Tudo de bom vai acontecer

Tudo de bom vai acontecer Sefi Atta

Resenhas - Tudo de bom vai acontecer

Tuts 05/12/2020

Bacaninha
O livro fala das vivências,dos costumes e da condição da mulher na Nigéria.Achei bem básico e sem grandes reviravoltas,um livro ok

Jugirassol 05/12/2020

Uma verdadeira viagem a Nigéria. Assim poderia ser resumido esse livro. A autora nos leva a três diferentes décadas e nos mostra, por meio de suas palavras, a realidade vivenciada no país, suas dores, seus problemas, suas dificuldades, mas também sua cultura, seus costumes, a maneira de vive da sua gente... tudo isso muito bem amarrado com a história de vida da protagonista, com destaque para a relação de amizade criada na infância e que sobreviveu a tudo.

Wanessa_Gabriela 03/12/2020

Bem escrito e de abordagem realista sem ser agressiva
Um livro que além de muito bem escrito, também traz várias abordagens num só enredo.
A vida de Enitan é rodeada pela história de golpes e mais golpes militares aos sucessivos governos da Nigéria, e bem detalhado nesse contexto! Assim como mostra o preconceito e a desvalorização que o Europeu tem com os africanos que colonizaram. Aborda também que mesmo sendo um povo subjugado pelos governos, maltratado em sua essência, não deixa de cultuar suas raizes, o que é bom e ruim ao mesmo tempo, já que a mulher é um objeto a ser colocado para cuidar da cozinha e ter filhos, e se fizer algo alem disso, é uma ?liberal? mal vista.
Mas como algo de bom tinha de acontecer, mostra-se a amizade como refúgio, a esperança como aliada, a determinação como pedra de base, e a instituição como primordial! Um livro muito bom e muito diferente sobre a realidade!

Andressa 30/11/2020

Muito bom!
É uma história muito envolvente, que expõe a realidade Nigeriana em um período de domínio militar, que gostei muito de conhecer.

Se.mi.na.re | IG Literário 28/11/2020

Resenha "Tudo de bom vai acontecer" - Se.mi.na.re | IG Literário
Tudo de Bom Vai Acontecer (2004) da escritora nigeriana Sefi Atta, narra a trajetória de uma mulher nascida em Lagos, cidade natal da autora, na Nigéria. Junto a Enitan conhecemos também a história de seus pais, Arin e Sunny, e também de sua melhor amiga Sheri. Durante a história conhecemos outros personagens que entrecruzam essas vivências, afetando-as e deixando ser afetados, tornando a leitura ainda mais complexa.

Atta usa também de seus conhecimentos do território para cuidar minuciosamente de cada detalhe para o leitor. Dividida pelas décadas de 1970 a 1990, a narrativa perpassa pelas fases da vida da personagem principal, ao mesmo tempo em que passa pelos marcos históricos do país. Aqui, é importante ressaltar que a Nigéria enfrentava momentos políticos instáveis, entre guerra civil, golpes militares e outros ataques à sua frágil democracia.

Se ler Tudo de Bom Vai Acontecer nos proporciona conhecer um pouco mais sobre a história política do país, podemos dizer que também nos permiti conhecer mais sobre os aspectos da cultura e sociedade local. Então, se analisarmos a relação entre Enitan e Sheri, percebemos como uma amizade improvável pelas diferenças foi possível ao permitirem conhecer realidades distintas em uma mesma cidade: costumes, crenças, sonhos e visões de mundo. O que torna a narrativa ainda mais rica ao debater temáticas como a da configuração familiar, entre a monogamia e a poligamia, e o papel da mulher na família.

Acompanhar Enitan em suas reflexões e descobertas é também conhecer mais sobre a África, sobre a Nigéria, e sobre as marcas de um povo explorado pelo imperialismo. De forma surpreendente e sutil, o livro nos permite perceber como as pessoas mudam em seu devido tempo a partir de suas experiências, principalmente, uma mulher disposta a quebrar com os parâmetros impostos pela sociedade patriarcal.

Edição da obra na foto: 2020 (Versão @taglivros)
Editora: @editorarecord
Tradução: Vera Whately
Título Original: Everything Good Will Come

Resenha por: @longouvea

site: https://www.instagram.com/p/CHldanGDsBD/

Flavia.Borges 22/11/2020

Bom livro
'' é mais fácil contornar uma pedra que quebra-la, e mesmo assim você chega aonde quer "

Pê Reck 14/11/2020

Estou ainda na ressaca literária
Ainda estou na ressaca pós-fim de livro. Muitas coisas a serem pensadas e absorvidas.
É um livro de uma mulher, que fala sobre mulheres, e apresenta uma parte da vida da mulher nigeriana nos últimos 50 anos.
Mais que isso não sei dizer...

Lise 12/11/2020

Uma história sobre coragem e Transformação
No?s aceitamos o mundo em que nascemos, mesmo sabendo desde o ini?cio o que era certo e o que era errado. Os protestos e queixas ve?m quando percebemos que nossa vida poderia ter sido melhor, mas a aceitac?a?o sempre esteve la?. (Citação)

Sinopse: Enitan e? uma jovem nascida na Nige?ria dos anos 1960 e que cresce em uma cultura que insiste na submissa?o feminina e no po?s-guerra civil de Biafra. E? uma histo?ria sobre amor, amizade, preconceito, sobrevive?ncia, poli?tica e lealdade.

O comec?o situa o leitor no contexto em que ocorrera? a histo?ria e apresenta Sheri Bakare, personagem importante no desenvolvimento da protagonista.

Sa?o va?rios conflitos, mas acho que os mais importantes sa?o a questa?o da cultura patriarcal e os abusos poli?ticos.

A este?tica: essa edic?a?o conta com todo o bom gosto que a Tag preza em suas caixinhas. Quanto a? estrutura da obra, a histo?ria corre de forma linear, com saltos de tempo entre de?cadas, muito bem executados; a linguagem e? flui?da e agrada?vel, como um bom contempora?neo. Gostei especialmente das passagens co?micas e cri?ticas (a cada pa?gina um uau diferente), ambas livres de sarcasmo, secas e limpas. Outra coisa que gostei bastante foram as (breves) descric?o?es de trivialidades, que na?o te?m peso na histo?ria, mas ajudam na imersa?o, como se a pessoa que le? estivesse pessoalmente observando a cena.

O final resolve todos os conflitos apresentados, embora o subtexto claramente diga que os assuntos abordados na obra te?m muita histo?ria para contar.

Recomendac?a?o: para pessoas que gostam de ficc?a?o e protagonistas femininas fortes.

Opinia?o pessoal: Eu gostei muito, em especial da protagonista, Enitan Taiwo; ale?m de representar a forc?a da mulher, tambe?m apresenta as controve?rsias do que e? ser humano. A amiga, Sheri, me deixou muito confusa, e a relac?a?o das duas exemplifica perfeitamente o conceito de sororidade. Sa?o personagens muito bem construi?das, algue?m que eu poderia conhecer de verdade.
Natália Carolina 13/11/2020minha estante
Amei sua resenha

Claudia.Correia 11/11/2020

Tudo de Bom Vai Acontecer - Sefi Atta
A autora nos traz uma narrativa incrível da vida da personagem Enitan, uma mulher forte que luta pela igualdade de gênero e independência feminina. Ao mesmo tempo a autora nos dá uma aula de história sobre as mulheres Nigerianas e o país como um todo. Uma abordagem singular sobre costumes, política, guerra civil, opressão e violência contra a mulher.

Vivi 11/11/2020

O que torna a trajetórias dessas duas tão intensas nessa leitura é o quando tudo era mais difícil para as mulheres nessa época sejam lá quais são suas classes sociais. Temos aqui situações de abandono de uma esposa e  sua devoção a religiosa o que se tornou o seu consolo. A cobrança de que a mulher é obrigada a gerar filhos e o quanto são julgadas por não conseguir segurar uma gestação. Estupro também é abordado aqui e claro como até hoje em tempos atuais sempre a culpada é a menina ou a mulher.
A ? regra ? ridícula que lugar da mulher é ser dona de casa e que devem aguentar os mandos e desmandos de seus maridos ou chefe de família . Gerando assim por vezes abusos domésticos. E mulheres que lutaram a medida do possível por seus direitos e seu verdadeiro lugar no mundo como sempre deveria ser. Mulheres ativas na politica e na profissão mesmo com tudo indo contra. Enitan lutou até a ultima página por seu lugar no mundo , por uma identidade e não ser somente controlada por esses homem. E amizade entre Sheri e Eitan foi incrível. Uma sempre ali sendo o alicerce da outra.
Não posso deixar de dizer que a escrita de Sefi Atta é realmente fascinante. Gostei muito!

Myrelle.Paiva 11/11/2020

É uma leitura que nos permite compreender muito sobre feminismo e a instabilidade política que ocorreu na Nigéria. Muitos trechos retratam o machismo e as diversas abdicações em nome de um casamento, a figura feminina estava centrada na reprodução (?fui reduzida ao tamanho do meu útero?), necessitavam também do consentimento do marido para a realização de muitas atividades e eram ensinadas a aceitar a poligamia.
No cenário político é bastante retratado a ditadura que foi instalada durante anos, a perda da liberdade, perseguições a oposição e principalmente a jornalistas. Péssimas condições de vida e saúde, grande parte da população vivia na miséria e extrema pobreza sem água e luz devido a negligências do estado.

?No meu país, quanto mais as mulheres desistem do direito de protestar, mais são apreciadas?

Tati Vizú 08/11/2020

Interessante
Gostei muito do livro. O enredo fala sobre política, cultura e nos permite conhecer não só os personagens, mas também a localidade, valores e sociedade nigeriana.