Dois Irmãos

Dois Irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

Gabriela 18/05/2024

Não tenho criticas a esse livro. Achei ele muito bem desenvolvido. Gostei muito como ele intercalava entre o presente e o futuro me deixando curiosa pra saber informações que foram citadas e que so foram respondidas varias paginas dps. Outra coisa é que logo no inicio ele ja deixava bem claro oq ia acontecer, mas msm assim tinha uma centelha de esperança que o final fosse ?feliz?

hollic 18/05/2024

Tinha potencial,mas se mostrou bem cansativo
No início é interessante,tipo uma fofoquinha,mas ao passar do livro a história vai dando voltas nela mesma e a principal trama é deixada de lado para dar espaço a histórias que não tem nada haver com o livro.

Eu gostei do livro abrir espaço para a narrativa de personagens que muitas vezes são deixados de lado,dos filhos de empregadas e não dos filhos dos patrões,mas quando abre espaço para contar sobre a empregada de fato,é nos dado uma personagem sem muita profundidade,em que sua única personalidade é ter uma vida sofrida sendo usada de capacho pela patroa (oque acontece muito), mas não dando o devido espaço para os seus sentimentos e pontos de vista.

O livro esquece completamente esses personagens e mesmo sendo contado do ponto de vista do filho da empregada,ainda assim gira em volta dos patrões,como se esses fossem o centro do universo. Chega ao ponto em que você até esquece do narrador e da empregada,pois estes são deixados de lado.

A escrita não é fluida,mas o começo do livro é interessante até que se torne impossível de ler.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/05/2024

Nós esperamos até tarde da noite. Minha mãe e eu no nosso quarto dos fundos. Rânia e Zana no andar de cima, deitadas, com a porta aberta, atentas a qualquer ruído. Deram duas horas e nada de Halim chegar. Por volta das três, escutei o ronco de minha mãe, quase um assobio grave, um sopro. Um nambuaçu piou por ali; olhei para o chão do quintal, nem sombra da ave. Depois reconheci o canto de um anum, me senti melancólico, mareado. As copas escuras cobriam os fundos da casa. Um barulhinho esquisito riscava a noite, podia ser...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535900132

mtanosmattar 15/05/2024

Em "Dois Irmãos", Milton Hatoum tece um retrato comovente e complexo da relação entre Yaqub e Omar, gêmeos marcados por ressentimentos e competitividade desde a infância. Impossível não nos envolvermos e, inclusive, tomarmos partido, nos inúmeros conflitos narrados. Através de uma narrativa poética e evocativa, a obra explora temas como memória, trauma, identidade cultural, preconceito e amor, tecendo um retrato multifacetado da vida familiar em meio às transformações sociais Amazônia em meados do século XX. A obra também explora, ainda que de maneira não tão aprofundada, um pouco da dinâmica social de imigrantes libaneses no Brasil. A leitura de "Dois Irmãos" é uma experiência interessante para quem busca compreender a complexa dinâmica das relações humanas e a força da memória na construção da identidade.

Mel 15/05/2024

Li para o vestibular, porém gostei muito!
Admito que achei o final bem pessimista, entretanto nada que não fosse muito esperado. Não me deparo muito com livros com os temas tratados nesse, por isso acho que me envolvi bastante com a história! A estrutura familiar nortista juntamente com os elementos simbólicos regionais daquela época me fizeram imaginar muito bem o cenário, além de experimentar um pouco do sentimento que as personagens criaram ao longo de sua vida sobre o seu lar e de como o tempo pode levar muitas coisas embora. Me surpreendi com as relações familiares, principalmente entre Omar e sua mãe que me despertou indignações ao longo da história e analogias com a vida real. Porém, acho que o mais intrigante das relações foi de Nael, nome só revelado ao final da história, o qual nos conta a vida de seus familiares e nos deixa curiosos sobre certos acontecimento sobretudo sua origem paterna. Enfim, acho que é uma ótima leitura para conhecer um pouco da história brasileira e seus territórios culturais, além de notar a fragilidade dos laços familiares e sua interação com o meio em que vivem.

Rafaela1996 13/05/2024

Problemático, mas incrível
Passei o livro inteiro odiando quase todos os personagens, e foi só me dando mais raiva de cada um deles. E essa foi a graça do livro. Fofoca atrás de fofoca, extremamente interessante. Dá uma raiva da história toda e o pior de tudo é que eu sinto que é uma história muito real, sabe? Os personagens são odiáveis e tem umas situações muito absurdas, mas ao mesmo tempo eu consigo visualizar todos os acontecimentos. Resumindo, o livro é uma grande fofoca de família.

Lucas.Silva 12/05/2024

Esse é meu primeiro contato com Milton Hatoum e a experiência foi maravilhosa. Ainda que o cenário em que se passa a história, Manaus, seja pouquíssimo conhecida por mim, a narrativa do autor me faz completamente familiarizado à cidade, suas dinâmicas e costumes. Os personagens são muito bem apresentados e desenvolvidos, permitindo que haja uma ótima compreensão acerca de cada nova figura que compõe o quadro que é essa obra. O livro trata de um recorte muito interessante, pois trata do período do ciclo da borracha até o período ditatorial militar, sendo apresentadas as interferências desse contexto histórico em cada momento da narrativa. Tudo isso em meio a uma história que te envolve e fala muito sobre vingança e perdão.

Franciele37 11/05/2024

História confusa.
Foi uma leitura para a faculdade. Achei o livros bem complicado de lê, pois os nomes dos personagens fez com que eu me perde-se em vários capítulos, os irmãos tem uma história muito difícil e pra mim os culpados deles não se darem bem foi pelas atitudes dos Pais, a mãe Mimou mt um e deixou o outro de lado, o pai só queria saber da mulher e não se importava com os filhos, ele só fazia o que a mulher queria.

Mânica 06/05/2024

Milton Hatoum entre em minha casa e coma toda minha família
Tantas nuances tantas interpretações tantas descobertas cada capítulo uma bomba cada bomba um choque
Fuvest esse aqui eu te agradeço viu, bom de verdade
Existe realmente o certo e o errado nessa história?

alex604 29/04/2024

Entendo pq é um clássico
A história em si é meio pacata, mas o desenvolvimento dos personagens e entender tantas realidades coexistindo (mais o mistério do nome do narrador e quem seria seu pai) torna a leitura fantástica!
Acho que o narrador merecia mais reconhecimento como personagem da narrativa, e a ausência de tantas interações e aparições do Yakub (irmão mais velho) me deixou meio sem entender, pq só sabiam falar das asneiras e merdas que o Omar fazia, principalmente pela história ser sobre os dois

Mas num geral, gostei bastante!

Leticia.Melo 28/04/2024

O livro foi muito maior do que o esperado. Essa leitura me surpreendeu de tal maneira, ultrapassou e muito aquilo que esperava. A narrativa foi muito bem construída pelas lembranças e vivência de Nael, trazendo elementos de uma vida amarrada à sua família, porém cheia de elementos de uma tentativa de liberdade. A história dos irmãos vem cheia de caos, péssimas decisões por parte dos pais, do desespero e da vingança. Uma história já lida antes, afinal vingança e ressentimento entra irmãos não vem de hoje. Porém a história se destaca ao trazer a vida dos imigrantes numa Manaus que ainda mudaria muito. Livro sensacional e muito recomendado!

pirocadeperuca 25/04/2024

Absurdo de bom, extremamente instigante. Achei ainda mais interessante por ser uma realidade completamente diferente da que conheço. É perfeito (só acho que yaqub fez pouco). Me lembrou um pouco de os irmãos Karamazov