Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Tatiane.Moscardi 06/03/2023

Retalhos é uma história incrível, que retrata como o peso do fanatismo religioso pode interferir na vida de um jovem, e como é doloroso viver sendo diferente do mundo que te cerca.

É uma obra tocante que fala de Deus, Amor, dor entre outros sentimentos.
Tainá.J 06/03/2023minha estante
Não conhecia, mas adorei a resenha, muito interessante! ?

Liaaaaaakskddnfibrje 01/03/2023

Muito bommmmmm
AMEI
não tem como opinar mtt por ser uma biografia, mas é tudo muito emocionante.
é muito triste tudo que ele passou e como ser rodeado de pessoas extremamente religiosas afetou as opiniões e a vida pessoal dele:(
a arte é INCRÍVEL!
espero que a Raina esteja bem:)

Cris 27/02/2020

Tocante!
"Quando eu era criança, achava que a vida era o pior mundo em que alguém poderia viver, e que era IMPOSSÍVEL não existir algo melhor." Pág. 38

Nesta HQ, o autor Craig Thompson retrata a sua própria história, ilustrada por ele mesmo.

O autor retrata o período que vai de sua infância, em uma pequena cidade de Wisconsin, nos EUA, até o início de sua vida adulta. Ele foi criado por uma família ultra religiosa com os pais e o irmão mais novo, e nos conta como foi crescer em meio a pais rígidos, tendo uma educação bem exigente, tanto por parte dos pais, quanto da Igreja que frequentava.

E assim nós acompanhamos a história de vida do autor em meio a fortes nevascas em sua cidade, à solidão e às suas dúvidas. Acompanhamos a evolução de seu relacionamento com o irmão, a primeira namorada, sua paixão por desenhar e os primeiros questionamentos sobre sua religião.

Eu adorei ler esta HQ, principalmente por saber que os personagens retratados eram reais. Amei a narrativa do autor, que é muito sincera e emotiva, e que me fez sentir nas frases e também nas ilustrações todo o sentimento de amor, tristeza, alegrias, dores e angústias. Em cada página, foi como mergulhar em um relato muito melancólico e real de um jovem com suas dúvidas.

Me senti muito tocada pelo relato do autor e me identifiquei com muitos pontos da história dele, no que se refere ao amadurecimento e a forma de viver a religiosidade na sua vida.

"...tudo DEGENERA…. VIRA PÓ… então, em primeiro lugar, pra que ter o trabalho de começar?" Pág. 371

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Rapha 27/08/2020

O gosto amargo de olhar para a vida
Não tem muito a ver uma coisa com a outra, mas o gostinho que senti ao terminar Retalhos foi o mesmo que senti quando assisti Boyhood. Isso aconteceu porque as duas obras olham para a vida do jeito que ela é, repleta de vazios dissonantes e expectativas frustadas. Uma história sobre amadurecimento e entendimento. As pessoas crescem e a vida continua. Valeu muito a pena!

Dreamer 23/02/2020

Eu não saberia explicar em palavras tudo que essa graphic novel me fez sentir.
Recomendo demais.

greek tragedy. 06/10/2022

uma obra de arte.
não imaginava que fosse gostar tanto dessa graphic novel, mas foi uma surpresa linda. os traços belíssimos, segue o tom de cada momento da história, um espetáculo mesmo.
quanto à história eu simplesmente fiquei maravilhada com tudo o que é apresentado, eu não esperava a profundidade que esse livro traz, como ele aborda sobre amor e suas vantagens e desvantagens, mas também como ele fala de religião, fé (ou a falta dela) e relacionamentos abusivos entre pais e filhos, três temas que sempre foram extremamente difíceis pra mim, por motivos pessoais. eu não esperava chorar lendo, assim como não esperava o caminho que a trama segue. eu acho muito difícil falar dessa obra sem querer destrinchar cada pedacinho dela, e isso me faria ficar perdurando aqui por um longo tempo, então eu simplesmente vou dizer que amei tudo desse livro e ficar quieta. eu amei mesmo, favorito não só do ano como também da vida.

Phelippe 18/11/2020

Tocante
Uma das HQs mais humanas que já li.

Geymerson0 27/02/2024

Para esse livro eu não tenho algo que possa descrever. Até agora é meu livro preferido.

Tudo é muito bom. A forma como acontece o desenrolar da história, o desfecho, os desenhos. Perfeito.

Afrodizziaca 19/07/2022

Tinha esquecido como amo esse livro, me indicaram um manga hj, e esse livro me veio a mente, um livro q eu li em 2019, mas que foi minha companhia durante um tempo, gosto desse tipo de livro que me faz sair da realidade, lembro q os desenhos dele me deixava entretida durante um tempo, acho q estava em uma fase parecida c a do personagem pq me identifiquei muito c ele, enfim, sdds de viajar em sair do lugar, assim como esse livro me fez viajar

Brisa 03/07/2021

Sobre adolescência, descobertas e crises de fé
É uma leitura muito boa para (qualquer pessoa, mas principalmente) quem se engajou com a igreja durante a adolescência e a juventude. A forma como são relatados os conflitos, medos, ansiedades e crises de Craig é de uma sensibilidade e autenticidade admiráveis. No meio religioso, especialmente cristão, muitas vezes os jovens são desencorajados a buscarem referências fora desse contexto e esse livro pode ser uma oportunidade bacana para lançar questionamentos saudáveis sobre crença, sexualidade, relacionamentos e, principalmente, identidade.

Eu queria ter encontrado esse livro na minha adolescência, mas que bom que eu o encontrei hoje depois de tantas mudanças. Alguns trechos que me marcaram mais foram a plasticidade e superficialidade dos retiros da igreja e como podem ser espaços alienantes, as descobertas do primeiro amor com aquele pacote todo de insegurança, vontades e empolgação que é super natural, e a relação complexa que ele tinha com o irmão, mas que, independente das mudanças e dos diferentes momentos de vida, era real e sólida. Eu amo graphic novel muito pela arte, mas nesse caso a história me impactou bem mais. Vale a pena demais a leitura.

Thammy 09/06/2021

A melhor GN que li!
Estou encantada com TUDO que essa GN me apresentou. Traços excelentes, história comovente e lições que carregarei, sem dúvida, por muito tempo. Craig Thompson mostra toda a sua sensibilidade artística, inteligência e vulnerabilidade nessa obra e nos apresenta um nível de criticidade muito importante e necessário. Mostra a sua jornada onde questiona suas escolhas, seu processo de crescimento, amadurecimento e, principalmente, confronta sua fé e os dogmas da religião ao qual fazia parte em sua comunidade. Craig deixa transparente o quanto certas crenças enraizadas em nossas mentes a partir das nossas criações familiares podem ser nocivas e nos tornam reféns, infelizes e limitados, às vezes, por toda uma vida. Com isso, nos faz entender que ser humano de fato e livre, em todo o entendimento da palavra, mesmo com erros e defeitos, é algo possível, urgente e tão básico quanto o ar que se respira. É literatura, arte, poesia, sentimento e reflexão em uma potente leitura de quase 600 irresistíveis páginas. Recomendo demais! Nota 10. Não deixem de conhecer.

Cris 15/06/2021

Um livro reflexivo
Esse quadrinho trás reflexões importantes sobre infância e religião.
Gostei de como o autor contou a sua história e se expressou através dos desenhos.

Vitoria 19/07/2021

Tudo
Achei ele na biblioteca da escola e não dava nada, acabou sendo uns dos meus preferidos, tanto que reli um ano dps dnv,e continuo apaixonada
Queria comprar ele só pra admirar e ler todo dia um pouquinho dessa obra de arte