A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

oicintia_ 09/05/2023

Definitivamente entrou para o meu rol dos livros favoritos da vida! não sabia absolutamente nada do q se tratava, achei q era algo de filosofia e realmente tem muito sobre isso, mas esse livro tem muitas camadas e contextos com todas reflexões possíveis, desde fidelidade, amor, religião, relação e consumo de animais, política e etc. me surpreendi logo de início por achar muito parecido com um dos meus filmes favoritos da vida, q é Closer, o qual descobri q foi inspirado nesse livro, a semelhança é apenas quanto a disposição dos personagens e não atrapalhou em nada a minha leitura mesmo depois de ter assistido ao filme infinitas vezes, visto que o desenrolar da história é diferente. PQP EU AMEI MUITO, e já tô esperando passar um ano até q eu esqueça da história e possa reler ?como a primeira vez?

Aline 30/08/2022

Me decepcionou!
Sempre escutei falar muito bem desse livro, e confesso que comecei a ler com muitas expectativas!
Mas achei o livro maçante, chato mesmo! Apesar de te levar a várias reflexões, é extremamente repetitivo e muito confuso em alguns momentos!
Talvez em outro momento da vida eu possa ler e aproveitar o livro, mas por hora foi uma leitura frustrante!
Madeira 30/08/2022minha estante
Até pela nota média de avaliações dele, não tem como a gente não criar boas expectativas?
Mas segue o baile, até se decepcionar com livros ? de alguma forma nos faz bem?

paulaferrazp 24/01/2022

?Os personages de meu romance são minhas próprias possibilidades, que não foram realizadas. É o que me faz amá-los, todos, e ao mesmo tempo a todos temer. Uns e outros atravessaram uma fronteira que me limitei apenas a contornar. O que me atrai é essa
fronteira que eles atravessaram (fronteira além da qual termina o meu eu). E é somente do outro lado que começa o mistério que o romance interroga. O romance não é uma confissão do autor, mas uma exploração do que é a vida humana na armadilha que se tornou o mundo.?

Conça 22/11/2020

Minhas impressões, opniões e sentimentos
Fiz questão de pesquisar sobre o autor depois da descoberta dessa obra que me deixou em êxtase. Milan Kundera nasceu em 1 de abril de 1929 é um escritor checo-francês, conhecido principalmente por esse livro: A Insustentável Leveza do Ser de 1982. Antes dessa obra, escreveu poemas e seu primeiro romance foi ?A brincadeira? e seguiu com outras livros como: O livro do riso e do esquecimento e A imortalidade.
O que mais me chamou atenção em Kundera é que ele escreve os seus romances em francês e não permite que outra pessoa, a não ser ele próprio, traduza as obras para checo.

A insustentável leveza do ser é dividido em 7 capítulos que aborda temáticas como: filosofia, política e metafísica em sessões intercaladas bem impactantes.

Enredo: Quatro protagonistas: Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Por força de suas escolhas ou por interferência do acaso, cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável que baliza a vida, esse permanente exercício de reconhecer a opressão e de tentar amenizá-la.

Aspectos relevantes: Costumo dizer que todo livro me encanta por esclarecer e transformar minhas formas/pensamentos, com a riqueza dessa obra nao foi diferente. A narrativa é envolvente e os personagens são profundos no que diz respeito ao ser humano, alma, corpo, Deus e o mundo. Fui transportada para dentro desse universo fazendo comparações com o meu cotidiano e o quanto ainda é preciso me desafiar e me submeter a novas experiências. Um outro aspecto fascinante é a entrada inesperada do autor no livro falando de si mesmo. Gente, o que é ISSO?????

Principais pontos: Tive sensações desastrosas ao imaginar que seria um romance trivial entre casais, daqueles que estamos acostumados a ler, esse é puro realismo, lembrei muito de Kafka e foi muito além das minhas expectativas. A qualidade desse evento deixando impressões, opniões e sentimentos diversos na pertinência do tema foi surpreendente. Ele não era nada do que eu imaginava, foi muito além da minha previsão.

Tomas, Tereza e Karenin me fizeram entrar em lágrimas e me levou a vários questionamentos pessoais e interpessoais. É de extrema importância se declarar culpada, entender que não dependemos da aprovação do outro. Saber o momento da renúncia, compreender e aceitar os enganos que cometemos, o que é correto? Agir bem ou agir como queria? No contexto político, entender os verdadeiros motivos das guerras e suas consequências é devastador.

Ah, tudo nesta obra vai além do meu entendimento e das minhas experiências. Para se aproximar de uma análise mais crítica do que Kundera quis dizer, é preciso ser um erudito, e, estou longe de chegar perto.

Enquanto isso, vou dando um espetáculo da ignorância.

Enfim, recomendo a obra porque a vida é uma só, porque a controvérsia entre a leveza e o peso como positivo e negativo, porque é instigante a teoria dos filósofos.

Estela.Mayra 08/09/2023

Recomendo
Sensacional! Por meio da trama e das histórias de vida dos personagens o autor nos leva a refletir sobre diferentes formar de encarar a vida, com peso ou leveza. Parece óbvio, mas será que temos claro o modo como encaramos a vida? Será que não colocamos peso demais nas coisas?

Recomendo muito essa leitura!

Lais 03/09/2023

Foi insuportável para mim
Gostaria de pegar os olhos e mente emprestados das pessoas que leram esse livro e acharam belo, genial, emocionante, pois para mim não trouxe nada, absolutamente nada, nem uma boa leitura pois achei maçante, chata e pensei em abandonar diversas vezes mesmo estando já no fim, eu achei insuportável. Achei superestimado e uma tentativa de falar coisas tentando soar incrível ou a outra hipótese é que eu seja burra e pouco sensível às questões do livro. Queria muito ter amado mas o sentimento que ficou foi de ódio. Se alguém quiser me dizer as razões de amarem esse livro, eu agradeço.
Luiza 05/09/2023minha estante
SIMMMMMMM

Alê | @alexandrejjr 08/09/2023minha estante
Tem várias, na verdade. Mas quando o livro não bate, não adianta. E isso acontece com os melhores leitores!

Lais 09/09/2023minha estante
Sim, totalmente verdade

Karla23 29/09/2023minha estante
Às vezes não é o tipo de narrativa que vc está habituada. Então ela não consegue reter a sua atenção, impedindo que vc acesse as partes profundas e belas do texto, o que é uma pena.

Karina.Agra 28/10/2023minha estante
Penso o mesmo que vc... terminei o livro na força do ódio...

Rodrigo 21/06/2022minha estante
Excelente ???

Rafaela 06/04/2022

Tão bom quanto dizem, mas não li no momento certo
Eu tive dificuldade de engatar a leitura desse clássico, acredito que por ter escolhido ler após um livro cheio de ação. Ao mesmo tempo, foi interessante lê-lo após "Matéria Escura" já que ambos têm questões parecidas sobre tomada de decisões, efeito borboleta, e arrependimentos.

Quero ler de novo daqui a alguns anos, um pouco menos acelerada.

.Sté. 09/12/2009

E eu fui a Sabina
...Sem dúvida ela também acreditava bobamente que seu corpo era o escudo de sua alma...
Com as metáforas não se brinca. O amor pode nascer de uma única metáfora.

Silvana.Freitas 05/11/2020

O que nos move?
Comprei esse livro no início dos anos 2000 e nunca li. Ao lado de um certo arrependimento, penso que talvez só agora eu tivesse maturidade e necessidade dessa história.

O romance se passa à época da invasão russa na Tchecoslováquia. Numa narrativa não-linear, o autor nos conta as histórias de Tomas, Tereza, Sabina e Franz, que, forjados por histórias de vida muito diversas, vão vivendo e construindo narrativas pessoais muito peculiares a despeito de partilharem o mesmo contexto histórico.

O que leva Tomas e Tereza a se unirem e permanecerem num país invadido? O que leva Sabina a emigrar, distanciar-se cada vez mais de sua terra natal. O que faz com que Franz viva uma vida tão pacífica sendo tão entusiasta e admirador das revoluções? Diante da vida e das decisões dos personagens, também nos vemos e temos a oportunidade de vislumbrar porque somos como somos e fazemos o que fazemos.

Uma das obras mais profundas e apaixonantes que já li, sem dúvida!

Bruna do Espresso Cultura 19/05/2023

Ele é perfeito
Mas ele não é pra todo momento da vida. Não é um livro romântico, mas fala de amor da forma mais crua e desnuda possível.
Um dos meus favoritos da vida

Joana Thompson 21/09/2020

Ual! Quantas reflexões!
Um livro maravilhoso que aborda as relações humanas, com muitas reflexões filosóficas que muitas vezes me fizeram parar, pensar, e quase perder o fôlego. O ?leve? e o ?pesado?, o que é o bom e o que é ruim. E no final o que é a felicidade, e ela pode existir sem a liberdade?? Livro especial.

Domi Castro 13/03/2020

A incontestável beleza de se ler
Quão reflexivo pode ser um livro que conta a história de dois casais ao longo de algumas décadas?
O plano de fundo é histórico: a Primavera de Praga em 1968 e os anos que se seguiram a resposta soviética em território checoslovaco.
Os personagens, dois casais.
O enredo? Ah, esse não há. Esse livro é basicamente um livro sobre reflexão. Tem-se a impressão ao lê-lo que as personagens apresentadas são nada mais que instrumentos, hipóteses, criados pelo autor para discorrer sobre sua visão e, principalmente, seus questionamentos sobre a vida.
Milan Kundera apresenta uma narrativa cíclica, poucos acontecimentos que retornam ao alcance do leitor sob uma perspectiva diferente, sob o olhar de um ou outro personagem. A referência à ideia do eterno retorno de Nietzsche é apresentada logo nas primeiras páginas, e o restante delas parecem retomadas com nova roupagem. Cíclicas.
Uma leitura deliciosamente filosófica e psicanalítica, que nos leva de diversas maneiras a refletir sobre nossa resposta à pergunta que se propõe fazer: "O que escolher, então: o peso ou a leveza?".

Anaju$ 23/12/2020

Um dos livros mais incríveis, poéticos, inteligentes e cativantes que já li. Kundera é única pessoa que consegue fazer uma ligação tão astutamente poética entre Nietzsche e Beethoven.