Giane Guilherme Fiuza

Resenhas - Giane

Gicelìo Besérra 11/04/2022

Instigante, humano, fascinante e turbulento de um jeito bom!
Sempre achei a personalidade de Giane cheia de interrogações. Por um lado uma faceta que chamarei de sisudo e outra que beira o ?o esperado para um garoto simples?. Sua travessia e descoberta, além de reviravoltas marcantes na tragetoria narrada com finco de metamorfose constante, na qual nos prendemos e nos deparamos com a realidade que ele não é tão diferente de nós, pessoas fora das câmeras e holofotes. O mistério de ser quem é requer coragem e Giane provou, mesmo que não precisasse, que é digno do posto que mantém atualmente. Parabéns a todos os envolvidos na produção da obra. Obrigado Giane por abrir parte de sua vida para essas páginas.

Lari 02/08/2021

Estava pronto para a travessia: Qualquer uma.
Esse livro foi um daqueles que você acha na fila da Americanas por 10 reais, leva pelo valor e quando ler fala "Nossa!!".

"Giane" conta a luta contra o câncer, intercalada com a vida do ator Reynaldo Gianecchini. A vida desse cara em si, já é uma novela a qual ele foi o mocinho e o vilão ao mesmo tempo. Uma vida baseada em ultrapassar limites, em conhecer o mundo. Giane é um cara livre desde criança, forte, corajoso e determinado.

Sua batalha contra o câncer vai muito além do que noticiado, do que dito em qualquer tv ou jornal. Esteve morto, literalmente, passou a perna na morte e disse "hoje não", voltou sorrindo e sem em momento algum reclamar ou duvidar de Deus.

É uma história bem conturbada, bonita e que muito emocionante. Vale a leitura.

Rony 09/06/2020

Perda de tempo. Nota 1.

Prefácio às Claras 31/05/2020

Gigante Camaleão
Vou confessar que a única coisa que me fez pegar esse livro para ler foi o fato de estar há anos na estante. Sim, tive o pensamento mesquinho de que um ator Global, galã de novela, não teria nada a me ensinar. Até parece! Giane sempre soube que Birigui era pequena demais para ele e "a voz" lhe dizia que o mundo também seria. Vida, arte e luta é um livro para quem tem fôlego. Guilherme Fiuza escreve com leveza sobre a vida de um sobrevivente que é tão vulnerável como qualquer outra pessoa. Personalidade rara, câncer raro, complicação rara, tratamento raro e como foi dito no livro: por favor, seja menos original! Após 2 semanas na companhia desse camaleão, descobri que tudo é possível quando escutamos a nossa intuição e damos asas aos nossos sonhos. Gianecchini é um gigante e peço desculpas por ter duvidado disso. Quando eu crescer, quero sua determinação, coragem e resiliência. Vencer um câncer no mesmo momento que perdeu o pai para a mesma doença, só que de tipo diferente, sem nunca ter reclamado de nada, me fez fez pensar em como eu preciso melhorar. Aos amigos que querem uma aula de superação e força, aconselho a leitura. Parabéns ao Guilherme por escrever de forma tão maravilhosa e Giane, realmente ninguém é como você! Sou sua fã e obrigada por compartilhar sua história comigo.

Olimpia 16/02/2019

Guerreiro
Livro de leitura fácil, emocionante. A luta e a fé de um guerreiro na guerra contra a doença

Antonio Maluco 31/01/2019

História de vida
O livro conta várias histórias do ator de antes e depois do estrelat

cris.leal 15/07/2017

Bem mais que um rosto bonito...
O livro tem o mérito de equilibrar qualidades e defeitos do artista. Destaca a batalha de Reynaldo Gianecchini contra um tipo raro e muito agressivo de câncer. Passa pela época em que ele trabalhava como modelo de prestígio internacional. Descreve a relação problemática de Giane com o pai. Aborda o período em que conheceu a apresentadora Marília Gabriela, com quem foi casado durante oito anos. E detalha a fase pós-casamento, quando o ator resolveu viver de maneira liberal e intensa tudo o que deixou de viver na juventude. Além disso esclarece fofocas e fatos mal explicados sobre a sua vida pessoal.

É abordado também um assunto que todo o fã gosta de saber: os bastidores da TV. Lembra, por exemplo, o dia em que Ana Paula Arósio quebrou quatro dentes de Gianecchini ao gravar uma cena de ciúmes da novela "Esperança" (2002). E conta que, dois dias depois, numa gravação de beijo, a intensa e distraída atriz mordeu os lábios do ator, ainda com pontos.

Ao terminar o livro percebi que Giane é um cara muito mais profundo e interessante do que o mero rótulo de galã que lhe cabe. Recomendo.

site: http://www.newsdacris.com.br/2013/02/eu-li-giane-vida-arte-e-luta.html

Sara Vinny 12/01/2016

giane
muito legal.. um cara maravilhoso o gianecchini... virei mais fã ainda..

Milena @albumdeleitura 11/09/2015

Giane
Reynaldo Gianechinni nasceu no interior de São Paulo e desde cedo já decidira o que seria e onde iria. Sempre do alto da árvore de sua casa, Júnior (como era chamado em função de ter o mesmo nome do pai), podia enxergar, mesmo que ainda sem ver, seu futuro na cidade grande, seu passaporte para o mundo.

Ao longo do livro, dá para compreender que apesar de todo o glamour, sua vida não foi assim tão fácil... Alvo das críticas da mídia e visto apenas como um rosto bonito, ele dá a cara pra bater e mostra o quão autêntico é e surpreende o Brasil com sua competência profissional e que assim como qualquer pessoa tem seu lado bom e ruim. Aqui, conhecemos um Reynaldo Gianechinni, cheio de defeitos, medos, impaciências e explosões. Assim como, um homem cheio de qualidades, batalhador, que se dedica de corpo e alma e ama o que faz.

O que mais me instigou a ler a obra foi a sua batalha contra o câncer. E realmente, como diz em um capítulo, será que não dava para ser mais original? Giane, realmente, sobreviveu porque não chegou a sua hora. Eu realmente acredito em destino e acho que existem coisas das quais não podemos escapar e que Deus nos deu um dia para nascer e outro para morrer. E essa, definitivamente não era a vez dele. Provou isso várias vezes em pouco tempo.

A batalha foi árdua? Sem dúvida. O rosto bonito da TV Globo mostrou sua garra e apesar das dificuldades, conseguiu aguentar.

"A primeira sessão fora difícil de aguentar, e a incógnita sobre o seu futuro próximo também era difícil de aguentar. A cabeça não podia parar diante da ameaça, nem se afundar no inconformismo ou na revolta. Além de resistir, ainda tinha que ser positivo - a cabeça precisava ajudar o corpo".

Para piorar ainda mais a situação, o pai do ator também sofreu na batalha contra o câncer. Essa, porém, foi irreversível. Pai e filho, que sempre tiveram suas adversidades, aprenderam juntos nessa triste batalha que não era à toa que tinham o mesmo nome: tornaram-se melhores amigos e companheiros de caminhada.

"Enquanto Giane cantava os versos de "Nossa Senhora", os aparelhos mostravam a queda final das funções vitais. O pai partia embalado pela voz do filho, deixando-lhe de herança uma aposta: a luta que um Reynaldo perdera, o outro haveria de ganhar".

A história do Gianechinni é realmente maravilhosa e ele merece o meu total respeito! A narrativa do livro me decepcionou. Acredito que o jornalista não tenha sabido de fato contar a vida dele como deveria e pecou em diversos momentos. Por isso, prefiro biografias nas quais os autores sejam as próprias personalidades. Afinal, ninguém melhor que eles sabe que suas vidas dariam um livro. Eu, particularmente, me decepcionei com a narrativa em terceira pessoa de Guilherme Fiuza. A viagem entre passado e presente que ele faz no livro é confusa e ele não conseguiu expressar a excelência que de fato pertence à biografia desse ator brasileiro. Se a questão aqui for classificar a biografia do Giane, sem dúvida, cinco estrelas. Mas como se refere ao livro como um todo, o que inclui a narrativa de Guilherme, não posso mentir para vocês, meus caros leitores...

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2015/07/eu-li-e-voce-28.html

Carina 30/05/2015

Muita justificativa, pouca história
A edição de texto pecou nesse livro.
Tem coisas bem legais, mas tem parágrafos que parecem meio fabricados. A parte que ele já idealizava Vera Fischer e Claudia Raia desde que era pequenino parece forçada.
A lembrança que fiquei encantada foi a parte das ruas que o casal se encontra coincidirem com o nome dos filhos de Marília Gabriela. Essa foi linda demais. Quem leu sabe a que me refiro. Quem não leu consiga o livro que vai gostar.
Todos temos sonhos, mas dizer que ele já imaginava isso tão fortemente só se fosse espírita. Coisa inclusive que ele faz questão de dizer que não é.
Ele em sua fachada diz não se importar com o que pensam dele mas o livro está LOTADO de justificativas sobre os boatos que circulam sobre ele.
Ficou meio duvidoso.
No final não sei se foi a história real dele ou a história que ele queria que tivesse sido.
"Ser" e "querer ser" tem diferença...

Ivi 18/09/2014

GIANE (Guilherme Fiuza)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 47º livro lido em 2013 e foi GIANE (Guilherme Fiuza). Este livro é a biografia do ator brasileiro Reynaldo Gianecchine.

Este livro tinha tudo para ser amado por mim. Em primeiro lugar foi escrito pelo Guilherme Fiuza, o mesmo autor de MEU NOME NÃO É JOHNNY, livro que eu adorei na época em que li. Em segundo lugar, trata-se de uma biografia e com certeza, este é um estilo literário que eu amo apaixonadamente. A vida real sempre me seduz de forma mais intensa que a fantasia. Em terceiro lugar, é a vida de um dos atores mais lindos que temos na dramaturgia nacional e por fim, o livro iria falar sobre a doença que alcançou o ator em 2011, Linfoma, então mais identificações comigo, impossível. Porém, foi uma leitura muito chata!!! Em vários momentos eu pensei seriamente em abandonar o livro.

Sim, o livro nos conta a vida de Reynaldo, desde seu nascimento no interior de São Paulo, na distante Birigui até o momento da sua cura do câncer. Nos fala sobre os tempos de escola, as primeiras namoradas, a relação com a família, os primeiros passos como modelo e ator e paralelo a tudo isso, o autor foi nos contando sua luta contra a doença. Se isso fosse tudo, teria sido para mim uma leitura bem tranquila e até proveitosa, porém a citação exagerada de nomes de outras celebridades, bem como elogios gratuitos à diretores, produtores e demais profissionais da televisão brasileira colocou toda a narrativa em dúvida para mim. Foram tantas personalidades mencionadas que me pareceu ser um vídeo-show escrito da vida do ator e isso fez com que eu perdesse o interesse pela obra. Em alguns momentos, algumas situações arrancaram de mim algumas risadas, como a conclusão que ele tira da sua primeira experiência sexual ou de um trabalho publicitário que ele foi fazer em Teresina-PI, mas salvo estes momentos descontraídos, o livro é muito pedante, uma propaganda deslavada da emissora Rede Globo. Isso realmente foi bem cansativo.

Quando eu leio uma biografia eu busco conhecer o ser humano por trás do nome que ele carrega e que vem a ser famoso e eu não consegui conhecer o personagem principal desta história que é verdadeira, aconteceu, o país inteiro acompanhou com curiosidade, malícia em algumas situações e empatia em outras, sua luta contra uma doença que algumas pessoas sentem até medo de pronunciar o nome. Eu particularmente não consegui fazer esta conexão com o personagem. Queria descobrir o homem por trás do mito e para mim, o mito e todas as circunstâncias citadas no livro, foi mais descrito que o ser humano em si.

Talvez tenha sido apenas minha impressão, mas é o tipo de biografia escrita para curiosos, não exatamente para se deixar uma lição, ou que tenha alguma pretensão de ajudar pessoas que passem pelo mesmo problema. Na minha opinião, foi apenas uma matéria grande de uma revista especializada em televisão.

Continuo admirando o ator - que apesar do sofrimento físico, continua lindíssimo. Mas não é um livro que eu recomende.
Cris 26/12/2016minha estante
senti a mesmíssima coisa!
me senti incomodada com os maneirismos do autor,aliás muito parcial para ser franca.
eu amo biografia , mas esta só me surpreendeu a parte do hospital, a descoberta da leucemia e dos erros cometidos pelo setor médico (imaginei a Marília Gabriela exigindo ,como retratado no livro de forma bem econômica e comedida com luva de vidro, uma explicação para o estado crítico que o ator chegou na tentativa da colocação do cateter )e nos desagrados do tratamento do câncer (aquele final ,aí sim, me fez ficar gelada me senti empática ao sofrimento dele ) .
no mais senti "cliques de cliché" (depois da separação , na liberté do ator como se a pomba gira tivesse baixado nele na Bahia - livro com a qual representou uma Preta Gil "Porr*loka" total )que me causaram irritações.
O livro já começa esclarecendo de que o autor tivera uns 4 meses para o escrever ,aliás , oportunidade $$$ que não poderia ter deixado passar , mas como colega ou amigo do biografado me deixa a certeza de que poucos se sentem confortáveis em biografar vida de conhecido.. frustrante! por vezes bobo especialmente na parte da Claudia Raia que me pareceu uma abitolada ... dei 3 estrelas porque não posso ser injusta e dizer que não gostei de todo, mas se pudesse daria uma nota 5.5 no máximo 6.

C. P. 13/01/2014

Giane
Reynaldo Gianecchini nasceu no interior de São Paulo e desde cedo já decidira o que seria e aonde iria.

Com uma história que não segue uma ordem cronológica e flui a cada página, conhecemos a história de Júnior, Reynaldo, Rey, Gianecchini, Giane. O garoto de Birigui que quis conhecer o mundo.

Neste livro não conhecemos apenas o ator ou o cara famoso que superou o câncer, conhecemos todo o desenvolvimento, as transformações, os amores e tudo o mais que formaram e caracterizam a personalidade de um homem, deste homem.

E acredite, pelo menos pra mim, as pessoas podem ser muito mais que um personagem de novela aparenta. ;)

Nesse livro vemos:

Um garoto determinado, que conhece seus primeiros amores e tem uma amiga que é sua metade.

Um adolescente impondo-se com sua personalidade, conhecendo o seu corpo e outros corpos.

Um jovem decidido a ser independente, que se vê no curso de Direito, que é transformado e disciplinado para modelar.

Um homem que conheceu o mundo, que viveu um grande amor, mudou de carreira, renovou-se, farreou, atolou-se em trabalho, quase o matando e sobreviveu pra contar.

Eu nunca fui muito, depois da adolescência, assídua investigadora ou conhecedora de famosos e fofocas que podem rondá-los, por isso, quando li Giane, era quase uma história inédita pra mim.

Praticamente um romance de um homem e toda a estrada percorrida, não apenas uma notícia, mas algo que faz sentir próximo a ele, o faz humano, frágil, forte, com defeitos e qualidades. Com uma narrativa que envolve também as pessoas que participaram da vida de Giane, essa biografia, contada em terceira pessoa, nos traz um ar de superação e perseverança que pode inspirar a nós ou apenas admirarmos um ser humano.

P.S.: Depois que li esse livro, acabo que só chamo o ator de Giane, rsrs, muito íntima ;)

site: http://bibliotecadaluh.wordpress.com/2013/03/31/resenha-giane-vida-arte-e-luta/

Rafa 10/12/2013

Giane
Estão enganados aqueles que pensam que a vida de uma celebridade é de puro glamour, status, poder e uma vida regrada das melhores condições e luxo que a pessoa possa ter. Em sua biografia Reinaldo Gianecchini nos revela todos os seus altos e baixos e sua luta que por um tris não colocou um ponto final em sua vida.

Em se tratando de uma biografia nada mais justo que a capa do livro ser a foto do Gianecchini, claro que muitas mulheres vão suspirar em ver essa foto estampada no livro. O leitor vai se sentir confortável na leitura, pois é bem diagramado com letras que não forçam a vista e outro ponto legal da obra é que contem fotos pessoais do autor.

Em muitas partes vamos se emocionar com as superações do personagem principal dessa biografia e em determinados momentos vamos rir e divertir junto com ele nos sentindo parte da história de vida do Gianecchini.

O ponto principal do livro é mostrar como foi sua luta com o câncer que o quase levou a morte, vemos um Giane abalado, mas confiante que essa luta vai terminar com um final feliz, todos acompanharam sua luta através da tv, mas aqui no livro vemos tudo mais detalhado e recheado de altos e baixos.

Você vai presencia o nascimento, crescimento, juventude e o estrelato para o mundo como modelo e logo em seguida conquistando as telas da tv brasileira e renascendo novamente.

Leitor nos conte o que você achou do livro e se você se emocionou com toda uma história de superação e persistência tanto na arte de trabalhar como na arte de viver.