Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

won't 16/07/2022

um clássico completo que realmente vale a pena, com críticas sociais fodas e representação realista de uma vivência sofrida. ri muitas vezes, torci pelos personagens e chorei no final. me surpreendeu demais.

Laninha 16/07/2022

Perfeito
Um livro tocante. Fala de solidão, de solidariedade, de compaixão.
Dois personagens que te cativam e te levam a muitas reflexões. Vale a pena mergulhar na leitura desse livro.

Fernando 11/07/2022

Primeira Resenha
É a minha primeira resenha e também é o primeiro livro do Steinbeck que leio.

É uma obra espetacular e é uma obra curta... O que, para mim, significa que algo não tem de ser imenso para ser grande.

No meu sentir ela fala de amizades e sonhos.

É invejável a força do laço que une as duas personagens principais.

E é surpreendente o quão vigoroso um sonho pode se tornar quando sonhado por mais uma alma... O quanto ele se torna mais palpável à medida que se atreve a pensar nele, e o quanto ele - o sonho - fica propenso à realização quando mais pessoas se atrevem a sonhá-lo.

Também mostra que tudo pode desmoronar num estalar de dedos...

Me comoveu. Me fez estremecer a alma.

Merece espaço cativo na minha estante.

kamillyoliveira 20/06/2022

Incrível
Conta a história de dois rapazes que vão em busca de trabalho em uma fazenda. Os dois tem um sonho de comprar a própria terra e criar suas coisas. Mas enquanto isso não acontece, eles vão juntando dinheiro para realizar esse sonho.

No início não esperei muita coisa, o sotaque dificultava a leitura no começo. Mas depois fui me acostumando e quando eu vi já estava presa na história. É uma leitura muito cativante e leve. O final foi surpreendente, não esperava aquele desfecho. Ademais, gostei da história, recomendo.

Pedro Aires 17/06/2022

Perfeição
Sempre quis ler John Steinbeck, principalmente por ser um vencedor do prêmio Nobel, mas fui enrolando. Agora consegui ler esse e estou sem palavras. Que história! Que personagens!

Bellí 14/06/2022

Não é uma resenha, apenas um comentário!
Essa resenha não é uma resenha, mas como eu não sei mais onde comentar sobre este livro então eu vou falar aqui.
Olha, vou dizer que eu estava mais de 1 mês sem ler NADA por conta das minhas provas, trabalhos e etc?
Mas quando eu comecei a ler este livro eu simplesmente não consegui parar, ele tem a linguagem muito simples e mesmo as falas tendo um sotaque difícil de ler (para mim), depois que eu me acostumei eu nem senti que estava lendo, mas sim vivendo a história.
Acho que esse foi o único clássico que eu realmente gostei, realmente acho que ele deveria ser recomendado aos alunos, mas pensando bem, talvez se a minha escola tivesse me recomendado esse livro eu odiaria sksksk.
Enfim, é isso, LEIAM!
Isabella 16/06/2022minha estante
Leia As vinhas da ira do autor! Minha melhor leitura do ano até agora mas honestamente duvido que qualquer outro vá supera-lo

Tarcisio.Kauling 04/06/2022

Livrasso
Uma história de amizade! Só lendo pra saber.

É até difícil escrever quando um livro te bate tão forte como ele, e te coloca no lugar dos personagens.... simplesmente maravilhoso

Clara 29/05/2022

Personagens com dificuldadeals reais
O livro retrata a realidade Americana no período da grande depressão da dec de 30.
Inclusive recebeu um prêmio Pulitzer por isso.
Gostei? Leituras com ambientes muito detalhados é um saco, porém quando vc passa da 5 página não quer mais parar.
Então eu vou dizer que sim, porem deu vontade de desistir umas duas vezes.

Will 18/05/2022

Pequeno livro, mas muito impactante!
Ratos e Homens é uma obra curta, mas muito marcante. Steinbeck conta a história de George e Lennie, dois amigos que vagam de fazenda em fazenda pelos EUA da primeira metade do século XX. George tem uma certa sagacidade e tendência oportunista, enquanto Lennie apesar de muito grande e forte, tem a mente de uma criança, destacando sua peculiar obsessão por animais peludos.
É impressionante como a história consegue conter tantas questões importantes e trechos memoráveis em um texto tão curto. Acompanha o eterno êxodo dos trabalhadores após a crise de 1929, o sonho (descrito de uma forma muito bonita) de um pequeno pedaço de terra que possam possuir, caindo por terra diante da exploração, violência e pequenos prazeres. Também trata sobre o racismo, principalmente no conceito segregacionista da época.
O enredo e construção dos personagens é muito atrativo, difícil não devorar o livro rapidamente, envolvido nessa bela obra que compartilha o mesmo alto nível de escrita de Steinbeck em As vinhas da Ira. Uma das especialidades de John Steinbeck é ambientar muito bem a história, seja por meio dos diálogos condizentes com os personagens ou a paisagem americana da época. Lennie é um personagem muito interessante de acompanhar, mas também me marcou muito o solitário Crooks e os efeitos duradouros que o tratamento hostil e desumano causaram em sua personalidade e capacidade de confiança.
Ótima leitura, recomendo com facilidade.

Diego Rodrigues 18/05/2022

Um retrato nu e cru da recessão econômica da década de 30
Considerado um dos maiores escritores de língua inglesa do século XX, John Steinbeck nasceu em Salinas, no estado da Califórnia, no ano de 1902. Vencedor do Pulitzer (1940) e do Nobel de Literatura (1962), é autor clássicos como "A Leste do Éden", "Ratos e Homens" e "As Vinhas da Ira". Sua obra, marcada pelo realismo, costuma retratar miseráveis e trabalhadores de classe baixa, denunciando as injustiças sociais e escancarando a crueldade que assola o mundo. Muitos de seus livros ganharam adaptações cinematográficas, como é o caso de "As Vinhas da Ira" e "Ratos e Homens". E o autor também chegou a se aventurar em Hollywood, escrevendo roteiros para cinema.

Publicado originalmente em 1937 e ambientado no período de recessão econômica da década de 30, "Ratos e Homens" conta a história de George e Lennie, dois amigos marginalizados pelo sistema que trabalham nas fazendas da Califórnia a troco de comida e abrigo. George é uma velha raposa, magricela e esperto que só. Lennie é o completo oposto, um gigante preso a uma mente de criança. E o que une duas personalidades tão diferentes é justamente sua condição de oprimidos. Juntos, eles são mais fortes. George é a cabeça pensante que tenta manter o amigo longe de apuros. Lennie é uma máquina de trabalho braçal, não há em toda Califórnia trabalhador melhor que ele, mas sua sensibilidade pode acabar atraindo problemas. Pelo caminho, a dupla irá se deparar com miseráveis, vagabundos e valentões, personagens cativantes ou detestáveis que poderão se revelar uma mão amiga ou um obstáculo em sua trajetória.

Com uma narrativa nua e crua, mas não desprovida de sensibilidade, Steinbeck investiga a fundo a condição humana nessa obra magistral. Breve e de fácil leitura, o romance nos envolve logo nas primeiras páginas, tornando impossível deixá-lo a leitura sem saber os rumos de George e Lennie. A peculiar amizade entre os personagens é contrastada por um cenário hostil e um sistema opressor, no qual os desfavorecidos não têm vez. É uma história que ao mesmo tempo emociona e revolta, cativando o leitor para depois destroçá-lo. Sem dúvida uma experiência de leitura fascinante e altamente recomendada.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Paloma.Pereira 10/05/2022

Um retrato tocante sobre a exclusão, em suas várias camadas e nuances. Até onde um ser humano pode abdicar de si mesmo em prol do outro?

Joao 09/05/2022

Livro pequeno, mas de imenso valor!
Ratos e Homens conta uma emocionante história de amizade entre George e Lennie, dois peões que buscam por trabalho em fazendas na Califórnia. Enquanto George é pequeno e esperto, Lennie é grande, mas com pouca inteligência.

Nesse livro, John Steinbeck consegue criar uma bela história e personagens carismáticos. Embora curtas, as passagens de descrição do ambiente são muito poéticas. A linguagem usada nas falas dos personagens se aproxima da fala usada por peões nas fazendas, com erros e sotaque regional.

A história é muito linda e, embora curtinha, consegue nos emocinar bastante. O ponto mais interessante que achei da obra foi a contínua idealização de um sonho pelos personagens. Todos nós, lá no fundo, buscamos aquele mesmo pedacinho de terra que George e Lennie buscam. Todos nós ansiamos por esse pedacinho de paraíso...

Regis 06/05/2022

Impactante...
História curta e poderosa. Se passa na difícil década de 30, onde a grande recessão econômica, cobrava seu preço de homens simples, em um país devastado pela fome, o desemprego, e a desesperança.
George, um sujeito baixinho e sagaz, ao lado de Lennie, um homem muito grande e inocente com problemas mentais, chegam a uma fazenda em busca de trabalho.
A amizade de ambos encanta. George cuida e protege Lennie, que sozinho não teria como se virar, ainda mais conseguir um emprego nesse mundo em profundo lapso.
Enquanto Lennie segue sonhando com um futuro imaginado por George, e com o qual consegue permanecer alienado de todas as dores e agruras que sua realidade apresenta.
Com um desfecho impressionante e ao mesmo tempo chocante, essa novela de apenas 142 páginas nos apresenta personagens bem desenvolvidos e nos faz torcer por eles mesmo que possamos avistar o trágico fim se aproximar.
Indico com certeza essa leitura.
Nick 06/05/2022minha estante
Caraca, parece ser um livro muito emocionante

Regis 06/05/2022minha estante
É sim. Eu chorei um pouco no final.

Guilherme.Oliveira 08/05/2022minha estante
Esse livro é sensacional!!

Regis 08/05/2022minha estante
É sim, mas também é devastador.
Não consigo esquecer o Lennie e o George.

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Dhewyd 17/02/2024minha estante
Comecei a ler ele hoje, indicação sua rsrs

Regis 17/02/2024minha estante
Espero que goste, Dhewyd. ??

Dhewyd 22/02/2024minha estante
Adorei o livro... cinco ? fácil rsrs

Pixlina 29/04/2022

Ratos e Homens
Li uma resenha muito boa aqui no Skoob e fiquei curiosa para ler. Logo de cara a leitura fluiu e que obra fantástica é essa de John!!
Adorei demais e ficarei pensativa com esse desfecho por uns dias.