Caçando carneiros

Caçando carneiros Haruki Murakami

Resenhas - Caçando Carneiros

Fabi 24/01/2024

As obras artísticas não precisam fazer sentido (e por sentido, é a nossa noção ocidental de sentido mesmo) para serem boas e espetaculares? e para mim, é o caçando carneiros todinho: nem sempre faz sentido lógico, mas me pegou de um jeito que achei excepcional!
eu só soltei a mão da da lógica e consegui aproveitar e me comover com esse thriller que, para mim, foi uma viagem sensacional.

Murakami, eu te amoooooooo

Levi_Motta 23/01/2024

Caçando Carneiros
Eu recomendo esse para quem já conhece o autor, caso contrário a pessoa pode acabar ficando confusa. Este é um dos primeiros livros do Murakami, e ele já faz as coisas que ele mais gosta: colocar coisas fantásticas, orelhas, e um protagonista solitário, bom como quase tudo que ele escreve.

alesc83 05/01/2024

Vai ver não é pra entender, é pra sentir kkkkk
Eu vi algm dizendo mais ou menos isso também, e eu acho q nada descreve melhor, eu nunca poderia dizer q na primeira leitura entendi a completude do livro, ent assim, eu não entendi, mas eu n sei se é o livro q vc entende 100%, eu entendi uns 80% e eu só senti o resto, e eu DE FATO senti, foi uma leitura muito boa e eu terminei meio apaixonado pela escrita do Haruki

Tem várias paradas "subjetivas" tbm q eu acho q fica a mercê do próprio leitor de interpretar e dar a própria significação pra aql, mas no fim eu n sei tbm

A depender da pessoa é um livro q pode ser uma ótima recomendação, mas eu tbm n sei se é um livro p todo mundo

Dsotelo 30/12/2023

Confuso
O livro foi confuso como um todo. O final melhora, mas não acho que funcionou para mim. No fim das contas, é legalzinho, mas se não fosse de um autor favorito teria abandonado a leitura.

Felipe1503 27/12/2023

Incrível!
O livro cumpriu todas as minha expectativas! O autor, por meio de uma escrita simples e direta, vai te deixar preso do começo ao fim! Ótima recomendação de leitura!

_cardosinho 30/11/2023

Murakami sempre me surpreende e esse aqui foi uma surpresa imensamente gratificante. Comecei a ler sem muita empolgação e algumas partes são sim meio tediosas. Apesar disso como sempre as indagações e questionamentos durante o livro me prenderam demais. Amo a forma como ele retrata as relações humanas de um jeito muito peculiar. E o desenvolvimento do protagonista foi lindo. Tocou meu coração.

Raphael L. 01/11/2023

Um dos primeiros livros do Murakami que tem como protagonista um homem sem nome na casa dos seus 30 e poucos anos de idade. Após o divórcio se vê embrenhado no tédio da mediocridade por conta da estabilidade e cinismo em relação a vida. Sua vida então se vê atravessada por uma chantagem que coloca novamente o protagonista em movimento. Murakami demonstra aqui um grande domínio dos temas que irão tornar ele famoso, cultura pop, realismo mágico, História, etc. Gostei muito do capítulo que fala de como as cidades morrem e como a jornada do protagonista o ajuda a reencontrar suas próprias questões. Muito bom

Paulo1584 25/10/2023

Vermelho com vermelho, verde com verde
O que dizer de um livro quando ele mexe muito com a gente?

caçando carneiros é tão forte, talvez, por ser uma história despretensiosa, que vai abrindo brechas com seus personagens curiosos e acontecimentos impensáveis.

você não sabe o que esperar do próximo capítulo.

nosso protagonista é levado a sair à procura de um carneiro. e somos levados juntos e mesmo que em algum momento a gente se pergunte se não está gastando tempo com algo que parece não levar a nada, Murakami nos convoca.

as páginas vão passando, os personagens vão vivendo a iminência daquela busca... e a nós resta a descrença. até que a pancada solape de uma vez o nosso chão com uma simples pergunta.

e essa pergunta nos é feita enquanto a lemos sendo feita ao Rato.

já era. nós embarcamos nessa busca e agora ela é nossa.

Elaine cris 06/07/2023

Viagem
Li primeiro o livro " Dance Dance Dance" que é a continuação ou tem uma relação com este.

Neste livro tem a história da origem do Homem Carneiro, é para se ler com a mente aberta e compreender as nuances.
Existem partes da história que eu achei que não havia necessidade ou que poderia ser resumida, como a parte onde o personagem principal lê um livro sobre a história da cidade, ai são escolhas do autor.

Resumindo gostei e gostei mais do " Dance Dance"

Túlio 25/06/2023

"...a vida tem de ser uma busca contínua "
Esse é o tipo de livro que deixa você desnorteado. No bom sentido da coisa. Poderia ficar aqui apontando isso, e aquilo. Esse diálogo, ou aquele trecho. Mas para não dar spoilers prefiro falar sobre o caráter geral da obra:

1 - Acabei de ler. Soltei meu exemplar faz 2 minutos. Então tudo que vou escrever é a sensação mais "fresca". As impressões mais fortes.

2 - Apesar de já ter lido vários outros livros do Murakami, e conhecer seu estilo, lá pela metade deste aqui, eu estava acreditando que seria na melhor das hipóteses uma leitura mediana (inocente!)

3 - Na segunda metade uns "estalos" aconteceram, e tudo fez sentido para mim. Todo o livro ganhou um novo "verniz", e uma nova perspectiva. Acho que isso foi propositadamente, e brilhantemente planejado pelo autor

4 - os eventos/acontecimentos iniciais do livro partem de questões mais normais, para ocorrências muitas vezes que beiram o surreal, o inexplicável, o non-sense, etc. Em meu humilde entendimento, essa sucessão caótica (Caos puro!) de eventos está entrelaçada ao momento/situação que o protagonista está atravessando. Seu pensamento é caótico, porque sua vida, e seus sentimentos estão igualmente uma bagunça

5 - assim como vários outros personagens do Murakami, o protagonista está em busca de algo, em uma espécie de missão, mesmo que as razões para essa determinada "busca/missão" sejam do ponto de vista racional estupidamente questionáveis. O que me leva a acreditar com grande força que este é sem dúvida nenhuma um livro, também, de caráter existencial

6 - a meu ver, este livro tem como ponto central a Depressão (não posso falar muito mais para não dar spoilers)

7 - principalmente na segunda metade há trechos, passagens e diálogos belíssimos! Recheados de simbolismo, mas também repleto de ternura, contemplação, tristeza, melancolia

8 - escrevi na última página do meu exemplar: "Que inveja! Como escreve bem esse 🤬 #$%!& !". Acredite. Isso é o maior elogio que eu poderia fazer. Escritores que dão invejas entranháveis são como "deuses do Olimpo" na minha humilde consideração/classificação

9 - adoraria discutir esse livro com outros leitores

andy.meireles 24/06/2023

Que viagem, meu deus
Ler murakami é sempre uma loucura atrás da outra, esse é meu quinto livro dele então meio que já tava preparado, mas mesmo assim foi difícil ler todas as bizarrices dessa história aqui kkkkkk

mas eu gostei muito desse final e como as coisas se interligaram, não achei difícil de entender as metáforas e de ligar os pontos, como foi pra mim com o kafka a beira mar, por exemplo

achei ótimo mas n achei perfeito não, essa história não tem a melhor ambientação e atmosfera, mas a escrita, os diálogos e a narrativa são esplêndidos, como sempre eu espero do murakami

BlackRose 25/04/2023

Eu não sei se entendi, mas eu senti
O livro fez eu me questionar sobre minha própria inteligência e capacidade de interpretação muitas vezes. Foi uma experiência diferente, em determinado momento eu só desisti de tentar entender e só acompanhei a história da forma que fosse, e acho que foi aí que senti o livro de fato. Não sei descrever o que senti, algo como um vazio existencial, um estado reflexivo que não chega a conclusão nenhuma. Mas eu senti, e acho que essa é a grande questão desse livro. Sinta ele, não precisa entender os detalhes, só se deixe levar, assim como o protagonista sem nome.

Karolline.Campos 11/04/2023

Concluído em 11/04
Livro incrível com uma narrativa impressionante que te envolve numa teia de mistérios e reflexões. Não é o meu primeiro Murakami, mas Murakami é sempre uma ótima escolha.

O que mais me prende à leitura de sua obra é o constante desafio lançado ao leitor. Lembro como ontem da minha leitura de Cônica do pássaro de corda e de como eu passei semanas tentando desvendar os mistérios.

As histórias do Murakami costumam ser assim. Há sempre uma profundidade desafiadora que te envolve e te leva a refletir sobre muitos aspectos da vida. Ficamos imersos entre ficção e realidade, sentindo e questionando as mesmas coisas... as mesmas perguntas e incertezas que existem desde que o mundo é mundo.