A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Loanfi 27/01/2021

É um bom livro e a leitura é fácil e fluida, mas não me prendeu tanto. Talvez seja pelo fato do prefácio desta edição ter contado a história toda deste livro e de bônus de Lúciola.

Cris @cristinadaitx 08/02/2021

Romance autobiográfico baseado no relacionamento do autor Alexandre Dumas Filho com uma famosa cortesã parisiense. Essa obra foi a mais importante do autor, garantindo a ele um lugar na Academia Francesa de Letras. O romance foi adaptado para o teatro, porém foi proibido de ser apresentado. Anos mais tarde, finalmente tornou-se um sucesso de público, o que incentivou o autor a investir na carreira de dramaturgo. Um clássico da literatura que aborda não somente o amor, mas a hipocrisia de toda uma sociedade.

Marcele 09/02/2021

A dama das camélias
Confesso que conhecia a existência do livro pelas várias representações no teatro e baixei no Kindle pois era gratuito.
Que surpresa, que livro lindo!
Conta a história de cortesã bem sucedida em Paris no século XIX, linda, famosa é muito deseja. Apesar de muito nova já sofria pela tuberculose e seus sintomas, mas que não impediu de manter seu profissão e viver um amor, sofrido mas intenso.
Vale a pena.

Aninhar0 28/02/2021

Lá se foi o tempo em que ainda sorriamos
A Dama das Camélias e Armand vivem uma grande paixão impossível pela segregação social da sociedade burguesa classista. O pai de Armand trama a separação e convence a Dama das Camélias que aquela relação é uma ruína para a família e para o futuro do filho. A Dama comove-se. Num ato de nobreza incomum, renuncia a Armand e, resignada com seu infortúnio, fica reconhecida, pela sociedade, como a cortesã mais honesta, humana, e guardiã da falsa moral burguesa.
Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/livros/a_dama_das_camelias/

Rony 05/03/2021

Um Dom Casmurro francês
Apesar do livro se chamar "a dama das camélias" quem iniciará a narração não conhecia a tal dama. Foi em uma de suas andanças que nosso narrador descobre que haverá um leilão em Paris e lá, movido pela curiosidade do que estaria escrito na primeira página de um livro, adquire por um preço exorbitante um livro usado e se decepciona com o que encontra: era só uma simples dedicatória. Entretanto, pouco tempo depois, um belo jovem bate em sua porta desesperado, com lágrimas nos olhos perguntando sobre o livro e se poderia tê-lo, já que é a única lembrança que restava de sua falecida amante. Como compensação, o jovem narra o seu amor proibido com a cortesã Margarite e seu trágico fim.
Baseado em uma experiência que o autor presenciou, Dumas Filho narra uma história de amor amarrada pelos estigmas sociais da época de uma maneira bem interessante. Em alguns momentos, apesar de muito bem escrito, não tem nada que o destaque de outros romances de época, me fazendo lembrar em muitos momentos outros autores como o meu querido Machado de Assis.

Guilherme 06/03/2021

Um bom livro até aqui, acredito que muito progressista para época em que foi escrito.

Daironne 09/03/2021

Impressões sobre a leitura de A Dama das Camélias
O socialmente difícil romance entre um jovem não tão abastado e uma desejada cortesã na Paris do século XIX.

Com uma ótima ambientação de época, temperada com olhar crítico àquela sociedade, a leitura é bastante imersiva. O excesso de dramaticidade de um dos protagonistas beira o exagero e me incomoda, mas esse foi meu único desagrado. As reviravoltas são excelentes e me surpreendi quando li que a obra provavelmente possui uma inspiração biográfica do autor.

Recomendo. Embora comece bem mediano, só melhora até o fim. Aliás, o desfecho é ótimo, não deixa nem um pouco aquela péssima sensação pós leitura de "o final é ruim".

clara.acalegari 22/03/2021

É possível se apaixonar por personagens.
Não se pode criticar a vida. Esse livro é uma história real, eu até poderia reclamar de algumas atitudes dos personagens, mas não faz sentido para mim.

"Por menor seja o tempo que me resta viver, viverei por mais tempo que irá me amar."

Só saibam que é um livro muito belo e que vale a pena ser lido, que triste fim Marguerite teve!

Mr. Brownstone 05/04/2021

Esse livro traz uma história muito interessante sobre Marguerite e Armand. Achei a escrita um pouco arrastada no começo mas depois acostuma.

Livinha 13/04/2021

Foi uma leitura relativamente curta mas me fez sentir várias emoções, principalmente raiva, tive muita vontade de estapear o Armand!
Apesar de ser uma história bem melodramática, a escrita de Dumas Filho é muito envolvente e sem muitos preâmbulos, o que deixa a gente preso e sempre querendo saber o que vai acontecer em seguida!

Josiane PADIAR Zoch 19/04/2021

História fascinante que prende sua atenção do começo ao fim. O autor conta o romance entre uma das mais famosas cortesãs de Paris e um jovem loucamente apaixonado por ela. Margareth, a dama das camélias, é dotada de um coração imenso e generoso, capaz de sacrifícios enormes em nome do amor. Armand, cego de amor, só pensa em se vingar, através de atitudes impensadas. O mais intrigante de tudo é a dúvida se a história é real ou não. Alexandre Dumas Filho, filho bastardo de Alexandre Dumas, diz que há sim a possibilidade de ser uma autobriografia, porém, alguns trechos, pode não ter ocorrido.