Quase de Verdade

Quase de Verdade Clarice Lispector

Resenhas - Quase de Verdade

Nadjini 14/03/2021

Se eu achava Clarice para adultos sensacional, a Clarice para crianças é ainda melhor. Ela não subestima a capacidade criativa e muito menos a inteligência da criança-leitor. Durante a leitura, são colocados em pauta diversos assuntos, que colocam a criança pra refletir, sem dar conclusões óbvias.
Nesse livro, acompanhamos a história de Ulisses, um cachorro que foi inspirado no cachorro de verdade da Clarice. Ulisses nos conta várias aventuras pelo galinheiro da vizinha, onde passou um tempo e conheceu a galinha Odisseia, o galo Ovídio e a figueira que não dava figos. Imperdível para crianças e adultos ?

Ana Lee 29/08/2022

Eu amo livros para crianças! E Clarice tem domínio nessa área, as histórias dela são inteligentes, instigantes e bem simples para qualquer criança.

Valeria242 12/03/2023

Dê as ordens camarada
Muito bom a reflexão que Clarice (ou seu cachorro) faz sobre a exploração da mão de obra dos trabalhadores.

Grazielle.Bonfim 24/03/2021

Um livro delicioso para ler mesmo na vida adulta... divertido ter acesso a uma Clarice diferente através de uma literatura infantil...

Léa 15/11/2022

Para reflexão
Achei muito fofinho esse livro. Destaque principal para a reflexão que Clarice nos trás da relação entre humanos e animais. Da exploração animal, de nós colocarmos no lugar deles e sermos mais sensíveis a esse tema. Muito bom livro

Viviane 24/08/2009

O-nírico
Não faço idéia do motivo pelo qual não conheci Clarice Lispector quando ainda era público alvo desse livro, mas me diverti igualmente mesmo já sendo 'grande'. Genial a brincadeira com os nomes, as pausas pra escultar o canto do pássaro, a verbalização dos substantivos... enfim, Clarice Lispector fabulosamente dedicada às crianças.
Wigna.Gomes 17/03/2020minha estante
como faço para lê o livro?

Christian.Pereira 06/02/2022

Criatividade
Criatividade pura, amei a brincadeira com as palavras. Vê- se que mesmo que voltado para o público infantil, não é algo tão bobo, e ainda deixa uma indagação no final para a criança pensar, não subestima a capacidade da criança em entender o texto.

Dani 24/12/2013

'Os homens homenzavam, as mulheres mulherizavam, os meninos e meninas meninizavam, os ventos ventavam, a chuva chuvava, as galinhas galinhavam, os galos galavam, a figueira figueirava, os ovos ovavam. E assim por diante.'

Patati patatá. Au au au! Que livro bonitinho!

Samira 20/11/2022

Ulisses um cachorro muito sabido
Mais uma história da Clarice capaz de encantar qualquer pessoa em que ela traz uma homenagem ao seu companheiro de quatro patas Ulisses, além de conhecermos um pouco de como era a rotina dos dois ainda ela vai trazer uma historinha bem no clima de fazenda com galinhas e uma árvore de figueira.
Estou cada dia mais certa que pra quem tem medo de se aventurar pela escrita da Clarice comece pelos livros jovens que é sucesso na certa.

Luiz Santiago 01/04/2023

Medo
Acho esse livro mais legal que o badalado "A Vida Íntima de Laura". A relação da figueira com a nuvem má é muito legal, acrescenta um nível de tensão bem grande na história.

[Plano Crítico]
planocritico.com

Renata (@renatac.arruda) 27/05/2014

Quase de verdade é um dos cinco livros infantis que Clarice Lispector escreveu ao longo de sua prolífica carreira. A narrativa é contada por Ulisses, um cachorro "com olhar de gente" que late as suas histórias para Clarice, sua dona. Logo no início Ulisses declara que sua história até parece de mentira e até parece de verdade, explicando (em uma frase que ecoa Manoel de Barros) que "só é verdade no mundo de quem gosta de inventar", criando uma cumplicidade direta com o universo infantil.

A história que Ulisses conta se passa em outro quintal, no de Onofre e Oniria, esta que, segundo o cãozinho, se torna meio mágica ao entrar na cozinha. Imagine, ela consegue fazer explodir um bolo misturando ovo, farinha de trigo, manteiga e chocolate! O enredo é padrão: no quintal de Oniria vivem galos e galinhas liderados por Ovidio e Odissea e uma figueira. Incapaz de dar frutos, a figueira se torna invejosa e resolve procurar uma nuvem-bruxa má (Oxélia) para tomar todos os ovos produzidos pelas galinhas e ficar rica. Mas como toda magia (e injustiça) tem seu preço, logo as galinhas exaustas de botar ovo noite e dia se uniram e bolaram um plano que desse bastante prejuízo à árvore exploradora. Livres da exploração, as galinhas ainda procuram a poderosa nuvem-bruxa boa (Oxalá) para redimir Oxélia e perdoar a figueira arrependida.

E não será preciso um leitor mais observador para notar a metáfora sobre a exploração do trabalho e direito dos trabalhadores. Para que não reste dúvidas da sagacidade de Clarice ao introduzir temas complexos em um livros infantis, retiro dois trechos:

Leia mais no Prosa Espontânea:

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2014/05/quase-de-verdade-clarice-lispector.html

a.lida 31/03/2020

???????????????????
Acho que faz muito tempo que não leio histórias infantis e estou isenta da capacidade de imaginação aflorada e criatividade, achei bem confuso, mas era esperado por ser Clarice

Max 10/05/2022

Clarice para crianças
Quem conta a história e o cachorro sobre umas galinhas e galos, incentiva a imaginar e entrar no livro nós faz ver uma verdade sem sentido na história pois,Só é verdade no mundo de quem gosta de inventar, como você e eu.

Josi 28/12/2020

Fofo, mas questionador (pois Clarice, rs)
História infantil encantadora, partilhada pelo cão Ulisses (inspirado no doguinho de Clarice, que tinha esse nome e também tinha uma personalidade peculiar) que nos conta sobre seu plano de fazer muito dinheiro com a ajuda de uma bruxa e a exploração das galinhas do quintal. A história da perspectiva do cachorro, além de fantástica, é bastante engraçada. Vi em uma entrevista que um dos filhos da Clarice pediu que escrevesse uma história pra crianças (ela tem outros infantis, mas esse teria sido a pedido de um dos filhos). Livro curtinho, engraçadíssimo e ainda assim com a costumeira profundidade de Clarice. Vale ler e vale dar o livro a toda e qualquer criança que você tenha por perto.

Prinup 18/10/2021

Mais um infantil que eu usei pra sair de crises de ansiedade, super recomendo! Otimas leituras, curtas que tiram sorrisos