Freddie Mercury

Freddie Mercury Lesley-Ann Jones

Resenhas - Freddie Mercury

1 | 2 | 3 | 4

Vanessa1340 18/01/2021

Mais um livro do qual sou totalmente suspeita pra falar, porque eu amo o Freddie e o Queen. Impossível falar de um sem citar o outro, a história de ambos se misturam e conhecer mais a fundo sobre um dos maiores cantores do mundo e da banda mais famosa do planeta, não tem preço.
No livro conhecemos um Freddie além daquele cara brilhante e performático, conhecemos os detalhes ocultos e como o Freddie Mercury e o Queen viraram o que são hoje.

Uma das biografias que eu mais amo. ??

Jorge 16/05/2013

Fraco
Com uma história fabulosa como é a de Freddie Mercury, é difícil não escrever um livro, no mínimo, razoável. Digo isso porque foi essa minha concluão: a história de Freddie é excelente, mas o livro é fraco.
Penso que a autora falhou porque talvez tenha deixado seu envolvimento pessoal com o biografado e seus amigos ultrapassar as barreiras recomendáveis. Embora, a princípio, não seja um problema é uma fã declarada e acabou deixando isso atrapalhar seu trabalho. Ela é excessivamente policamente correta, evita ao máximo adentrar mais detalhada, por exemplo, no vício de Freddie Mercury por drogas, ou nos detalhes de seu convalescimento.
Outro fato que me encomodou foram trechos que pareciam mais um relatório da pesquisa realizada pela autora do que uma biografia. Penso que numa biografia a estrela é o biografado, ficando o pesquisador em segundo plano, da forma mais discreta possível, mas isso não ocorre no livro, que até trás várias fotos da escritora com os “personagens” da vida de Mercury.
Por outro lado, a tradução é muito boa, a edição deixou passar poucos erros de digitação e as fotos estão impressas em papel adequado. Ponto pra editora Best-selller.
Em resumo, o livro não faz jus ao subtítulo “A biografia definitiva”, embora tenha inegavelmente um valor histórico.
Érika 09/06/2013minha estante
Compartilho da sua opinião. Freddie Mercury merecia uma biografia a sua altura, não uma narração morna e que não envolve o leitor.

Henrique 22/11/2014minha estante
Concordo. Ela fica sempre margeando e sendo, como você mesmo diz: histórica. Mas é, talvez, a melhor coisa se você quiser saber melhor de um ponto de vista mais "imparcial" e jornalístico da vida dele.

Rosana 08/11/2018minha estante
Foi essa a minha impressão também. Li a biografia do Kurt Cobain e me apaixonei por ele, da forma como detalharam da sua vida e todo o seu sofrimento. Nesse, mais fala da saga na carreira enquanto banda, do que a vida propriamente do Freddie. Vou procurar a biografia do Jim, seu ex-companheiro.

Juliana.Calfa 24/02/2020

Vida extraordinária
Não importam as consequências a vida deve ser vivida ao máximo.
O amor possui múltiplas formas.
Os gênios chegam à frente do seu tempo para preparar o mundo para o futuro ?

Tamara Ferraz.As3Artes 04/06/2023

Relembrei e descobri
Adorei!! Relembrei músicas que não ouvia mais e descobri fatos que não conhecia. Pra quem é fã do Freddie Mercury e do Queen é uma leitura que vale a pena.
Sossô 26/09/2023minha estante
Nesse livro tem alguma cena de sexo? Pq minha mãe n quer q eu leia ?? aí eu queria saber

Tamara Ferraz.As3Artes 26/09/2023minha estante
Não tem cena de sexo.

Sossô 26/09/2023minha estante
Obrigada!

Tamara Ferraz.As3Artes 26/09/2023minha estante
Imagina!

Narry 15/10/2020

Boa biografia
Achei interessante, a biografia abrangeu boa parte da vida do Freddie, contudo tirei uma estrela por a leitura ser um tanto cansativa e pela questão da inserção da escritora na narração, falado de experiências dela relacionadas aos acontecimentos, o que achei desnecessário. Entretanto, recomendo para todos os fãs desse cantor incrível que queiram saber mais sobre sua jornada!!

Guilherme.Venancio 08/03/2023

Para se sentir como um amigo íntimo de Freddie
A riqueza de detalhes deste livro me fez sentir como se fosse amigo próximo de Freddie.

Como fã, poder entender minuciosamente como foi a vida do cantor e a sua trajetória junto à banda, foi uma experiência incrível.

A obra é um prato cheio para fãs não só do Freddie mas do Queen em um todo, pois conta a trajetória da banda. (Afinal, seria impossível contar a história do Freddie sem contar a do Queen.)

Luz 07/08/2020

Nem tudo que brilha é apenas ouro!
Pois é, visto que o artista tem direito a ter seus chiliques, a ficar de mau humor e a bater o pé, isso é algo que acontece a qualquer ser humano e falando em ouro é interessante pensar que se vc sair por aí a perguntar a esse e mais aquele se gostaria de receber muito $$$$ e ficar assim bem podre de rico é algo que faz parte inerente e recorrente dos seus sonhos? Pois ledo engano, acredite, quando vc tiver verba sobrando não terá mais aquela paz que tinha como pobre lascado. Vai poder pagar as contas, vai poder comprar aquela casa, vai fazer aquela viagem mas felicidade será algo que um dia irá passar ao largo porque junto com todas as mordomias irá fazer parte a perda substancial da sua liberdade e o seu brilho ofuscará a tantos que vc terá dificuldade em ver a sinceridade nesse ou naquele. Entrar numa loja e comprar de uma vez só uma dúzia de camisetas, vinte calças Jeans, dez pares de tênis e alguns agasalhos irá implicar por exemplo que ao fazer uma viagem irá precisar de mais malas para levar tudo e poder desfilar em vários lugares, mas não importa porque vc vai poder pagar pelo excesso de peso, ok, pois é, mas com aquela penca de malas para ter que abrir, procurar alguma coisa na hora de sair será bom que tenha alguém para ajudar a fazer isso, vc quer bailar, vc quer desfilar, não está interessado em ficar catando roupa e se vc quer o baile, o desfile, o passeio, o show, pode pagar, né, talvez precise de ingressos, de lugares para depois do evento ir e encher a barriga, mas será bom também ter uma pessoa que cuide disso, veja se na sua agenda tem tempo disponível para aquela exposição, vernissage, festa, peça de teatro, porque vc pode pagar e gastando assim horrores e com um séquito para isso e aquilo irá precisar de seguranças porque vai dar na vista e pode ser assaltado, sequestrado, roubado, então vamos contratar guarda costas porque vc tem como bancar o pagamento de todos eles e falando nisso, pagamentos, ao se hospedar em algum lugar vai ser preciso ter acomodações para todos, né, pois é, vc não vai querer uma tropa de gente amontoada e acotovelada dentro da sua suíte presidencial. E como vc tem pode ser que seu único amigo de confiança, aquele de uns dez anos, aquele de uma vida inteira acabe indo para um lado e vc por outro porque uma simples ruptura irá fazer um enorme estrago quando vc por exemplo oferecer um cheque de quantia vultosa para o cidadão fazer uma reforma de peso na casinha onde mora e está assim meio que despencando, mas seu amigo de so long time tem quatro filhos, pai doente, mãe com algum vício em bebidas, cunhado desempregado e a verba ploft, vai sumir num átimo, mas vc pode, né, pois é e então lhe dará outro cheque e mais outro e mais outro mas a casinha dele continuará com infiltrações, rachaduras nas paredes, falta de pintura, goteiras e o pai vai continuar doente, o cunhado ainda desempregado, a mãe com vícios e etc e etc, por causa disso a ruptura e finalmente a agrura quando vcs se desentenderem seriamente e então záz, um para cá e um para lá, mas era seu amigo mais sincero, não será fácil agora achar algum. Pois é, em suma isso, vc vê que muitas coisas brilham mas o ouro que vc mais queria será bem difícil de encontrar!!!

Bi Faria 09/03/2020

Capa maravilhosa! E foi uma leitura que mexeu muito comigo. Conhecer a lenda Freddie Mercury e sua capacidade ao compor as músicas é único. É favorito de 2020!
Farrokh Bulsara, tímido, quieto e muito inteligente, nasceu no dia 5 de Setembro de 1946 em Zanzibar, frequentou uma escola missionária.
Com mais idade vai para um colégio interno longe de casa, na Índia, seus pais acreditavam que lá o ensino faria diferença na sua vida.
Lá ele muda seu nome para Freddie e lança sua primeira banda - Hectics.
Quando retorna para Zanzibar e conclui a escola, a família precisa fugir da revolução para o Reino Unido.
Faz um curso de design gráfico e ilustração, monta uma tenda e conhece algumas bandas. E na mesma época, conhece Mary Austin, seu grande e verdadeiro amor.
Sua grande influência sempre foi Jimi Hendrix, e o percurso até chegar a banda Queen foi árduo, pois sua forma de compor, ver a música e de demonstrá-la não agradava a todos.
Mas em Abril de 1970 Freddie muda seu sobrenome para Mercury e forma a banda Queen.
E daí para frente grandes músicas são lançadas, o grande sucesso 'Bohemian Rhapsody' é questionada sobre seu sentido, e o sucesso é tão grande que lidera pela primeira vez a parada se sucesso britânica.
E quem nunca se emocionou com 'Love of my love' e sua letra forte.
Na banda, turnês e versatilidade das composições tudo vai bem, mas na vida amorosa Freddie se decepciona cada vez mais, mas Mary está sempre por perto, é seu alicerce, mesmo não estando juntos mais, ela é como uma mãe.
Um caso a cada noite, sua homossexualidade e muita descrição no show business, ele frequentava locais longe dos holofotes e oferecia festas memoráveis, com muito sexo, drogas e rock n roll.
Não deixou de trabalhar até o último minuto, mesmo muito debilitado pela doença.
Fez um anúncio antes de sua morte, que ocorreu no dia 24 de Novembro de 1991.
E o Queen continua fazendo sucesso por anos, lançam mais um álbum quatro anos depois da morte dele que fica na primeira posição .

A autora, jornalista Lesley-Ann Jones, nos leva para dentro da vida de Freddie Mercury e nos emociona. A cada música citada eu parava para ouvir e me encantava novamente.

Mayara1111 21/06/2021

Novo olhar sobre Fred
Apesar de o livro se resumir a carreira da banda do que a vida do artista, a escrita segue um ordem cronológica fácil de entender e trouxe a mim uma visão muito mais transparente sobre um dos maiores cantores e compositores de Rock.

Carla498 12/03/2023

A lenda!
Como fã assídua e imensa admiradora do Freddie, me sinto até parcial demais para falar sobre essa biografia maravilhosa!

Muitos aspectos relevantes e inéditos são retratados no livro. Não apenas trazendo o Freddie, mas o Farrokh, um menino que desde muito cedo teve que aprender e lidar com as assombrações e consecutivamente as solidões que a vida pode trazer. Solidão essa que mesmo no estrelato levou consigo até sua morte. Mas, graças a Deus deixou seu legado, sua marca na Terra, e nunca será esquecido, creio que daqui a 100 anos as novas gerações ainda ouvirão e terão o maior respeito pelo seu LEGADO! Confesso que me emocionei em muitas partes do livro, de verdade me tocou profundamente. Abaixo deixo em tradução a parte de uma música cantada por Freddie que se chama IN MY DEFENCE. ??

"Eu sou apenas um cantor com uma canção
Como posso tentar consertar o erro?
Para apenas um cantor com uma melodia
Eu fui pego em cheio
Com um sonho acabando".

Sossô 29/06/2023minha estante
Tem cena sobre sexo? Pq minha mãe n tá me deixando eu ler pq acha q a única coisa q ele faz é dar a bunda pra td mundo.. queria saber se tem ou n

Maximiliano 05/09/2013

Fugiu do foco
Esperava mais desse livro.
Quando comprei ele e comecei a ler, pensava que iria encontrar bastante coisa sobre a vida do Freddie. Porém, lá pelo capítulo X, quando o Queen começa a lançar álbuns e mais álbuns, a biografia passa a ser do Queen e não mais do Freddie.
Embora a autora tenha feito várias entrevistas, como demonstra no decorrer da obra, ela pouco as usa. Poderia ter ilustrado mais com as experiências de quem conviveu com o próprio Freddie.
Outra coisa que não gostei foi o modo como a autora escreve: frases curtas e diretas; ela não desenvolve o assunto, dá a informação crua e pronto. Poderia ter sido melhor explorado.
No entanto pra quem é fã, vale a pena. É um livro rápido, caracteres grandes e a leitura flui. Rapidinho você termina ele.

Gabi 19/03/2021

É uma boa história, porém achei um pouco confusa a forma que a autora separou os capítulos. E em determinado momento foi um pouco enrolada a leitura. Esperava mais.

Rafaela 02/05/2014

A autora que teve a sorte de conviver com Freddie e também é uma admiradora do cantor, fez várias entrevistas, visitou o lugar que ele nasceu e pelas fotos do livro ate os lugares que o cantor frequentava como boates, e talvez por ter convivido, mesmo pouco tempo com o cantor e os outros integrantes do Queen, a vida polêmica de Freddie parece receber um verniz, ainda mais quando o seu lado diva vem a tona.
Mais da metade do livro é dedicado a retratar o Queen, não haveria como ser diferente, mas o problema é que autora escreve a biografia de cada um que cruzou com a banda, de onde veio e com que trabalhou, fora detalhes maçantes, que em vez de tornar o livro mais rico parece que só está ali para encher linguiça, Freddie fica várias páginas sem ser citado.
Mas a autora consegue transmitir ao leitor a tortura e a fragilidade que Freddie sofria por ter que esconder sua sexualidade, por respeito a família que era muito religiosa e por medo da reação das pessoas, como também sua dificuldade de lidar com a fama, o dinheiro e sua aparência.

Adilson85 08/08/2021

falando um pouco sobre a bio do freddie
essa biografia cheia e de altos e baixos excelente pra quem curte QUEEN e quer saber mais sobre o vocalista e banda .

1 | 2 | 3 | 4