O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

Arleny.Jesus 17/11/2021

Diários do Vampiro (O Despertar)
Um triângulo amoroso entre dois vampiros e uma bela jovem, que conquistou uma enorme legião de leitores. Elena: a garota que pode conquistar que quiser. Stefan: soturno e misterioso, ele terá de lutar para proteger Elena dos horrores que assombram seu passado. Damon: sexy, perigoso e guiado por um ódio cego, tudo que ele quer é se vingar de Stefan, o irmão que o traiu.
Essa história é bem quentinha, vc ler que não percebe.
Primeiro volume da série de L. J. Smith deu origem à série de televisão Vampire Diaries, escrita e produzida por Kevin Williamson, roteirista de Dawson"s Creek.

Obs: a série é simplesmente perfeita, recomendo muitoooo

Rafa 14/06/2020

Só digo uma coisa, ainda bem que a série de TV mudou totalmente o roteiro.

beatriz_teles 05/01/2023

Se você viu a série, se prepare para se surpreender
Acho que ler os livros de The vampire diaries é tipo ir contra quase tudo o que você sabe sobre o universo, pois muitas coisas são diferentes.
Eu gostei do livro. Não é lá aquelas coisas, mas pode ser que melhore bastante nos próximos livros da saga. Eu achei a Elena muito obcecada pelo Stefan, de uma forma esquisita. O Damon nos livros é bem mais amedrontador e parece ser mais poderoso também.
Uma coisa que eu gostei bastante foi o fato de ser explicado no livro pq o Damon aparecia como Corvo para a Elena, o que não aconteceu na série.
Enfim, na minha opinião não é um livro que vale 5 estrelas, mas é bom o suficiente para prender meu interesse para ler os da sequência.

Fran Kukuty 27/06/2020

O 1º livro de Diários do Vampiro.
Uma humana, dois irmãos, dois vampiros, dois rivais e um amor ou seriam dois?

No primeiro livro da série conhecemos Elena Gilbert que apesar de jovem, linda, popular e rainha do colégio, passou pela recente tragédia de perder seus pais em um acidente de carro e agora retorna para sua cidade Fell's Church, tentando colocar sua vida nos eixos.
O que ela não imagina é que o novo aluno do colégio, o estrangeiro, irá mexer profundamente com ela...Stefan Salvatore é atraente e misterioso, além disso parece resistir aos encantos de Elena como nenhum outro garoto.
Não bastasse isso, sua "amiga" e rival Caroline Forbes parece ter ficado muito próxima de Stefan, fazendo com que Elena fique ainda mais motivada a conquistá-lo, sempre com a ajuda de suas fiéis amigas Bonnie (bruxa druida) e Meredith.
Um outro misterioso rapaz - Damon - aparece em algumas oportunidades para Elena, que em certo momento descobrirá um vínculo dele com Stefan.
No meio disso tudo, coisas estranhos "ataques de animais" acontecem pela cidade, o que somado as premonições de Bonnie, a sensação de perseguição e perigo que Elena sente em alguns momentos, dão um toque sombrio e suspense ao livro.

1º ponto - eu tentei ser o mais suscita possível, mas quando se gosta muito de uma coisa cada detalhe parece relevante!
2º ponto - é importante dizer que os três primeiros livros foram escritos em 1991 (acho que a data influencia um pouco na escrita)
3º ponto - SIM, os livros são diferentes do seriado de TV.

Vamos lá, minha opinião: Gosto da história trazida pela autora, dos momentos sombrios e com um toque de suspense, mas a Elena dos livros me parece um tanto "infantil", para não dizer "fútil" - ela é convencida, conquista garotos por diversão e por poder, vive criando planos de conquistas e arrasta as amigas para tudo isso - essa personalidade dela me incomoda um pouco (confesso).
No mais, é divertido de ler, temos muita fantasia com vampiros, lobisomens, bruxas e confusões do passado e no presente. O final do livro termina em um gancho incrível, daqueles tipo novela, que você fica louco pelo próximo #adoro.

Jean Martins 11/12/2009

A obra de característica recessiva
Confesso que fiquei animado ao ouvir sobre o lançamento de um seriado de vampiros chamado "Vampire Diaries". Logo me apressei a fim de pesquisar mais sobre a série e logo descobri que a mesma provinha de um livro homônimo, o que apenas aumentou minhas expectativas.
Logo após assistir os primeiros episódios, confesso que já fiquei impressionado com o plot, a narrativa, as citações, os aspectos visuais e até mesmo a trilha sonora; tais aspectos me instigaram muito mais a ir atrás do livro e somando com minha sede por histórias dos chupadores de sangue, acabei concluindo que não havia saída, eu teria que ler o livro, tanto por gosto, quanto para entender a conexão com a narrativa televisiva.
Em um belo fim de tarde, enquanto andava pelo shopping, rumando a livraria, dei de cara com o livro, sem mesmo saber que tal havia sido lançado no país. Logo, enfiei a mão nas entranhas das minhas economias e comprei "Diários do Vampiro", de L. J. Smith. E o que mais ganhei com isso? Arrependimento, pois poderia ter utilizado o dinheiro em qualquer outra coisa que, a meu ver, fosse interessante.
À medida que virava as páginas, faminto por boas histórias, apenas me deparava, cada vez mais, com histórias superficiais, fúteis e banais. Aquele não poderia ser o livro que dera origem à série de televisão a qual tanto elogiei. Vale ressaltar que estou escrevendo essa resenha e levando em consideração a saga "Crepúsculo", a qual já nem gosto de ouvir sobre (quanto mais deparar com aquela cara de nojo dos protagonistas um com o outro, os quais juram amor, literalmente, eterno).
À cada página virada, mais eu relevava os valores baixos e descartáveis das personagens, até que Elena, apersonagem principal, representante da grade feminina do enredo, derrama lágrimas por não ter sido notada pelo novo garoto misterioso e charmoso (o clichê já dava vontade de fazaer com que o livro voasse pela janela) da escola como era notada por todos. E a narrativa deixa claro, com todas as palavras, que Elena achava que TODOS deveriam gostar dela e idolatrá-la.
Ignorando valores reais da vida, com um drama extremamente desmerecedor de tal classificação, foi "Diários do Vampiro" que me obrigou a acrescentar mais um volume à minha lista de livros abandonados e foi essa mesma obra que fez conhecer um fenômeno que nunca antes havia encontrado em minha vida como leitor: "Diários do Vampiro" é uma obra com uma anomalia até agora desconhecida, em que a adaptação televisiva ultrapassa infinitamente, em qualidade, a obra original. Na minha opinião, não merece nem mesmo a estrela de "Ruim".

Isis C. 11/12/2009minha estante
Discordo em relação a Crepúsculo (que eu adoro!) mas concordo com o restante. O seriado do The Vampire Diaries é infinitamente melhor que o livro! Se for pra ler os outros livros da série, melhor baixar na internet antes. Fica a dica.

Samyta 09/04/2010

Superficial
Não se pode comparar com a saga Crepúsculo, até porque essa história foi escrita há não sei quantos anos antes dos livros da Stephenie Meyer. E não só por isso, também porque é uma narrativa de vocabulário pobre e sem profundidade nos dramas psicológicos, que não passam de meras tentativas esboçadas.

A tal Elena é uma insuportável. Fútil e grossa com as amigas, começa o livro usando as pessoas para conseguir o que quer, por capricho.

O tal Stefan é chamado na narrativa o tempo todo de "menino", o que sinceramente não combina com um vampiro, por mais novo que ele tenha sido transformado. Se mostra muito superficial também e tem pouco entendimento das coisas, para uma pessoa que já viveu séculos.

O tal Damon... talvez seja o melhorzinho dos três, mas também participa tão pouco da trama que não faz muita diferença.

Sem contar que essa historinha da garota que é reencarnação ou absurdamente parecida com a Donzela Renascentista já é bem batida.

Senti falta de outros personagens, de mais gente. As amigas mais próximas da Elena (Bonnie e Meredith) parecem não ter vida própria, vontade e questões pessoais. Vivem na sombra da "Rainha da Escola" e fazem aquele pacto de sangue ridículo, do nada (outra coisa que tbm é bem batida).

Enfim, para resumir, a idéia é boa, mas foi explorada de uma maneira muito, muito pobre.

Laura Tonini 19/04/2021

Muito ruim
Nada nesse livro funcionou para mim, sem condições. Não sei nem como consegui terminar.

Mari 20/12/2009

Detesto este livro! Criei tanta espectativa para nada. A Elena é chata, mimada, só pensa nela. O S. Salvatore é bobo. Achei estranho o fato dele ficar com a Elena só porque ela lembra a ex dele, também achei fraco o "como" eles ficam juntso, como eles se beijam; nada a ver. Do nada, sei lá. O melhor de todos, sem dúvida é o Damen; o único personagem "real" que tem personalidade. O livro parece acabar do nada e é tudo previsível. Aahh, triste! Porque eu esperei muuuito mesmo por ele.

21/12/2009minha estante
concordo plenamente, também tive essa impressão.. eles ficam juntos do nada, daí ela fala "eu te amo", mas ela nem teve tempo pra conhecê-lo direito.. É tudo muito previsível mesmo! Damon é o que ainda salva um pouco o livro! :)

Dih 30/12/2009minha estante
Tudo no livro acontece do nada, é tudo muito rápido, muito simples, também não achei muito interessante ele ficar com Elena por ela lembrar a ex, elas se parecem, são "iguais" mas não possuem ligação nenhuma para isso. É meio vago.

Malu Coelho 04/05/2020

O Despertar - L. J. Smith
O final foi interessante, tem acontecimentos bem diferentes da serie.
Porém me deu vontade de ler os próximos livros.

Adrieli.Lacerda 24/10/2023

A história não tem uma boa construção,a Elena diz que ama o Stefan sem nem conhecê-lo direito,eu entendo o desejo de se aproximar dele,entretanto não entendo esse amor do NADA.
Os personagens são praticamente outros,o Stefan é o mais próximo da adaptação.Quando aparecia a Katherine eu ficava pensando seriamente se ela estava fingindo ou se ela realmente era tão boa e depois algo aconteceu que a mudou completamente,recentemente acredito mais na segunda opção.Tyler é um desgraçado

Gabriela 13/06/2022

Me prendeu!
Esse livro me prendeu bastante, eu como fã da série de tv, gostei do primeiro livro também (apesar de ter bastante coisa diferente) e pretendo ler os outros. O suspense que ele trás me cativou!

Cintia 28/04/2021

?Talvez ela goste de homens de preto?
Eu sempre amei a adaptação, mas nunca consegui de fato me concentrar nos livros, porque acho a escrita um pouco vazia e sem muitos detalhes. Resolvi ouvir em audiobook e eu simplesmente me apaixonei.
DEFINITIVAMENTE o Damon é meu personagem favorito da vida, nos livros ele é tão perfeito quanto na série e ainda tem o corvo, um detalhe que eu amei.
Enfim, as emoções do livro são as mesmas da serie e eu achei perfeito, apesar da escrita da autora não ser muito boa.
Suuuuuper recomendo, principalmente se gostar da série.

yas lima 26/08/2023

#18- O Despertar (Diários de Um Vampiro 1)
Gente?! Que livro p-é-s-s-i-m-o. Sério mesmo, horrível! Super mal escrito, com personagens e falas rasas demaisss.
A única coisa que salva aí foi a criação da série.
De verdade mesmo, fui com muitas expectativas imaginando que haveriam diferenças sim entre as duas produções, mas o que eu encontrei foi uma escrita tenebrosa com uma protagonista escrota!

Lady.Luar 08/02/2023

Não fiquei tão animada
Desde o começo da leitura eu só queria ver a parte onde o Damon chegaria e começaria a interagir com a Elena, só não imaginava que ele apareceria tão pouco na história e isso me decepcionou muito.

A Elena é muito insuportável e muito obcecada pelo Stafan. Ela não aceita que alguém no mundo não dá um pingo de atenção para ela, quando isso acontece o lado dela mimado começa a ficar agitado e ela começa a fazer de tudo para ficar com essa pessoa. O pior é que as pessoas passam a mão na cabeça dela.

Eu achei o Stefan muito fofinho, mas preciso dizer que esse homem parece que não sabe se defender. E o relacionamento dele com a Elena não é nem um pouco desenvolvido. Elena é muito emotiva.

Mesmo eu não tendo ficado tão empolgada com esse livro, como fico normalmente com livros de vampiros, eu achei que foi gostoso de ler, mesmo com a protagonista sendo uma insuportável, ele pode ser devorado em algumas horas. Estou pretendendo ler os outros livros.

cinnamon1 03/01/2023

Ninguém me avisou...
Mas eu vou avisar se você como eu viu a série e achou, imaginou, fantasiou ou esperou que o livro fosse ser igual suas expectativas seram totalmente quebradas e esmagadas.

O livro não é ruim isso mas acho que por eu colocar tanta expectativa que seria como a série eu acabei me decepcionando.

Um dos momentos que eu mais gostei foi quando o Damon aparece e quando a Bonnie faz o ritual pra Elena descobrir quem vai ser o marido dela.

????????