O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Ivan 09/11/2021

Rápido e fácil de ler
Obra escrita por Dias Gomes em 1959. Narra o calvário do simplório Zé-do-Burro: para cumprir promessa feira a Santa Bárbara (Iansan), pela cura de seu burro de estimação, ele divide seu sítio com os lavradores pobres e carrega uma pesada cruz de madeira no percurso de sete léguas, com o objetivo de colocá-la no interior da igreja de Santa bárbara, em Salvador.

O livro trata da miscigenação e sincretismo religioso, com ênfase na sinceridade e ingenuidade da devoção popular. Discorre sobre conflitos sociais que ocorre entre uma pessoa simples e pura com o sistema de regras existente na sociedade.

Demonstra o sensacionalismo na imprensa, o repórter que distorce os fatos, e vende uma notícia falsa a respeito do Zé-do-Burro. Trata também da intolerância religiosa, quando a religião não se faz solidária com o povo, mas sim opressora, o que leva ao tumulto da história.

É interessante a forma com que o autor trabalha com um personagem tão cativante, humilde e sincero no meio de pessoas que não tem os mesmos ideais e filosofias.

Por ser todo escrito em formato peça teatral, ele é rápido, simples e fácil de ler, você consegue imaginar aquele roteiro em cima de um palco com autores transformando as palavras em uma história. Mas é uma história simples

Daniel Teles 19/10/2021

Sensacional
É uma peça teatral em formato de livro. Há muitos diálogos então a leitura é rápida. Achei impressionante.Uma história de mais de 60 anos e ainda é atual. Te prende do começo ao fim.
Essa leitura valeu muito a pena.

by.isakjkk 07/10/2021

o final>>>
Nunca tinha lido um livro teatral... E acho que pela primeira experiência esse livro foi incrível... Principalmente por ser brasileiro!

Lucas 03/10/2021

Obra icônica de Dias Gomes
O pagador de promessas é uma peça em três atos que conta a história de Zé-do-burro, um homem que fez uma promessa a Santa Bárbara.

Paulo1584 27/07/2021

Peça maravilhosa
Quando muito pequeno, eu assisti ao filme "O pagador de promessas". Naquela época, nem fazia ideia de que se tratava de uma adaptação de uma peça. Lembro de ter gostado do filme, mesmo não lembrando exatamente do filme.

Hoje, felizmente, pude ler a peça. E quero muito assistir à encenação também, pois adorei a leitura!

Dias Gomes tem preocupações bastante visíveis ao retratar camadas da sociedade e seus conflitos. Pensa muito bem a religião no contexto social, a fé, a cultura. Me impressionou muito positivamente.

Logicamente que pelo "contexto" ele reproduz algumas estruturas sociais da época. No entanto, diferente do que já vi em outros escritores, me parece muito "natural". Ou seja, faz parte da proposta dele: mimetizar a sociedade e suas turbulências.

Uma peça ímpar!

André Ortelan 22/07/2021

Mais um rico relato nordestino
Apesar da carga cômica, este livro traz profundas reflexões sobre a ingenuidade e crenças de uma gente tão sofrida, que não tem mais onde se apegar. Difícil esquecer a saga de Zé Burro para pagar sua "dívida" com Iansã, digo, Santa Bárbara. Eparrey!

Maria3897 10/07/2021

Para refletir
Uma peça dramática muito bonita com reflexões acerca de intolerância religiosa - intolerâncias por parte da igreja católica -, da natureza e obstinação humanas.

Lari 27/06/2021

Impactante
Com que aperto no coração eu reli esse livro. Fazer promessa para santo para salvar seu animal querido e ser impedido de cumpri-la é cruel demais!!!!!!!!!!!! A fé não vale de nada se não segue um padrão de preconceito, racismo, machismo, homofóbico, etc., até nisso nos limitam! (E que estranho o autor falar sobre como a falácia de liberdade o afeta, e não é que isso tá na minha cabeça há dias?).

liaw. 25/06/2021

literário da escola
Acho que o livro em si é bom, tem uma mega crítica subentendida à igreja, só não me interessei mto pq não é meu tipo de leitura
isa 25/06/2021minha estante
juh toma vergonha na cara ler peça teatral é bom demais kkkkkkkkkkk

liaw. 26/06/2021minha estante
forçou isa

Bebella 22/06/2021

A tal da injustiça
Comecei a ler esse livro por ler mesmo, não estava muito empolgada mas na nota do autor já despertou totalmente meu interesse.

O assunto retratado na obra, a falsa liberdade de escolha que nos é garantida, é realmente muito importante e retirada de um modo bastante interessante e bom de ler.

Gostei muito da história, conseguiu até tirar algumas risadas de mim. Porém, realmente o ponto alto desse livro é o fim, o modo como a peça é escrita te faz realmente querer chegar logo no final para saber o desfecho e ele pode ser super surpreendente ou já esperado por alguns.

Eu recomendo que leiam, é pequeno, divertido e muito importante!!! Além de valorizar a literatura nacional!!

raissa 27/05/2021

Dias Gomes nos mostra o quão inocente pode ser um homem crente em sua fé. Este livro é repletos de críticas sociais que vão desde a intolerância religiosa, ao poder imenso em que a mídia tem.

Zé do burro é um protagonista incrível, a história é bem curtinha e fácil de ler. Recomendo a todos a ler esse clássico.

Bruno.Caiuan 13/05/2021

Um exemplo de obra anti-intolerancia religiosa
Sem duvidas uma otima obra que ilustra perfeitamente a questao da intolerancia religiosa.
Mostra perfeitamente como pessoas que estao do mesmo lado, podem se tratar como "inimigas" apenas por acreditarem em algo "diferente".

Nanda 03/05/2021

Agonia
Esse livro todo me deu muita pena do Zé, o autor mostra a exploração e intolerância de todas as formas que uma pessoa pode sofrer.