Fale!

Shaykovisky 07/01/2018

"Fale" - @shaybooksoficial
Por: @shaybooks oficial

RESENHA "Fale!" (título original: Speak) - Laurie Halse Anderson

Não há muito o que falar sobre "Fale!" e se eu me prolongar posso acabar revelando mais do que devia. Porém, "Fale!" É um livro impactante e doloroso. Uma obra que toca profundamente nosso coração, nos leva a uma reflexão e que nos rouba as palavras. "Fale!" É a prova de que o sofrimento silencia e de que todos possuem algo a dizer, basta somente estarmos atentos a ouvir.
A obra ainda discute temas polêmicos que deviam estar presentes nas discussões de sala de aula, em casa, igrejas e em todo lugar onde fosse possível um bom debate. A trama ainda discute temas como bulliying e negligência emocional.

Como o livro já diz, endosso: "Fale!" é um livro para ser lido como coração e, principalmente, relido com a alma.

O que tem nesse livro:

?? Bulliying
?? Negligência emocional
?? Abuso

Nota: ????? (Perfeito)

Gabriel Aleksander 04/04/2022

"Fale" tem uma narrativa acolhedora e que desperta discussões necessárias para os jovens - literagabs.com
Laurie Halse Anderson foi uma autora que me conquistou há muito anos com seu livro “Garotas de Vidro” que veio parar aleatoriamente em minhas mãos e conversou comigo como nenhuma outra história havia feito até então. Ler aquele enredo e me ver representado naquelas páginas fez com que esse livro fosse extremamente importante para mim, principalmente por me ajudar a lidar com questões psicológicas e emocionais que eu estava lidando na época. Por isso, desde aquele momento decidi que iria acompanhar sempre que possível as publicações da autora, o que inclui seu romance de estreia: “Fale!”.

A leitura de “Fale!” para mim foi uma experiência conflitante, pois ao mesmo tempo em que me incomodou pelo fato de não parecer com a escrita que eu conhecia da autora, ainda assim tinha aquele fator que torna a narrativa de Anderson tão marcante para mim, que é a sensibilidade com que ela trata assuntos tão delicados e de uma forma não convencional, o que me levou a avaliar esse livro com 4 estrelas.

Acompanhar a história de Melinda foi ao mesmo tempo perturbador e familiar, pois o andamento da narrativa é muito semelhante a de algumas sessões de terapia que eu já vivenciei com meus clientes, onde a fala é marcada por inúmeras divagações que servem como uma forma de camuflar o que de fato se quer falar. Ver a protagonista narrar a sua rotina diária e ter em meio a sua fala atravessamentos do trauma que ela vivenciou naquela noite fatídica é extremamente desconfortável e doloroso, porém necessário para passar a mensagem chave dessa história: a importância de falar e buscar ajuda.

Na edição da Editora Valentina contamos com cartas de leitores narrando como foi importante conhecer a história de Melinda e como isso mostrou que por mais que não pareça as vezes, existem pessoas e instituições prontas para acolher e tomar as devidas providências caso você tenha sido vítima de abuso sexual. Isso torna esse livro ainda mais incrível ao ver como foi importante para ajudar tantos jovens a falarem sobre seus traumas e buscar por justiça.

Por fim, se ainda não foi o suficiente para te convencer a ler “Fale!” e divulgar esse título para outras pessoas, saiba que com a grande onda do conservadorismo no mundo os livros da autora que já foram alvos de censura e ataques anteriormente (quer algo melhor que irritar conservador?), voltaram ao foco agora em fevereiro de 2022 ao tentarem proibir “Fale!” de fazer parte da grade curricular das escolas nos Estados Unidos, como você pode saber mais na reportagem da Folha de São Paulo (https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/02/proibicao-de-livros-sobre-raca-e-genero-nos-eua-faz-pressao-sobre-escolas-e-bibliotecas.shtml)

site: www.literagabs.com

Paloma 24/01/2019

uma experiência intensa
Esse livro foi uma experiência intensa. Momentos de tensão, indignação, raiva e esperança resumem tudo o que eu senti durante a leitura, e acredito que tenha sido exatamente assim com Melinda.
Depois de sofrer um grande trauma por conta de um abuso sexual, a protagonista Melinda se fecha para o mundo. Sentir em seu coração que ninguém acreditaria em você se você contasse o que realmente aconteceu naquela festa deve ser horrível. Entender que é exatamente isso que Melinda passa durante boa parte da sua vida, é arrasador.
Comecei a leitura esperando um livro forte, mas não tinha ideia de como a natureza humana poderia ser tão cruel com o próximo. Temas muito importantes são abordados em cada página, assim como a realidade de muitas pessoas no mundo. O considero como um relato e um aviso para possamos ser melhores.
Quando escolhi Fale! para fazer parte do Projeto Livros e Mulheres eu não tinha ideia do quão lindamente ele iria me conquistar. A história foi publicada lá em 1999 e desde então se tornou um grande marco da educação das crianças americanas. Após a leitura, tão cruel e tão doce, minha vontade é de indicar essa história para todo mundo e é isso que estou fazendo agora.
⚠️ OBS: o livro contém gatilhos de TOC, abuso sexual e outros assuntos sérios. Fiquem atentos para isso!

Ju 06/02/2019

Sobre: Fale!
Melinda Sordino é uma menina de quatorze anos e está cursando o primeiro ano do ensino médio. Ela sofre grande rejeição por parte dos colegas por ter estragado uma festa ao chamar a polícia, o interessante é que ninguém pareceu preocupado em saber o porquê dela ter feito a chamada.
Até o ano anterior Melinda era uma garota consideravelmente feliz, saía para se divertir com as amigas e tirava notas boas na escola. De repente isso mudou, ela ficou sem amigos, seu rendimento escolar diminuiu muito, perdeu o interesse nas atividades que gostava, quase não fala e as pessoas ao redor não se preocupam em saber o porquê disso.
Com o avanço do ano escolar podemos acompanhar o amadurecimento de Melinda, é como se aos poucos ela começa a nos confiar sua história, até que ela revela o que aconteceu na tal festa e o que a levou a chamar a polícia.
O livro termina sem um desfecho oficial, mas podemos ver que ela decide não ficar mais calada e lutar para seguir adiante com sua vida, ela finalmente aceita que o que aconteceu não foi culpa dela e ela merece continuar com sua vida e crescer.
Esse livro ganhou uma adaptação para o cinema em 2004, O Silêncio de Melinda, com Kristen Stewart no elenco principal, eu assisti esse filme há alguns anos atrás e não sabia que era adaptado de um livro. Gostei muito do filme, apesar de sentir que agora que li o livro preciso assisti-lo novamente.

Carol 03/04/2022

Um livro que todos deveriam ler
Eu tenho esse livro há anos parado na estante e nunca tinha parado para lê-lo, mas ainda bem que decidi mudar isso.

"Fale!" usa a história e os traumas da personagem Melinda para abordar assuntos como violência sexu@l e depressão na adolescência, e a forma como a sociedade não dá a devida atenção e importância aos sinais gritantes que um jovem em sofrimento apresenta.

Como estudante de psicologia eu ganhei muito com a leitura, mas acredito que todos deveriam ler, principalmente os adolescentes entre 13 e 17 anos.

Enfim, era esse tipo de coisa que eu esperava que tornassem leitura obrigatória nas escolas.

Aliel 13/02/2020

Quando comecei a ler percebi que era completamente diferente do que me indicaram, achei que seria muito mais profundo e bem construído, não posso julgar a história de uma forma justa pois criei muitas espectativa em cima dela e isso estragou totalmente minha experiência.

Marita13 26/02/2020

A primeira vez que eu li esse livro foi muito, muito importante pra mim. Pois aborda tema de uma adolescente sofrendo um abuso de outro adolescente é um tema pouco comum, então foi uma leitura muito boa.
Contudo, ler ele 4 anos depois me proporcionou outra visão do livro. Todo o processo de isolamento e sofrimento da Melinda, a falta de rede de apoio dela, sendo os amigos, os pais. Além de todos os problemas familiares que ela enfrentava, foram fatores principais dela não conseguir denunciar o seu abusador.
Nesse livro, a gente ver o processo de ressignificacao dos acontecimentos, o sofrimento da Melinda e seu entendimento do que ela sofreu.

Thaís Pacheco 29/02/2020

Sufocante
Recomendo!

mylla! 30/03/2022

speak!
Mesmo que "fale!" tenha uma história forte e com bastante gatilhos, é muito importante nós falarmos sobre ele.
O livro vai contar a história de uma menina que foi estrupada e como funciona a cabeça de uma mulher que passou por essa situação. Muitas das vezes as pessoas vão fazer perguntas do tipo "Porquê você não falou nada antes?", e esse livro vai conseguir explicar isso.

Vivi 03/07/2020

"Estes são tempos dificeia para educar adolescentes. [...] parte do problema é que temos uma geração que foi exposta a um volume sem precedentes de comportamentos sexuais na mídia e na Internet. [...] A censura é filha do medo e mãe da ignorância".

Andy.E 27/02/2022

Meus QUOTES de Fale! - Laurie Halse Anderson?
? "Está cada vez mais difícil falar. A minha garganta vive ferida, os meus lábios, em carne viva. Quando acordo de manhã, o maxilar está tão contraído que me dá dor de cabeça. Às vezes minha boca relaxa perto da Heather, quando a gente está sozinha. Sempre que tento conversar com os meus pais ou um professor, balbuciou ou congelo. O que tem de errado comigo?" Pg. 67

? "Eu deveria, talvez, contar pra alguém, simplesmente contar para alguém. Dar um basta nisso. Desabafar, soltar o verbo, pôr para fora o que aconteceu." Pg. 119

? "Será que eles optaram pela idiotice? Ou será que já nasceram idiotizados assim? Eu não tenho amigas. Não tenho nada. Não digo nada. Não sou nada." Pg. 137

? "O prof. Freeman acha que tenho que encontrar os meus sentimentos. E eu por acaso poderia deixar de encontrá-los? Eles estão me devorando viva, como uma manifestação de pensamentos, vergonha, erros. Fecho os olhos com força." Pg. 147

? "Não conto nada para ninguém e me sinto péssima. Conto para alguém e me sinto pior ainda. Estou achando difícil encontrar o meio termo." Pg. 210

? "As sequências são quase sempre tentativas canhestras de ganhar dinheiro com algo que deu certo da primeira vez, mas sem o cuidado e a atenção que tornaram o primeiro filme ou livro tão especial." Pg. 226

???????

medeiros da sil 05/09/2020

Livro maravilhoso a autora tratou de temas muito importantes . E nós fez sentir o que a personagem sentiu. Muito bom recomendo muito.

Julianaaires 08/10/2020

Acolhedor
Essa com certeza foi uma das melhores leituras do ano. A autora conseguiu escrever de forma verosímil, didática e cuidadosa um tema tão delicado. Fico muito feliz em pensar que livros como esse estão sendo usados em sala de aula, dá um fundo de esperança.

Mandy Barros | Entre Telas e Livros 21/11/2020

Necessário
Que livro impactante! É agoniante ver o sofrimento de Melinda com pouquíssima ajuda disponível. Acredito que muitas mulheres se identificam com ela e por isso é tão profundo!