A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Marisa.Olegario 06/02/2022

É um romance característico do século XIX, portanto, quem já leu "Senhora" e "Iracema" consegue encontrar paralelos na forma como a história é apresentada, com todo aquele exagero nas qualidades das personagens principais e uma narrativa muito enfeitada. O destaque, para mim, desse livro, é o tom de crítica social que Bernardo Guimarães traz, sendo muito interessantes as passagens aonde Álvaro se revolta contra as injustiças do país (me fez pensar nos conservadores da época lendo isso e ficando ultrajados). Além disso, tem toda a questão do caso de amor entre Isaura e Álvaro, que apesar de parecer meio estranha e repentina demais, dá aquele encantamento típico de romances para a trama.
As reviravoltas são simples, contudo ao mesmo tempo criativas, e o livro todo tem um humor um pouco ácido que diverte bastante.
Me decepcionei em alguns momentos, porque esperava algo diferente, principalmente com relação ao final da história. Porém, como já conheço o estilo da época, procurei não comparar os romances atuais com os livros do Romantismo. O maior erro de um leitor é ler sem contextualizar a história, o autor, a escola literária, etc. Porque nesse caso a pessoa acaba deixando de perceber o valor que a história tem.

Débora 16/02/2022

Ótimo romance ?
Uma história comovente, rica em detalhes importantes. A escravidão é uma mancha negra na nossa história. Uma vergonha. Inconcebível um ser humano escravizar seu semelhante.
Recomendo muito esse livro .
???????????

Cintia 16/02/2022

Escrava Isaura
Obviamente não devemos esquecer o contexto da época, então vou colocar de lado a questão racismo, o que me incomodou de forma odiosa é como Belchior é descrito de forma grosseira e a forma como é dita que alguém não pode ser amado ou ser uma boa pessoa por ter uma deficiência.

A ideia da mulher ideal que o autor passa na figura de Isaura é cansativa: uma mocinha indefesa, perfeita em beleza, ingênua, desprovida de inveja ou vaidade, não se defende sozinha e sempre precisa de um homem para lhe defender.

alicezzi 16/02/2022

a escrava isaura || bernardo guimarães
A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães foi o meu primeiro livro de literatura brasileira terminado e não podia ter tido uma melhor escolha!

Publicado em 1975, um pouquinho antes da Lei Áurea ser proclamada, o livro se encaixa perfeitamente como uma campanha abolicionista.

Isaura é escrava do senhor Leôncio, homem dono da fazenda loucamente apaixonado por ela. Isaura é filha de uma escrava da fazenda e um homem branco, o que fez dela ter pele branca e lindos cabelos negros sedosos. A beleza de Isaura é sempre frisada no livro como imbatível, sendo comparada até com Deusas e Anjos. Ela teve uma educação impecável em sua vida, isto porque a antiga senhora da fazenda a adorava e a travava como filha.

Desse modo, Isaura sendo bela e inteligente arrasa o coração de todos os homens, mesmo que ela não quisesse nada com eles, muito pelo contrário, gostaria muito de ser ignorada e deixada em paz.

Acontece que o senhor Leôncio é tão irritante e cruel, que não deixa a pobrezinha sozinha nem por um segundo, o que faz com que ela e o pai, que tem um ódio profundo por Leôncio, tramem uma fuga da fazenda. A partir daí, a trama vai se desenvolvendo e mostrando outros personagens importantes.

Assim, o autor deixa com que os leitores sintam compaixão pela escrava e, imagine só isso: brancos sentindo empatia por uma escrava no século XIX! Guimarães estava preparando a sociedade para a proclamação da Lei Áurea em 1888.

Deixando a parte da história de lado, a trama é extremamente envolvente e até divertida. Fazendo parte da fase do Romantismo, o livro traz uma protagonista super bela e personagens com sentimentos exagerados. Se alguém olha para Isaura, ele já a ama sem hesitar, o que chega a ser um pouco irreal. Ninguém ama alguém tanto assim.

O livro também trabalha com outras questões, tais como a escravidão, a inveja, o interesse e o ciúmes.

Nota: 8/10

Day 17/02/2022

Escrita leve e fluida!
Simplesmente amei essa história.. me apaixonei junto com Isaura por Álvaro.
A escrava Isaura tem uma emocionante história! E nos leva a ver mais de perto como foi a escravidão no Brasil, pois esse livro foi escrito nos primeiros anos de reinado D.Pedro ll.
Super indico a leitura, esse é um dos livros citados no Enem 2022!!!

Manu 03/03/2022

Um anjo que nasceu cativa
Publicado em 1875, pertenceu a segunda geração do romantismo.
E com temática abolicionista, o romance certamente foi polêmico na altura em que foi lançado. Vale lembrar que a abolição da escravatura só foi assinada, de fato, em 1888.
Nascer branca não lhe poupou da condição de prisioneira, mas sua beleza saltou aos olhos da dona da casa e ela foi criada longe da senzala, com zelo, mimo e boa educação.

A própria Isaura tem uma personalidade bem menininha frágil e que precisa ser salva. Porém, ao levar em conta o contexto, a época e a proposta do livro, acredito que ele mereça sim ser lido, e ter seu mérito. Por ser uma história bem água com açúcar, acredito que vá agradar sim um grande público, que pode inclusive se surpreender com a simplicidade da escrita.

linne 18/03/2022

Gostei
Gostei bastante da experiência de ler a obra e pesquisar seu contexto, recepção e as adaptações para tv. Tudo isso permite uma interpretação melhor do porquê da obra ser um clássico.

lia.6 18/03/2022

não gostei muito não, achei o final bem inesperado, foi mais fácil de ler do que senhora, porem senhora é melhor

Maria 19/03/2022

A escrava Isaura.
Esse romance é muito bom!
Não é longo,não é difícil de ler e é tão gostosinho...
Cada vez mais fico viciada em ler clássicos brasileiros. Leiam!

Luiza 23/03/2022

Escrava Isaura
Foi o livro escolhido por mim para fazer um trabalho para a escola.
Li essa versão mais resumida por que o prazo é curto, porem tenho muita vontade de ler o original, história muito boa, com várias falas problemáticas por causa do período, porém com uma ótima crítica e com temas que até hoje precisam ser abordados

lazybear._ 25/03/2022

Sei que é uma versão adaptada, mas eu sinceramente esperava mais. O livro inteiro todos estão completamente loucos e "apaixonados" pela Izaura, mas sempre se fala apenas de sua beleza e coisas do tipo, é como se ela não tivesse outras qualidades além de ser bonita, o próprio Álvaro era assim também. Mas achei o livro bom até, o plot do final foi surpreendente, só queria que tivessem falado um pouco mais do que aconteceu após isso.