A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Fran.MendonAa 02/08/2020

Um clássico da TV
Assim como muitos eu assisti a novela A Escrava Isaura inúmeras vezes, uma trama bem interpretada e muito histórica. Vi o livro jogado na minha estante, e por que não? Confesso que me surpreendi, o enredo é mais conciso e interessante. A escrita de Bernado, apesar da época em que foi produzida, é agradável de ler e tem a magia de interagir com o leitor. Adorei identificar as diferenças com a novela e conhecer um clássico da nossa literatura.
Tem todo o romantismo dá época e não foge muito para além de Isaura em função dos outros escravos. Um pouco ariano? Sim, sem dúvidas. Isaura é reconhecida na sociedade graças à sua pele de cor branca, mas isso não retira da obra a engenhosidade e a ousadia em abordar um tabu social da época. Ou até hoje? Onde está a igualdade racial?

Paula.Matni 03/08/2020

É uma boa leitura, porém tratar a escravidão de forma romântica, acaba diminuindo o sofrimento do povo africano. A escrava Isaura é mais um ícone de beleza do que de heroísmo abolicionista.

Moises Celestino 11/08/2020

"Romance de Escravidão"
Confesso que este romance, escrito por Guimarães não me cativou tanto assim, pois, a presente narrativa se arrastou demasiadamente e, somente nos epílogos, o leitor desavisado consegue captar em parte, a essência da proposta do autor. Isso não tira o mérito do citado romance que se tornou um clássico da literatura brasileira. Agora, a versão televisiva de 1975, com Lucélia Santos, sem dúvida alguma, é uma das melhores telenovelas da história do audiovisual brasileiro.

Beto 12/08/2020

Escrava de Alma Livre
Nasceu escrava,foi educada como Princesa e iluminou a vida de todos que a rodeavam. Correntes não podem prender quem já nasceu com a alma livre. O sofrimento foi asas no seu vôo a liberdade do corpo. Viva a escrava Princesa Isaura!

JP 13/08/2020

ISAURA, A MUCAMA
Este livro me rendeu horas e horas de diversão. Me prendeu a História, me fez adimirar os personagens e me comprometeu a usá-lo como lição de vida. Isaura, uma mucama, vai enfrentar os desafios de se viver em um local escravista. Ótima, inclusive, para se estudar literatura.

Super recomendo.

Aninhar0 31/08/2020

Personalidade fraca
Romance cheio de preconceitos e racismo velado. O temperamento e atitudes de Isaura não revelam um caráter heróico, mas um espírito fraco e resignado

Marina 03/09/2020

Em poucas palavras: Isaura tem como únicos atrativos ser branca, linda, jovem e prendada. Só por isso, é desejada e cobiçada por todos (por ser gata. E branca, lógico).
Parece ser um anjo na terra, uma fada (como bem diz Álvaro), mas enquanto o autor alaba o seu carácter forte (por não se render aos desejos de Leôncio), logo nos primeiros capítulos vemos como ela é submissa, fraca, resignada e está muito longe de ser uma escrava forte e uma heroína pela qual sentimos vontade de torcer. Isaurinha tem a pachorra de dizer, LITERALMENTE: "Deixe-se disso, senhora; eu não penso em amores e muito menos
em liberdade".
Uma escrava que não pensa em liberdade? Pelo amor de Deus!

Como um outro usuário comentou, o livro, longe de promover que os brancos sentissem a barbaridade da escravidão, só provocou que os brancos tivessem raiva de que uma mulher branca (e pura e perfeita), fosse escrava. Porque os negros, o autor continuava descrevendo como invejosos, diabólicos e malévolos.

A doce e linda Isaura, no auge de seu sofrimento, ainda diz:
"Meu Deus! meu Deus!... já que tive a desgraça de nascer cativa, não era melhor que tivesse nascido bruta e disforme, como a mais vil das negras, do que ter recebido do céu estes dotes, que só servem para amargurar-me a existência".

Então, né. Podre. 2,5 estrelas porque, pelo menos, a trama é ágil.

Bruna 06/09/2020

Da lista de clássicos nacionais
Sempre achei contraditório que "A escrava Isaura" seja relacionada como a representação da literatura abolicionista do Brasil. Afinal, Isaura é descrita como uma escrava branca, que teve a melhor educação possível e que vivia como um ente da família de seus senhores. Fui ler para ter certeza.
É importante ressaltar que o livro foi escrito anos antes da abolição, 1875, quando o tema já era bastante discutido. Creio que tenha havido grande impacto na sociedade na época, já que a obra traz personagens contrários à escravidão e aborda a questão dos abusos, principalmente contra mulheres. Mesmo que cause estranheza por ser uma escrava branca, o que destoa do perfil "esperado", a história de Isaura consegue ser forte e interessante.

Isaura passou a vida sob os cuidados da senhora da casa, que, por mais que a amasse e a tivesse educado como filha, não lhe concedeu a liberdade. Depois de sua morte, a escrava ficou a mercê dos gostos do senhor e, em seguida, de seu filho, Leôncio. Obcecado por Isaura, Leôncio usou de todos os artifícios para mantê-la ao seu alcance, negando até a quantia necessária para sua alforria, a qual foi conseguida com sacrifícios pelo pai da moça. Sem saber o que fazer e sendo perseguida por Leôncio e outros homens, Isaura e o pai fogem para outro Estado, onde assumem nova identidade. Isaura então encontra o verdadeiro amor em Álvaro, um homem rico com ideias abolicionistas. A partir daí, Isaura tem que lidar com as consequências de seu disfarce enquanto vive amedrontada pelas sombras de seu dono.

Luana 06/10/2020

Bom.
Uma leitura super rápida, recomendo para quem quer começar a ler.

Francisco 13/10/2020

Leia se não tiver mais nada para ler
História chata, concisa e previsível.

Helena 25/10/2020

Durante a leitura sempre senti a personagem Isaura um pano de fundo, e quando terminou essa sensação prevaleceu... Culturalmente o livro é interessante, é possível compreender o quão desprezível era a sociedade escravocrata, o final me deixou frustrada, o que a classifico mais como um drama do que um romance...

Camila 30/10/2020

A Escrava Isaura
A Escrava Isaura é um livro de Bernardo Guimarães, e conta a história de Isaura, uma escrava de pele branca, que foi criada como filha na família que servia. Durante muito tempo, foi a protegida da matriarca da família, que prometeu que após a sua morte a moça deveria ser liberta.

Dotada de uma beleza exuberante e de educação refinada, Isaura encantava a todos ao seu redor, principalmente aos homens. Como era de se esperar, após a morte da matriarca, Isaura não foi liberta e a história de Guimarães começa por esse fato.

A personagem passa por situações dolorosas e humilhantes, mas sempre com muita doçura e sutileza ela contorna toda a adversidade que o mundo apresenta para ela.

Bernardo Guimarães traz uma leitura amorosa, porém dura em determinados momentos. É um livro delicioso e cativante, vale muito a pena mergulhar nessa trama.

Aline ig @escape.abacharel 13/11/2020

Durante o reinado de D. Pedro II, nasceu Isaura, filha de uma escrava com um feitor de uma fazenda escravagista. Assim como a mãe, que acabou morrendo de tanto sofrimento, a filha chamada Isaura é assediada constantemente pelo dono da fazenda. Sua benfeitora havia lutado pela liberdade de sua mãe, mas em vão.

Assim, esta benfeitora, mãe do terrível Leôncio, viu que era seu dever educar Isaura como uma moça da alta sociedade. Ela aprendeu a ler, a tocar instrumentos e teve toda a boa educação. Sua benfeitora lutava pela alforria de Isaura, porém, tanto o marido quanto o filho Leôncio a impediam de alcançar seu objetivo. Foi então que ela morreu antes de realizar seu sonho de libertar Isaura da escravidão.

Desde então, a vida da pobre menina começou a ficar cada vez pior e mais humilhante. O pai de Isaura chegou a tentar comprar a liberdade de sua filha repetidas vezes, mas o dono, Leôncio, não abria mão desse tesouro por nenhum valor que oferecessem.

Bernardo Guimarães foi um importante romancista e poeta brasileiro e é considerado um dos grandes nomes do Romantismo brasileiro na Literatura.

Esse livro é uma versão compacta da obra original de Bernardo Guimarães, com a intenção de facilitar a leitura para novos leitores. Apesar de ser um livro bem curto, gostei muito desta versão e confesso que não sei se eu aguentaria a versão integral do Bernardo Guimarães haha

Alyne.Queiroz 20/11/2020

Esperava mais
É mais uma daquelas obras extremamente românticas em que a donzela sofre, sofre e depois é salva pelo homem rico e eles vivem felizes para sempre. Acho que por essa obra já ter sido tema de novelas/minisséries eu esperava que fosse melhor, que tivesse mais história, que os personagens fossem melhor elaborados, depois de ler fiquei com a impressão, apesar de não ter assistido, que para adaptação pra tv foi pego basicamente a ideia central da escrava branca e feito umas melhorias. De toda forma, por ser uma obra tão conhecida, mas vale ter lido do que não.