O Outro lado da memória

Resenhas - O Outro lado da memória

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clã 01/12/2013

Clã dos Livros - O Outro Lado da Memória
Luiza é uma moça diferente do que foi há 2 anos atrás. Passou por um trauma e tornou-se uma pessoa mais séria, perdeu um pouco da jovialidade que deveria ter em abundância, sentindo mais dificuldade em confiar.
Até que conhece Arthur, um menino novo, vindo de outra escola. Ele era uma gracinha, todas as meninas concordavam, mas não Luiza. Ela queria distância de meninos como ele.
Capitão do time de basquete, logo que é apresentado a Luíza, se metem em uma confusão e a diretora lhes dá como castigo, algumas semanas de trabalho na escola. JUNTOS.

Luiza fica possessa, mas é obrigada a ir e é depois de uma aposta que os dois começam a se conhecer.
Uma história linda, fofa e inocente, sobre a redescoberta do amor e o encontro de duas almas.

Arthur é fofo, perfeito eu diria. O menino que toda adolescente deveria conhecer. Atencioso, bonito, carinhoso e protetor, ele conquista o coração de Luíza aos poucos e ganha sua confiança também.

“Arthur entrou e fechou a porta.
-Luíza! - Me virei. Ele não falou nada. Veio em minha direção e me abraçou... me abraçou... me abraçou!Há quanto tempo não acontecia algo assim? Há quantos anos? Perdi o chão; não conseguia conter minhas lágrimas.(...)
-Luíza, olha pra mim! - Olhei.
- Eu vou te ajudar, está bem?“

Luíza demora a ceder e a se permitir gostar de Arthur, de quem racionalmente não poderia se aproximar.
A história tem vários momentos de expectativa, como por exemplo a descoberta do que aconteceu no passado da moça. Alguns momentos de tensão mesmo, pois eles se envolvem em acontecimentos perigosos relacionados ao passado traumático dela, tornando a história ainda mais dinâmica. Também me deparei com cenas engraçadas.

“-Arthur, você ouviu o que aquele velhote disse? Não quero voltar aqui de noite.
-Nem eu, mas fazer o que? Se reclamarmos com a diretora, vai ser pior...
-E se a gente desse um fim nela?
-Luíza!?
-Desculpe, estou nervosa. Mas que droga... vamos arrumar isso logo vai...“

Foi uma leitura muito agradável, apesar dos momentos tristes. A autora escreve bem e o livro seduz, não dá vontade de parar!

Indicado para quem curte romance adolescente!
Recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-outro-lado-da-memoria-beatriz.html
Bhya 02/12/2013minha estante
Obrigada pelo carinho! *-*

Clã 07/12/2013minha estante
Eu adorei o livro Bhya e te agradeço por ser nossa parceira! Sucesso!

Daniele 24/11/2015

Arrependimento
Eu troquei este livro aqui no skoob e o escolhi por causa das resenhas e notas, que arrependimento!! A única coisa que salva é que a edição é boa e não tem erros de português, coisa normal em livros nacionais. Achei monótono, a menina uma chata e aconteceram coisas surreais, principalmente depois que o Lucas aparece. E quando resolvem acertar as coisas fazem algo que por favor né? Só em livro mesmo. Uma pena, tinha tudo para ser um livro gracinha e passou longe disso.
Fox11 12/08/2016minha estante
O comentário mais sincero que li até agora. Por qual livro você trocou? Sinto muito que não tenha válido a pena.

Daniele 12/08/2016minha estante
Oi Mia, eu troquei pelo livro Dearly, Departed (que nem li, mas tinha comprado por engano e era série não quis começar rs). Mas paciência. A escritora escreve bem mas precisa mudar o roteiro na próxima vez.

Sâmella Raissa 24/11/2013

Resenha original para o blog SammySacional

Quem acompanha bem o blog - ou, ao menos, que conhece os livros que tenho como favoritos - já sabe que eu sou uma eterna romântica e, bem, apaixonadíssima por clichês românticos. E é muito natural eu gostar de uma história clichê, não digo me apaixonar por ela, mas eu, no mínimo, gosto só pelo ponto clichê. Mas, vejam bem, o livro de hoje não ganha um simples "gostei". Amei, favoritei, me apaixonei e... estou com muita saudade da história já. Até o momento em que escrevo essa resenha, já nem sei mais quantas vezes reli o livro desde que terminei-o, e eu estive adiando um pouco essa resenha até agora. Simplesmente porque não queria, de certa forma, me despedir dos personagens.

"Passamos por coisas na vida em que achamos que tudo está perdido e que nada mais nos fará feliz, nada mais nos fará bem. Mas, com o tempo, percebemos que todo problema tem uma solução, e que a nossa força de vontade também conta muito. Querer sair do lugar de acomodação e procurar a felicidade novamente é uma das melhores formas para encontrá-lo."
- Página 221 -

Com uma narrativa leve e fluída, Beatriz Cortes nos apresenta Luíza Bedim, uma adolescente aparentemente como outra qualquer, com uma turma de amigos animada, receios e anseios de uma garota normal e uma família brasileira comum. Mas só aparentemente. No fundo, ela guarda mágoas, receios e lembranças de um pesadelo vivido no passado, que a vem atormentando há dois anos, e o responsável por transformá-la na Luíza fria e fechada que ela atualmente é. Então, num dia qualquer de aula, ela descobre que a escola acaba de receber um novo aluno, mais especificamente, o novo capitão do time de basquete da escola, Arthur, a quem ela logo julga ser "apenas mais um" de quem quer manter toda a distância possível, mas um incidente os coloca sob a missão de se aturarem durante uma hora de cada dia. Ela pretende ignorá-lo por completo, almejando o dia em que se verá livre desse "castigo", mas ele a surpreende, e ela então ela descobre que, na verdade, ele não era nada do que ela pensou que ele seria...

“Meu maior problema era não querer ir atrás da felicidade. Achava que estava bem da forma que estava, machucada, ferida, e, sim, muito acomodada. Mas agora sei que tudo por que passei foi uma forma de me fazer apreciar a vida ainda mais, e ver que o amor verdadeiro existe sim, que existem, sim, pessoas capazes de nos esperar, de nos amar, de nos respeitar. E que o amor-próprio está acima de tudo. Que, antes de amar alguém, precisamos nos amar e nos valorizar.”
- Página 221 -

Inicialmente, poderia se pensar que seria mais uma história sobre dois adolescentes que não se gostam no início mas acabam se apaixonando e coisa e tal. É um clichê que eu gosto, mas a autora incrementou bastante a trama, com personagens presentes e situações realistas, sem deixar de lado, porém, todo o clima que sempre se vê em livros de romance, toda aquele clima de amor no ar entre o casal. E os suspiros, claro! Mas, vejamos, antes de falar propriamente do romance, ressalto sobre o pesadelo por qual a protagonista passara. Durante boa parte da história nós apenas conseguimos entender o quão fechada e desconfiada ela se tornou, e até chegamos a conhecer o responsável por isso, mas saber como tudo realmente aconteceu, nos mínimos detalhes, é uma surpresa. Talvez seja algo quase previsível, mas, bem, quase. A forma como tudo aquilo se sucedeu e o que gerou é que foi muito bem elaborada pela Beatriz, e, se eu já havia simpatizado totalmente com a Lu, depois disso, então, passei a compreendê-la e querer dar colo para ela. É notável que foi uma situação de peso para uma adolescente de 18 anos, mas, apesar dela se lamentar afirmando que não era a mesma e que não conseguia mais suportar aquilo e viver sempre com medo, ainda assim fiquei impressionada pela força que ela teve esses anos todos para tentar seguir em frente.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-outro-lado-da-memoria-de.html
Bhya 24/11/2013minha estante
Obrigada pelo carinho *-*

Kenia 03/01/2014

O outro lado da memória começa com Luíza em mais um dia normal de aula. Em meio a dúvidas sobre o que escrever para a aula de literatura, ela encontra seus amigos no intervalo, todos empolgados com a chegada do aluno novo: Arthur Campos.
Júlia é amiga de Carol e Júlia que namoram respectivamente Pedro e Luan, jogadores de basquete. Pedro apresenta Arthur para as meninas, que são super receptivas, diferente de Luíza, que é super seca, afinal, para ela, jogadores de basquete são todos uns idiotas.

"Então é assim? O cara mal chega à escola, diz ter sido o melhor jogador de basquete de não sei onde, toma o lugar do capitão, que simplesmente ofereceu seu cargo a ele, o que jamais aconteceria em uma escola normal, e pronto! Ele vira "o popular" em menos de um dia? Sinceramente não acho que ele seja nada do que aparenta ser. Vocês nem o conhecem! Ele pode ser, sei lá, um maníaco... Tá, fui longe demais, mas pode muito bem ter sido apenas um garoto comum na outra escola. Ninguém aqui sabe nada desse menino, gente, vocês confiam muito rápido."

E foi com esse comentário que Luíza fez que a história dos dois se entrelaçou. Luíza falou isso para suas amigas e não imaginava que Arthur estava atrás, ouvindo tudo! Não porque ele queria, mas sim porque tinha esquecido seu par de tênis. Só que não ia ficar por isso mesmo. No mesmo dia, sem que Luíza notasse, alguém a puxa para o almoxarifado do zelador: Arthur. Ele só queria conversar com ela e entender porque ela tinha falado aquelas coisas a respeito dele, sem nem ao menos conhecê-lo. O que eles não contavam era que o zelador fosse pegá-los em uma posição meio comprometedora o que os levou para a diretoria. Além disso foram punidos, teriam que ficar uma hora a mais depois da escola, três vezes na semana, limpando alguns locais na escola: juntos.
É assim que a relação entre Luíza e Arthur vai criando laços. Em meio a muitas brigas, Arthur vai mostrando ser um rapaz totalmente diferente da maioria e vai assim conquistando a amizade de Luíza e consequentemente algo mais. Só que a jovem, por um passado traumatizante chamado Lucas, tem muito medo de se entregar a um novo amor. Acompanhamos nesse lindo romance, as emoções de Luíza em busca de uma segunda chance para a vida, para o amor, para as verdadeiras amizades.
Não é mais um romance clichê, é um romance cheio de surpresas, mistérios e momentos fofos que está dentro de cada um de nós querer um pouco disso em nossas vidas. Pensei muito em Um Amor para Recordar ♥
Arthur é um príncipe! Um homem que a gente não imagina que exista, de tão bacana que ele é com a Luíza, mesmo com todo tipo de comportamento que ela tem com ele. Mas ela, como toda mulher, não iria continuar agindo da mesma forma, sendo que ele estava provando sempre o contrário!

"Posso dizer que sou um pouco egocêntrico. E que, na maior parte da minha vida, pensei somente em mim. Mas agora é diferente. Sou sim um jogador de basquete. Mas não sou idiota, como ela diz. Acontece que, desde que coloquei os olhos nela, notei que havia algo por trás daquela arrogância toda e daquele mau humor. Enfim, não paro de pensar nela. E eu farei de tudo pra trazer de volta quem quer que ela tenha sido um dia, e que não morreu. Apenas adormece em sua memória."

Indico esse romance aos que nunca desistem de acreditar nas pessoas, aos que se dão a chance de ser feliz novamente. Essa é a mensagem do livro.
Bhya 05/01/2014minha estante
Obrigada pelo carinho, Kenia! :)

Lina DC 21/05/2013

Todos possuem um momento que se torna crucial em sua vida: às vezes um momento de clareza, outras vezes um momento especialmente feliz e outras... bom, não tão felizes assim...
Essa última situação é o caso de Luíza, uma jovem que passou por uma experiência traumática e fechou-se para o mundo. Ou melhor, para os garotos. Contando com o apoio de sua mãe e suas melhores amigas, a Carol e a Juliana, Luíza enfrenta o dia a dia no colégio da melhor maneira possível, até a chegada de Arthur. Arthur, um jovem capitão de basquete que logo se torna parte dos populares da escola, acaba intrigando e ao mesmo tempo irritando Luíza, graças ao seu charme natural. É em torno dessa relação de amor/ódio que vamos entender o que aconteceu no passado que marcou tanto a Luíza, e iremos torcer para que ela consiga seguir em frente.
A maioria dos personagens são fofos, amigos, legais, jovens e divertido. Uma combinação perfeita para criar cenas hilárias e ao mesmo tempo infantis. É impossível ler "O outro lado da memória" e não se apaixonar pelos amigos da Luíza, lendo sobre o apoio incondicional que eles fornecem, e às vezes um "empurrãozinho" não solicitado por ela, mas essencial rs.
Arthur é um personagem surpreendente. A cada cena em que ele aparece, uma nova camada dele é mostrada. A autora fez um ótimo trabalho na caracterização do Arthur, pois tornou a tarefa de não se apaixonar por ele impossível. Como disse a minha xará no livro "Ele saiu de onde? De um conto de fadas?" rs... Foi exatamente essa sensação que eu tive!
A Luíza é honrada, guerreira, sofrida, mas ao mesmo tempo, vai mostrando que sabe se divertir, que é infantil às vezes, mas que sabe dar valor as amizades verdadeiras que tem.
Um livro sobre relacionamentos, superação, amizade e amor.
Não consegui largar o livro até terminá-lo. Avancei na madrugada com a leitura, e quando cheguei à última página, fui dormir com um sorriso no rosto.
Quanto à revisão, diagramação e layout, a editora está de parabéns pelo trabalho. Encontrei alguns errinhos de digitação, mas nada que influenciasse ou prejudicasse a leitura. A capa, apesar da impressão inicial de simplicidade, é muito bonita.
Emanuel.Robaina 18/11/2016minha estante
undefined

Silvana 03/07/2016

Luíza Bedim é uma garota de dezoito anos que está desiludida com o amor. Depois de passar por uma grande decepção amorosa, ela já nem sabe mais o significado desse sentimento. Suas amigas falam dele o tempo todo e uma hora dizem que amam um, e no outro dia já amam outro. Ela sabe que isso não é amor. Então sua intenção é terminar o segundo grau sem passar nem perto desse sentimento. Mas sua resolução vai ficar um pouco difícil de cumprir, já que temos um aluno novo no colégio e ele além de lindo, é um amor de pessoa. Mas Luíza não quer abrir a guarda de jeito nenhum e quando os namorados de suas amigas apresentam o novo capitão do time de basquete, Arthur, ela é bem fria com ele.

E como se não bastasse, assim que ele vira as costas, ela fala mal dele para suas amigas. O que ela não imaginava é que ele tinha voltado e estava ouvindo tudo o que ela estava dizendo. Arthur não se conforma de Luíza tratar ele assim, sem nem conhecê-lo e puxa ela para ter uma conversa dentro do almoxarifado do zelador. E é claro que isso ia acabar mal. O zelador descobre os dois lá dentro e não acredita quando eles dizem que só estavam conversando e leva os dois para a diretoria. E agora Luíza que não queria ficar perto de Arthur nem um minuto a mais, vai ser obrigada a passar uma hora por dia, três vezes por semana em sua companhia, já que os dois terão que cumprir uma detenção na escola por serem pegos naquela situação.

E Arthur que não entende essa aversão de Luíza por sua pessoa, faz uma aposta com ela. Até o fim da detenção ela não vai mais odiá-lo. Se isso acontecer, ela será obrigada a assistir os treinos de basquete com suas amigas e se ela ganhar, se ela estiver certa sobre ele, ele nunca mais se aproxima dela. Luíza acaba aceitando só para se livrar dele. Mas o problema de Luíza não é somente passar as detenções ao lado de Arthur, Lucas, a pessoa que deixou ela fechada para o mundo, está de volta ao colégio e insiste em se aproximar dela e se comporta como se nada tivesse acontecido. Aos poucos ela vai percebendo que Arthur não é nem um pouco parecido com Lucas, mas será que ela vai conseguir confiar novamente?

Esse livro é daqueles romances fofinhos que casa muito bem depois de uma leitura mais pesada. A história é bem clichê, daquelas que a gente já sabe como vai terminar, mas ainda assim vale a pena ser lida. Uma coisa que me surpreendeu bastante na escrita da autora, é que ela é carregada de sentimentos. Sabe aquela sensação de que você está lendo algo que realmente aconteceu, de que é uma amiga que está te contando um fato da vida dela? Esse livro é assim. Não sei se é baseado na história dela ou de alguém próximo, mas é uma história que poderia ter acontecido com qualquer pessoa que a gente conhece. Ele é mais indicado para pessoas mais jovens, não que eu seja uma velha hehe, mas os dramas apresentados no livro, é mais recorrente em uma certa faixa etária, no caso os jovens adultos hehe.

No começo da história não sabemos o que aconteceu com a Luiza para que ela se tornasse uma pessoa tão fechada e avessa ao amor, Por isso achei ela meio irritante e não entendia o porque dela tratar o Arthur daquele jeito. Mas depois que descobrimos o que realmente aconteceu, comecei a vê-la com outros olhos. Pouca gente supera o que ela passou. Arthur é um fofo e o genro que toda mãe pediu a Deus. Ele devia gostar muita da Luiza para aguentar o mau humor dela no começo do livro hehe. As amigas da Luiza me lembraram muito as amizades que tive quando era dessa idade. Era bem aquilo mesmo, de querer saber tudo e prezar pela felicidade da outra. Tenho essas amigas até hoje. Só teve uma coisa que não concordei muito. Quase no final eles tem uma ideia "maravilhosa" para consertar as coisas. ideia essa que até minha gata sabia que ia dar errado e não entendo como que pessoas de dezoito anos acharam que ia dar certo. Mas foi o único detalhe. A edição está muito bonita e recomendo apra quem gosta de um bom romance.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-outro-lado-da-memoria-beatriz.html
Fox11 12/08/2016minha estante
Adorei. Acabei de ler e concordo com você.

Fer - Mato Por Livros 03/11/2015

Como não amar esse tipo de história.
Sim, eu sou uma eterna adolescente assumida. Ou melhor, escolhi ser jovem por todo o sempre. E quem me conhece sabe que minhas leituras são totalmente ecléticas. Tirando o gênero terror (ui, que medo). Eu leio de tudo. De tudo um pouco e geralmente quem me escolhe é o livro rs, sim isso mesmo, eu fica lá parada um tempo na frente da minha estante e o livro fala: - Dessa vez sou eu! E pronto lá está ele na minha mãozinha.

Eu tenho um verdadeiro fascínio por histórias de romance jovem, não sei se foi porque minha adolescência não foi vivida de forma muito plena (história para um outro dia), mas que mesmo assim foi uma fase feliz, mas eu adoro esse tipo de romance. Acho incrível como eles tem o poder de nos levar para uma viagem de volta ao passado e relembrar de algumas coisas que vivíamos naquela época, ou até mesmo do que queríamos ter vivido (sem arrependimentos pelo que foi ou não foi), ou até mesmo pensar em como éramos bobos em algumas coisas e naquela época não percebíamos isso.

Encontrar esse livro da Beatriz foi um verdadeiro presente. Já o tinha na minha estante há algum tempo. Mas como eu disse ele ainda não tinha me chamado. E me chamou na hora certa.

Foi lindo, gostoso e muito prazeroso conhecer a história de Luíza, Arthur e de uma turma linda de amigos.

Luíza passou o que muitas garotas de sua idade passam: a “famosa” desilusão amorosa. Ela gostou muito de um garoto, mas ele foi um verdadeiro canalha, com c maiúsculo. Claro que como geralmente acontece Luíza se fechou para possíveis futuros pretendentes e se tornou uma pessoa mais fechada e até mais fria. E claro, um “pouco” (estou sendo gentil), digamos, sarcástica. Ela está sempre com os nervos a flor da pele, com respostas na ponta da língua e vive sempre um pouco estressada rs, com várias crises chatas. Nem me identifiquei com ela, rs. Claro que em alguns momentos ela exagerava e era superrr dramática, ok, nada normal em adolescentes né? Kkkkk

“Nunca deixe seus sonhos morrerem, porque a vida sem sonhos é como um pássaro com asa quebrada.”

Acontece que Arthur, o novo garoto no colégio, lembra demais o ex dela, o Lucas, quem ela tanto quer apagar de sua vida. Arthur não entende porque é tão maltratado por Luísa resolve tirar essa história a limpo, acontece que ambos são pegos em atitudes suspeitas (adorei isso) e levados para a direção. Agora como castigo terão que passar um bom tempo juntos em algumas atividades na escola.

Acontece que esse tempo os fazem perceber qualidades (e até mesmo defeitos) no outro que eram incapazes de perceber antes, fazendo nascer assim uma amizade e um algo a mais.

“A minha voz e a dele combinavam indiscutivelmente. Um encaixe perfeito de timbres, tons e notas. Então, percebi que aquele vazio que havia em mim poderia ser preenchido por ele! O meu mundo se encheria de graça e ficaria, com toda a certeza desse mundo, muito, muito mais lindo com ele.”

Tudo ia muito bem, até o ex de Luíza, o Lucas, voltar para sua vida e o que antes parecia calmo, agora trará um furacão de acontecimentos, sentimentos e recordações que Luíza prefere deixar no passado.

Não será fácil lidar com esses novos acontecimentos e até perigos que surgem, mas Luíza contará com Arthur e seus amigos nessa tarefa.

Poderá ela vencer os fantasmas do passado e desenhar um novo futuro?

“Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia.”

Gente a história é mesmo super fofa. Amei demais.
Infelizmente a autora peca por algumas faltas de detalhes, como características dos personagens e isso pode fazer uma certa falta, mas o enredo é tão gostosinho de ler e os personagens tão especiais que acabamos nos esquecendo desses detalhes.
É uma turma de adolescentes, lidando com problemas de adolescentes da forma que adolescentes lidariam com isso rs. O resultado? Confusão e perigo!

Eu estava encantada por todos os personagens. Arthur é uma paixão. Impossível não se encantar por ele. E todos os amigos dele e de Luíza eram um charme a parte na história.

O final achei um pouco corrido, acho que não esperava um salto tão grande no tempo. Mas mesmo assim eu estava com um sorriso ao terminar o livro.

A leitura é leve, doce e por vezes divertida. Um romance jovem sem muitos dramas (nada além do normal rs) mas que nos prende, fazendo terminar a história com menos de um piscar de olhos.

Recomendo para todos e todas que amam romances jovens, daqueles que nos trazem bons momentos, bons sorrisos, um pouco de tensão e boas recordações.

''Algumas pessoas têm o poder de transformar seus pesadelos em realidade. E, depois que isso acontecer, é difícil voltar a ser quem você era antes. Eu sou a prova viva disso!''

A diagramação é simples, mas com detalhes fofos, a capa eu gostei mais da primeira edição, mas não deixa de ser linda. Mas infelizmente eu me senti perdida com o titulo. Sinceramente não consegui “encontrar” o titulo na história. Mas essa sou eu meio perdida ás vezes.

E como se a história já não fosse fofa por si só, eu achei no canal da autora uma música tema do livro. É muito amor. E ai sim, consegui captar a mensagem no titulo. Sou mesmo uma porta ás vezes.

Então confiram a música que é cantada pela própria autora. É lindo demais.

site: www.matoporlivros.com.br
Jim 18/05/2019minha estante
Seu texto é lindo.

Catharina.Mattavel 22/11/2013

O Outro Lado da Memória - Beatriz Cortes
Sinopse:
Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que ela mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e a dor profunda do que aconteceu. Sua vida muda totalmente e não consegue mais viver da forma que vivia antes. Luíza acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão interna. Anos depois do acontecido, ela conhece Arthur, um jogador de basquete novo em sua escola que chega chamando a atenção de todos. Ela o ignora totalmente no inicio, porém, é obrigada a passar uma hora de seu dia com ele. Entre muita confusão, brigas e discussões, Arthur mostra-se alguém que Luíza não esperava que ele fosse. Alguém capaz de fazer com que o outro lado de sua memória seja mudado. Descobre que só é possível encontrar a felicidade se for atrás dela. Em um romance divertido, complexo e cheio de mistério, você vai se apaixonar e sentir cada emoção vivida por Luíza em sua própria pele. Confira!

Luiza é uma jovem comum e sonhadora, porém, depois de uma grande decepção amorosa, se fechou totalmente para o amor, pois acha que todos os homens irão a decepcionar. Mas apesar disso, leva uma vida normal, com suas amigas e sua família, até que o novo aluno - Arthur - e Capitão do time de basquete entra na escola de Luiza.
Luiza passa a detesta-lo desde o começo, pois na cabeça dela, capitães de time e caras populares são todos iguais. Então toma atitudes bem impulsivas e o trata mal, ele só quer a amizade dela para mostrar que não é como os outros. Será que Arthur irá conseguir mudar a cabeça de Luiza?

Bom, fiquei muito feliz de ter fechado a parceria com a autora, pois é um livro que desejava a um bom tempinho. Quando o exemplar chegou aqui em casa fiquei muito feliz e adorei lê-lo.
A história é muito simples e bonita, mas por trás disso, esconde-se o misterioso segredo de Luiza que demora um pouco a ser revelado, o que nos faz ficar mais presos na história e entrar na historia rapidamente.
Os personagens foram muito bem construidos e escritos, adorei todos, principalmente Arthur, que é um garoto muito fofo e calmo.
Luiza tem uma personalidade forte, gostei disso. Única coisa que não achei muito legal foi a atitude dela no início do livro em relação a Arthur, tudo bem que ela é meio insegura, mas isso não é motivo para tratar o garoto de tal forma, tirando isso, a leitura é realmente agradável e gostosa.
Durante as brigas e desentendimentos que os dois tem, Luiza começa a pegar uma certa afinidade por Arthur, assim como ele, por ela. Mesmo assim, ela continua com medo de se entregar e depois se arrepender, pois tem um certo trauma de namoros, então se Arthur quiser algo, terá que lutar bastante por isso.
A autora soube passar muitas mensagens durante o livro, como amizade, amor, arrependimentos. Mas soube nos mostrar principalmente que ninguém é igual a ninguém, nos mostrou que não devemos ficar acomodados quando queremos algo, especialmente quando queremos a felicidade e gostei muito disso no livro.
A edição é muito bonita, adorei a capa e a fonte que usaram na digitação e principalmente os detalhes de lacinhos que tem em cada folha, o livro é muito lindinho.
Recomendo bastante a todos que gostam de uma leitura contagiante e bem romântica.

"Passamos por coisas na vida em que achamos que tudo está perdido e que nada mais nos fará bem. Mas, com o tempo, percebemos que todo problema tem uma solução, e que a nossa força de vontade também conta muito. Querer sair do lugar de acomodação e procurar a felicidade novamente é uma das melhores formas para encontrá-la."

"Amigos quando são amigos de verdade sofrem com você, se preocupam com você, choram com você. E, mais ainda, quando você quer comemorar, quando você está bem e feliz, eles querem estar ao seu lado para observar e se deleitar com cada sorriso seu. E, sim, eu tenho amigos assim."

"O irreal pode se tornar viciante, e ser extremamente frustrante. Agora o real…Bom, pode sufocar mesmo que ainda não tenha acontecido. Mesmo que ainda seja uma hipótese."

site: http://realityofbooks.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-outro-lado-da-memoria-beatriz.html
Bhya 22/11/2013minha estante
OBrigada pelo carinho e pelo apoio, floor ;)

Daphiny 10/12/2013

A historia não é ruim... Eu só achei que não foi muito bem escrita e colocada. Em muitos momentos achei que estava lendo uma fanfiction não betada... A personagem principal não me agradou, mas isso é questão de gosto. Arthur é realmente um amorzinho... Foi um livro mediano.
Fox11 12/08/2016minha estante
A única coisa que amei no livro foi o Arthur. ^^

Katharine 20/10/2013

Surpresa boa ...
Livro perfeito, excelente escrita. Li no momento perfeito, de completa paixão. Apesar de ser meio menininha, apresenta uma história juvenil de forma exemplar. Me apaixonei pelo Arthur a cada surpresa. E pelo livro desde o prólogo.
A Beatriz tá de parabéns, merece muito sucesso na sua carreira de escritora, não vejo a hora de ler seu próximo romance...
Katharine 20/10/2013minha estante
Esqueci de comentar, a capa é uma das minhas favoritas, sério mesmo, vou emoldurar e colocar no meu quarto. *-*

Bhya 22/10/2013minha estante
Aaaaaah que linda *-* Obrigada, flor

Bhya 31/10/2013minha estante
hsuahusahuS AMO a capa tbm *-* Que bom que gostou!

Jéssica 04/06/2013

‘’O amor pode estar onde menos se imagina’’

Eu li esse livro em apenas três horas e fiquei encantada com a história. A autora trouxe uma trama bem construída.

Conhecemos a triste história de Luíza Bedim, uma jovem inteligente, sonhadora e amargurada com o amor. Ela teve uma decepção amorosa que fez com que não acreditasse mais no amor e sofresse por saber que a felicidade nunca a alcançaria.

Um novo garoto, Arthur Campos, acaba entrando para a escola. Ele se torna popular e capitão do time de basquete. Logo ele e Luíza têm uma relação conturbada, já que Luíza não consegue gostar dele e tudo vai piorar quando os dois são obrigados há passarem algum tempo juntos.

A relação deles, primeiramente, se torna frustrante, mas com a convivência fica mais estabilizada e aos poucos Luíza percebe que Arthur pode ser um grande amigo.

Arthur é um rapaz meigo, dedicado e carinhoso, e Luíza perceberá isso também. Mas Luíza, além de Arthur, tem a amizade de grandes amigos: Carol, Julia, Luan e Pedro. Esses amigos fizeram de tudo para proteger a amiga.

O Outro Lado da Memória é uma trama cercada de segredos e mistérios, que quando revelados deixa o leitor extasiado e pasmo com os acontecimentos. O livro mostra que o amor, mas o amor verdadeiro, pode mudar a vida de uma pessoa completamente.

O livro foi bem estruturado e conciso. Encontrei pequenos erros de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura. A única coisa negativa do livro foi que em alguns momentos fiquei um pouco estressada com a protagonista, pois ela fica se lamuriando muito. Bem, eu sei que ela passou por muita coisa, mas fica um pouco demais. Não posso dizer muita coisa a respeito disso, já que seria spoiler.

O Outro Lado da Memória traz uma história linda e comovente. Recomento a leitura dele!

Quotes:

‘’Meu maior problema era não querer ir atrás da felicidade’’.
‘’ Alguns momentos não conseguimos entender se o que sentimos é realmente amor.’’
‘’ Algumas pessoas têm o poder de transformar seus pesadelos em realidade. E, depois que isso acontece, é difícil voltar a ser quem era antes’’.

Resenha para do blog Leitora Sempre: http://leitorasempre.blogspot.com.br/2013/06/resenha-o-outro-lado-da-memoria-beatriz.html
Marianne 30/12/2013minha estante
Confesso que comprei o livro pela capa e depois de ler a sinopse eu imaginava uma história mais focada no drama, em algum trauma forte... Não foi bem isso que aconteceu. O livro é bom e a autora tem talento, mas achei baaaastante repetitivo quando a protagonista relatava para as amigas tudo o que tinha acontecido com ela.

"Ana Paula" 26/05/2014

"Muitas pessoas dizem que o mundo acabará em fogo. Outros dizem que ele acabará em gelo. Pelo que provei do desejo, fico com quem prefere fogo. Mas, se tivesse que perecer duas vezes, acho que conheço o bastante do ódio para saber que a ruína pelo gelo também seria ótima. E bastaria..." - Robert Frost

Bem, comecei essa resenha com esse pensamento, porque define Luíza em todas as suas formas e pensamentos no início do livro. Luíza sofreu por amor, com apenas 16 anos, provou do mais cruel desejos humanos. Foi traída e quase morreu. Dois anos depois, Luíza mudou completamente a sua maneira de ser, não confia em mais ninguém, só mantém seus verdadeiros amigos por perto. Afinal, eles acompanharam sua fase mais frágil e a ajudaram a prosseguir. Parou de fazer o que mais gostava, se mantém fria, com o coração fechado para qualquer outro sentimento.

Arthur, um jovem lindo e encantador, chega na escola onde Luíza estuda. A princípio, Luíza o maltrata, é rude e fria, até que o destino resolve dar um empurrãozinho, e durante um castigo escolar, as coisas podem mudar. Luíza pode descobrir que atrás do jovem bonito e capitão do time de basquete, existe um rapaz culto, amável e extremamente sincero!

Acho que vocês já perceberam que não sou muito fã de romances neh? Eles me deixam emotiva e com vontade de chorar! Ta, acho que todos se sentem assim, mas quando eu pego um livro lindo assim para ler, não tem como não me apaixonar! Confesso que no começo, digamos, nas primeiras 10 páginas, eu queria matar Luíza por toda a falta de carisma que ela possuía. Depois, consegui entender seus motivos, mas ainda não conseguia entender o mistério que rondava seu passado.

"Amigos quando são amigos de verdade sofrem com você, se preocupam com você, choram com você. E, mais ainda, quando você quer comemorar, quando você está bem e feliz, eles querem estar ao seu lado para observar e se deleitar com cada sorriso seu.E, sim, eu tenho amigos assim."

Claro que não entenderia! A autora abusa do mistério, e te deixa curiosa, querendo entender o porque de Luíza não deixar Arthur se aproximar, afinal ele é tão fofo e carinhoso, tão amigo e companheiro! Mas depois de tudo devidamente explicado, você começa a entender o motivo de tanta frieza vinda de Luíza. Ela tem medo: medo de se apaixonar e sofrer novamente.... Você pode até pensar que isso não é motivo, mas para Luíza, é. A paixão de outrora, quase a matou.
Luíza é uma personagem fácil de gostar, seus amigos são personagens maravilhosos com quem sempre ela podia contar. Achei isso fundamental para a história, pois sozinha, Luíza seria uma personagem insuportável, impossível não rir com suas amigas Ju e Carol, sentir a verdadeira amizade que ambas sentem entre si!
Os princípios cristãos de Luíza, trazem todo um charme para o enredo, apesar de a mesma não citar isso, fica evidente em suas ações. Achei isso maravilhoso, hoje em dia, precisamos de livros assim, com uma carga emocional moderada e com personagens que possuem respeito por si mesmos.

"Eu estava disposta a contar tudo para o Arthur e mais disposta ainda a acabar com toda essa situação. Não aguentava mais viver com medo da própria sombra, medo do que falava, do que via, do que sentia. Precisava acabar com isso o mais rápido possível!"

A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Luíza, e você não vai deixar de suspirar em algumas partes, vai sorrir e com toda certeza, vai ficar com os olhos marejados de lágrimas! Adoro quando isso acontece, mostra que a autora conseguiu o que queria: tocar o leitor com suas palavras. A diagramação do livro é simples, com lacinhos na parte superior das páginas e títulos nos capítulos que, vez ou outra, dão um pequeno spoiller do que está por vir. A capa é linda, mas a meu ver, não faz jus a trama do livro. A revisão deixou a desejar, erros bobos, artigos com o gênero trocado, palavras com letras a mais.

Mesmo não sendo fã de romances, parabenizo a autora pelo livro maravilhoso. Consegui me envolver com a história e me senti um pouco Luíza no decorrer das páginas. A história realmente é linda e com uma lição de superação maravilhosa! Super recomendo!

"Sabe o amor? Certa vez, ouvi alguém dizer e concordo: ele não começa com "era uma vez" nem termina com "felizes para sempre". Na maioria das vezes, não é nada comparado a um conto de fadas... Ele pode começar com um olhar, com uma lágrima, sorrisos sinceros, amizades verdadeiras, ou pode começar com brigas e sentimentos opostos aos que são de costume."

site: www.livrosdeelite.blogspot.com
Bhya 26/05/2014minha estante
Linda *-* Amei!

Mari | Triplo Books 29/07/2013

Ataque de fofura
Luíza é uma garota de 18 anos. Tem uma amizade longa com Carol e Júlia e seus respectivos namorados; Pedro e Lucas, do time de basquete. Era um dia de aula comum quando chega um novo aluno no colégio para entrar no lugar do último capitão do time, seu nome é Arthur e imediatamente suas amigas falam do novo gatinho que chegou na escola.

Irritada com todo aquele alvoroço e cheia de preconceito dos óbvios esteriótipos - capitão, sagaz, corpo atlético e ainda por cima lindo - Luíza julga a personalidade do novo aluno sem dó e nem piedade. O que ela não sabia é que no momento em que estava fazendo isso ele estava bem atrás dela e ouviu tudo.

Decidido a resolver esse assunto, Arthur puxa repentinamente Luíza para o almoxarifado. Está inconformado dela julgar sem o conhecer e ela obviamente está irritada e despejando puro ódio da abordagem. Do nada o zelador os flagra ali trancados e os manda diretamente para a diretoria. Resultado: detenção limpando alguns locais do colégio e juntos. Arthur desde o inicio quer se dar bem e se aproximar de Luíza e aproveita a detenção para isso.

Obrigada a conviver junto com Arthur, Luíza percebe com o passar dos dias que ele pode não ser aquele cara irritante e convencido que ela esperava, mas na verdade pode ser um cara maravilhoso. Entretanto um passado literalmente doloroso, de um amor que só lhe causou sofrimento, a faz ter medo de tudo; de novos relacionamentos e de poder seguir em frente com a própria vida, ainda mais quando o causador desses problemas volta para a escola depois de dois anos.

Luíza descobre que é através do amor que ela encontrará força dentro de si mesma para lutar em O outro lado da memória.

***

Essa é a parte que eu mais gosto quando escrevo ou gravo resenhas. É a parte onde eu posso falar o que acho de forma livre e descontraída. *-*

Me surpreendi pela velocidade de leitura, eu poderia tê-lo lido todo nesse último domingo mas eu quis prolongar meu ataque de fofura por mais um dia. Sim, amigos, ataque de fofura ao extremo.

*A Luíza é completamente insegura e geniosa, mas também doce e com tantas dúvidas quanto nós.
*As amigas, Carol e Júlia, me causaram alguns risos. Já tive amigas no estilo delas em época de escola.
*O Arthur... ah! O Arthur... esse daí, como dizem as amigas de Luíza, fugiu de um conto de fadas. Se ele não fosse da Luíza eu queria ele pra mim.

O outro lado da memória é aquele livro leve que podemos ler em uma tarde tranquila ou simplesmente quando a gente quer se sentir feliz. Eu não sei vocês, mas eu gosto de romance adolescente. E olha que neguei isso por um bom tempo por pleno orgulho. É claro que tem alguns que realmente são absurdos e dão raiva... Só que me vi rindo sozinha em várias partes do livro. Sabe quando você lê deitada e seus pés estão balançando pra lá e pra cá involuntariamente de empolgação? Então, é por aí...

Espero que vocês gostem assim como eu gostei do livro. Aliás, eu quero ler novamente para ter ataques de fofura mais uma vez.
O mais legal de tudo é que é de autoria nacional e você pode ler o livro e contar tudo pra ela o que achou.

*Acessem meu blog e confira as fotos dos livros juntamente com esse post.

site: http://triplobooks.blogspot.com.br
Thaynara 01/03/2014minha estante
*u* ataques de fofuras!!

Raquel Moritz 23/07/2013

O livro de estreia açucarado de Beatriz Cortes
Acho que a frase que melhor combinaria com a capa do livro, para ser utilizada como chamada, seria “amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia”, encontrada lá pelas tantas no texto. A Luíza, a protagonista adolescente dessa história, passa por isso. Depois de uma grande e imensa decepção amorosa com um rapaz que ela amava, Luíza se fechou pra vida. Ela vive na sombra da dor, desconfiança e ressentimento do que aconteceu tempos atrás entre ela e o ex-namorado Lucas.

Daí entra um garoto novo no colégio, o Arthur. A Luíza nem troca uma palavra com ele e já sai falando mal do rapaz pras amigas. Numa tentativa de calar a garota, ele a puxa para dentro do almoxarifado e dá uma bronca nela. O zelador pega os dois na hora, pensa que aquele é o mais novo point do amor do colégio e manda os dois pra diretoria. Detenção para os dois. Mais tempo para ficarem juntos. Mais motivos pra Luíza ficar xingando a vida e o garoto que ela mal conhece.

Entre tapas e provocações, fica claro pra gente que o Arthur tá caidinho por ela e ela fica se fazendo. As amigas da Luíza já sacaram que tanto ódio assim só pode vir acompanhado de amor, e demora um pouco pra garota começar a enxergar Arthur de outra forma. Ela nega, se desvencilha da situação e das perguntas, mas sabe que lá no fundo tem algo surgindo. É sobre essa descoberta do amor e do poder que ele tem na vida de uma pessoa, que o livro trata.

O Outro Lado da Memória tem um conteúdo adolescente, tanto pelo cenário quanto pelas atitudes (a Luíza só briga com o Arthur, pega no pé dele e dizer que ele é idiota), muito embora as cicatrizes de Luíza sejam iguais a de gente grande (ela acredita que ninguém pode ajudá-la a superar o que ela passou e que a vida dela será uma derrota pra sempre, etc, etc). Em entrevista concedida a Editora Novo Século, a Beatriz comentou que a dor que a decepção causa é uma das piores e que um recomeço é sempre algo lindo. Isso também está aqui no texto.

Aliás, ponto positivo pra autora, que segurou a explicação do que aconteceu a Luiza até metade do livro, fazendo você querer avançar as páginas pra entender o que é que de tão ruim aconteceu com ela. Outro ponto positivo é a criatividade do Arthur em esquematizar as coisas pra mocinha. Acho ele um pote de açúcar da cabeça aos pés, mas ele é original nas coisas a que se propõe.

Durante toda a leitura, não consegui me identificar com a Luíza. Talvez porque eu e ela somos tão diferentes. Quer dizer, eu acredito no amor como resposta pra muita coisa. Mas no quesito de comportamento, não houve conexão.

-Sair xingando o Arthur já no começo da história, sem nem ter trocado uma palavra decente com ele, soou forçado aqui, sabe.

- Se eu conquistasse o coração do capitão do time de basquete, por quem sou apaixonada, eu não teria tanta vergonha ou medo do que os outros vão pensar.

- Se eu tentasse resolver algo com um ex-namorado que fez o que o Lucas fez, eu jamais faria no lugar que ela fez (daí não posso contar, é importante pra história).

- Mesmo que tenha servido como gancho pra história acontecer, é muito pouco provável que eu deixaria sair impune uma criatura que agiu da forma que o Lucas. Ainda mais considerando um detalhe que surge na última página do livro. Mas a autora acredita verdadeiramente que a felicidade não pode ser atingida por pessoas tão pequenas e que o perdão e a aceitação de alguns fatos te eleva. É nobre, mas é um detalhe injusto.

Como todo livro de estreia, O Outro Lado da Memória tem seus méritos e seus defeitos. Alguns recursos de pontuação e expressão são usados com tanta frequência que deixam o texto um pouco cansativo, e o excesso de diálogos faz com que a gente apenas ouça a história, e não participe realmente dela. Explico: na cena do primeiro beijo dos dois (isso não é spoiler, né gente, é um livro de romance), faltou descrever a sensação *daquele* beijo sabe, que te tira do chão e faz sentir que nada mais importa. As cenas se arrastam em detalhes que não importam, e pecam em detalhes que fariam a diferença.

Mas Beatriz Cortes deu a cara pra bater. O livro dela está aí, fala sobre amor e tem um mercado para explorar. Beatriz tem um futuro e tanto pela frente. A estudante de Psicologia, nascida em 1994, tem uma fé inabalável em Deus e no amor (algo que fica bem explícito no texto) e este é o seu livro de estreia.

site: http://pipocamusical.com.br/2013/07/05/resenha-livro-o-outro-lado-da-memoria-beatriz-cortes/
Ceci 30/06/2014minha estante
Querida Raquel,

Eu tive a mesma sensação que você fora outras coisas que me deixaram incomodada, ela não parecei-a ser uma garota de 18 anos o comportamento dela era um pouco infantil e concordo com os pontos positivos e negativos que você destacou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5