Ana Karênina

Ana Karênina Leon Tolstói

Resenhas - Ana Karênina

lara 28/01/2023

ana karenina
mds nunca imaginei que esse livro seria tao bom
os personagens podem ser perfeitamente relacionados a pessoas na vida real

Beatriz.Ordonhes 25/01/2023

Eu nunca tinha lido um livro exaustivo e que causa tanta reflexão na minha vida.
Gostei bastante das ideias filosóficas empregadas no meio da narrativa, mas como não estou acostumada a ler coisas com um vocabulário tão complexo fiquei cansada em alguns pontos.
Em um geral a história é incrível e trata de uma maneira bem objetiva um romance onde os próprios mocinhos também são antagonistas da própria história de amor. Não Karenin, mas os dois apaixonados.
Sendo sincera, nunca teria dado certo. Sempre haveria dedos apontados e sacrifícios infundados porque começou errado.
Achei muito interessante a loucura da Ana e o fato de que eles se odiavam, mas não conseguiam se separar. Dizem que o ódio é uma forma de amor que se desgastou e é exatamente isso que se passa no livro.
Ana Karenina trocou segurança por paixão, sem saber que precisava dos dois. Ela por si só já é apaixonada por tudo, por isso todos a amavam por osmose praticamente.
Vronski lutou tanto pra conseguir o amor dela e no final esqueceu de lutar para mante-lo.
Amei os dois, mas realmente não era pra ser.
No fim o casal de secundários foi o que vingou porque eles tinham uma coisa nunca aprendida pelo principal: comunicação
Ana e Vronski estavam em lados opostos da mesma batalha. Enquanto Kitty e Liêvin eram companheiros de guerra.

Sandro 08/01/2023

Em “Anna Karênina”, encontramos um Tolstoi extremamente crítico aos padrões sociais da época e que nos coloca diante de personagens que estão dispostos a viver, amar e buscar o amor e suas verdades pessoais.
Um clássico é uma história que atravessa o tempo. E mesmo com sua linguagem datada, os dramas e as escolhas pessoais de seus personagens nos fazem refletir acerca do que existe de mais complexo e mais envolvente – as relações humanas dentro do mundo que criamos ou somos obrigados a viver.
Anna Karenina é um clássico universal, uma obra que deve ser lida. E merece um lugar na sua estante e entrar para a lista de seus melhores livros.

lecarodriguess 03/01/2023

vei que leitura LONGA
achei q nunca ia terminar meu deus trocentas páginas!! e ainda eh uma enrolação que sei lá viu... ate agr n entendi direito pq focar tanto na vida do lievin oxe era melhor ter um livro pra ele e um livro pra ana. enfim, sobre a ana n gosto dela e n consegui nem me comover mt com o final. eu entendo q ela foi vítima da época em que vivia mas omi que bixa chata. infelizmente gosto coitado do marido dela e queria q ele tivesse um final melhor. e tbm gosto mt do lievin apesar dele ser chatinho às vezes. na vdd a história toda foi meio chata, mas agr que acabou me sinto estranha pq eh uma leitura muito imersiva, eu consegui me acostumar com as personalidades e os cenários tão distantes da minha realidade. não sei, ainda preciso formar mais opinião sobre o que foi essa experiência kkkkkk mas definitivamente longa.
obs: me pareceu q o romance todo foi escrito pro tolstoi divulgar o comunismo no off e se for assim eu passo pano! bjos

legolas_ 21/12/2022minha estante
lenda disse tudo

Pathy 01/12/2022

Caramba!
Compreendo porque esse livro é tão famoso, é bela a escrita de Tólstoi, fluida e inteligente.
Seus personagens cativam desde o início e desde que Liêvin surgiu me vi amando-o. Anna é adorável, entendo porque a amam tanto, mas sua conduta é desprezível, fiquei do lado do Karênin quase todo o tempo, detesto o Conde Vrônski... Oblônski, que figura, e Kitty, mostra-se superficial as vezes, mas isso se dá por ser muito jovem, ela é profunda e bela como que angelical...
No mais o livro aborda não só o caso adúltero de Anna mas engloba política, religião, a situação agrícola, eventos sociais e as relações humanas.

Um livro magnífico, me deu raiva e me fez rir muito, mas se assim acaba, achei incompleto...

Rogerio.Flores 12/11/2022

Clássico - Anna Karenina
Mesmo iniciando a leitura com altas expectativas, que normalmente são inimigas das percepções positivas finais, pois tendemos a esperar muito antes mesmo do desenrolar, não pude deixar se me surpreender positivamente. Liev Tolstoi descreve a alta sociedade russa do final do século XIX com enorme miríade de detalhes, revelando dramas pessoais, sociais e políticos. Já dando uma ideia da crítica ferrenha e maliciosa que faria da sociedade nos livros seguintes, revela um pensamento sarcástico e análise profunda da psique humana, com personagens envolventes e levemente caricatos. Um entrelacado de dramas pessoais e familiares entrelaçados que te prendem à trama e se mostram atuais, mesmo passados mais de 150 anos.

Sabrina.Uliana 30/10/2022

Anna, meu amor.
Uma mulher que nunca conheceu o amor e que se perde nos braços de homens que lhe oferecem um mínimo de atenção.
Uma personagem infeliz em seu casamento, que busca em amantes uma felicidade que nunca conheceu. Que se perde, que se lastima, que sofre. Uma personagem que se machuca por sua própria beleza.

Anna Karenina é uma obra perfeita.
Único detalhe triste é que, em A Insustentável Leveza do Ser, eu havia tomado um spoiler do final do livro, o que estragou um pouco a surpresa.

Recomendo muuuito.

Andréa Marcela 17/10/2022

Um romance de época que tinha tudo para ser perfeito? só que não?
Perdeu-se muito tempo em detalhes totalmente desnecessários para a história
A Anna se mostrou um personagem raso, cuja vaidade, beleza e insegurança eram seus pontos fortes e que num ato mesquinho, por vingança não considerou seus atos finais, atingindo profundamente os personagens próximos à ela

Bielzin 19/07/2022

O que dizer de tolstoi
O livro já começa com a tão famosa frase sobre família. E o enredo (até esse primeiro volume) impecável.

Cada personagem é tão humano, seja por errar, ou permanecer no erro, por desistir, arriscar, ser o que não é...

Mesmo que o livro seja Ana Karenina, não dá pra falar só sobre ela e seus causos, tudo importa!

(Continuo falando mais quando terminar o segundo volume)

Lê g 16/07/2022

"se há tantas cabeças quantas são as maneiras de pensar, há de haver tantos tipos de amor quantos são os corações."

Darlene_Poetisa 15/07/2022

Sobre o autor: Leon Nikolaievitch Tolstói nasceu em 1828 em Iasnaia Poliana e faleceu em 1910, aos 82 anos de idade. Na Universidade de Kazan estudou línguas orientais e direito. Chegou a servir o exercito, entretanto possuía visão pacifista e anarquista recusando toda forma de poder e governo. Seus textos autobiográficos “A Minha Fé” e “Qual é a minha confissão” foram apreendidos, tendo sua difusão clandestina. O autor, por suas ideias, foi perseguido e excomungado pela Igreja.
A leitura do livro Anna Karenina é muito agradável. Com quase 800 páginas, ele prende o leitor do início ao fim. Não há suspense ou mistério, apenas uma narrativa detalhada da vida social na sociedade russa nos anos de 1870. Há uma grande preocupação descritiva – não só em relação aos ambientes, objetos, roupas e ações dos personagens como e principalmente, em relação às suas ideias, visões de vida, sentimentos e opiniões. Talvez um autor moderno tivesse conseguido contar a história em menos de 300 páginas, mas certamente não teria o mesmo sucesso tampouco o mesmo valor moral.
Anna Karerina é uma obra, sobre adultério, família e consequências dos atos de cada um em uma sociedade doente e hipócrita. O autor é extremamente realista – não há diálogos melosos entre os personagens. As demonstrações de afeto são extremamente comedidas e, ainda assim, Anna é uma das personagens femininas mais ricas e complexas já vista.
Ao acompanharmos o desenrolar dos acontecimentos, nos parece estar vivendo cada momento, tal é a perfeição com que o autor narra os ambientes, pensamentos e ações.
Ao tratar o adultério o autor mostra-lhe duas faces: a do homem que trai por capricho – tema para o início da obra. E a da mulher que trai o marido por descobrir em outro homem o amor que até então não havia encontrado, caso da heroína do romance, Anna.
É um livro que certamente valeu a pena ler.

Eddie.Erikson 12/06/2022

Um clássico que aguardei tantos anos pra ler. Uma vontade de iniciar que demorei anos devido ao preço e consegui finalmente por ter um kindle.
Decepcionado. Não sei se devido a expectativa criada ou se pela ideia que formei previamente.
O título se refere a uma personagem que imaginava ser forte e a principal do livro. O que ocorre é que nem uma coisa nem outra. A história discorre sobre vários personagens, sem foco na Anna. A personagem (que acreditei como descrevi) passa por muitos momentos e não é tão celebre assim. A única coisa exaltada constantemente é a beleza (que pareceu mais importante do que a imagem que esperava dela).
No fim classifico como mediano a bom, mas nada mais do que isso.