Fale!

Fale! Laurie Halse Anderson

Resenhas - Fale!

Vivi 03/07/2020

"Estes são tempos dificeia para educar adolescentes. [...] parte do problema é que temos uma geração que foi exposta a um volume sem precedentes de comportamentos sexuais na mídia e na Internet. [...] A censura é filha do medo e mãe da ignorância".

jessica 12/11/2022

Simplesmente maravilhoso
Vi o filme e adorei, e quis o livro.
Tanto no livro quanto no filme demonstram como um trauma pode afetar tanto na vida de uma pessoa. Melinda sordino é uma verdadeira guerreira e tem um lugar especial no meu coração, eu me apeguei tanto a ela que fiquei tão triste quando o livro acabou. Mas fiquei feliz por ela no final querer tentar superar isso tudo o que ela passou.

medeiros da sil 05/09/2020

Livro maravilhoso a autora tratou de temas muito importantes . E nós fez sentir o que a personagem sentiu. Muito bom recomendo muito.

Julianaaires 08/10/2020

Acolhedor
Essa com certeza foi uma das melhores leituras do ano. A autora conseguiu escrever de forma verosímil, didática e cuidadosa um tema tão delicado. Fico muito feliz em pensar que livros como esse estão sendo usados em sala de aula, dá um fundo de esperança.

Eu, Ludmilla 05/11/2020

Sensacional
O livro conta a história de Melinda, que era uma garota normal, falante e que possuía um grupo de amigas na escola. Até que em uma terrível noite ao ir em uma festa que os veteranos estavam fazendo, algo acontece que a faz chamar a polícia. Suas ex-amigas sem entender ou saber de nada passam a parar de falar com ela e a mesma fica cada vez mais isolada e calada. Melinda nitidamente está passando por um momento difícil mas ainda sim tem que lidar com o isolamento, a indisponibilidade emocional de seus pais, entre outros problemas. O livro é narrado durante o ano letivo e acompanhamos a evolução de Melinda até finalmente começar a falar.

Mandy Barros | Entre Telas e Livros 21/11/2020

Necessário
Que livro impactante! É agoniante ver o sofrimento de Melinda com pouquíssima ajuda disponível. Acredito que muitas mulheres se identificam com ela e por isso é tão profundo!

Amanda.FróesM 11/12/2020

Perfeito!
Devia ser uma leitura obrigatória nas escolas. Abrange temática jovem e psicológica - como o bullying.

kelly.ketlyn 21/12/2020

Acho que toda adolescente deveria ler este livro
Não sei exatamente o que dizer sobre este livro, pois ele me emocionou muito.
É uma leitura dificil e até dolorosa. Porém infelizmente é uma realidade. Contém gatilhos, então é crucial que você tome cuidado e esteja preparado psicológicamente para lê-ló!!!

Lua 15/01/2021

a melhor parte é que o final é aberto e te deixa livre pra imaginar o que quiser... já a história em si é muito agonizante pq Melinda quase não fala, principalmente sobre o estupro, enquanto isso interfere cada vez mais na sua vida.

amador 19/05/2021

demorei de lê ele uns quatro dias pq a leitura não me prendeu muito, porém acho o tema retratado e a forma como ele retrata muito boa.uma coisa que eu acho que não tinha que ter era o poema no começo do texto, isso eu eu acho que foi o fator essencial para eu não gostar tanto assim dele.
NÃO LEIA O POEMA NO COMEÇO DO LIVRO

Yndi.Ota 22/02/2021

Extremamente necessário
É difícil falar sobre um livro quando ele toca tão fundo, quando da gatilhos de coisas tão ruins. Mas é importante falar como esse livro é necessário. Ele mostra como um abuso pode corroer a pessoa, acaba com o psicológico e isso reflete no corpo, e mesmo assim a pessoas não notarem ou fingirem não ver, fazendo com que a vítima se isole, e muitas vezes desista de contar.

Helo 21/03/2021

Perfeitamente responsável ao tratar de um assunto pesado
Li esse livro em 2019 e amei. Mas li de novo agora em 2021porque foi uma leitura muito fluída e até mesmo importante pra mim.
O livro conta a história de Melinda, uma menina que além de traumatizada por uma agressão, é excluída e ignorada por todos em sua escola após chamar a polícia e acabar com a festa em que foi agredida. A autora, Laurie Halse Anderson, narrou tão bem essa história que foram poucas as vezes que me senti aflita, mesmo com uma história com essa. A escrita dela é fácil de ler e a narrativa é suave. Eu amo a forma como Melinda encontrou seu refúgio para se curar e encontrar sua voz. Amo a forma como o livro acabou. Amo tudo!
Tem um filme que eu não vou assistir pra não estragar o amor que tenho por Fale!

Vivian San Juan 16/03/2014

Sensível na medida certa.
Essa resenha acredito que seja para mim, uma das resenhas mais difíceis de escrever, pois a sinopse praticamente já disse tudo e alongar mais seria acabar com o propósito do livro e revelar o segredo que a protagonista, Melinda, não revela a ninguém. Mesmo assim, vou tentar descrever para vocês como foi ler essa famosa obra literária de Laurie Halse Anderson.

Melinda acabou de entrar para o ensino médio e desde que chamou a polícia na festa dos veteranos, suas amigas não falavam mais com ela, as pessoas a ridicularizava, suas notas começaram a cair e vários problemas começaram a surgir.

"Eu tinha feito um megaesforço para me esquecer de cada segundo daquela maldita festa, e cá estou eu, no meio de uma galera hostil, que me odeia por causa do que tive que fazer. Não posso contar para eles o que realmente aconteceu. Não consigo nem pensar naquela festa. Um rugido animal brota do meu estômago. (Página 42)

Vivia em seu mundinho solitário, apenas com seus pensamentos que a torturavam dia após dia. Além disso também provocava um tipo de tortura em si mesma, se machucava, era uma maneira de extravasar toda a dor que estava sentindo em seu peito.

"Está cada vez mais difícil falar. A minha garganta vive ferida, os meus lábios, em carne viva. Quando acordo de manhã, o maxilar está tão contraído que me dá dor de cabeça. (...) Sempre que tento conversar com os meus pais ou um professor, balbucio ou congelo. O que tem de errado comigo? É como se eu tivesse algum tipo de laringite espasmódica." (Página 67)

Melinda pouco falava com as pessoas que convivia. No colégio não tinha ninguém para ouvi-la, muitas vezes se sentava só na hora do almoço e com o tempo também foi matando as aulas. Conseguiu achar um refúgio na própria escola para passar o tempo. Ficava em um cubículo por horas, pois era um local onde se sentia mais confortável e tranquila. Em casa, seus pais, eram pessoas totalmente negligentes, não prestavam atenção na própria filha. Quando estavam juntos viviam brigando, quando estavam separados se dedicavam ao trabalho, Melinda, se sentia só também em seu próprio lar, pois ninguém tinha tempo para olhar para ela e entender o que estava de fato se passando.

" A minha família não conversa muito e tem nada em comum, mas, se a minha mãe preparar uma ceia adequada nesse feriado, isso significa que então seremos uma família por mais um ano. Lógica Kodak, aparência é tudo. Só nos comerciais de TV esse tipo de coisa funciona." (Página 75)

Voltando para o colégio, Melinda conseguiu se destacar apenas na aula de artes. Suas notas eram altas nessa matéria, pois através da arte ela transmitia tudo o que estava sentindo, suas angústias, seus pesadelos, suas dores e principalmente conseguia falar com as imagens.

Ao longo da leitura, vamos acompanhando o drama de Melinda e vamos saber o que realmente aconteceu na festa. O livro tem poucos diálogos, pois a maior parte é o pensamento da menina que domina a história que é contada em primeira pessoa.

Esse é o segundo livro que leio da autora (o primeiro que li foi Garotas de Vidro) e só venho a admira-la cada vez mais pelo excelente trabalho. Nunca conheci nenhum autor que escrevesse tão bem histórias de pessoas problemáticas de um modo tão brilhante e cheio de sentimentos. Ela consegue fazer com que você entre no personagem e sinta a dor que o mesmo esta passando naquele exato momento, sem se tornar uma leitura chata e cansativa. Outro aspecto que acho interessante é a construção de todos os personagens envolvidos e não só apenas a protagonista, pois cada um possui uma função importante para entendermos o que se passa com a nossa Melinda. A autora consegue nos mostrar como muitos seres humanos são cruéis e que só se preocupam com os seus próprios problemas. Os pais da menina é um exemplo disso. São nitidamente pessoas despreparadas e que nunca deveriam ter tido filhos, pois só se preocupam com eles mesmos e não conseguem nem reparar os problemas notórios de Melinda. Também podemos presenciar a inserção do bullying na história. Infelizmente, tudo o que se retrata no livro é uma realidade constante diante dos nossos olhos, tanto no ambiente familiar como no escolar.

Fale! foi escrito em 1999 pela autora Laurie Halse Anderson e foi um dos seus trabalhos mais premiados até hoje, sendo adotado por várias escolas americanas como leitura fundamental e em 2004 foi levado para os cinemas com o filme chamado "O Silêncio de Melinda", tendo a atriz Kristen Stewart como protagonista. Confesso que fiquei na vontade de assistir o filme, mesmo sabendo que normalmente o livro sempre é melhor.

Quero aproveitar e parabenizar a Editora Valentina por ter lançado esse livro maravilhoso e pelo magnífico trabalho em relação a capa e a diagramação (e ilustração) das páginas. A capa ficou muito bonita e tem tudo a ver com a história.

Virei fã de Melinda e, para mim, ela é uma heroína. Com certeza ouvi-la dentro de cada página deste livro foi uma experiência grandiosa e que me fez enxergar como os nossos problemas muitas vezes são nada comparados com o de outras pessoas. Fui a melhor amiga de Melinda essa semana e ouví-la foi um lindo presente.

Obs: Resenha encontra-se no blog Saleta de Leitura.

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/09/resenha-premiada-do-livro-fale-de.html