A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Gezinha 05/12/2021

Todo ser humano é capaz de amar.
Um livro gostoso de ler. Leitura fluída, e trouxe várias reflexões.
Retrata uma época com seus costumes e hipocrisias nessa história baseada na que foi vivida por Dumas Filho.
O livro contém várias passagens bonitas, muito sentimento, observação sobre amizade sincera ou movida por interesses;
O vazio na vida das cortesas, e ouso dizer e fazer um paralelo, com o vazio da vida das pessoas que vivem de aparência, que vendem seu tempo à amizades insinceras, com o objetivo fugaz de conquistar qualquer algo material.
O amor muitas vezes é sinônimo de sacrifício e dor. Eis o que retrata essa história.

Jan... 27/11/2021

"Como a visão da vida e da felicidade dos outros faz desejar viver àqueles que na véspera, na solidão de suas almas e na sombra de seus quartos de doente, desejavam morrer depressa."

"Mas já o previno, quero ser livre para fazer o que entender, sem lhe dar satisfação sobre minha vida. Há muito tempo procuro um amante jovem, sem reivindicações, apaixonado sem desconfiança, amado sem direitos. "

"Deve parecer- lhe estranho que eu tenha demonstrado estar pronta a aceita-lo imediatamente. Sabe de onde vem isso?Vem - continuou ela, pegando minha mão e pousando- a sobre seu coração, do qual pude sentir violentas e repetidas palpitações -, isso vem de que, devendo viver menos que os outros, prometi a mim mesma viver mais rapidamente."

?A dama das Camélias é um romance autobiográfico do escritor francês Alexandre Dumas Filho ( filho de outro famoso escritor - Alexandre Dumas , autor de " Os três mosqueteiros, O conde de monte Cristo). Ele era filho ilegítimo de Dumas , que o tirou da guarda da mãe, que era costureira, e o enviou para estudar em um internato. No internato , o autor sofreu bastante bullying por ser um filho ilegítimo e pela cor da pele; ele era negro; sua avó era uma mulher do Haiti. Essas questões marcaram bastante sua obra e sua visão de mundo.

Quando tinha uns 18 anos , Dumas Filho conheceu a cortesã (termo usado para prostituta, na época ) Marie Duplessis, considerada a mais cobiçada dos teatros parisienses. Eles tiveram um intenso relacionamento, mas pouco tempo depois ela morreu de tuberculose. Sua morte abalou profundamente o escritor , que inspirado na própria história , escreveu A dama das Camélias.

Apesar de ter mudado algumas coisas, a história é contada com base em sua experiência e sentimentos, o que torna este livro um dos mais interessantes do Romantismo.No romance, a história de amor acontece entre Marguerite Gautier , uma famosa cortesã e o jovem burguês Armando Duval.

É uma história triste e bonita. O autor coloca algumas questões sobre o quanto a mulheres são julgadas, principalmente as cortesãs e critica a hipocrisia da sociedade da época. É um clássico que vale a pena conhecer!!

Lorena Carneiro 19/11/2021

Um clássico que vale a pena
A escrita do livro é muito boa, podemos remeter a um homem fofoqueiro, fofocando sobre o relacionamento de alguém que ele descobriu por acaso e indo ao fundo saber de todos os detalhes da situação ?

O desfecho do romance em si é bem previsível a época, então não temos um desfecho de "Ó meu Deus! Não acredito!". É tudo meio óbvio, mas que vale a pena.

O livro fala sobre amor, luto, redenção, arrependimento...

Você consegue perceber o quanto essa obra tem o poder de influenciar e ser espelho em outras obras atuais.

Recomendo a leitura, vale super a pena tirar da estante e ler esse clássico.

Sani Melo 16/10/2021

Minha Morta Predileta
Depois de quase um ano lendo esse livro, finalmente terminei. ?
Essa foi uma leitura bastante dramática, a escrita do autor não facilitou muito para mim também, mas de resto deu tudo certo.
Sobre nossos personagens Armand me deixou muito puta durante 95% da leitura, agindo como um mimado, egoísta do carvalho. Porém nossa bela dama das Camélias quebrou meu coraçãozinho, esse final realmente acabou comigo, porque ela de todas as pessoas não merecia ter passado por tudo isso! ?
Pois então finalizo dizendo que não é uma leitura fácil, mas é um livro que vale a pena!

"Como a visão da vida e da felicidade dos outros faz desejar viver àqueles que na véspera, na solidão de suas almas e na sombra de seus quartos de doente, desejavam morrer depressa!"
Rayza.Figueiredo 17/10/2021minha estante
EU FALEEEIIIII ????????????????????????

Sani Melo 17/10/2021minha estante
????

Bruna Peixoto 16/10/2021

A obra retrata bem o moral e as relações da época, e nos faz refletir sobre o amor, vida e morte. Um ótimo livro!

Aline Casellato 30/09/2021

Maravilhada com esse Livro
Ontem finalizei a leitura e não consegui me desligar, comecei a sonhar com a história.

Essa frase em particular foi o que me deixou pensativa a respeito da história:
"gostaria de saber a que horas poderá depositar esse arrependimento a seus pés."

Sempre me fascinou romances trágicos, e é instigante a devoção de Armand a Dama das Camélias, vulgo Marguerite. O trecho acima que ficou em minha mente, é quando ele a calunia, e sente ciúmes de sua profissão de Cortesã.

O que mais nos impregna na leitura é que o ruim não é superar nossos próprios preconceitos em prol do amor, e sim o de toda sociedade.

"Mas pense que ao lado da amante há a família, que além do amor há os deveres,"

Também em diversos momentos a digressões sobre as generalizações de como e o que são as cortesãs e como a sociedade as vê, e o autor mostra sensibilidade impar a esse respeito:

"O mal não passa de uma vaidade, tenhamos orgulho do bem e, sobretudo, não nos desesperemos. Não desprezemos a mulher que não é mãe, nem filha, nem esposa. Não limitemos a estima à família, nem a indulgência ao egoísmo. Visto que o céu se contenta mais pelo arrependimento de um pecador do que por cem justos que nunca pecaram, procuremos alegrar o céu."

Leiam meus caros, e apreciem como eu a maravilhosa escrita de Alexandre Dumas Filho, com tão belas palavras sobre o amor verdadeiro e um retrato fiel a costumes e pensamentos da época.

Vladia Castro 29/09/2021

A dama das Camélia (Alexandre Dumas Filho) ????
Aquele amor entre pessoas de classes diferentes que deixa corações partidos por não se encaixarem nas convenções sociais. Armando Duval, um jovem burguês, se apaixona perdidamente por uma cortesã (prostituta), Marguerite Gaultier. Armand a convence de deixar os outros amantes para que eles vivam seu amor, mas já sempre os obstáculos das classes sociais. Ótimo!!! #adamadascamelias #alexandredumasfilho #martinclaret

Tati Menezes 19/09/2021

Maravilhoso relato! Principalmente se considerarmos a época em que ocorreu a história. Muito tocante, uma verdadeira prova de amor.

duda 19/09/2021

a dama das camelias
muito romântico mas meio chato. mudando uma coisa outra podia ser um livro de romance pra adolescente de hoje em dia. o conflito é muito óbvio só armand não percebe. mas a marguerite é demais.

Jão.Silver 13/09/2021

A Dama das camélias
"A felicidade não pode entrar de repente num coração desolado sem sufocar um pouco. Às vezes, a alegria dói tanto quanto a dor."

Uma experiência diferente! Não costumo ler clássicos e esse, apesar disso, tem uma escrita super simples e fluída. Foi uma leitura agradável do geral, embora meio sem sal, não conseguiu me emocionar tanto quanto esperava (acho que também por ser um livro datado). Provavelmente quem está iniciando ou já gosta do gênero vai adorar, ele funciona bem como introdutório.

Ju 26/08/2021

Incrível
Primeiro livro que leio desse autor, já virei fã.
Alexandre Dumas Filho conta a história de um rapaz que se apaixona por uma cortesã linda e elegante.
Pela capa vc diz, - vai ter senas eróticas.
Só que não. A história é linda de chorar.
Amei a escrita, amei a personagem.
Dumas Filho escreveu uma parte de sua vida nesse livro.

Lorenna 20/08/2021

A dama das camélias
Marie Duplessis, ao servir de musa inspiradora, certamente não poderia imaginar que seria eternizada por meio desse livro.

A dama das camélias foi o livro que me fez redescobrir o significado da palavra cortesã e é impossível não se sensibilizar com os sentimentos e dramas de Marguerite Gautier e estender esses pensamentos às mais diversas prostitutas até os tempos atuais.

de Paula 16/08/2021

Somos coisas aos olhos dos ricos?
Esse livro é incrível não só em sua escrita e história, mas principalmente nas discussões que suscita em 1848! A narrativa se dá em Paris, onde um jovem advogado recém formado se apaixona de forma ensandecida por uma cortesã de saúde frágil e juntos vivem uma das histórias de amor mais bonitas da literatura. Não quero me aprofundar porque acho um livro necessário e que representa o auge do romantismo em meio ao momento de revoluções e iluminismo que a França vivia. Isso é importante porque em meio as eras mais dramáticas da História as pessoas continuam vivendo.

A discussão mais forte gira em torno da cortesã, Margueriitte Gautier, que é uma jovem só em Paris e possui diversos amantes que bancam seus luxos de 100 mil francos ao ano em troca de seus serviços sexuais. E é só isso, ninguém a vê como pessoa, exceto o protagonista, que mesmo sem conhecê-la direito se preocupa e chora ao vê-la sucumbindo. O amor deles nasce da necessidade que ela tem de se sentir alguém e não o objeto de outros, até mesmo de seu benfeitor, um duque que a sustenta pela sua semelhança a filha morta dele.

Gosto do livro iniciar com o final do romance e levar o leitor a entender e amar a dama das camélias como o seu verdadeiro amor. A narração é feita por um terceiro que dá voz ao jovem apaixonado, que se encontra moribundo e após isso a cortesã. Em diversos momentos a história é tratada como apenas uma história de amor, o que é, mas para as pessoas daquela época e até hoje vem isso como capricho ou que uma mulher que trabalha com prostituição não merece nada além de desprezo e uma vida à margem da sociedade, além do desejo que pague pelos seus pecados, quando se tem alguém para culpar são os financiadores desse mercado, que monetizam e pagam para que pessoas na época e em pleno século XXI sejam escravizadas e traficadas para alimentar seus desejos carnais. Mesmo assim, a prostituta é a culpada de tudo e por isso desprezada, humilhada e impedida de viver como outra pessoa qualquer.

O preço do amor dos protagonistas, a dura realidade financeira, os sugadores de finanças e de alma que se dizem amigos, a vingança, os desejos mesquinhos e uma vida desregrada são temas encontrados na leitura e nos fazem pensar se as coisas mudaram tanto assim desde a publicação da obra, tal como a reflexão do valor e papel da mulher na sociedade, mesmo as que não são prostitutas (que é uma profissão escolhida por algumas mulheres hoje, mas ainda envolve muito machismo e misoginia, além dos crimes supracitados). Magnifico e eletrizante do início ao fim, vale muito a pena!
anoca 16/08/2021minha estante
ótima resenha, gosto bastante deste livro!!!

de Paula 16/08/2021minha estante
De fato muito bom!

EsterCristina 15/08/2021

Eu estava gostando demais, dificilmente clássicos me prendem logo de primeira mas A Dama das Camélias conseguiu
Mas páginas foram passando e acabando e eu não imaginava um final em tão poucas páginas e foi o que aconteceu; o livro acaba abruptamente sem um desfecho da própria narrativa do personagem ou um desfecho da história em si, tentei imaginar eu mesma o que teria acontecido dali em diante mas não consegui já que o amante dela louco de amor nunca teria a abandonado pra ir trabalhar com a Margarida tão doente, além de q pareceu que o próprio Armando estava morrendo.
Gostei mas esperava um final melhor, ou melhor, um final