A Chave Dourada

Resenhas - A Chave Dourada

1 | 2 | 3 | 4

thalesrafhael 26/10/2023

Magia!
George Macdonald certa vez disse que não escreve livros infantis, mas para crianças de todas as idades, sejam elas de 5, 50 ou 75 anos. Esse breve conto me fez despertar para a magia e para a sensibilidade que infância tem. É impossível ler isso daqui e não ser encantado pela sensibilidade e pureza dessa história. Simplesmente leia, sem tentar encontrar muitos ensinamentos ou mensagens, apenas se deixem ser levados por esses dois personagens até o lugar do qual se produzem as sombras!

Bianca 02/09/2023

É um ótimo livro!
A leitura desse aqui me surpreendeu porque não conhecia até então, os contos tem uma pegada diferente da dos Grimm, mas ainda sim são super legais de ler, não entendi muito bem o último mas tudo bem, ainda vale a pena!

Tali 02/08/2023

Eu comecei a ler porque uma amiga pediu, que ela ficou confusa e queria conversar com alguém sobre o livro. Esperava mais do final, sei lá... Até me prendeu um pouco, mas sério, que final é esse?
Depois descobri que tem mais dois livros e talvez eu leia, vai que dá algum sentido nessa história.
Mas é uma leitura rápida, porém com um final nada cativante.

Wal 12/07/2023

De tanto ouvir, aprenderam o suficiente....
A sensação é de mergulhar em pura fantasia. Temos aqui um mundo incrível, 2 personagens e suas jornadas.

J. Anderson 19/05/2023

Sem saber como descrever...
Escrita por George Macdonald, o mestre que inspirou grandes mentes como: C. S. Lewis e Tolkien. E foi publicado pela primeira vez em 1867.

A chave dourada e outras histórias, um livro curto que nos trás 3 belos contos bem escritos, personagens encantadores, criaturas incríveis, cenário envolvente e é claro, seus enredos cativantes.
Esse é o primeiro livro do autor, que tenho contato, uma experiência diferente, pois ainda não tinha lido um conto de fadas antes. E já me despertou o interesse em ler mais.

Sem dúvidas o conto que mais me cativou foi o primeiro, A Princesa Etérea, o outro foi, A Chave Dourada, conto que deu título ao livro. Um enredo profundo e cheio de ensinamentos, rotula-lo como " É apenas um livro infantil" não é justo e nem faria jus a essa obra, pois ela vai além de um conto para crianças.

E aí você já leu esse livro? O que achou dele?

Por: J. Anderson

Daiane.Nascimento 17/04/2023

Encantador
Aquela leitura pra sair da ressaca literária!! Um livro curto, com escrita fluida, e encantadora! Do mestre que inspirou Tolkien e C.S. Lewis no mundo da escrita fantástica, não vejo a hora de ler mais títulos deste autor!

Ju Andrade 06/03/2023

A capa engana
Olhando a capa esse parece um livro de contos para crianças, e até é. Porém, quando comecei a ler só conseguia pensar que não leria para o meu sobrinho tão cedo. E não lerei. Vou esperar ele crescer e deixar que ele leiae tenho certeza que, assim como eu, ele vai gostar muito dessa leitura

jessyfioravante 10/01/2023

Li um outro livro desse autor, gostei e me interessei por esse também. Achei muito bom. Gosto da escrita dele. Não é algo tão ?conto de fadas?, tem um quê de ?vida real? nas histórias dele.

Resenhas Cristãs 26/06/2017

Legal, mas confuso
Gostei da leitura, mas acho que a tradução não foi boa. Não entendi muito bem a história. Havia muitos erros e tal...Vou ler em inglês futuramente para tentar entender melhor
Luiz Miguel 26/06/2017minha estante
Tenho muita vontade de ler. Soube que este autor influenciou C.S.Lewis e suas fantasias. Pena que é confuso...

neusmon 06/12/2022

Capa fofa
Mas os contos te prendem mais a cada palavra o que foi maravilhoso já que estava precisando de livros para sair da ressaca

Thaline 23/04/2022

Um Clássico conto de fadas do pai da Fantasia
Esse foi meu primeiro contato com as obras de George Mcdonald, pai da Fantasia que influenciou C.S.Lewis e Tolkien.
Mcdonald faz jus a sua fama com um este conto lindo, incrível e cheio de referências Cristãs. Aqui temos a trajetória de duas crianças, uma sai ao encontro da chave dourada e da porta que esta abre e a outra acaba tendo que o seguir. Iniciando assim uma aventura incrível e surreal.
Uma leitura gostosinha e fácil de se ler, que nos leva ao mundo das fadas e ao seu tempo que é tão diferente do nosso. Simplesmente perfeito!

ludmila139 17/02/2022

Indescritível!
Consegui ler ele bem rapidamente, pois de fato é um livro que desperta a atenção. rico em detalhes do início ao fim, a chave dourada é um chamado para partir rumo a uma jornada em busca do infindável.
Musgoso e Trama desbravam juntos o desconhecido que desperta neles uma curiosidade repentina, e isso os leva a prosseguir sem demora para algo bem maior que é preciso não temer para alcança-lo.
Esse livro é curto, mas traz uma verdade inspiradora e inesquecível. ele faz um chamado, através da imaginação, para combater o bom combate com coragem e valentia em meio aos vales de sombras e tempestades. é um chamado para encontrar a fechadura da porta para o arco-íris eterno.

? Quotes favoritados: ?

"Quando estamos determinados, em busca de algo, não vemos o tempo correr. Ninguém sente fome ou sede. Sequer relembra do sol caloroso ou da noite fria. Apenas segue o seu caminho, imperturbável, sem olhar para trás."

"Tudo que havia acontecido com ela em sua jornada com Musgoso e suas aventuras no coração da terra com os Senhores. Tudo era parte de um plano maior, mas significava a mesma coisa."

"? Como você está linda, Trama! ? Ele disse, com deleite e admiração.
? Estou? ? Devolveu ela. ? Oh, eu esperei por você por tanto tempo! Mas você, você é como o Senhor do Mar. Não. Você é como o Senhor da Terra. Não, não. Você é como o homem mais velho de todos. Você é como todos eles. E ainda assim você é o meu velho Musgoso!"

"Eles estavam no arco-íris. Bem longe, sobre o oceano e a terra, eles conseguiam ver através de suas paredes transparentes a terra debaixo de seus pés. Escadas ao lado de escadas acabavam juntas e seres maravilhosos de todas as idades subiam junto com eles. Eles sabiam que estavam subindo para o lugar de onde vinham as sombras."

@jaquepoesia 26/01/2022

Encantador!
• A chave dourada
• George Macdonald
• Editora: Dracaena

"A inocência de uma criança no País das Fadas, é uma arma muito poderosa..."

Certa vez a filha de um mercador negligenciada pelas empregadas do mesmo é salva pelas fadas. Bom, na verdade as fadas a assustam o suficiente para que ela fuja da casa onde vive e passe a vagar pela floresta.
Muito tempo se passa até que a garota chamada Trama encontre uma mulher encantadora chamada Avó. A misteriosa mulher cuida dela até o dia em que a encoraja a viver ao lado de Musgoso o garoto que possui a chave dourada.

A tia-avó de Musgoso que antes vivia as margens do País das Fadas foi quem lhe contou sobre a chave dourada e instigou o pequeno a buscar pelo objeto mágico.

Repleto de simbolismo o conto de 46 páginas fala entre outras coisas da infância e do processo de crescimento pelo qual todos devemos passar mesmo que para isso seja preciso enfrentar os próprios medos, a solidão ou mesmo a escuridão.
Bastante espiritual o conto se usa de rituais como o batismo, despertar e longas jornadas, o que ao meu ver transmiti também a ideia de amadurecimento espiritual das personagens.

Foi uma experiência e tanto conhecer um pouco do trabalho de George Macdonald autor que inspirou Tolkien, Mark Twain e C.S. Lewis além de ter sido quem estimulou Lewis Caroll a publicar 'Alice no País das Maravilhas'.

Embora tenha gostado bastante de 'A princesa flutuante' (veja a resenha em post anterior a este) confesso que foi 'A chave dourada' que me mostrou o quanto George foi um mestre na escrita de contos de fadas.

Se quer uma leitura que gere um turbilhão de ideias sobre os seus muitos significados leia este livro.
Trecho:
"(...) O tempo no País das Fadas passa de uma forma diferente da nossa. Quando estamos determinados, em busca de algo, não vemos o tempo correr. Ninguém sente fome ou sede. Sequer relembra do sol caloroso ou da noite fria. Apenas segue o seu caminho, imperturbável, sem olhar para trás."

Leituras e Reflexões 19/04/2019

Primeira obra de Macdonald que leio. E gostei. Realmente tem que ter uma boa imaginação rs...

1 | 2 | 3 | 4