Caçando carneiros

Caçando carneiros Haruki Murakami

Resenhas - Caçando Carneiros

Moya2 08/04/2023

Não é pra todos
O livro envereda por áreas fantasiosas e mescla com o já conhecido detalhismo do Sr. Murakami.
A trama começa investigativa e termina no surrealismo. Alguns personagens já vem de outros títulos e alguns novos aparecem.
Não é um livro para qualquer leitor.

Bernardo.Vianna 08/04/2023

Top5 melhores livros que já li
Maravilhoso. Incrível. Único.
Eh um livro que desafia um pouco o real e brinca com o imaginário de uma maneira única. As descrições do livro são incríveis, eu amei. E pra completar a história eh maravilhosa, entrou no meu top5 melhores livros da vida, talvez top4. Eu li em e-book, mas tenho a vontade de algum dia comprar a versão física dele. Recomendo demais demais demais!!

Soda Káustica 19/03/2023

Carneiros foram caçados
Depois de ler uns livros do Murakami, eu acho que eles vão para a categoria Clarisse Lispector de literatura: não é pra entender, é pra sentir.

Eu também gosto de uma vibe que os livros do Murakami passam? que, eu não sei bem uma palavra para definir, a melhor que eu achei foi "calma", mas não é exatamente isso. É mais uma vibe "o caos NÃO está instaurado aqui".

Também é o livro ideal para ler em uma tarde chuvosa, por toda essa vibe que ele trás

Renataellenc 05/03/2023

Então...
Estaria mentindo se falasse que não estranhei e que gostei de tudo no livro. Foi o meu primeiro contato com a literatura japonesa e entrei no livro imaginando algo completamente diferente. Murakami tem um estilo bem peculiar, diga-se de passagem.

Algo que me chamou atenção foi como ele narra cenas de pessoas em seu estado mais "falido". Ao invés de falar sobre a tristeza, ele levanta toda uma narrativa de uma pessoa fumando um cigarro mentolado, por ex. E isso já é o suficiente para o entendimento. Sempre criando uma situação para ações cotidianas que expressam com muita veracidade os sentimentos presentes.

O livro tem uma virada de chave depois de tantas coisas ruins para o protagista e sua vida na mediocridade: quando ele resolve finalmente ir atrás do carneiro. O cara encontra um propósito de vida. E é incrível como isso desperta nele (e em todos nós) um brilho diferente. Ter um objetivo faz a vida ter sentido, mesmo em meio à um trabalho ruim, um chefe beberrão e até mesmo uma separação inesperada.  Sinto que faltava algo para o personagem e... (não foi a moça de orelhas mágicas!!) foi caçar o carneiro, por mais estranho que isso pareça ser.

Ahhh.. e mesmo com tantos acontecimentos péssimos na vida dele, não é um personagem que me fez ter empatia. Simplesmente pq parece que pra ele tá tudo "ok". Separou da mulher? Ah, ok, não amava mesmo. Não teve filhos? Ok. Não tem um emprego bom e não ganha bem? Blz, arranjo um lugar diferente que paga o mesmo. Um tanto blasé.

O desenrolar da história se torna cada vez mais sombrio e cheio de suspenses, para um final tão "ah, ok". Por mim, o livro poderia se desenrolar em no máximo a metade de páginas que tem realmente.

Vou fingir que não aconteceu e dar uma nova chance para o autor, à posteriori. Sinto que não tivemos um bom primeiro contato.

Alex 03/03/2023

Uma boa viagem, sem destino algum
Antecipo, nunca tinha lido Murakami, e coincidentemente, comecei por este. Diante disso, as críticas aqui elencadas, dizem respeito somente a este livro.

E pra começar, farei justiça: Ele tem a qualidade se não ser ruim, sem conseguir ser bom.

A todo tempo eu pensei, "parece que estou sentando na exposição, observando o falo de uma baleia, sob uma redoma de vidro", quem ler entenderá.

O protagonista , é preguiçoso e acomodado, ele é um indiferente com tudo, um grande simplificador e generalizador da vida humana. Ao ponto de eu terminar com a impressão, de que na verdade, o autor é que estava com preguiça e acomodado, e por isso não desenvolveu melhor nenhum personagem.

Bato Palmas pra narrativa, que é o auge do livro, ele consegue ser ótimo no usual, excelente no trivial, e não ser ruim, mesmo não dizendo nada que valha a pena ser lido.

Ao término do livro eu estava fedendo a cigarros, mentolados e cerveja. Apesar de não fumar e odiar cerveja. Mas é que esses dois detalhes, foram os mais bem desenvolvidos em toda a trama.

Sobre a viagem toda do carneiro, eu elogio o fato do autor conseguir me manter curioso, mesmo numa trama medíocre. Se bem que, talvez, eu só me mantive firme por ser leitura em grupo. Do contrário, talvez eu abandonasse.

Merece duas estrelas. Nada mais que isso. Gostei da narrativa, mas tem muita coisa meia boca pelo caminho.

Tirando a narrativa de Murakami, não há nada que valha a pena ser lido nesse livro, ele sequer consegue aprofundar os temas que ele próprio apresenta (como solidão, suicídio, crise dos 30, etc).
Regis 03/03/2023minha estante
Caramba! Pelo jeito, a leitura em grupo não te deixou abandonar.
Sofrível.

Alex 03/03/2023minha estante
Regis, foi uma caçada sofrida e infrutífera. Rsss

Regis 03/03/2023minha estante
??

Heloisa 20/01/2024minha estante
Esse é o comentário que representa o que senti com a leitura de Caçando Carneiros. Foi bem assim.

Paula 21/02/2023

A história gira em torno de um narrador sem nome, entrelaça fatos banais com fantasia. Até 50% o livro é bem enfadonho, começa a ficar interessante após isso.
O protagonista é um cara bem inerte, não faz muito por ele mesmo. Após receber uma carta de um amigo tudo muda e através disso ele precisará se aventurar e descobrir o mistério de um carneiro especial.
Para mim ficaram alguns pontos soltos, algumas coisas sem sentido. Achei chato, não indicaria.

Lucas1429 12/02/2023

Caçando uns sentidos
Não achei o mais brilhante dos murakamis, acho que poderia ter explorado melhor a moça das orelhas bonitas, o motorista e até Sardinha. Alguns personagens não foram devidamente aprofundados, mas talvez seja birra minha por sempre mensurar por 1Q84 que é uma obra prima...

Enfim, apesar dos pesares, boas passagens pra refletir sobre a solidão, a vida e o tempo
Marcola. 15/02/2023minha estante
Po não tinha um livro melhor do autor para lermos no grupo? vou ler e achar q o Murakami é meia boca!

Lucas1429 25/02/2023minha estante
Hahahah até tinha, mas num foi escolhido

Ibson1 15/09/2023minha estante
Parabens pelo seu comentario, mas eu entendi completamente o contrário( tbm n tenho ctz se entendi de vdd) no começo do livro ele se sente incomodado por ter uma vida normal demais e sem muitos entes proximos, quando ele entra na aventura de ir atras do carneiro, ele espera acabar com esse vazio e essa insignificancia na vida dele, num momento especifico quando ele conversava com o rato, ele se pergunta se n teria Sido capaz de salva-lo se tivesse chegado antes, porém, o rato diz que teria se matado de qualquer jeito antes dele chegar, que a Unica diferença é que ele não passaria pelo frio do inicio de inverno, depois que o protagonista sai da montanha, ele Vai se encontrar com o j, leve e feliz pois Toda aquela angustia que ele passou até descobrir a verdade fez com que ele se contentasse mesmo com uma vida normal e mesmo tendo perdido um amigo, tanto que estava despreocupado e até deu seu cheque pro j, nas Ultimas paginas do livro ele diz que chora por 2 hrs seguidas e então segue em frente, eu interpretei que aquelas foram as lagrimas q precisavam ser derramadas por perder seu amigo, mas que depois de tudo isso ele simplismente Vai viver sua vida.

Gerson91 14/01/2023

Melhor Murakami
Quem pensa que ler este autor japonês é ser conduzido pela cultura oriental com todas suas idiossincrasias e disciplina, histórias forjadas em subserviência e código de honra, está muito enganado. Murakami é inteligente. Muito inteligente. E sua obra é universal. Vale muito ler!
Este livro é um Thriller Fantástico!

Rafael Scheffer 10/01/2023

"Há no mundo muita coisa que não sabemos. Apenas achamos que sabemos."
Caçando Carneiros é um livro de um dos meus escritores favoritos da vida, o japonês Haruki Murakami.

É o oitavo livro dele que li, e dá pra perceber muitas semelhanças com outras obras do autor. Existe até uma imagem que rola na internet ao procurar ‘bingo murakami’ com as coisas que são recorrentes em suas histórias. Isso não é algo ruim, ainda mais pra mim que adoro todas essas coisas que são muito temáticas dele. Também acho um bom livro pra começar a ler Murakami.

O personagem principal dessa história (sem nome, como todos os outros personagens, que tem no máximo apelidos) precisa largar sua vida entediante e partir em uma busca por um certo carneiro especial que pode estar em qualquer lugar do Japão. No entanto não dá pra focar apenas nesse aspecto, na missão do personagem. O caminho até lá é tão importante quanto, o cotidiano do personagem é mostrado através de uma escrita muito bonita e as vezes até poética. As coisas surreais que acontecem são apresentadas de forma super natural, e parecem se encaixar nesse mundo de forma perfeita. O ritmo da leitura não é super intenso, mas isso é uma das coisas que eu mais gosto do Murakami, ele consegue inserir vazios na história, ela não é corrida, nem é arrastada, eu consigo me sentir nos lugares que ele descreve e consigo sentir o que os personagens estão sentindo. Alguns temas apresentados no livro são identidade, a natureza da realidade e a busca do significado da vida.

Foi uma leitura fantástica, em todos os sentidos, as vezes não sabia se estava lendo ou sonhando, Murakami merece todos os créditos. É um ótimo livro e super recomendo.
anaartnic 10/01/2023minha estante
Não sabia desse bingo do Murakami, adorei

Maria 10/01/2023minha estante
Tão bom ler resenhas assim... Dá até um quentinho no ? e vontade de ler tb!

Kai 10/01/2023minha estante
Amei a resenha. Qual o melhor livro do autor pra começar a lê-lo?

Rafael Scheffer 10/01/2023minha estante
Dos que eu li até agora, acho que esse é o melhor pra começar. Eu comecei com Norwegian Wood, que é meu favorito dele por outros motivos, mas ele não tem tantos elementos marcantes do autor como esse. Kafka a beira-mar é muito bom também, mas acho que é um pouco mais pesado.

Karina Paidosz 09/01/2023

Ainda aqui buscando palavras para descrever o que absorvi desse livro;

Após já ter lido uns 4 ou 5 livros de Murakami, resolvi fazer a de forma cronológica, a fim de não perder nenhuma obra dele.

E como pretendo ler todos independente do nome, esse se quer busquei saber do que se tratava, e para minha surpresa me deparei com o realismo mágico no decorrer da leitura que acabei lendo na descrição desse livro. Na minha concepção essa descrição dos personagens não deveriam fazer parte da descrição. A surpresa é muito melhor.

Não vim aqui dar a minha resenha, não digeri ainda esse final. Conforme li algumas resenhas por aqui, falam muito do Murakami como os japoneses o vêem. E de como ele é um escritor super bem avaliado de fora . Acredito que o escritor traz muito da cultura dos japoneses em suas estórias, o que nos deixam tão íntimos de seus costumes.

Vou pesquisar mais a respeito, parece me que esse livro têm algumas sequências ou já é de algum outro, enfim, estou aqui só para jogar palavras, queria desabafar mais uma leitura desse cara.

#Anafox 10/12/2022

Nossa, meio estupefata com esse desenrolar!

Um homem, que vive lá sua rotina de divorciado que trabalha no ramo da propaganda, vê sua vida se complicar após decidir usar uma foto com carneiros. A partir daí, algumas coisas fora do comum começam a acontecer. Foi a primeira vez que li algo do Murakami e adorei sua escrita.

Uma observação de algo que me incomodou: existem tantas formas de descrever alguém, mas parece que o autor tem fixação por "seios fartos", pois teve situação que é tudo o que sabemos sobre a personagem.

Gabriel2709 27/11/2022

Primeiro livro que leio do Murakami
Esse livro é muito bom, muito divertido e filosófico quando tem que ser. Gostei bastante do meu primeiro contato com os livros do Murakami e tomara que os outros livros sejam tão bom quanto, se não melhores, que esse.

Hamilton* 13/11/2022

Murakami finalmente conseguiu!!!!!!
Ele me fez dar 5 estrelas pra esse estranho livro. Eu já tinha lido outros 4 livros dele, mas nenhum me fez ter tanta certeza da nota quanto esse, os outros são muito bons -Tsukuru que o diga- mas apenas Caçando Carneiros conseguiu minhas 5 estrelas.
Primeiramente Murakami tem um estilo único, suas loucuras e mundanices humanas se combinam a perfeição, uma das primeiras coisas que notei e a qual mais me apaixonei. E nesse livro isso vem para um plano magistral.
Segundamente esse livro é estranho, e isso é maravilhoso. De forma simples Murakami traz uma história sobre um homem que está caçando um carneiro, mas você só vai entender a estória quando a ler realmente, por que ela é mil vezes mais do que qualquer coisa que você seja capaz de imaginar. Tanto em questão de plots, quanto dos afetos, quanto dos etc.