é rico em literatura de primeira qualidade com universos totalmente singulares. O tanto que eu aprendi sobre Manaus e toda a imigração que aconteceu nesse estado em uma única leitura...

Sem falar que o livro traz todo um drama familiar, um deleite para os psicanalistas que gostam de literatura kkkkk eu amei demaisss e não vejo a hora de ler tudo de Milton Hatoum

ray :) 31/05/2024

Me surpreendi
História muito bem contextualizada, personagens marcantes e uma linguagem simples. leitura corre fácil!

muitas emoções ao longo da narrativa, sempre ficava curiosa pra saber o que ia acontecer

só esperava um pouco mais do final... mas é muito bom. recomendo de olhos fechados.

Marilyn.Marchioli 28/05/2024

DOIS IRMÃOS
Cheia da cultura brasileira, a forma como descrever a língua, comida, gírias e costumes, é bom demais ver nosso país representado de forma tão bonita.

A escrita me cativou, porém a história não me agradou, ou talvez eu não tenha me achado na história que decorria mas páginas.

É um caso de família, angustiante, injusto e egotista, Zana foi uma das personagens que não me agradou ao longo de todo enredo.

Silvia Schiefler 26/05/2024

?? Literatura brasileira.  Mais uma vez, o amazonense Milton Hatoum me surpreende... "Dois Irmãos" relata um drama familiar e a casa que se desfaz. Os personagens são imigrantes libaneses e o enredo tem como centro a história de dois irmãos gêmeos ? Yaqub e Omar ? e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho, um menino cuja infância é moldada justamente por esta condição: ser o filho da empregada. O livro é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença nessa casa. Mas o lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro: a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar. O narrador busca a identidade de seu pai entre os irmãos gêmeos da casa, entre os restos de outras histórias. Tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. Num jogo de inventar a memória, tenta transformá-la em ponto de convergência do passado. Sua fala nos mostra Halim, o pai, sempre à espera da decisão mais acertada diante dos abismos familiares: a desmedida dedicação de sua mulher ao filho preferido, Omar; o trauma de Yaqub, o filho que, adolescente, foi levado a se separar da família; a relação amorosa entre Rânia e seus irmãos. De Domingas, o que ele nos diz é que esta é uma mulher que não fez escolhas. Em Dois irmãos os conflitos são alimentados pela rede de interditos no interior da família, e somente quando se passaram mais de trinta anos, quando quase todos já estão mortos, é que o narrador parece motivado a olhar para eles. Mas o relato que escreve ? se é corroído pela dúvida e se dá todos os sinais de empenho em descobrir uma verdade qualquer ? não parece amenizar o silêncio que o habita. O romance de Milton Hatoum impressiona pela delicadeza na composição do enredo e dos personagens. Recomendo! #leituras2024 #45/2024