Discurso da Servidão Voluntária

Discurso da Servidão Voluntária Etienne de La Boétie

Resenhas - Discurso Sobre a Servidão Voluntária

Felps 05/05/2024

Etienne traz em seu pequeno texto uma gigante reflexão sobre a submissão humana perante a tirania. Mesmo escrito a séculos passados suas palavras continuam ecoando na contemporânea sociedade que ainda enfrenta a servidão diante de um sistema que oprime.
Nesta obra a liberdade é afirmada como inata a natureza humana e ao recusá-la estaríamos indo contra a nossa própria natureza, no entanto, nem tudo é preto e branco, e como o próprio autor relata a liberdade as vezes tem que nascer da subversão humana quando a mesma não é palpável e isso só será possível se instrumentalizada da razão e os meios que a permitem florescer. ?Nunca se deseja o que jamais se conheceu?, se a liberdade nunca foi realidade é possível dizer que ela nunca existirá, mas isso também não pode ser levada como verdade absoluta porque existem aqueles que já nascem subversivos.
O autor também nos apresenta os tipos de tiranos e como eles impõe o seu jugo para a manutenção da servidão e nos faz refletir sobre o mundo em que vivemos e como as vezes servimos em contrapartida da nossa liberdade.
Será que estamos nos voluntariando para servidão inconscientemente, fomentados por uma necessidade? Fica aqui o questionamento.

tetzgabriel 24/04/2024

Obrigado pela nota no ENEM
Vim ler o discurso pq foi o livro que me garantiu a nota 960 na redação do ENEM em que entrei na faculdade.
Lembro do meu professor de sociologia falando sobre La Boétie e eu anotando muito bem pra utilizar futuramente em redações.
Agora, no meu último ano da faculdade, venho ler o livro e percebo o quanto meu professor foi incrível em resumir os pontos principais e mais importantes da obra
Enfim, obrigado professor e obrigado Étienne de L Boétie
Rick177 24/04/2024minha estante
Parabéns pela nota kkk

jusayuriih 10/04/2024

Questionar o nosso normal
Um texto bem relevante, especialmente pela época em que foi escrito
Uma grande reflexão sobre o papel do Estado e como a sociedade, em algum momento, entrou em consenso sobre a necessidade de uma força centralizadora. E, desde então, não se questionou sobre tal fato.
É exatamente como o autor fala: normalizamos tanto a existência desse Estado, que vemos como natural nossa obediência a ele. Não é uma força divina, militar ou econômica que nos faz seguir o governo, e sim uma servidão voluntária e consentida (quase inconsciente) por todos.
Interessante o texto. Muitas coisas na nossa realidade são construções sociais e, como tais, podem ser questionadas. O Estado é uma delas. Ele é realmente necessário? Eficiente? É através dele que conquistamos a democracia? muitas reflexões sem respostas exatas

PS: essa edição tem versão em francês do texto. Logo, o conteúdo em si é bem pequeno, e não é muito difícil de ler não

Esdras 23/12/2023

Assunto complexo, possível de fazer diversas associações, com o mercado de trabalho, com as nossas relações, com a política.

Quanto somos subservientes? Quantos tiranos nos dominam?

Titi 09/06/2023

Por liberdade!
Esse é o grito desse livro: "Por liberdade!"
O autor traça toda uma perspectiva acerca de cómo nós seres humanos devemos ter o direito de exercer a liberdade. E explica o porquê nós submetemos a servidão de modo voluntário: "A primera razão que leva os homens, a servirem de boamente é o terem nascidos e sidos criados na servidão". Em geral é um livro bonzinho, mas parece mais um discurso de político, não recomendo, mas não digo que a leitura é má.

Guilherme Tavares 18/02/2023

Muita raiva e pouca escrita
O texto de Boetie é famoso por sua importância histórica e sua influência em outros autores. Por causa disso, a sua recomendação é imprescindível. Nesse sentido, venho aqui humildemente decepcionado porque esperava mais. O texto usa de informações da Antiguidade e argumenta através delas. Entretanto, existem livros mais interessantes do que esse é só pegar os livros de Seneca como exemplo. Dito isso, perde o sentido dessa leitura - queria ver mais argumentação do seu período. A escrita também perde o sentido, parece uma carta aberta, mas é na verdade um desabafo. Logo, apenas recomendo pelo primeiro motivo. Se isso não te interessa foge!

Izzy 14/02/2023

Eu não vou, eu não quero, eu não faço.
Influenciou a Desobediência Civil.

Achei uma leitura chatinha porque a todo o momento são martelados os exatos mesmos argumentos. O que facilita a boa vontade é o tamanho do livro.
De toda forma reconheço a grandeza do título e a forma como ele reverberou pra história, além dos temas que muito me interessam.

Zaqueu 09/11/2022

Não mudou nada
Leitura bem prática e fácil de entender o quanto a humanidade no decorrer da história foi manipulada pelos tiranos ao decorrer de toda vivência tudo pelo bem "maior".Alguns apenas ignoram e fazem como se não houvesse nada de errado e outros já nascem sendo treinados para ser enganados e servir a grande elite que na maioria dos casos só há uma alternância de poder.
Triste saber que o poder maior está nas mãos do próprio povo e que ao mesmo tempo nos contentamos com as "migalhas oferecidas e simplesmente ignoramos nossa força e poder.Uma obra escrita a tanto tempo e tão real nos dias de hoje.

Daniel1562 20/10/2022

O quão ingênua uma sociedade pode ser
Eu amei o livro, me faz pensar em coisas que nunca me dei conta. Ele fala muito sobre tirania - talvez um contexto diferente do que temos hoje (ou não) - e a sua reflexão se aplica aos dias atuais, quando pensamos nos governantes e demais instituições e poderes do Estado.

Mostra como muitas vezes nos sujeitamos à escravidão, humilhação, descaso e outras coisas ruins por parte dos governantes e simplesmente não nos damos conta que eles estão no poder porque nós os colocamos lá. Não são tão poderosos quanto parecem.

O livro mostra o quão fraco um tirano pode ser, mas principalmente o quão ingênua (se posso chamar assim) uma sociedade pode ser ao escolher, sem pesar muito bem as consequências, entregar-se a um tirano (ou governo), submetendo se muitas vezes a uma condição que outrora não tinha, uma condição de sujeição, miséria e sofrimento. E, pior, essa mesma sociedade não apenas se sujeita, mas consente, como se estivesse cega. Conforme o próprio autor, o povo passa a se portar como se tivesse feito uma grande conquista - conquistado sua escravidão.

É incrível como parece tão óbvio tudo que ele fala, mas nunca me dei conta. Ele fala também sobre aqueles que já nasceram sob o julgo da tirania e como, ao serem alimentados e viverem sob este julgo, nem percebem.

Também fala sobre não ser possível pessoas que nunca viveram a liberdade poder falar sobre ela (ou sob a servidão).

Enfim, são tantos trechos repletos de sabedoria e obviedade que acho que não vou esquecer do que li nesta obra.

Yuririn 06/06/2022

gostei das perspectivas do autor sobre liberdade, tem uns exemplos que deixam as teorias dele mais claras, mas teve muito exemplo que, pra mim, não fez diferença, pq eu não conhecia o suficiente do contexto histórico deles pra aproveitá-los. Achei bem interessante a perspectiva do Boétie quando ele fala dos "tiranetes" subordinados ao tirano, do poder do povo em relação ao poder do governante, da alienação doce e da relação entre religião e monarquia. Gostaria de ter podido pegar mais as referências dele, mas as ideias do autor em si são bem legais.

Carlos531 25/05/2022

Esclarecedor
Etienne de La Boétie faz uma análise política e muito rica sobre a obediência. De forma objetiva e ácida, afirma que Estados e governos são mais vulneráveis do que as pessoas imaginam e pode entrar em colapso a qualquer momento. Escrito há 500 anos que carrega traços proféticos de nossos tempos. Leitura riquíssima.

milli.g 02/03/2022

Uma leitura rápida.
O autor crítica o povo por não tomar sua liberdade de volta, que o tirano tomou.
Entendi os pontos dele com relação, principalmente, as pessoas que já nasceram escravas e acabam não sentindo a necessidade de lutar pela liberdade por nunca terem a conhecido.
Porém, não concordo com a posição dele e a maneira como apresenta que é simplesmente querer possuir a liberdade que se terá ela, são muitos fatores abrangentes que envolvem a "capacidade" de conquista-lá novamente.
Outro ponto que entendi, é que realmente esses tiranos acabam manipulando o povo e usando de sua ignorância os fazendo esquecerem com coisas simples o mal feito a eles pelo senhor(tirano).

Isoldinha 28/02/2022

"Aprendamos portanto, enquanto ainda há tempo[...]"
"[...]Aprendamos a fazer o bem."

Um livro que todo mundo deve e pode ler, se quiser entender mais sobre a tirania das pessoas que estão no poder.

Mariana Lourenço 28/10/2021

interessante
É uma obra muito interessante e que me fez refletir bastante a respeito da liberdade. É bem desconcertante o fato de um livro escrito a muitos anos atrás apresentar pontos que podem ser identificados em nossa sociedade atual.

E um aspecto que chamou muito a minha atenção é a analogia dos animais selvagens para com a liberdade. Os quais estão conscientes do prazer atribuído a ela, então se tornam menos suscetíveis à submissão, lutando assim até o último momento para poderem mantê-la e não se conformando com sua perda.