Apegados Rachel Heller

Resenhas - Apegados

1 | 2 | 3 | 4

iara 03/08/2022

Interessante mas repetitivo
Sobre os diferentes tipos de comportamento das pessoas no relacionamento (apego ansioso, evitante ou seguro). Visão interessante que condiz com os comportamentos nos relacionamentos. No entanto, é totalmente repetitivo. Poderia ler só o primeiro capítulo...e no fim, como resolver o problema de desentendimento em relacionamentos nada mais é do que aplicar os conceitos da CNV (comunicação não violenta)

Ana Carla 26/05/2013

Ao ler o livro em forma de guia, encontrei relatos de muitos dos pesquisadores sobre relacionamentos conturbados, que o casal insistia em ficarem juntos, mesmo se autodestruindo. Os pesquisadores abordam os relatos e nos trazem tabelas e recursos para identificar qual é o tipo de “apegados”, podemos curar certas feridas que ficam muito tempo a sangrar, deixando sequelas das quais não nos permite atingir a felicidade.

O livro vem abordar também relacionamentos de pais e filhos e amizades que de certa forma fazem um ao outro sofrer. Com alegria e muita sensibilidade, a leitura do livro poderá ter a sua vida transformada para melhor.

Para conferir a resenha na integra, acesse: http://www.historias-semfim.com/2013/05/resenha-apegados.html

Fun's Hunter 06/06/2013

Apegados | O que a ciência pode fazer para ajudá-lo a encontrar — e a manter — o amor
Eis que com o livro em mãos, resolvo dar aquela olhadinha entre as folhas antes de começar a leitura. De imediato, ao ver algumas atividades para serem feitas, já imaginei que seria mais um daqueles livros de autoajuda chatos que geralmente não resultam em nada.
Confesso que agora, ao finalizar o livro, estou extremamente feliz em dizer que eu estava completamente enganado. O livro é muito bom! Eu diria até que é indispensável para qualquer pessoa que tenha, teve ou terá um relacionamento.
Mas, vamos ao que interessa.

O livro baseia-se na teoria do apego de John Bowlby e busca explicar, através de exemplos reais, como é o comportamento das pessoas em determinada situação de apego. Comportamento esse, diretamente influenciado pelo estilo de apego a qual o individuo se enquadra. Sendo eles: estilo evitante, estilo ansioso e estilo seguro. Mais do que isso, explica o porquê de necessitarmos de alguém que se enquadre corretamente ao nosso estilo.

Fomos criados para sermos dependentes de outro ser significativo...ao longo da evolução, a seleção genética favoreceu as pessoas que se apegavam, porque isso proporcionava uma vantagem para a sobrevivência.
Pag. 22

Utilizando vários fatos vividos por pessoas normais, os autores explicam claramente o que aconteceu e qual foi a influência do estilo de apego no desfecho da situação. Deixa claro também, qual poderia ter sido o desfecho em caso de um estilo diferente.

Para mim, o mais importante do livro é mostrar que para ter um relacionamento feliz, não é simplesmente “se jogar no mundo” a procura daquela pessoa especial e, quando acha que encontrou, ignorar todos os sinais de que há algo de errado, deixando seu futuro nas mãos da sorte.

Os autores, mostram muito bem como é o relacionamento entre os diferentes estilos de apegos. Em alguns casos, parece que nos conhecem e estão descrevendo alguma situação que vivemos, pois como eu disse, são situações vividas por pessoas reais, assim como eu e você que esta lendo essa resenha.

Enfim, antes de afundar num momento depressivo com aquelas, sempre presentes perguntinhas: “Por que nunca dá certo comigo?” “O que eu fiz de errado?” “Por que ela (ele) é assim?” entre outras, aconselho a ler esse livro e encontrar cientificamente as respostas para tais questões.
Com toda certeza esse entra para minha lista de favoritos e leva 5 estrelas!

Vanessa Sueroz 17/06/2013

Ao pegar esse livro senti que não iria gostar, afinal eu não gosto de livros de autoajuda como a maioria das pessoas, mas o livro é um pouco diferente do que eu esperava, ainda é um autoajuda, mas melhor do que os que conhecia.

O livro traz os princípios do apego, nos ensinando a nos entender com algumas pessoas e encarar alguns pontos que podem fazer toda a diferença na nossa vida se seguidos.

Baseado em fatos e estudos o livro traz muitos fatos e ensinamentos sobre como se comportar e se entender com diferentes tipos de pessoas, por exemplo: você confia muito em uma pessoa, mas ela parece não demonstrar a mesma confiança, ou você está em um relacionamento e quando as coisas parecem melhorarem seu companheiro começa a se afastar sem motivo. Esses tipos de apegos são detalhados, explicados e exemplificados no livro para que possamos conviver melhor.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/apegados/

Leandro | @obibliofilo_ 08/08/2013

Resenha Postada Oficialmente no blog "Palavras ao Vento".
Seria incoerente da minha parte dizer que não leio livros do gênero autoajuda? Talvez sim, até porque "Apegados" faz parte do gênero, eu li e sinceramente... O livro cumpre com o seu objetivo. Se você não possui sorte nos seus relacionamentos, não sabe muito sobre si quando está em um relacionamento e se sente confuso quando se trata dos tipos de apegos de cada pessoa com quem se envolveu, acredito que este livro seja uma boa escolha para você começar a entender um pouco sobre tudo isso e até entender melhor a si mesmo.

[SINOPSE] Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte.Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.

Expressar minha opinião sobre um livro que não me agradou totalmente, apesar de ter cumprido com o esperado, é complicado. Aqui, os assuntos abordados são tratados de uma forma diferenciada. Tudo é levado mais para um âmbito científico. Os autores, de uma forma cuidadosa, expõem seus conceitos sobre cada apego, exemplificando e ainda auxiliando o leitor a desenvolver um entendimento mais amplo sobre cada um. Portanto, um dos objetivos é que inicialmente o leitor compreenda e diferencie os tipos de apego principais que são três: apego evitante, apego seguro e apego ansioso. E há também o apego ansioso-evitante ― que representa uma minoria.

O que realmente prejudicou totalmente a minha leitura e o meu envolvimento com a mesma foi a maneira como os autores abordaram e esclareceram a maioria dos assuntos referente a relacionamentos. Tudo ficou muito subjetivo e científico demais, tornando a leitura totalmente desinteressante. Claro que há tabelas e exercícios para colaborar com a compreensão do leitor e ― eu acredito ― tornar a leitura mais dinâmica. Porém, nada disso adiantou muito e nem tornou minha leitura mais interessante.

Aprender a diferenciar os tipos de apegos não é algo simples e há vários casos diferentes, exemplificando-os. Então, "decifrar" os seus relacionamentos anteriores, compreendê-los melhor e acima de tudo, saber lidar com os próximos de uma maneira melhor, para que sejam mais saudáveis e menos nocivos à saúde emocional é algo complicado ― até porque todo relacionamento é muito complicado.

Concluindo, eu apenas indico a leitura de "Apegados" para os leitores que já estão familiarizados com o gênero no qual o livro se enquadra e para os que buscam algum livro que aborde variados tipos de relacionamentos. Não pretendo ler outros livros autoajuda. De forma geral, não foi totalmente uma leitura dispensável ou uma total perca de tempo; consegui compreender melhor determinadas situações e espero conseguir aplicá-las em minha vida, algum dia. Apenas não espero que o grande problema dos meus futuros relacionamentos não seja eu, com minha ideias e conceitos "diferentes".

FICA A DICA!

site: http://www.leandro-de-lira.com/

Isabella 25/08/2013

"Apegados" foi escrito pela Rachel S. F. Heller, mestre em psicologia sócio-organizacional da Universidade de Columbia e pelo Dr. Amir Levine, psiquiatra e neurocientista. Foi lançado no Brasil pela editora Novo Conceito (obrigada por ter me enviado o livro de cortesia ♥) e conta com 296 páginas.

O apego adulto se difere em três categorias: apego-ansioso, apego-seguro e apego-evitante. Cada grupo reage de formas diferentes à intimidade dos relacionamentos. A visão que as pessoas possuem do conceito de intimidade, a maneira que lidam com o conflito, a atitude em relação ao sexo, a capacidade de comunicarem seus desejos e suas expectativas em relação ao parceiro e ao relacionamento são alguns dos itens que categorizam esses estilos.

Confesso que não sou fã de livros de desenvolvimento pessoal, não sou fã do Augusto Cury e, na verdade, tenho até um pequeno preconceito sobre. Esse livro, contra tudo o que eu pensava, me deixou bem curiosa para ler e a leitura me fixou bastante. Existem aqueles livros que repetem a mensagem o tempo todo, acho isso super cansativo! Sinto que estou na página 100 lendo a mesma coisa que estava escrito na 10. Esse, no entanto, tem o desenvolvimento retilíneo e de fácil entendimento.

"Apegados" conta com vários testes, gráficos e questionamentos interessantes que te ajudam reconhecer seu estilo de apego facilmente. O meu estilo é, sem dúvidas, o ansioso. Depois de descoberto, ele nos mostra vários exemplos de relacionamentos e maneiras de "controlar" os problemas que nossa forma de apego pode gerar.

"Lembre-se: um sistema de apego ativado não é amor. Da próxima vez em que você sair com alguém e sentir-se ansioso, inseguro e obsessivo - só para ficar extasiado de vez em quando -, diga a si meso que isso é, muito provavelmente, um sistema de apego ativado, e não amor! O amor verdadeiro, no sentido evolucionário, significa paz mental."

Não esperava muito do livo mas, no final, achei totalmente interessante. O que nele tem escrito é absolutamente real. Não é daqueles que apenas dizem para sermos indisponíveis, sabe? É dos que te mostra o que está errado e te ajuda a melhorar. Dou quatro estrelas!

site: http://www.entreparagrafos.com/2013/08/apegados-amir-levine-e-rachel-sf-heller.html

Marina 13/09/2013

Apego ou não me apego?
"Um guia prático e agradável para estabelecer relacionamentos românticos recompensadores". Esse é o subtítulo do livro.

Para os autores existem três tipos de pessoas, ou melhor, três tipos de apego: o seguro, o ansioso e o evitante.

Seguros, o próprio nome já diz, são seguros, por isso, aceitam bem a intimidade e são amorosos. O ansioso, não precisaria nem explicar, mas é a pessoa extremamente preocupada com o relacionamento e chega a questionar se seu companheiro realmente o ama. Já o evitante, é aquele que prefere ser independente e não gosta de se apegar. Acredite ou não, a maioria das pessoas possuem estilo de apego seguro.

O livro traz testes para você descobrir o seu estilo de apego e também do seu parceiro.

Os autores apontam situações de conflito que ocorrem em razão dos estilos de apegos diferentes do casal, mas que isso não é o fim, você pode aprender como lidar. Durante o livro são abordados os comportamentos de cada estilo de apego e como usá-lo de forma saudável no relacionamento. Mostra a tendência natural de cada comportamento, consequentemente a explicação porque um casal não combina, não consegue ficar junto, briga muito ou porque um sofre tanto no relacionamento e o outro parece indiferente.

O livro traz dicas legais para o casal buscar a felicidade, não se trata de um livro daqueles "Como agarrar o homem dos seus sonhos", são pesquisas científicas.

A diagramação da capa é linda, reluzente no coração, mas dentro, perdeu-se muito espaço com respostas dos testes. Óbvio que sempre têm frases que me chamam a atenção:

"Quando as pessoas se apaixonam, estão colocando sua alma nas mãos de seu parceiros para proteção mútua, e que vocês dois têm responsabilidade em mantê-las seguras e fazê-las prosperar" (p. 247).

"Quando nosso parceiros é totalmente confiável e nos faz sentir seguro, e especialmente se ele sabe como nos confortar nos momentos difíceis, podemos voltar nossa atenção para todos os outros aspectos da vida que fazem a nossa existência ter sentido" (p. 41).

laysadyoliveira 01/10/2013

onfesso que não sou tão fã deste estilo de livro, os auto-ajuda (se é que posso chamar ele assim), realmente gostei deste lançamento da editora novo conceito, ele é bem simples de ler, e até para quem não gosta do estilo, eu indico.
No primeiro capítulo do livro, confesso, tive um pouco de vontade de parar de ler, porém não desisti, ainda bem! Ele enrola um pouco para começar de verdade, mas com o passar das folhas, tudo melhora, e você poderá entender bem o que os autores querem passar.
De uma forma bem resumida o livro fala que existem três tipos de apego (que as pessoas são divididas em três tipos de personalidades ao se relacionar): o seguro, o ansioso e o evitante. Tem vários testes no decorrer do livro, para você identificar qual seu estilo e o do seu parceiro (a). E claro, como melhorar cada vez mais a harmonia entre pessoas que tem o mesmo ou diferente estilo.
Deu para entender como que é o livro, e porque eu achei ele bem interessante?
Eu fiz claro todos os testes, e bateu tudo certinho como realmente sou e descobri que sou 'ansiosa'. Mas o melhor foi saber que o estilo do meu namorado é o 'confiante', que é o que dá certo com os outros dois estilos. Teve muitas dicas de como melhorar o relacionamento, anotei tudo, e espero conseguir realizar, afinal, sempre queremos o melhor nas nossas relações.
Provavelmente o que mais me chamou a atenção, ja aconteceu logo no início do livro. Depois de um estudo realizado, foi comprovado que as pessoas se saem melhor na vida quando tem o apoio de alguém. Isso é bem interessante, já que muitos afirmam que para ser feliz numa relação, é preciso ser completo sozinho, e depois sim conseguir um companheiro (a). Bem interessante esta ideia ter sido dita e explicada por lá. Mas eles também prezam que isso não é uma regra, que muitos conseguem a felicidade sozinho, porém é mais difícil e demora mais tempo.
Se eu recomendo o livro? Sim! Mesmo para quem não é tão fã deste estilo de livro, dá para tirar algo bom sempre. Mas tem aquela também, ele não pode te ajudar, se você não estiver aberta para isso, tem que acreditar que isso pode acontecer com você.

Gil 09/10/2013

Apegados nos mostra os tipos de apegos, como podemos identificar em nós e nos outros, como fugir do tipo de apego evitante que normalmente não trás bons relacionamentos. Como fazer para ter bons relacionamentos usando os conselhos e métodos do seu tipo de apego. Os autores descrevem detalhadamente cada um deles, como aprender ou de como evitar algumas situações que atrapalhem o relacionamento. Como identificar quando o relacionamento está seguindo como deveria ser de acordo com tipo de apego da pessoa, um verdadeiro manual.

Acho a capa bonita e o título tem tudo a ver com a história. Formatação é agradável aos olhos (fonte em boa numeração e páginas amarelas). Achei interessante algumas ideias, assim como os exemplos de situações de alguns casais. Achei legal alguns testes propostos. Porém depois de um certo tempo fui achando um pouco cansativo. Acredito que pessoas que estudem o comportamento humano e também o das relações teriam uma ótima leitura, pois atribuiria mais conhecimentos ao seus interesses, porém para pessoas que gostem do gênero o livro também traria um bom entretenimento.

Rainy Girl 01/12/2013

Apegados
Não sei se Apegados pode ser classificado no gênero autoajuda. Ele é basicamente um livro de relacionamentos. O livro gira em um embasamento científico do início ao fim. Com teorias interessantes, às vezes complexas, mas na maioria do tempo foi uma leitura interessante e agradável. Não é muito o meu estilo de leitura, mas gostei.

Em seu livro, o Dr. Amir Levine e Rachel Heller utilizam os resultados do campo da teoria do apego para ajudar a decodificar como as pessoas interagem com aqueles que estão mais próximos. Eles apontam que a pesquisa mostra que é a qualidade de nossos apegos que está na raiz da nossa felicidade e sucesso do relacionamento.

Segundo a teoria do apego a dependência é um fato, não uma escolha ou mesmo uma preferência. Assim, temos sido programados para tornar certas pessoas preciosas para nós. Essa teoria está ligada a do pesquisador John Bowlby.

O livro é primeiramente um guia passo-a-passo de como construir uma relação harmoniosa e tem certo potencial para uma mudança de vida. A teoria do apego acaba por ajudar na vida de uma pessoa e não somente no lado amoroso. Apegados ajudará você a entender e abranger suas próprias necessidades e também ao identificar os estilos de apego das pessoas, permitindo com que você possa tomar decisões mais benéficas sobre os seus relacionamentos.

site: http://the-sook.blogspot.com.br/

Tchamilla 05/03/2014

Um estudo que todos deveriam ler
Esse livro está no meio do caminho entre um livro de auto-ajuda e um estudo. Ele começa como um estudo científico, explicando para o leitor o que é a teoria do apego. Mas também contém dicas para melhor lidarmos com o apego na nossa vida pessoal.
Particularmente, achei tanto o estudo quanto as dicas muito boas. Se você acha que não precisa de dica nenhuma, vale só pelo lado teórico que é bem embasado e ajuda a compreender melhor as outras pessoas e você mesmo.

Yara 15/02/2021

Apegados
Descobrir o seu tipo de apego ou entre quais tipos flutuamos é essencial para conviver até com nós mesmos. Livro bem escrito e bem embasado, mas poderia ter se aprofundado mais no assunto. Há muitos casos clínicos ao longo dele que tornam a leitura menos cansativa e mais fluida.

Nathy 05/06/2014

Apegados – Amir Levine e Rachel Heller – #Resenha | O Blog da Mari
Esse não é o estilo de livro que seria minha primeira opção de leitura, mas confesso que quando foi lançado pela a editora fiquei bem curiosa sobre como os neurocientistas abordariam essa questão. Ao contrário de outros livros nessa mesma linha, consegui aproveitar demais Apegados, gostar da leitura e pensar que realmente acrescentou algo de diferente na minha vida. Não é um livro que estabelece regras que toda a pessoa deve seguir sem nem questionar, mas sim algo para que possa se entender e porque alguns de seus relacionamentos dão certos e outros não, inclusive chega a tirar um peso de seus ombros quando para analisar aquele relacionamento que mais te marcou ou porque não consegue se estabelecer com alguém.

O livro é baseado na teoria do apego de John Bowlby e não é a abordagem que sigo dentro da psicologia, quando na época da faculdade estudei essa teoria simplesmente a tinha descartado e fique pensando o que levava uma pessoa a pensar dessa forma. Mas, com nessa leitura foi tudo diferente, foi como se estivesse relendo a teoria do Bowlby com outros olhos e até mesmo a apreciando. Os mesmos mecanismos de atenção usados pelas crianças com seus objetos de afeição são impregnados na vida adulta, justamente pela base de apego na qual acabou sendo criado. Apesar de ter termos da psicologia e também da teoria do Bowlby os autores não deixam nada sem explicação para que qualquer leitor seja capaz de fazer essa leitura, tudo flui de uma maneira muito leve.

Compreender os estilos de apego é uma maneira fácil e confiável de compreender e prever o comportamento das pessoas em qualquer situação romântica.

Vou falar um pouco separadamente de cada apego assim como fizeram os autores. Começando pelo ansioso ele basicamente é o que gosta da atenção e espera que o seu companheiro esteja disponível a qualquer hora do dia para poder suprir os seus medos e receios. Se os ânimos mudam no ambiente logo tentam contornar a situação ou agindo com certa agressividade e acaba falando coisas das quais se arrepende ou tende a fazer um drama muito maior do que está realmente acontecendo no momento. Se você está em um relacionamento com alguém do apego evitante essas suas necessidades não serão supridas e muitas vezes nem terá a coragem para expressá-las por medo de perder o objeto que idealizou, principalmente porque tende a acreditar que as suas necessidades não são boas.

site: http://www.oblogdamari.com/2014/05/apegados-amir-levine-e-rachel-heller-resenha.html

Fê Rodrigues 22/07/2014

[Resenha] Apegados, de Amir Levine e Rachel S. F. Heller
Se você gosta de psicologia, quer entender o motivo de os seus relacionamentos sempre darem errado ou ainda quer fortalecer a sua relação amorosa, Apegados - Um guia prático e agradável para estabelecer relacionamentos românticos e recompensadores é leitura obrigatória. Escrito por Rachel S. F. Heller (mestre em psicologia sócio-organizacional pela Universidade de Columbia) e pelo Dr. Amir Levine (psiquiatra e neurocientista), Apegados nos mostra como a ciência pode ajudar no campo das relações sentimentais.

Na obra somos apresentados aos estudos que os autores fizeram da teoria do apego, de John Bowlby. A tal teoria divide todos os seres humanos em três diferentes estilos de apego distintos: ansioso, evitante ou seguro. Da combinação dos diferentes tipos de apego depende o sucesso ou o fracasso dos relacionamentos amorosos.

O livro tem uma linguagem simples, livre do academicismo, e é pautado em exemplos da vida real (fruto de pesquisas dos autores). Por ser dividido em partes, torna a leitura mais prática e esclarecedora. Na introdução há uma explicação sobre o que é a teoria do apego, fazendo analogias para demonstrar que as brigas, sumiços ou casos de relacionamentos bem-sucedidos têm por trás dos fatos a forma com que as pessoas reagem aos acontecimentos e que as reações são padronizadas pelo tipo de apego (ansioso, evitante ou seguro) que as pessoas envolvidas têm.

Chegada à parte 1 do livro, a leitura começa a fazer ainda mais sentido porque esta é a parte destinada à duas reflexões: qual é o estilo de apego do leitor e qual é o estilo de apego do leitor e de seu parceiro. Para que a definição não seja feita à base do "achismo", há dois testes que atestam os estilos de apego do casal. Já na parte 2 do livro, deparamo-nos com uma divisão em três capítulos (também recheados de depoimentos da vida real) em que somos apresentados às características/dilemas dos três estilos de apego. Esta parte é fundamental porque ajuda a compreender como a nossa cabeça (e a do nosso par) pensa(m), como reagirá em determinadas situações e as razões - cientificamente comprovadas - de se dar tanta importância ou não às coisas como: ligar para o parceiro no meio do expediente ou demorar para assumir que está em um novo relacionamento. Na parte 3, temos também três capítulos. Todos eles destinados à combinação mais problemática de todas: a ansioso-evitante. Por fim, a parte 4 dedica-se à chamada "via segura". E como usar todas estas informações ao seu favor? Há ainda mais dois capítulos extras que nos levam a refletir sobre como nos comunicamos em nossos relacionamentos e sobre como podemos lidar com os conflitos que surgem no cotidiano.

Pode-se dizer, portanto, que conhecer a teoria do apego adulto é também uma viagem de autoconhecimento e de conhecimento do nosso parceiro. Ao ler Apegados, esta viagem se torna divertida, prazerosa e extremamente compensadora.

site: http://nossocdl.blogspot.com/2014/07/resenha-apegados-de-amir-levine-e.html

1 | 2 | 3 | 4