Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel? Ilana Casoy

Resenhas - Serial Killer

Priscila 11/07/2018

Adorei!!!
Esse é um livro totalmente diferente dos demais. Mas por que?? Por que o livro traz um conteúdo muito interessante. E como já devem saber (pelo título), vou falar sobre o livro Serial Killers: Louco ou Cruel.

Logo no começo, o livro traz uma explicação sobre a mente de um serial killer. Algo intensamente interessante e totalmente coerente (essa opinião vai fazendo sentido conforme vai lendo as histórias sobre eles). Vemos que todos os assassinos possuem algum tipo de trauma na infância, que acaba desencadeando na fase adulta. E isso é muito interessante.

“[…] Existem vários aspectos psicológicos que os serial killers têm em comum, no que diz respeito á sua ação quanto ao seu passado.

Na infância, nenhum aspecto isolado define a criança como um serial killer potencial, mas a chamada “terrível tríade parece estar presente no histórico de todos os serial killers: enurese, em idade avançada, abuso sádico de animais ou outras crianças, destruição de propriedade e piromania.”[…]”

E conforme você vai lendo todas as informações, vai entendo como tudo funciona na cabeça dos mesmos. Logo após essa explicação, começam as histórias dos Serial Killers mais “famosos” da história e como tudo foi resolvido.

As histórias são muito, mas muito detalhadas a ponte de te fazer enjoar com alguns detalhes. E confesso que em um determinado momento, em quanto lia uma das histórias, tive que fechar os olhos por o detalhamento me fazia “ver” o que estava sendo relatado. Mas em nenhum momento quis abandonar o livro.

O livro é divido com fotos e imagens das cenas do crime, de cada história, fazendo com que “veja claramente” (em sua mente, claro), os crimes que foram acontecidos. E de como a policia agia para poder identificar o assassino e assim prendê-lo.

“[…] De acordo com muitos pesquisadores, defeitos cerebrais e lesões têm tido importante ligação com o comportamento violento. Quando o hipotálamo, o lado temporal e/ou o cérebro límbico sofrem estragos, a consequência podem ser incontroláveis agressões por parte do indivíduo.[…]”

Confesso que fiquei muito envolvida com a leitura e não queria largá-lo. Mas o que me deixou mais impressionada, não foi a crueldade que existia nos assassinatos e sim o fato de alguns de assassinos comerem a carne de suas vítimas. Sim, você leu certo: alguns assassinos cortavam as vítimas em partes e comiam suas carnes. E sim, o livro trazia exatamente essas informações e confesso que me senti um pouco enjoada com isso.

Mas isso não impediu o meu julgamento com a leitura. Dei cinco estrelas, pelo fato de que o livro é muito interessante e também me tirou da minha zona de conforto, e me trouxe uma realidade da qual eu desconhecia. Claro que quando adquiri o livro eu sabia o que ia ler, mas não sabia qual era a intensidade do mesmo. E tenho que confessar também que estou muito empolgada e curiosa para começar a ler o outro livro Serial Killers: Made in Brazil, e sei que vou encontrar informações que vão me deixar bem desconfortáveis, mas sei que vou adorar.

No geral: a leitura superou as minhas expectativas e me tirou da zona de conforto, me trouxe informações que vou guardar em minha mente. Sem contar que a diagramação, o tipo de papel utilizado no livro e a capa estão muito mais que excelente: está perfeito.

Recomendo muito a leitura para quem tem estômago forte e também para quem interesse no livro e também para quem não tem estômago forte (hahahahahahaha).

site: http://bresenhando.blogspot.com.br
Bia 15/09/2019minha estante
Vou confessar.. abri vi umas páginas e vi o quanto era pesado! Eu gosto muito desse gênero mas esse livro parece o mais pesado deles e estou meio receosa de começar.

Priscila 19/09/2019minha estante
Compreendo!! Confesso que durante a leitura fiquei um pouco enjoada, mas depois a leitura me pegou e fiquei mais interessada do que eu já estava. Estou louca para ler o Made in Brazil, e os outros livros com o mesmo tema.

Thiago 16/04/2018

Surpreendente
Sou suspeito de falar sobre a Ilana, pois sou um fã muito fervoroso dos seus livros e obras, mas este com certeza foi um livro que eu esperei e desejei muito ler, no começo ele apresenta um estudo sobre o serial Killers, depois começa a alternar as entrevistas que Ilana fez com eles, é um livro que te prende do começo ao fim.

Fernanda Diogo 16/04/2018

Amei! Pra quem gosta de assuntos de serial killer essa é a melhor autora!!!

Rafa 09/04/2018

Louco ou Cruel? OS DOIS
O livro é um compilado de histórias reais de serial killers dos E.U.A. Em suas primeiras páginas, a autora nos introduz o que classifica alguém como serial killers, suas abordagens, como são analisados e estudados, como são encarados os perfis e os crimes. Isso é muito interessante, pois passamos a ter uma noção de como a policia, psicólogos, médicos-forenses trabalham e se embasam. É claro que é um pouco confuso no inicio e requer muitos anos de estudo e experiência.

As paginas seguintes, são capítulos dos maiores casos de serial killers americanos. Ilana Casoy, nos conta sem rodeios como era a vida, desde infância, destas pessoas. Os crimes cometidos detalhadamente, motivações e causas, a prisão e o julgamento (quando existem). Foram pesquisas riquíssimas que a autora realizou, e esta parte está incrível.

Logo no primeiro caso, tive que interromper a leitura. Foi muito difícil ler o que haviam feito. Então deixei o livro de lado. Acho que consegui retomar a leitura por passar a tratar o livro como um estudo, por isso é confuso classificá-lo.

Enfim, pelo conjunto da obra, pesquisa, esclarecimentos o livro é muito bom mesmo. Mas o conteúdo que o gerou é para os fortes.

Nele existem tantas coisas que jamais imaginei que os seres humanos fossem capazes de cometer.

Fica aquela indagação: nasceram assim ou foram moldados pela vida?

Na minha opinião, nada jamais irá justificar o que fizeram.

Maria Cristina 26/02/2018

Muito interessante.
Parece meio estranho colocar um livro sobre seriais killers (fatos reais) como perfeito, mas para quem gosta de saber sobre o tema, gosta de saber um pouco mais sobre esse universo e até mesmo ter conhecimento sobre alguns seriais mais famosos o livro é maravilhoso. A autora fez uma pesquisa profunda, o livro é bem embasado. Dividido em duas partes, vale a pena conhecer esse universo.

Andrea 09/02/2018

Relatos tenebrosos (o que se espera)
Sem dúvidas é um livro para quem tem estômago e mente sadia. Fui obrigada a abortar a leitura pra mais do meio do livro, pois os fatos reais que são relatados, com grande parte das vítimas sendo do sexo feminino, me transportaram para o lugar da empatia por essas mulheres e não mais consegui tragar o livro.

Porém pretendo retomar a leitura e concluí-lo. É um livro de relatos, é bem montado, bem construído na narração dos fatos. Na primeira parte, que consiste basicamente na explicação dos termos técnicos, percebi a escrita um pouco atrapalhada. Mas nada que interfira muito na experiência. Acredito que tenha sido escrita num momento em que a autora ainda organizava as ideias.

Fato divulgado é que a autora, Ilana Casoy, se isolou por três meses para se dedicar a escrever este livro. Sendo assim, ela está de parabéns.

Pretendo também ler a versão com relatos de casos nacionais, lançado depois desse. Embora tenha lido por aí que deixa a desejar no quesito detalhes, uma vez que possivelmente a justiça nacional não liberou tantas informações.

hanny.saraiva 30/01/2018

Para ler antes de ver Mindhunter
Eu queria ter lido esse livro anos atrás, mas depois de ter devorado Mindhunter, pareceu o momento propício para essa leitura. É um ótimo livro para conhecer os principais serial killers e seus modus operandi, uma pincelada por trás dessas mentes que tanto inquietam a humanidade. Recomendo para quem não tem noção nenhuma do que é um serial killer e para desmistificar a superstição que ronda a atmosfera desses seres. Algumas passagens têm que ter estômago.

Jaíne @literariafarofa 30/12/2017

Farofa Literária | Louco ou Cruel?
| Resenha para o ig @literariafarofa|

Eu finalmente terminei de ler o livro Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel da Ilana Casoy, publicado pela Darkside. ?
Esse livro nao-ficcional é uma indicação para um dos nossos desafios de novembro e para quem gosta da temática, afinal Serial killers não são um assunto para todo mundo e, como era de se esperar, essa leitura não é exatamente agradável.

Ilana Casoy, considerada uma especialista em serial killers no Brasil, descreve como pensa um serial killer, como eles se parecem e escolhem suas vítimas, como eles surgem e como seu perfil é traçado pela polícia. De maneira quase didática, apresenta várias estatísticas e definições sobre o assunto para situar o leitor antes de apresentar alguns casos reais.

Em seguida apresenta os detalhes de dezesseis casos de serial killers pelo mundo, entre os quais os conhecidos Ted Bundy, Jeffrey Dahmer e o caso do Zodíaco, um dos mais famosos assassinos dos Estados Unidos e que nunca foi identificado, descrevendo a assinatura de cada um deles, as vítimas e o julgamento.

O livro é muito interessante pra quem gosta do assunto e tem estômago para esse tipo de história. Ilana não amenizou nas descrições e muitos dos casos foram de revirar o estômago pra mim, principalmente os que envolviam crianças. Achei que as informações de alguns dos casos foram mal organizadas e deixaram a leitura um pouco confusa e em alguns momentos senti que algumas informações estavam perdidas no meio do texto, mas mesmo foi uma leitura incrível.
__

Veronica 23/11/2017

Livro espetacular
O livro Serial Killers – Louco ou Cruel, da autora Ilana Casoy é muito interessante. É um livro que vai, sim, chocar pessoas de coração mais mole, mas que vai encantar pessoas que buscam uma profundidade na abordagem de assuntos como o que o livro traz.
O livro é muito bem dividido, tendo como início uma apresentação modestamente extensa sobre os psicopatas e os serial killers, para ajudar o leitor a entender como funcionam os processos de identificação dessas personalidades, bem como o trabalho de psiquiatras e o julgamento dos crimes cometidos por serial killers.
Já a segunda parte do livro, chamada de Galeria do Mal, nos apresenta 16 Serial Killers e conta com detalhes os crimes que eles cometeram. É uma parte incrível, que prende o leitor e consegue deixar mais fácil entender o que se passa na cabeça dos assassinos na hora em que cometeram famosas brutalidades.
Quem tiver interesse em ver os detalhes da edição, pode conferir minha resenha no Youtube:

Ana 11/09/2017

Uma interessante coletânea sobre serial killers estrangeiros, que prende a atenção até mesmo de quem não trabalha na área criminal e está apenas curioso. Se você não possui estômago forte, não recomendo a leitura. Os crimes são bastante detalhados.

Vithor.Cecilio 28/08/2017

Uaaaau!! Casos impressionantes. Existe "louco" pra tudo.

Ana 05/07/2017

Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?
Como todos já sabem, sou estranha. Curto esse tipo de leitura.

Não que eu ache legal a dor e sofrimento alheio somado a crueldade do ser humano, só que eu acho que lendo sobre isso, eu me “previno” de alguma maneira. Aquela coisa de aprender mais sobre o inimigo….
Ok! Agora eu sou estranha e paranoica!
giphy.gif
Esta obra da Casoy é realmente bem impactante e nos trás de forma bem detalhada 16 grandes casos de assassinos em série. É possível conhecer sobre a vida deles, sua infância, seus antecedentes, seus modos operandi e tudo mais.

Casoy começa nos dando uma super aula sobre “O que é um Serial Killer”, explicando quem é a vitima, os aspectos gerais e psicológicos do assassino em série, os mitos e as crenças aos quais os envolve, assim como explicações de termos técnicos, relatórios policiais e estatísticas de estudos sobre os casos para nos apresentar e fazer entender da maneira mais detalhada possível.

É uma obra incrivelmente explicativa, minuciosa e chocante.

Dentre os 16 casos podemos ver o caso até hoje não resolvido do “Zodíaco”, ao qual foi inspiração para vários filmes de Hollywood…

1-QgMQILwWKWyvHibzECg84g zodiac-sketch

Aileen Wuornous, uma assassina que matava homens nas estradas e os roubava, e que também foi eternizada nas telonas sendo interpretada por Charlize Theron

cfe564ddb65275a359f24f592d5e9b38.jpg

Entre muitos outros assassinos. Casais, senhores, homens bonitos, jovens loucos… Qualquer um pode ser um assassino em série. Nesta obra, podemos ver que loucos e cruéis não são apenas os mal encarados, feios, altos demais ou desengonçados em demasia. Pode ser aquele casal lindo da casa ao lado, aquele vovô simpático da esquina, aquele homem trabalhador e pai exemplar da casa da frente, o super charmoso do trabalho…. qualquer um. Qualquer um deles podem ser responsáveis por atrocidades inimagináveis.

Ok, to paranoica de novo…

giphy (1).gif

A nível de informação técnica, o livro está sem erros de digitação, diagramação incrível, recheado de imagens, grades informativas, bibliografia de todas as informações citadase tudo o mais que se tem direito. Casoy não poderia fazer uma parceria melhor do que essa, porque a Darkside sempre arrebenta.

vale também ressaltar que esta edição vem com dois novos casos e mais informações novas sobre alguns casos já expostos pela autora na edição antiga.

Eu gostei bastante da leitura, mas honestamente, não recomendo a quem é sensível. e paranoicos…. 😀

site: https://literakaos.wordpress.com/2017/06/21/resenha104-arquivos-serial-killers-louco-ou-cruel-de-ilana-casoy/

Gregor Samsa 23/04/2017

Excelente livro sobre assassinos em série
Bem organizado e detalhado. Este livro reúne inúmeros casos de seriais killers, fruto de extensa e abrangente pesquisa da especialista Ilana Casoy. Prato cheio pra quem se interessa pelo assunto.

Inlectus 07/03/2017

Elucidativo.
Esse livro mostra que este mundo precisa de um tratamento nuclear.