O Outro lado da memória

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda 20/06/2013

O outro lado da memória - Beatriz Cortez
Olá!

Gente conheci a Bhya ai pela internet e fiquei curiosa para ler o livro dela, fizemos paraceria e aqui esta a resenha.

O livro me lembrou muito alguns seriados americanos. Aqui conhecemos Luíza, não sei se posso considera-la como uma personagem fascinante, creio que quem mais se destacaria e traria grandes emoções para o livro seria o Lucas, mas ele quase não apareceu e isso deixa o livro um pouco parado.

Ta legal que gosto dos personagens malvados porque eles fazem a coisa sair da monotonia trazendo aventura e perigo para o livro e isso é bom para a fluência da leitura. O Lucas faz uma maldade no decorrer do livro com a Luíza e outra no final, mas eu queria mais sabe...rsrs...

Luíza sofre até o momento em que conhece Arthur, primeiro ela o odeia, mas depois já sabem né?!. Uma das coisas que me irritaram no livro foram as expressões (amiga, Oh my god e imaginação dos gritinhos..rsrsr), a primeira me soa muita falsidade, a segunda se tornou irritante pela quantidade. Luíza e as amigas dela vivem para a escolas e coisas fúteis, pois as meninas estavam ligando o tempo todo para saber o que a Lu fez ou deixou de fazer com o Arthur (tudo bem que era a preocupação de amigos, e porque a Luíza passou por certas coisas).

Arthur é um cara respeitador que só existe em contos de fadas...Tipo seis anos é demais, não creio que é......deixa queto..rsrsr. Mas deve ter um ou dois que ainda é capaz.

Uma das coisas que realmente me marcou no livro foi a amizade, tudo bem que certas coisas passaram do limite, mas foi uma bela amizade. A preocupação verdadeira em recuperar uma amiga perdida em seus medos, em fazê-la se levantar e lutar por si mesma,por seus sonhos foi lindo em ver.

Quando leio um livro gosto de sentir o ódio, a tristeza e tantos outros sentimentos humanos,mas aqui me foi provocado alguns sorrisos..o livro é super leve de ler e mega rápido também, não por ser pequeno, mas por ser de linguagem fácil.

Mari Scotti 02/07/2013

Resenha: O Outro lado da Memória
=== Resenha ===

Oi pessoas lindas! Gostaria de saber quem lê as resenhas, por isso comentem, fico tão feliz quando alguém lê um livro que indiquei!
Hoje vou apresentar a vocês o romance da Bhya, amiga e colega de editora, pois também lançou seu livro pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da Novo Século. Nós nos conhecemos há alguns meses, pouco antes do lançamento oficial dos nossos livros e, logo de cara, percebi muitas afinidades entre nós: Ela também canta e tem uma voz linda! Confira no final da resenha o BookTrailer com a música tema do livro, é ela que está cantando!

Em OOLM somos apresentados à Luiza, uma garota nova, mas que já possui uma carga de vida forte para a sua idade. Ela demonstra claramente em suas atitudes que tem medo de confiar nas pessoas e acima de tudo, nos rapazes.
Suas amigas são super protetoras e as vezes até enxeridas demais, mas com o decorrer da história, passamos a entender o porque de tanto protecionismo. São elas: Julia e Carol.
A amizade delas é muito legal, apesar de as vezes eu entender o desejo da Luiza em desligar o celular e ficar sozinha por algumas horas, mesmo sabendo que elas vão aparecer na casa dela, cedo ou tarde.
A história começa divertida, com uma briga entre o aluno e novo capitão do time de basquete: Arthur.
O Arthur tem aquele jeitinho meigo-confiante que cativa qualquer menina logo de cara. Ele sabe que é bonito, sabe que é desejado, e não se importa nenhum pouco com isso ou com a fama que possui por ser do time. Porém parece que para Luiza, isso é um excelente repelente, pois já começam a discutir e se estranhar no primeiro “oi”.
É claro que já imaginamos o que isso significa: Atração.
Em uma situação no mínimo engraçada, a Luiza e o Arthur são pegos em flagrante pelo zelador, no escurinho do depósito da escola e são condenados a detenção por algumas semanas: Terão de ficar depois da aula e limpar a escola, organizar o auditória, a quadra, e afins.
A Luiza fica possessa de raiva e o Arthur sempre acha graça disso, acabam apostando que ela vai gostar da companhia dele até o final da detenção.
O que ninguém sabe, é que a Luiza tem motivos de sobra para ser tão arredia, e o nome do culpado é Lucas, seu ex-namorado-quase-psicopata.
Quando aparentemente ela começa a se dar bem com o Arthur, o bocó volta para atazanar a tranquilidade dela e de seus amigos.
A forma como a Bhya lida com um tema tão complicado – ao menos para pessoas que já passaram por algo similar –, é muito simples e de fácil leitura. O que ajuda a quem não gostaria de reviver certos traumas do passado, e passamos por eles, na leitura, sem que voltem a doer. Ela carrega a narração com todas as incertezas e dúvidas que sobressaltam qualquer menina que se descubra novamente apaixonada, quando é a última coisa do mundo que deseja, ainda mais quando seus medos estão ali, batendo à porta.
(.......)

LEIA MAIS EM: http://mariscotti.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-outro-lado-da-memoria.html

Vitrine TBF 02/07/2013

O Outro lado da Memória

Coração Papel 02/07/2013

O outro lado da Memória

Amanda 26/02/2014

Cuidado com o diabetes
A edição do livro pecou na revisão, havia vários errinhos, faltando palavras para completar a frase.
É um livro muito mamão com açúcar, cheio de determinismos do tipo "metade da laranja" e "amor da minha vida" , bem irritantes. Não cumpre a regra de Bechdel, as mulheres vivem em função dos homens, parece que não existe outra coisa no mundo. O livro é cheio de clichês bem americanos, parece aquelas comédias românticas colegiais vários momentos. Os conflitos de resolvem muito fácil e rapidamente, sem muitas explicações também. Enfim, um livro bem mediano.

Katielle 31/07/2013

Uma graça!
Luíza é uma estudante cheia de sonhos, cercada de bons amigos e com uma grande decepção no coração, pois acredita que nunca será feliz em sua vida, até conhecer Arthur, um novo aluno na escola e capitão do time de basquete. O primeiro encontro deles solta faíscas e o sentimento é de ódio instantaneamente, mas algumas circunstâncias fazem com que os dois fiquem juntos em detenção após as aulas e aí, tudo começa a mudar.

Luíza tem uma profunda dor no coração e até a metade do livro não sabemos o que de fato aconteceu com ela, só quem fez, um ex-namorado chamado Lucas. Esse acontecimento fechou Luíza para a vida, não faz mais o que gosta e também não quer envolver-se com ninguém. Já Arthur é um príncipe, de bom coração e fará de tudo para ela viver novamente. O relacionamento do dois é engraçado, no início eles se odeiam, vivem brigando, mas tá na cara que o sentimento verdadeiro não é esse. Os amigos que eles têm em comum são algo a parte, maravilhosos. O tipo de amigos que qualquer um de nós gostaria de ter.

O Outro Lado da Memória foi uma grande surpresa. Quando o livro chegou fui dar uma folheada e quando percebi a leitura tinha terminado. A história por mais que seja adolescente é envolvente e muito gostosa de ler. Os personagens são carismáticos e conquistam o leitor.

O livro é narrado em primeira pessoa por Luíza. A capa é linda, porém a revisão deixou um pouco a desejar, nada que comprometa a leitura, não me fez dar cinco estrelas, mas é um dos meus livros favoritos.

Este livro nos mostra uma história de amores e amizades verdadeiras. Quando estava no final, mais precisamente na última página, fiquei surpresa, talvez Cecília e Arthur ainda sofrerão com alguém do passado.

site: Resenha publicada em http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br/

Nathy 01/09/2013

Uma leitura leve e divertida...
Eu conheci o livro O OUTRO LADO DA MEMÓRIA através do site da própria editora. Instantaneamente me apaixonei pela foto da capa. Foi um imenso prazer quando a autora respondeu a minha proposta de parceria.

Quando o livro chegou na casa da minha mãe eu quase surtei. Tratei logo de ir buscar para começar a ler logo. O Outro Lado da Memória entraria na minha lista de livros para se ler em um dia. E foi justamente o que eu fiz!

LUÍZA BEDIM, a protagonista, é uma adolescente cheia de fantasmas, mágoas e receio de confiar em qualquer pessoa que seja. Até que ela conhece ARTHUR CAMPOS, o novo aluno da escola e também novo capitão do time de basquete. A faísca entre os dois é perceptível desde as primeiras páginas do livro.

Arthur é o perfeito cavaleiro que todas nós sonhamos, com todas as qualidades na medida certa. Bem aquele tipo de galã que quando você encontra em um livro faz você perceber que sua vida amorosa é uma droga.

Já Luíza é um pouco mais complexa. Ela possui um passado traumático que a assombra todos os dias. É uma personagem muito bem construída, devo dizer. Porém ela me irritou praticamente o livro inteiro. O jeitinho dela de sempre se fazer de vítima me dava vontade de entrar no livro e dar uns bons tapas na cara dela. Pronto, falei!

A implicância de um com o outro foi um elemento que me rendeu muitas risadas durante a leitura. Tantas briguinhas só podiam resultar em uma coisa: romance. O final do livro não foi bem o que eu esperava, mas também não foi de todo desapontante. Foi inesperado, de uma forma boa e surpreendente.

A leitura é bem leve, divertida em sua maioria. A escrita da Bhya é bem descontraída, do tipo que você começa a ler e, quando percebe, já acabou. A diagramação é muito meiga também. Páginas amarelas do jeito que eu gosto, no topo de cada página temos um lacinho fofo! Começo de capítulo com fonte diferenciada também.

A minha única ressalva com relação a capa e que a fonte do título poderia ser a mesma que no início de cada capítulo. Fora isso, ainda babo na fotografia.

E para quem está curioso quanto a esse livro, deem uma passadinha no blog e participem da promoção que está rolando!

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2013/09/ta-na-estante-premiada-o-outro-lado-da.html

Ana Karla 17/09/2013

Enquanto lia “O outro lado da memória” foi impossível não deixar escapar uma sucessão de owns, pois o Arthur, mocinho do livro, é um fofo! Muitos podem não gostar do estilo, pois é um livro adolescente e bem água com açúcar; mas como romântica inveterada que sou, eu amei!

Achei que o final terminaria de um jeito, mas para minha surpresa se passaram alguns anos e acabou sendo melhor do que esperei. Para os românticos de plantão que curtem um romance adolescente super fofo a leitura é mais do que recomendada.

Tassi 28/09/2013

Resenha de "O outro lado da memória"
Luíza, uma garota talentosa que carrega consigo o trauma de uma grande decepção amorosa. Arthur, o novo aluno,jogador de basquete, bonito, carinhoso... Um verdadeiro príncipe encantado do século XXI. Mesmo sem muitas coisas em comum, e um começo nada bom, eles são obrigados a conviver juntos graças a um mal-entendido.
E, com o passar do tempo, eles se conhecem melhor, e Arthur ajuda Luíza a superar suas decepções e medos. E um forte e verdadeiro sentimento surge entre eles.
O mais interessante neste livro é que ele nos transmite uma mensagem positiva em relação ao amor. Aprendi com este livro que, por mais que nos decepcionamos em nossas vidas amorosas, vale a pena lutar por este sentimento, se for verdadeiro.

Caroline 04/10/2013

Doce e Apaixonante!
Música tema da resenha: Never Knew I Needed - Ne-Yo

Músicas citadas no livro:

- Garota de Ipanema - Tom Jobim
- Ana Carolina - Mais que a mim

Luíza é uma jovem de 18 anos que está cursando o último ano do ensino médio. Tem duas amigas inseparáveis que são mais que isso, são amigas-irmãs; sempre ao seu lado nos momentos alegres e mais difíceis também. E além delas, possui outros amigos que a deixam feliz.

Ela confiava nas pessoas e acreditava no amor verdadeiro. Porém, após um evento trágico envolvendo um rapaz chamado Lucas, nunca mais ela conseguiu confiar de novo e entregar seu coração a outra pessoa. Sabe aquele ditado "Gato escaldado tem medo de aguá fria"? Ele explica bem como a Luíza se sentia. Além disso, parou de fazer as coisas que ela mais gostava e que tinha talento, se fechou em um "casulo". Não tinha estrutura para sofrer novamente. E para ela, nada melhor do que se preservar e não se colocar em nenhuma situação que a fizesse incorrer no mesmo erro.

E tudo começa a mudar quando surgi o Arthur, lindo de morrer, capitão do time, recém transferido. Luíza e Arthur se conhecem de forma torta, e Luíza trata logo de tecer o perfil do pobre do garoto, o que ela não imaginava era que quanto mais tentasse afastá-lo mais o destino trataria de uní-los.

E nesse jogo, quem acaba vencendo? O amor ou a razão?!

Minhas impressões:

Gostei bastante desse livro, muito mimoso. Bati meu record porque li em 4 horas! rsrsrs. É aquele tipo de livro que você precisa ler, e quer descobrir o que vai acontecer imediatamente. Antes de começar a ler, fui no final dele e li sobre a autora que não conhecia, e pela descrição senti que seria um livro especial e de fato, ele foi.

Os laços de amizade foi um traço profundo no livro, me fez lembrar da minha adolescência, os diálogos, as mensagens e resenhas entre amigos, a euforia envolvendo os acontecimentos mais notórios. Foi muito bom relembrar os bons momentos de menina.

O Arthur é o padrão de homem que toda mulher no fundo deseja, um homem de caráter, de princípios, que saiba respeitar uma mulher de verdade.

O Outro Lado da Memória trata de forma particular sobre a questão da confiança, como é difícil voltar a confiar quando está já foi quebrada anteriormente por um evento traumático, que nos machuca tão profundamente. E partir disso, juntar os pedaços que restaram e seguir em frente. Voltar a sorrir e ser feliz.

Gostei da mensagem que a autora passou, o amor une as pessoas, cura as feridas e quando ele existe de verdade é possível esperar o momento certo para tudo. E na vida, as vezes é necessário arriscar. Lindo lindo. Fiquei #InLove com ele!

Recomendo. É uma leitura leve e um romance fofo demais.

Citações que mais gostei:

" nunca deixem seus sonhos morrerem, porque a vida sem sonhos é como um pássaro com a asa quebrada". (pág.74)

"Só ri de uma cicatriz quem nunca foi ferido". (pág.83)

site: blogandolinhas.blogspot.com.br

Laís 13/10/2013

Quero meu Arthur
O livro conta a história de Luíza, uma garota de 18 anos, que possui um grande trauma com relacionamentos amorosos. Em um dia normal de ano letivo, o colégio inteiro está comentando de um novo aluno que já chegou abafando geral, Arthur, pois mal chegou e já era o novo capitão do time de basquete.
Como suas amigas namoram jogadores do time, acabou conhecendo Arthur, mas o encontro nao foi nada bom, acabou trazendo problemas para os dois !

eu não costumo ler livros de autores brasileiros, mas eu estou completamente apaixonada pela escrita da Beatriz, é uma história linda, apaixonante, cheia de suspense (para descobrir o que aconteceu de tão grave para esse trauma acontecer) e juro, estou querendo um Arthur pra mim, alguem me manda ele?
Aprendi que o amor pode estar onde menos se imagina, basta saber perceber os sinais para encontra-lo.

site: https://www.facebook.com/livrosbookskoob

S. Entre Amigas 14/10/2013

O amor pode estar onde menos se imagina

Sabe o amor? Certa vez ouvi alguém dizer e concordo: ele não começa com "era uma vez" nem termina com "felizes para sempre". Na maioria das vezes, não é nada comparado a um conto de fadas...

Lorena 27/11/2013

O Outro Lado da Memória
Comprei o livro pela capa, que achei realmente muito bonita, mas nem sabia do que se tratava, por isso não criei expectativas. E também porque o Don Juan tem o nome do meu cachorro. :)
A autora faz você querer saber o que vai acontecer com Luíza e Arthur e o que aconteceu com Luíza, para resultar em um trauma tão forte. E me fez querer saber também onde encontra esse moço Arthur, cavalheiro, bonitão, carinhoso e meigo, porque, se existe realmente, no mundo real está em extinção. Suspirei bastante, me emocionei, senti frio na barriga junto com os personagens e só parei de ler quando terminei o livro.
A história é boa, mas quase todas as páginas são apenas diálogos, o que cansa bastante a leitura e fica bastante repetitivo; e alguns erros de digitação - o que é, na minha opinião, inadmissível, visto que não é sequer um livro traduzido. Ouvi dizer que essa editora é conhecida por seus erros, por isso já esperava por alguns (vários).
É um romance bem água com açúcar, mas gosto de livros assim, apaixonantes. Apesar dos apesares, eu recomendo, por ser uma leitura fácil, rápida e gostosa.

Cia do Leitor 12/05/2013

O outro lado da memória
Luíza era uma menina fechada para o mundo, especificamente para os meninos, ela não gostava de ter contato, pois tudo a faziam lembrar o Lucas, ela o amou e sofreu um momento terrível com Lucas que a marcou e acabou com sua vida para sempre... Bem, pelo menos era isso o que Luíza pensava.
Em um dia como outro qualquer, sem nenhuma novidade aparente, enquanto conversava com suas amigas Carol e Juliana na hora do intervalo da escola apareceu o Arthur, o mais novo capitão do time de basquete e sensação da escola, todos daquele time eram uns convencidos, bagunceiros e barulhentos, e Luíza não queria nem mesmo olhar para este tal Arthur, pois não o achava diferente dos outros, ele podia até mesmo ser um maníaco! e alí estavam todos, a seu lado praticamente o idolatrando! Aff!

Era isso que estava comentando com suas amigas Carol e Ju, quando percebeu que o Arthur estava ouvindo... Que vergonha Luíza sentiu, mas que se exploda! Era isso mesmo o que ela pensava! Arthur não ficou nada contente com esta história e logo sem que ninguém percebesse puxou Luíza para um armário para esclarecer as coisas, foram pegos sozinhos e logo estavam na detenção, obrigados a passar mais uma hora juntos após as aulas limpando a escola. Como Luíza o odiava! e Arthur implicava com Luíza que ficava com mais raiva ainda! Com o tempo os dois perceberam que esta implicância e todo o ódio, estavam apenas na superfície, pois na verdade se escondia alí, outro sentimento, inclusive perceberam que até seus talentos se completavam...

Luíza só o odiava porque era isso o que ela sentia por todos os homens depois que foi obrigada a enfrentar a detenção e quase morreu com a bolada que Arthur lhe deu, mas foi sem querer! E claro, e mais importante, depois do que o Lucas lhe fez, ele era um cafajeste!
Ela devia ter-lhe denunciado! ele tinha ido embora, seus pais o tinham levado embora e agora estava ali para assombra-la mais uma vez, todas as vezes que ele chegava perto, lá ia Luíza lembrando de todos os motivos que tinha para ser infeliz.

Arthur estava intrigado e muito curioso para saber o que havia entre eles para que sempre que Luíza o visse se descontrolasse daquela forma, para piorar a situação, Lucas a queria de volta! Será que Luíza daria uma chance ao Arthur? Ele a pediu que fosse sua capitã, estava cansado de brigar com ela, quando na verdade o que mais queria era amá-la. Será que Luíza conseguiria se desarmar perante ao carinho e romantismo de Arthur ou a sombra do que Lucas lhe fez estaria para sempre á seu lado? Luíza e seus amigos, Luan, Juliana, Pedro, Carol e Arthur, armaram um plano para o Lucas, ele não deixava Luíza em paz, sempre a perseguia, será que eles conseguiriam pegar o Lucas ou será que seriam pegos por ele? Será que Luíza apesar de morrer de medo do Lucas teria coragem de seguir o plano? O que será que acontece durante toda a história para que nos prendam de tal forma que nos deixa incapaz de largar o livro ?

Impressões: Lendo este livro me pego torcendo para a Lú, mas que menina marrenta! E para o Arthur, apesar de implicante, muito doce apesar de seus dezoito aninhos... Mas Luíza sofreu muito, e nem foi só por esse motivo que provavelmente os leitores possam estar pensando, o Lucas conseguiu me surpreender! Ele é um cara muito mal!! Adorei conhecer a Carol e a Ju, quem não tem amigas que te deixam envergonhada mas que te amam como irmã? E os namorados delas, Pedro e Luan, também são bons amigos, apesar de serem muito implicantes, gostei até mesmo do pimentinha do irmão da Luíza, ele é bem esperto. A capa é muito bonita, o livro foi escrito de uma forma bem fácil de entender e os personagens tem tudo a ver. É um romance adolescente que cativa e nos faz lembrar um pouco como era quando tínhamos esta idade. Pelo menos a mim.
Indico a leitura, espero que gostem.

Resenha de Simony Rabelo no blog Cia do Leitor

Dressa Oficial 20/12/2013

Resenha - O Outro Lado da Memória
Olá, leitores queridos !

Tudo bem com vocês ?

Hoje trago a resenha de um livro muito fofo que eu estava morrendo de vontade de ler desde quando conheci a autora na Bienal do Livro esse ano no Rio de Janeiro, não pude comprar o livro lá mas aproveitei a promoção da Saraiva :)

O livro conta a história de Luiza, uma adolescente cursando o ensino médio que tem duas amigas muitos legais e fiéis que são a Carol e a Julia, ambas namoram, apenas Luiza que não, tudo começa a mudar quando entra o bonitão do Arthur que parece que saiu de um conto de fadas, ele é capitão do time de basquete da escola e logo se mostra muito interessado em Luiza.

Os dois são penalizados na escola por serem encontrados no almoxarifado as escuras, e terão que fazer o trabalho de limpeza após as aulas, Luiza cria aquela birra com o menino sem ao menos conhece-lo e o que começa com ódio vai virando amor.

Só que nem tudo é flores, e Lucas o ex namorado de Luiza voltou para a escola depois de atormentar a vida de Luiza que esconde esse passado a sete chaves.

Página 95
Algumas pessoas têm o poder de transformar seus pesadelos em realidade. E, depois que isso acontece, é difícil voltar a ser quem era antes. Eu sou a prova viva disso!
Então o livro começa a girar em torno de Arthur tentando conquistar Luiza, e a desvendar esse mistério que houve no passado de Luiza.

O livro é muito romântico e com certeza o Arthur saiu de um conto de fadas pois ele faz e fala somente coisas boas :)
Página 156
Desde a primeira vez que a gente se beijou não consigo parar de pensar: o que eu mais quero é ter você, poder te chamar de minha, sabe?
Não como um objeto de posse, mas como alguém que eu quero pra sempre comigo.
O livro é muito gostoso de ler, o que me desanimou um pouco foi ter encontrado muitos erros de digitação, mas a história em si é muito linda e romântica, mostra mensagens bem legais e faz nós românticas de plantão ficar sonhando com um Arthur em nossas vidas por alguns dias depois do término da leitura.

Página 221
Passamos por coisas na vida em que achamos que tudo está perdido e que nada mais nos fará feliz, nada mais nos fará bem.
Mas, com o tempo, percebemos que todo problema tem uma solução, e que a nossa força de vontade também conta muito.
Querer sair do lugar de acomodação e procurar a felicidade novamente é uma das melhores formas de encontrá-la.
A autora do livro foi super simpática na Bienal do livro , e após eu ter lido o livro também me respondeu prontamente nas redes sociais, cheguei a perguntar se ela conhecia algum Arthur na vida real mas infelizmente ele só está no livro, mas como disse a Leila Ferreira no livro "Viver não Dói"

"Que nos desculpem nossos maridos, noivos, namorados, amantes e companheiros, mas ai de nós, mulheres, sem estes homens irresistíveis - terapêuticos - do mundo da ficção"

Achei o livro muito fofo mesmo e amei as páginas com um laço :

Leitura Recomendada!

Beijos