O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Ricardo de Andrade 21/03/2021

Das obras nacionais que dá muito orgulho!
Uma das maiores peças teatrais e porque não literárias da história brasileira. A escalada de acontecimentos e a relação entre os personagens é riquíssima, deixando muitas peças literárias de renome mundial com inveja. A forma como temas complexos aparecem transcendendo uma trama aparentemente simples é o maior mérito de "O Pagador de Promessas". Dias Gomes era o cara.

Julinha 10/03/2021

Livro pedido pela escola
Estou impressionada!! Um livro que não tinha nada parecido com as minhas preferências literárias me prendeu de uma maneira surpreendente! A escrita é de fácil entendimento, fazendo com que a leitura seja satisfatória e rápida! O final é de arrepiar!!!!! Recomendo! É estilo escrita de Ariano Suassuna, teatro!
Bebella 16/03/2021minha estante
???????? lerei uai

Lya 26/02/2021

que bostaaaa
meu deus que coisa horrossa, pior livro que eu já li coisa ruim, meu deus como isso pode ser considerado classico? algo bom? o cara abusa da mulher e fica tudo bem? a porra de um preconceito desnecessario? eu tenho nojo desse livro, so nao abandonei pq vale nota, se vc poder poupar seus olhos dessa OGIVA NUCLEAR faça isso, nn vale a pena

Diego 24/02/2021

A tragédia
A peça é uma tragédia brasileira. Personagens e trama interessantes embora o clímax seja ligeiramente previsível.
Vale muito a pena a leitura.

Ana :) 23/02/2021

O Pagador de Promessas foi uma obra que minha escola indicou aos alunos. Porém, por mais incrível que pareça, acabei me interessando pela trama. É um livro leve e, por mais que não seja de obra que costumo ler, achei um bom livro.

mgpimont 10/02/2021

Fantástico
Uma leitura da minha escola, e por incrível que pareça, a História foi leve e incrível. Além de ser a primeira peça em que leio, a forma de escrita maid o enredo me prendeu totalmente! Amei

Rachel 24/01/2021

O dia em que Zé-do-burro descobre que o trajeto percorrido carregando sua cruz será o menor de seus desafios na luta pelo pagamento de sua promessa.

Rub.88 21/01/2021

A Cruz de Madeira
Promessa é determinação. Um desafio auto imposto. Algo que se propõe a executar sabendo das dificuldades vindouras, ou pelos menos, tendo parcial conhecimento que não será uma tarefa fácil de cumprir.
Encenado em 1960 no teatro TBC de São Paulo, O Pagador de Promessas do dramaturgo Dias Gomes foi adaptado para o cinema pelo diretor Anselmo Duarte, e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 1962. Esse é o maior premio que um filme brasileiro já alcançou ate hoje.
A estória é muito simples. Em dia de santo católico sempre há muitas promessas e pedidos sendo feitos pelos devotos, e algumas sacrifícios sendo cumprindo quando a graça foi alcançada. Zé do Burro teve sua suplica atendida e como pagamento tinha que dividir a pouca terra que possuía e levar uma enorme cruz de madeira ate a igreja da santa que lhe socorreu no momento de desespero. Era uma divida que estava disposto a pagar. Pegou a estrada e foi carregando a sua carga sem a ajuda de ninguém por léguas até a capital do estado. A dificuldade do percurso era parte do preço a pagar. Mas a complicação que surgiram no final da peregrinação ele não sabia se era uma provação que a santa exigia pelo milagre que fez ou era pura é simples incompreensão de terceiros, que no mais, não tinha nenhum direito de interferir no seu sagrado contrato com o Céu. Foi um trato sem intermediários. Cada um fazia a parte que lhe cabia, e a vida segue.
Fé é uma manifestação pessoal. Um ato individual de comunhão com o divino. Sentir-se ou não compelido a dar o próprio e inalienável testemunho da devoção que tem. Mais explicação é esbarra na limitação que as palavras em certo ponto atingem. Zé do Burro, homem comum da roça, tinha um singelo objetivo. Colocar a cruz dentro da igreja de Santa Bárbara. Ele, e eu, não conseguíamos entender porque aquele humilde gesto não podia ser feito. Qual era o problema real que impedia a entrada do objeto símbolo de louvor no local publico dedicado à oração e a comunhão?
Todos que se juntam ao redor; transeuntes, vendedores ambulantes, curiosos, aproveitadores, autoridades eclesiásticas, policiais. Todos tem uma opinião não pedida a dar, um conselho que Zé do Burro dispensa e tenta ignorar. A determinação dele quase titubeia no meio desse zum zum de intrometidos. Mas Fé dá força, e no desfecho do drama ele não abriu mão da sua promessa que acabou sendo cumprida, de modo trágico...

Gabi 28/12/2020

Vestibular
Eu li somente por conta do vestibular, mas me surpreendi com a leitura, e muito bom, simples e engraçado.

Di ð 07/12/2020

Bom e triste
Um clássico , que conta a história de Zé do burro, que fez uma promessa para salvar seu amigo Nicolau a Santa Bárbara ou Iansã de acordo com a crença de cada um e eh aí que começa todo o desenrolar do livro, em geral uma boa história de fácil leitura apesar de ser apresentado como uma peça de teatro conseguimos entender o enredo, o autor prende a atenção até o final e nos faz questionar até que ponto devemos seguir um líder religioso.

Mikael.Oscar 24/10/2020

Divertido
Ao longo da história vemos Zé-do-burro, que faz uma promessa para Santa Bárbara, só que faz em um terreiro de candomblé e lá ela é Iansã. A partir daí temos o desfecho da história. Ele é Homem simples, católico, porém ingênuo. Livro carregado de paganismo, humor e surpresas. Tem final triste e inesperado da minha parte. Recomendo.

santainesense 25/08/2020

O Pagador de Promessas é uma peça teatral escrita por Dias Gomes na década de 60. Seu grande sucesso permitiu que a obra fosse adaptada ao cinema em 1962, quando conseguiu o mérito de ser o primeiro longa brasileiro a ter uma indicação ao Oscar.

A história se passa na Bahia. Zé-dos-Burros, personagem principal, faz uma promessa para Iansã, orixá do candomblé, pedindo para que seu grande companheiro Nicolau - um burro - sobrevivesse a um acidente. Uma vez que Nicolau sobrevive, Zé põe em prática o cumprimento de sua promessa: dividir seu sítio em partes iguais para os trabalhadores rurais e carregar uma cruz por sessenta léguas até dentro da igreja de Santa Bárbara, já que Santa Bárbara é a figura católica sincretizada de Iansã.

Todavia, ao chegar no vilarejo onde encontra-se a igreja, Zé se depara com uma modernidade que o impede de cumprir seu propósito. O padre Olavo o proíbe de entrar à igreja, pois a promessa foi feita a uma figura do candomblé ?apenas? para salvar a vida de um mísero animal. Enquanto isso, algumas pessoas da cidade o encaram com desconfiança e até mesmo admiração, chegando ao ponto de compará-lo a um líder sindical ou a um mártir dos trabalhadores.

O Pagador de Promessas traz uma história que nos revolta. Zé-dos-burros é um personagem inocente - apenas nós (e sua esposa, talvez) entendemos seus reais desejos. Tão inocente ao ponto de ter como melhor amigo um burro e de fazer uma promessa só para salvar sua vida. E tão inocente que, inclusive, consegue nos revoltar tamanha a sua enorme passividade e ignorância.

A inocência do Zé vai diretamente de encontro a uma sociedade capitalista e conservadora que é possuidora de setores responsáveis por ditar o certo e o errado, mas que também engloba uma enorme população trabalhadora que clama por uma figura popular. Zé não queria, mas acaba por se transformar em um símbolo de luta social em um clímax capaz de arrancar lágrimas. Vale a pena conhecer esse marco na literatura e no cinema que tanto nos faz refletir sobre o Brasil, o fundamentalismo religioso e a luta de classes.

P.S.: deixem para ler o prefácio e a nota do autor depois que concluírem a leitura.
Leitura e . 25/08/2020minha estante
Oii... Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... sempre tem sorteio de livros por lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto

Ivan Ferreira 23/08/2020

Não leia o prefácio e nota do autor, antes ler o livro.
O pagador de promessas é um livro curto, e escrito para ser uma peça teatral. A história em si é muito boa, mas o prefácio e a nota do autor, estragam a espectativa de saber o final do livro.