Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

Resenhas - Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

1 | 2 | 3 | 4

LetíciaBaldez 12/01/2015

[Resenha] #Instituição para jovens prodígios
Lara Müller é uma jovem de dezessete anos que tem uma vida normal, uma mãe dedicada, um pai amoroso e dois irmãos: Luana e Mário. Lara tem um propósito na vida que é estudar muito para ser alguém e poder ajudar financeiramente os pais.

Lara tem uma “amiga” na escola: Jéssica, mas a segunda não é nenhum exemplo de amizade sincera. Pelo contrário ela só era amiga de Lara para tentar se beneficiar com a inteligência fora do comum da suposta amiga.

Lara nutre uma paixão por Vinícius e este já deixou claro que ela não é do seu tipo. Ele prefere um tipo como a Jéssica. Lara supera essa paixonite e dá uma chance a Lucas que nutre um sentimento pela jovem há algum tempo. Deixando claro que ele gosta de Lara mesmo ela sendo inteligente além da conta e usando óculos de grau.

Lara é convencida pela mãe (Renata), a se inscrever para a prova que iria ser dada pela Instituição para Jovens prodígios, para ganhar uma bolsa na melhor escola do mundo, o que seria quase impossível para uma simples garota do Rio de Janeiro.

Mas o inesperado acontece e Lara passa neste exame extremamente difícil. Com a ajuda dos pais e dos avós ela consegue tudo que é necessário para essa viagem. Mas ela fica de coração partido por ter que deixar Lucas por quem a garota começou a sentir algo especial. Lucas não aceita muito bem essa mudança tão radical e prefere não manter contato com a jovem prodígio que ele gosta.

Lara finalmente vai para Inglaterra e começa seu ano letivo de maneira incomum. Tudo começa a ficar estranho quando um pombo começa a se comunicar com ela por pensamento. Óbvio que Lara pensa que está enlouquecendo. Mas não, ela não está.

Nessa escola/faculdade Lara faz amizade com Irene uma outra brasileira que também foi aprovada no exame. As duas engatam uma amizade e logo no começo já são grandes amigas. Lara também faz amizade com Hugh, Patrick e Akira. Hugh passou em primeiro lugar no exame sendo considerado o aluno mais inteligente da instituição. Patrick é do tipo esportista gosta muito de praticar esportes e está sempre feliz. Akira é um rapaz japonês que é um pouco tímido mas ao defender Lara de Robert ganhou a amizade da mesma.

Com o passar dos dias a cabeça de Lara é um turbilhão de emoções, o pombo ainda falava com ela, dizendo que ela deveria fazer escolhas, mas Lara não conseguia entender que escolhas eram essas. Esses encontros com o pombo nunca eram bem sucedidos visto que Lara quase sempre sentia fortes dores e por fim acabava desmaiando.

Lara vai descobrir esses mistérios envolvendo essa Instituição? E... O que será que esse pombo quer dizer quando disse pra ela na primeira vez que a viu: “You need to think about it... Only you can help all of us... Think Lara!” traduzindo: “Você precisa pensar sobre isso... Apenas você pode salvar todos nós... Pense, Lara!”.

Bom bibouss não posso mais falar nada, não quero estragar a estória. Gostaria de dizer que gostei bastante da trama, desde o princípio da leitura eu ficava me perguntando o que iria acontecer com Lara naquela instituição. Um mistério ronda as barreiras daquele lugar, fiquei bastante intrigada boa parte da estória, eu honestamente não conseguia decifrar o que iria acontecer.

O livro me pareceu um pouco grande, acho que a trama teria sido melhor sem tanto enrolar, mas mesmo assim o livro me cativou. O personagem que eu mais gostei foi Robert o cara que persegue Lara com olhares maliciosos e atitudes estranhas. O vilão se tornou meu favorito, espero que ele tenha mais destaque no livro 2.

A narrativa da autora é muito boa, adorei as descrições e eu devorei cada página. O livro tinha uma determinada capa e agora foi feita uma nova. A capa antiga era simples, mas eu coloquei na descrição a capa nova, particularmente achei ela muito mais interessante.

O livro é narrado em terceira pessoa, mesmo Lara sendo a protagonista ela não é autodiegética. Não encontrei erros significativos no livro, as folhas são brancas e o livro não possui orelha.

Bom bibouss, o livro me surpreendeu bastante em alguns quesitos e em outros não, mas fiquei curiosa com a continuação...

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/07/instituicao-para-jovens-prodigios.html

Arca Literária 26/07/2015

Leia a resenha no link: http://www.arcaliteraria.com.br/instituicao-para-jovens-prodigios-a-selecao-l-l-alves/
a partir do dia 30-07

site: http://www.arcaliteraria.com.br/instituicao-para-jovens-prodigios-a-selecao-l-l-alves/

warley torres 17/06/2015

O melhor esta por vir...
Aproveitei que o livro estava gratuito no Amazon e decidi baixa-lo por curiosidade e não me arrependo.
A protagonista Lara participa de uma processo seletivo promovida por uma instituição da Inglaterra que pretende reunir os jovens mais inteligentes do mundo. Ela é uma das vencedoras. Durante o percurso até o colégio na Inglaterra ela nos descreve seus sentimentos e isso a autora sobre expressar muito bem. E chegando lá ela começa a fazer amigos, sendo Irene (também brasileira) sua melhor amiga. Ela também se apaixona por um rapaz por lá que não lembro mais o nome. Ela nos conta como são suas aulas, seu convívio com jovens de toda parte do mundo, saudade da família, porem senti falta de algo que poderia mais ter sido explorado. É um tipico livro teen, mas sem aquela melação enjoativo. Ha apenas um mistério por trás de um pombo falante que no final nos traz uma revelação, mas que não foi melhor explicada. Ao longo das desconfianças de Lara sobre a instituição, acabam vindo com uma bomba e parece que existe uma conspiração diabólica por trás daquela instituição.
Acho que é o primeiro livro da autora e ela conseguiu levar a escrita de uma forma leve e nem construída. Mas tenho pra mim que o melhor a autora guardou para os próximos volumes que Vi serem 4. Se for o que estou imaginando, a saga tem tudo pra ser um fenômeno.

Laís Helena 20/04/2015

Resenha do blog "Sonhos, Imaginação & Fantasia"
Lara Muller é uma garota comum que mora no Rio de Janeiro e está para terminar o ensino médio. Tudo que deseja é estudar em uma boa faculdade e conseguir um bom emprego para sustentar a família. Entretanto, suas perspectivas mudam quando ela ouve falar da Instituição para Jovens Prodígios, uma espécie de escola localizada na Inglaterra e que apenas admite os mais inteligentes alunos do mundo todo.

Depois de passar na prova de admissão, Lara passa meses se preparando para partir para a Inglaterra e para a Instituição que mais se parece com um castelo. Chegando lá, matricula-se em suas aulas, conhece novos amigos. Porém, em meio a isso, coisas começam a acontecer: logo em sua primeira noite ela se depara com um pombo em sua janela, e este parece falar com ela.

A trama é bastante simples e no início chama a atenção do leitor, fazendo-o se perguntar o que a autora tem para nos oferecer em uma misteriosa instituição na Inglaterra. Porém, o livro já está quase na metade quando Lara chega à Instituição, e antes disso o leitor se depara com páginas e mais páginas explicando a preparação da protagonista para a grande viagem e sua despedida dos poucos amigos, da família e de um quase namorado. Apesar de o livro ser curto, esses trechos podiam ter sido condensados em menos páginas para que houvesse mais espaço para trabalhar a estadia de Lara na Instituição.

Depois que ela chega à Instituição, é contada sua rotina de aulas e como ela se adapta, fazendo amigos e inimigos, porém a história em diversos momentos parece não sair disso. As únicas coisas que inquietam a protagonista é o aparecimento do pombo que fala em sua mente e sua suspeita em relação ao verdadeiro objetivo da Instituição ao abrir as portas aos estudantes gratuitamente e obrigá-los a permanecer durante ao menos três anos. Todavia, essas questões parecem se perder em meio à descrição do novo cotidiano de Lara, sendo exploradas de modo superficial.

Outro ponto que me incomodou foi a ambientação. Há descrição e em nenhum momento o leitor se confunde sobre onde os personagens estão agindo, mas não são apresentados ao leitor sensações, como cheiros, gostos, tato, ou que tipos de sentimentos determinados locais ou pessoas passam aos personagens. Isso fez com que em nenhum momento eu me sentisse transportada para as páginas. Também senti um ar de inverossimilhança. Não sei o quanto a autora pesquisou sobre a Inglaterra para ambientar sua história, mas a ideia de uma escola moderna com formato de castelo não me pareceu muito convincente. Talvez um pouco mais de detalhamento na caracterização do ambiente teria tornado tudo mais palpável.

A história tinha poucos personagens, porém a trama fracamente trabalhada pareceu não abrir muitas oportunidades para que suas personalidades fossem mostradas. Por esse motivo, nenhum em especial pareceu se destacar, nem mesmo a protagonista. São simplesmente adolescentes preocupados com suas aulas, sem grandes sonhos, sem anseios.

O final chega com a grande revelação — a resolução do mistério que foi mencionado ao longo do livro — mas não há propriamente um clímax, o que deu ao livro um ar inacabado, mesmo para um livro que é o primeiro de uma série. Algumas coisas são deixadas no ar, para serem trabalhadas no segundo volume, mas ainda assim o livro deixou a impressão de ter sido mal planejado.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2014/12/resenha35.html

1 | 2 | 3 | 4