A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Alyne.Queiroz 20/11/2020

Esperava mais
É mais uma daquelas obras extremamente românticas em que a donzela sofre, sofre e depois é salva pelo homem rico e eles vivem felizes para sempre. Acho que por essa obra já ter sido tema de novelas/minisséries eu esperava que fosse melhor, que tivesse mais história, que os personagens fossem melhor elaborados, depois de ler fiquei com a impressão, apesar de não ter assistido, que para adaptação pra tv foi pego basicamente a ideia central da escrava branca e feito umas melhorias. De toda forma, por ser uma obra tão conhecida, mas vale ter lido do que não.

Filipe.Meneses 25/11/2020

Essa sim é uma mulher a frente do seu tempo
Com altos adjetivos e exímias qualidades Isaura é uma descendente de escravos super dotada. Fala língua estrangeira, casta, virgem, canta, toca piano, bela e virtuosa, uma jóia rara entre as mulheres. Nesse sentido, a vida de Isaura é mais do que um romance, é um livro a ser um refletido por quem acredita na verdadeira liberdade!

Fernanda Coelho 26/11/2020

Um clássico, mas não foi o que eu esperava. A Isaura não é uma personagem forte como eu imaginava. Entendo que a realidade em que ela vivia era sufocante, mas eu a sentia resignada, e o que ela mais reclamava era do fato de ter nascido bonita e talentosa, ao invés de reclamar da própria escravatura.

Viviane.Ramos 09/12/2020

A escrava Isaura
A Escrava Isaura é um romance escrito por Bernardo Guimarães em 1875 ,um pouco antes da escravatura ser extinta com a lei Áurea, realmente essa obra causo repúdio na sociedade na época.

daydarocha 17/12/2020

Grotesco
Li em uma noite para ter a certeza de que é realmente grotesco, tosco e etc. E é.

Aimee.Eduarda 25/12/2020

A escrava Isaura
O livro é muito diferente da novela, com menos personagens, menos drama, com um final diferente, mas muito detalhado.
Amei tê-lo lido, a escrita do autor é rica, e as palavras usadas de uma beleza profunda.
Além do apelo pelo fim da escravatura.
A leitura é fácil e aprazível

Geysla 31/12/2020

A Escrava Isaura
Um clássico romance romântico, com personagens totalmente bons ou maus, e tendo como pano de fundo o Brasil do segundo reinado. Isaura é uma escrava branca e exemplarmente bondosa, que recebeu uma ótima educação, e vive muito bem na casa de sua madrinha e senhora, até a chegada do filho da mesma que retornava da Europa. Leôncio, filho único do casal de senhores, é um homem perverso e torna-se obcecado pela escravizada, que não o corresponde e sofre com os mandos e desmandos do vilão.
Os personagens secundários admiram e se compadecem de Isaura, desejando sua liberdade. Mas o estranho é que parecem desejar só a dela, por ser branca, culta, gentil, etc. e não dão a mesma importância a condição cativa dos outros, o que eu não sei se foi uma crítica do autor às elites escravocratas ou um descuido.

Ana Luísa 31/12/2020

Mais do que uma novela de sucesso
Muitas pessoas (eu inclusa) conhecem a história da Escrava Isaura por que ouviram falar da novela de sucesso, na qual a mocinha forte, inteligente e pura sofre as agruras da escravidão.

Aconte que o livro é muito diferente da novela. Não devemos olha-lo apenas pelos olhos da mocinha, mas também pela pesada crítica social que permeia suas páginas.

É claro que o livro narra a história de Isaura, a escrava branca que superava todas as senhoras da corte em beleza, inteligência, pudor e inocência. Porém, o foco principal deve ser a crítica a sociedade escravocata do séc XIX.

A saga de Isaura, em si, é bem previsível, logo nas primeiras páginas é possível adivinhar o que vai acontecer com a pobre moça indefesa.

O que não podemos adivinhar é a forma como o autor não utiliza subterfúgios para críticar as leis, o sistema de justiça e a sociedade brasileira da época.

A obra deve ser vista, não como a narrativa (bem fraca, por sinal) da salvação da mocinha, mas como um ícone do movimento abolicionista.

EvaíOliveira 23/01/2021

Narra a história de uma escrava branca, filha de uma escrava com o feitor da fazenda e que vive se esquivando de Leôncio, seu novo senhor, depois da morte do comendador.

Evynlyn 24/01/2021

Intrigante
Nos mostra de uma forma bem fictícia com era a vida de uma escrava. Recomendo!

Sabryna 15/02/2021

Gostei bastante, nos mostra a realidade dos escravos na época do Brasil colônia e como funcionava a justiça para os senhores de terras.

Daiane539 17/02/2021

A escrava Isaura conta a história de uma escrava branca que, depois da morte de sua mãe foi criada com zelo pela Senhora da mesma; dando-lhe toda a educação digna de qualquer mulher livre. Formosa e, educada, a beleza para Isaura foi sua benção, e sua maldição. Desejada desde o círculo de escravos ao de senhores ricos.
Com a morte de sua protetora ela se ver nas mãos de um homem obcecado, e tirano.
Isaura conta com ajuda de seu pai, homem livre, e de um apaixonado filantropo, antiescravista para sair desse julgo terrível.
Apesar de parecer mais um daqueles romances clichê, onde o mocinho salvar a mocinha, o livro faz pensar sobre a condescendência da sociedade ao modo tão desumano como escravos eram tratados.
Além disso, escancara os abusos sexuais que as escravas sofriam. Contudo trata do tema de uma forma branda.

Uma trama envolvente! Apaixonante! Amei!

Letícia 18/02/2021

Surpreendente
Há um tempo decidi reler (ou ler pela primeira vez) os principais clássicos da literatura nacional, livros que na época do colégio constavam como "leituras obrigatórias" e que não dei a devida atenção, li resumos ou nem isso. Lembro que para a prova desse livro especificamente considerei o que tinha como lembrança da novela homônima.
Desde então esse volume está presente na minha estante, pegando pó e ocupando espaço, num momento de puro tédio durante a quarentena que sigo cumprindo há quase um ano, escolhi começar sua leitura. E que surpresa maravilhosa... A história de vida e sofrimento de Isaura é contada de forma rápida, dinâmica, mas estupidamente detalhada. Bernardo de Guimarães nos apresenta uma história rápida, com diversos acontecimentos e reviravoltas de perder o fôlego. A escrita é simples, rápida, fácil. Nos seus 22 capítulos são narradas as desventuras de Isaura desde o seu nascimento, até a sua liberdade.
Afastado da obrigação escolar esse livro se mostrou um dos melhores que li neste ano (até o momento).

site: https://www.instagram.com/le_leitora/