Terra Sonâmbula

Terra Sonâmbula Mia Couto

Resenhas - Terra Sonâmbula

SouDulce 22/06/2024

Uma guerra para tirar o país de dentro de nós
Em Terra Sonâmbula, acompanhamos Moçambique pós independência mergulhado em uma guerra civil acompanhamos duas narrativas, a primeira do velho Tuahir e o menino Muindinga que chegam a um local onde existe um ônibus abandonado e onde encontram cadernos escritos por Kindzu que relata a vida como menino e agora perambulando pelo país para virar um naparama e vai confortar essas duas pessoas nos piores momentos das suas jornadas.

Nesse livro de Mia Couto encontramos uma história desse povo que foge da guerra e como esta contamina toda essa gente que precisa viver, mas não sabe fazer nada além de fugir da guerra. É um mergulho profundo sobre essa sociedade cansada, que anda por essa terra sonambulamente.

Também é um livro sobre o poder de contar histórias do povo moçambicano e do poder transcendental numa sociedade onde os mortes também participam das histórias. Então, nessa sociedade devastada e cansada, ele não esquece do poder de recriação dos mais novos e sua criatividade de imaginar. Para isso ele cria uma linguagem cheia de metáforas e uma lirismo mágico em um mergulho triste, mas também cheio de esperança, uma espécie de recomeço. É lindo e doloroso demais!

Bia 20/06/2024

Lindo!!!
Mia couto nunca me decepciona... que jeito lindo de escrever! Cada pedacinho da história se torna unico, mesmo que o cenario seja aquele contexto tanto usado de africo destruida pela guerra...

Eu tenho um pouco de dificuldade com esse tipo de historia que uma coisa vai levando a outra que leva a outra que leva a outra e no fim vc nem sabe mais qual é o fio q liga tudo... mas o jeito como a história terminou... caras, incrivel! Entregou tudo literalmente nos últimos parágrafos!! Coisa de mestre mesmo!!

A história tem uma história dentro dela, e achei isso de um requinte! Muito bem pensado e executado.

O Mia couto beira o surrealismo, mas acho q ainda nao é exatamente isso, pq esse surrealismo na vdd é a forma de aquelas pessoas enxergarem o mundo, e nao deixa de der verdade, de alguma forma.

Um livro delicioso de der lido, mesmo com toda a dor que carrega. Sou fã do Mia Couto!!!

Vitor16Hq 16/06/2024

Duas narrativas em um cenário desolado
Primeira obra que leio desse renomado autor e foi o suficiente para eu adorar a escrita.

Terra sonâmbula acompanha o velho Tuahir e o menino Muidinga, os dois em fuga de uma guerra civil que se abrigam em um ônibus incendiado. Dentro desse ônibus, Muidinga encontra os cadernos de Kindzu, e então o livro conta essas duas narrativas.

Logo na primeira página, Mia Couto conseguiu impactar com suas palavras, aquele cenário foi muito bem construído, ajudando na imersão, um cenário afetado pela guerra e cada um tendo que se virar para sobreviver.

Os personagens são muito bons de se acompanhar, as narrativas são muito bem intercaladas, enquanto a de Tuahir e Muidinga são pautadas com a realidade, dos dois tendo que se virar para sobreviver, a de Kindzu é um pouco mais fantástica, assim como Muidinga se fascina com aqueles cadernos, o leitor também fica, as duas geram uma curiosidade para saber como aquilo vai se desenrolar.

Além do livro ter várias reflexões sobre a vida, há muitas frases que são impactantes por si só: ?a guerra é uma cobra que usa nossos dentes para nos morder.?

Por enquanto, eu considero esse um dos melhores livros que li esse ano, é uma obra que eu adorei ter lido, logo na primeira página eu quis ilustrar o que estava sendo descrito ali.

Biaetrix 09/06/2024

Um bom livro para viver um pouco da história de um país. História bem feita e complexa, ainda bem que estudei, pois não entenderia os detalhes por conta própria ao ler.

Layla.Ribeiro 05/06/2024

O livro se passa na pós-independência de Moçambique onde somos ambientados a um país destruído após a guerra civil. Um miúdo sem memória e seu amigo idoso se abrigam em um autocarro queimado e lá eles encontram cadernos que se assemelham a diários de um jovem. A obra é dividida alternadamente entre capítulos que contam sobre: os dois sobreviventes e a narração dos diários que ocorre durante os eventos da guerra civil. A narrativa é poética e mistura a realidade e a fantasia que perpassa por lendas e culturas moçambicanas, e através deste livro aprendi muita coisa cultural e histórica. Porém, não consegui me envolver nas estórias dos personagens principais, talvez por causa da linguagem que apesar de ser o mesmo idioma, o português de Portugal tem algumas diferenças e além disso há misturas com palavras moçambicanas. Na minha opinião, faltaram notas de rodapés nesta edição. Ademais, gostei muito do final e da sua reviravolta.
Flavhia 30/06/2024minha estante
Amooo

Priscylla 27/05/2024

Leitura difícil
Não consegui compreender a leitura tão bem da metade pra frente kkkkk
Acho que meu cérebro não tava pronto para assimilar a história

Léo 24/05/2024

Não sei se foi o título ou o momento da vida em que eu estava, mas era pegar esse livro na mão e me dava um sono que nem psicotrópico deve trazer.
Em Terra Sonâmbula há dois mundos distintos. Um acontece de dia quando todos estão acordados, castigado pela seca e pela guerra; e outro qdo os homens dormem e a terra desperta. Qdo a terra acorda, toda tradição e folclore vem com ela, toda ancestralidade e ancestrais, tudo pode acontecer...mas cuidado que um homem do dia não pode viver de sonhos.

Wemison1 17/05/2024

Um livro muito interessante e que me causou muitas reflexões. A história prende o leitor e as lições contidas são incríveis. O final do livro é surpreendente! Recomendo bastante.

Marilemos 15/05/2024

Não gostei muito do livro, acho que foi pq eu não sou acostumada a ler esse tipo de livro. Não compreendi muito a história

Malu Florio 05/05/2024

Bom livro, gostei bastante do final.

Entretanto o durante foi meio difícil, achei um pouco denso. Como eu não costumo a ler muita poesia, houve vários minérios que eu precisei reler um trecho, pra entender (ou pelo menos achar que eu entendia) para seguir.

Bom, mas não é fácil. E justamente por ser um livro com uma temática dura, o enredo se torna ainda mais denso devido o contexto que se passa a história.

Acho que se eu tivesse descoberto o glossário do livro antes (fui descobrir nos últimos dois capítulos), a porcentagem de absorção da história teria sido uns 25% maior.

Camila Felicio 14/04/2024

Maravilhoso!
Que leitura maravilhosa!!!!
Se Kindzu, Tuahir e Muidinga são personagens incríveis, não menos incrível é a escrita do autor!!
O Mia presenteia-nos com uma obra cheeeia de realismo mágico e uma prosa bem poética enriquecida de neologismos SENSACIONAIS!
Vencidas quaisquer possíveis dificuldades apresentadas seja por termos locais ou algumas invencionices linguísticas, nos deparamos com uma narrativa que dificilmente não marcará o leitor, fazendo que cada minuto de leitura valha a pena!

pietropdv 06/04/2024

Maravilhoso
Ler esse livro foi uma experiência interessantíssima, a forma com que Mia Couto escreve seus livros me obriga a abdicar a forma que penso histórias, sempre as aproximando da realidade. O realismo mágico tem suas próprias regras malucas, e é dentro de seus paradígmas surrealistas que a obra oferece que é possível realmente apressiar a obra. Esse livro me fez perceber a hipervalorização que temos pela adaptação de animações para live actions. Tal qual o livro, as animações tem liberdade para suas intenções artísticas, as adaptações tentam ser fíeis enquanto o próprio formato em que se apresentam não tem essa capacidade.

Eduardo 29/03/2024

Ensinar alguém a sonhar em uma terra devastada
Sonhar quando tudo ao redor se parece mais com um pesadelo. Terra sonâmbula traz de forma poética e melancólica, com boa dose de realismo fantástico, os horrores da guerra em Moçambique. Guerra que começa na tentativa do país africano de escapar da colonização portuguesa até a guerra civil. O autor, que foi testemunha de tudo isso, inventa vocabulários, toma posse a língua do colonizador e ainda mistura fantasia com realidade.

A obra conta a a travessia de Muidinga, a criança, e Tuahir, um honem mais velho, que não possuem vínculo familiar algum, buscam sobreviver aos horrores da guerra. E no meio do caminho encontram um machibombo queimado (ônibus) e, dentro do veículo, cadernos são encontrados por eles, esses cadernos eram de Kindzu, que já se encontra morto. Os cadernos contêm a história de Kindzu, o qual tinha um sonho de lutar a favor do povo africano contra os colonizadores.

A prosa poética de Mia vem da esperança de um povo sofrido, que mesmo com a guerra que destrói e rouba-lhe tudo, segue buscando um país livre, e sem perder jamais a capacidade de sonhar.

Antonio843 29/03/2024

Das dores da guerra
Não é uma leitura fácil, mas altamente rica. Final surpreendente. Ótimo para aprender vocabulário e estruturas do português de Moçambique

talita :) 25/03/2024

Livro d escola
Primeiro eu me assustei por ser de moçambique, ai eu pensei q era dificil porem é mais facil doq um machado de assis KKKKKKK

a historia é interessante porem n gostei dessa mistura de fantasia com realidade

farida é a melhor parte da história!!