Giane

Giane Guilherme Fiuza

Resenhas - Giane

MrLeonardoNunes 26/08/2013

Reconheço que começei a ler por curiosidade. Também, todo mundo gosta de dar uma olhadinha na vida das celebridades. Me enganei, nas primeiras páginas, acabei sendo envolvido pela história.

Nunca tinha lido algo escrito pelo Guilherme Fiuza, ele conseguiu a missão de escrever o livro em pouco tempo, construir uma obra sincera, mesmo sabendo que maior objetivo da editora era MONEY.

Pra dizer bem a verdade, gostei do livro e recomendo. A batalha dele contra o câncer foi infinitamente árdua do que a impressa mostrou, e a história da relação com seu pai é a minha parte favorita.

Teco 13/08/2013

Acho que percebe-se que é mostrado bem a identidade de Gianecchine.
Teco 13/08/2013minha estante
tray 09/07/2013: "o livro é realmente uma delicadeza sobre a vida o recomeço e o possível fim, e os fins que são recomeços, vale muito a leitura". Ótimo, e a postura dele é muito disso e sensacional.

tray 09/07/2013

melhor de todos
ainda estou dentro de Giane, acabei de encerrar a leitura, o livro é realmente uma delicadeza sobre a vida o recomeço e o possível fim, e os fins que são recomeços, vale muito a leitura.

Karla Farias 02/07/2013

Esse livro contraria as expectativas! Muitos dos meus amigos julgaram não ter paciência, porém em poucos capítulos eu soube que não iria precisar de paciência e sim ser forte e segurar a emoção! O livro te prende do começo ao fim, você simplesmente quer devorar todas as páginas de uma só vez! Eu super recomendo...

Fabiana 09/05/2013

O livro é legal, fácil de ler e interessante por contar a história de uma pessoa famosa. Achei que fosse ler um livro que me desse 'uma lição de vida', mas não foi assim, foi uma bibliografia normal. Valeu a leitura, me distrai e hoje tenho a minha imagem e opinião sobre o ator. Não sei se indico o livro para alguém ler, digo que é uma leitura leve.
Teco 13/08/2013minha estante
Talvez seja isto, talvez não, acho que depende do leitor.

Karin 01/03/2013

Minha opinião
Senti que o livro foi a forma que o ator encontrou para colocar para fora e trabalhar as emoções após uma situação traumática pela qual ele passou. De qualquer forma, é interessante saber um pouco mais sobre ele, seu íntimo e sobre sua carreira.

Milla 14/02/2013

www.amorporclassico.com
Talvez o ator não tenha feito nada de excepcional e sua história pareça um pouco clichê: menino do interior tem sonho de crescer na vida, vai para capital estudar Direito e engata na carreira de modelo; viaja ao exterior e não deseja voltar mais ao país de origem, encontra o grande amor, uma jornalista famosa; ganha uma chance como ator no seu país e é bombardeado pela crítica; supera as dificuldades e se dedica a ser cada vez melhor; atravessa diversas polêmicas; se separa; cai na gandaia; vê sua popularidade na baixa; vê seu patrimônio na baixa; descobre que tem um câncer raro do tipo mais raro... morre, renasce.

Mas é verdade que a vida de cada pessoa daria uma novela, ou um livro.

Reynaldo Gianecchini Junior teve sortes e azares na vida, altos e baixos, enfrentou preconceitos, dificuldades, limitações, crises existenciais, financeiras e amorosa. E, mais recentemente, um problema de saúde. Tudo isso acompanhado pela fama com suas ácidas críticas e suas loucas fãs. O livro conta da infância, atravessa o início da carreira de modelo, passa pela televisão e teatro e vem até o câncer tão recente.

O livro traz um Gianecchini completamente diferente da imagem que foi criada pela mídia.

Lendo com detalhes, fica evidente que o ator ficou a um milímetro da morte várias vezes nos últimos meses e sobreviveu e sua luta contra o câncer foi bem mais difícil do que aparentava nas colunas de fofoca. Coincidências incríveis e trágicas se sucederam. E isso me fez pensar que você pode estar morrendo, mas enquanto você está vivo, você ainda tem 100% de chance de viver.

Eu já li outras biografias de outras pessoas que eu não era fã e eu faço isso porque realmente gosto do gênero biografia. Eu tenho outro livro do Guilherme Fiuza (Meu nome não é Johnny) e ainda não li. Mas preciso admitir que seu trabalho em Giane é muito bom.

No começo do livro ele esclarece como foi convocado repentinamente para escrever a biografia de Gianecchini a partir de um mal entendido. E, pelo prazo curto e pelo desafio, o livro não peca em nada. Além de tudo, o livro traz um álbum de fotos, como é de praxe em toda biografia; e um índice onomástico no final, que eu acho fundamental.

Martina 07/02/2013

Simplesmente adorei. A batalha dele contra o câncer foi infinitamente mais árdua do que a mídia mostrou, e a relação com seu pai me tocou lá no fundo. uma bela surpresa!
Geórgia Z 14/04/2013minha estante
Concordo!Eu subestimei essa biografia, não achei que me surpeenderia. Já em relação à mídia, tanto é verdade isso que vc disse que, surpreendentemente, mesmo já sabendo da sua recuperação, tinha horas que eu 'jurava' que ele não ia sair dessa... Tamanha era a gravidade da(s) situação(ões). Loucura! E claro, devido ao belo trabalho do autor. Muito bem escrito. Adorei!

Monica Monte 04/02/2013

Muito bonito esse livro!!! Confesso que quando li que ele teria uma biografia, achei muito cedo, tipo, 39 anos e já escrevendo uma biografia? Mas assisti a entrevista dele no Encontro com Fátima Bernardes, me interessei e não me arrependi.

É interessante ver a luta do Giane contra a doença, que com certeza é o mote principal, mas esse livro consegue descrever de maneira leve a vida desse grande astro.

O texto acompanha a trajetória do ator desde a infância, a angústia por sua distância do pai, o espírito livre de Giane, a sua reaproximação com o pai, que aconteceu um pouco antes da doença dos dois, os amores e as amizades que ele cultivou ao longo da vida.

Uma descrição comovente e ao mesmo tempo leve da vida do ator.

Rhayssa Valadares 01/02/2013

É um bom livro. Não fica tentando passar uma imagem de perfeição para o Giane. Aliás, muito pelo contrário, expõe seus defeitos claramente. Eu nunca fui fã do Gianecchini, mas depois do câncer passei a admirá-lo. O livro me fez entendê-lo e apesar de achá-lo um pouco arrogante e egoísta, não posso negar que ele se dedica ao que faz. Também não se pode deixar de admirar sua força de vontade, sua perseverança em conseguir o que queria. Apesar de tudo ele me deixou uma imagem de uma pessoa imersa em solidão,mesmo acompanhado, com uma insatisfação que não acaba. Giane não é perfeito, só mais um simples mortal como nós, com seus defeitos e qualidades. Um livro que vale a pena ser lido.
Kah Cruz 21/04/2014minha estante
Quando acabei de ler esse livro tinha a intençao de escrever uma resenha, ja que para mim, que nao gosto de biografias, essa me surpreendeu de forma positiva. Enfim, nao tive tempo de escrever quando acabei a leitura e acabei esquecendo.
Mas lendo a sua resenha, fiquei impressionada: era EXATAMEMTE o que eu queria escrever.
O livro é ótimo por nao torna-lo perfeito, ou vitima (que tbm seria bem chato), mas esclarece mto sobre a doença e nos mostra um lado do Giane totalmente desconhecido: o solitario, o independente...
Adorei! O livro e sua resenha!

Rhayssa Valadares 02/05/2014minha estante
Obrigada Ká! Que bom que você gostou do que escrevi. Esse livro também me surpreendeu positivamente, já que eu esperava uma glorificação do Giane e não vi. Uma ótima leitura.

claudinha 30/01/2013

Superficial!
O livro não me tocou, talvez o escritor não tenha conseguido passar as emoções e dores que o ator viveu na época em que esteve doente.
Acho que a minha vida daria um livro melhor que a vida do Giane.
E a narrativa da vida dele é decepcionante, o autor passou a imagem de uma pessoa egoísta e que só buscava os prazeres da vida sem se importar com os sentimentos dos outros.

Poliana 26/01/2013

O livro me prendeu do começo ao fim, porque, tudo na vida de Giane é intenso, encantador e original (como diria sua colega de emissora e grande amiga Claudia Raia ). Aos 7 anos Reynaldo Gianecchini já sabia que queria ganhar o mundo com sua profissão, mudou-se para São Paulo para cursar a faculdade de direito. E formou-se, mas o destino o fez modelo internacionalmente conhecido o levando para viver de país em país ao redor do mundo. E no auge da carreira de modelo o destino novamente se encarregou de mudar o curso. Por causa de um grande amor, ele que não tinha a menor intenção de voltar a morar no Brasil, voltou... de mala, cuia e coração. E ai virou ator, e no meio de tantos acontecimentos foi escolhido a dedo para estrear em uma novela global no horário nobre, depois disso Giane não saiu mais da TV, e nem dos nossos corações. A vida real de Gianecchini daria uma novela daquelas que exageram nas coincidências mas que prende a nossa atenção com tamanha leveza. Mesmo em sua fase mais escura ele nunca perdeu a essência. Depois de perder o pai e superar um câncer raro Reynaldo Gianecchini nos dá uma lição de fé e amor incondicional pela vida.
Ao ler o livro, me deparei com um Reynaldo bem diferente do que vemos na TV, conheci uma criança linda, um adolescente puro e o homem maravilhoso que se tornou. É lindo ver que ele nunca se perdeu de quem é de verdade e nunca se esqueceu de onde veio.
O principe guerreiro viu a morte de perto, mas ele está de volta. Mais forte do que nunca.

KatiaMaba 24/01/2013

Giane – Vida, Arte e Luta.

Recomendo a leitura da biografia “Giane – Vida, Arte e Luta” do colunista, articulista escritor brasileiro Guilherme Fiuza.

Guilherme revela diferentes etapas da vida de Reynaldo Gianecchini de forma direta, com senso de humor e muito respeito.

Por sua vez “Giane” demonstra através de seus relatos que: pensamento positivo, verdadeiras amizades, base familiar e amor pelo trabalho sempre teve espaço e permanecem com o devido valor no seu dia a dia.

Excelente quinta-feira para você,
Kátia Regina Maba

Mariana Bicalho 22/01/2013

Emocionante e Impressionante. Vale a pena.

Celso 22/01/2013

Giane
Reconheço que ao ler no jornal que seria lançada uma biografia de Reynaldo Gianecchini fiz muita piada e soltei até mesmo pelas redes sociais. E como o destino trata de nos aprontar umas poucas e boas, entre os presentes de Natal estava o dito cujo, intitulado Giane- Vida, Arte e Luta. Achei que a tarefa não seria das mais agradáveis, mas parecia uma leitura providencial em época de férias e que ainda se está tentando entrar no ritmo. Muito bem, puro engano, já nas primeiras páginas, acabei sendo envolvido pela história do tal rapaz de Birigui, SP, que fez, e faz, sucesso na Rede Globo.

Escrito pelo competente jornalista, Guilherme Fiuza, ele conseguiu trazer a limpeza dos textos jornalísticos para uma história que tem como objetivo, também, emocionar. Com a missão de escrever o livro em pouquíssimo tempo, justificado no prefácio, o autor consegue construir uma obra sincera, mesmo sabendo que maior objetivo da editora Sexteto era, sem dúvida, vender e ganhar rios de dinheiro com a história desde galã.

Portanto, Fiuza não chega a ser tão hábil como um Ruy Castro, mas, sinceramente, isso era querer demais diante do tempo curto. Mas, constrói muito bem uma história sensível, com uma narrativa não linear, o que normalmente deixa as biografias mais interessantes.

Também, não vamos ser hipócritas, todo mundo gosta de dar uma olhadinha na vida das celebridades. E ficar próximo de momentos íntimos de alguns deles, sempre fascina e faz vender quilos e quilos de revistas semanalmente.

O livro não explica grande parte da curiosidade que temos sobre a vida do moço. O objetivo do livro - e isso é deixado claro por Fiúza - é contar a história daquele rapaz que tinha o sonho de conquistar o mundo e, de repente, foi freado por uma doença fatal e que, por muito pouco, não o levou de vez. Por isso, explicações sobre sua sexualidade, o cotidiano da Rede Globo, casos de amor - com exceção do romance com Marília Grabriela - e muitas outras bisbiolhetices não estão lá.

Por isso, se o livro tem um defeito é a horizontalidade da história, sem mergulhar nos dramas e na realidade ali expostas, mas, pra dizer bem a verdade, gostei do livro e recomendo.

Mais resenhas em> www.blogdocelsofaria.blogspot.com