Brilho

Brilho Amy Kathleen Ryan

Resenhas - Brilho

Fernanda 15/03/2014

Resenha: Brilho
Resenha: “Brilho” pode ser definido em uma palavra: consistente. Isso é que me vem a cabeça quando penso na atmosfera inovadora criada por Amy Kathleen Ryan, mas claro que existem muitos outros adjetivos para definir a história. É emocionante, pessoal e assustadora nas doses certas, com complexidades e dificuldades inimagináveis. A capa também é simplesmente incrível. Só um detalhe: sem comparações com Jogos Vorazes, já que cada história se diferencia a sua maneira.

Muito tempo se passa e a terra já não é mais um lugar habitável. Por isso há diversos questionamentos e rumores sobre os problemas enfrentados sobre a fertilidade e o local de habitação mais seguro. A Empyrean e a New Horizon são naves espaciais que seguiram caminhos distintos para encontrar a Nova Terra. Porém algo inesperado acontece e um ataque por parte da nave New Horizon é realizado com o objetivo de raptar todas as garotas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/03/resenha-brilho-amy-kathleen-ryan.html
Ana1229 12/10/2022minha estante
Olha eu odiava a Anne Mather até saber o motivo dela ter ?sequestrado? as meninas

Erika.Victoria 01/06/2021

Leia!!!!
A ficção diatopica e tão envolvente, que não parei de ouvir o audiobook até que em fim terminei em questão de um dia. A história e passada em uma sociedade que vive em um nave espacial em direção a uma nova nova terra para poderem repovoar essa, mas foram lançadas duas naves no espaço, e uma delas ataca a outra onde só as meninas são sequestradas e os garotos ficam e daí o livro se desenvolve de uma maneira que tona impossível o leitor parar de ler.
rezendhanna 01/06/2021minha estante
não conhecia, mas agora estou curiosissimaaa

Erika.Victoria 01/06/2021minha estante
Amiga você leu jogos vorazes ??? E tipo um jogos vorazes do espaço! E muito bom, muito bom mesmo.

rezendhanna 01/06/2021minha estante
Não li e nem vi os filmes amg, mas quero MUITO, sério

Milena 29/03/2021

Tem de tudooo nesse livro!
Quando comecei a ler eu imaginava que a história iria pra um lado e ela foi pra outro completamente diferente!
Me surpreendeu de um jeito bom, principalmente por abranger coisas bem distintas, como ação e religião (a existência de Deus) romance e aquela dúvida, de uma garota que nasceu já predestinada a casar e ter vários, de se ela realmente quer isso ou não. Mas e o dever vem em primeiro lugar, ou o querer e a subjetividade vem em primeiro lugar?

É um livro, que pelo menos eu, li muito rapidamente, e termino com o desejo de saber: e agora, o que vai acontecer?
Anseio pelo segundo livrooo ?
Mateus108 05/04/2021minha estante
Maravilhoso, pena que o volume 3 só acho em Ebook.

Milena 05/04/2021minha estante

Vou compraaaaaa

Milena 06/04/2021minha estante
Tem siiiim! ??

Raíne 18/04/2023

Da lista: acho que nunca vi alguém falar sobre esse livro...
Essa história eu li já faz um tempo, mas é impressionante como eu nunca vi ninguém comentar sobre ela. Super indico para quem está procurando uma ficção científica com distopia para jovens.

O que você precisa saber aqui é que o planeta Terra já era e duas naves foram enviadas para um outro planeta, como forma de preservar a raça humana, cada nave partiu com um certo intervalo de tempo entre uma partida e outra, não lembro se foi um ano de diferença.

A nossa protagonista, Waverly, tem apenas 15 anos, ela vive na segunda nave e é a menina mais velha da segunda geração ali; ela está noiva do rapaz que vai ser o próximo capitão da nave (ele foi treinado para isso já que o filho do capitão só arranjou problemas dentro da comunidade e meio que destituíram ele da “herança”).

Ela acha que está muito cedo para se casar (e com razão já que os pais dela a tiveram perto dos trinta anos, se eu não me engano), mas não só os pais dela como os outros adultos a estão pressionando porque quanto mais cedo ela se casar mais rápido ela vai ter filhos e assim garantir não só com que a terceira geração exista como a chegada ao novo planeta com a garantia da preservação da raça humana. E ela ainda não quer isso, por ser a mais velha, ela teme pelas outra mais novas, além disso, ela sabe que tem algo muito errado na “comunidade”, principalmente vindo dos homens mais velhos que não só olham de forma nojenta para o corpo dela, mas que também soltam comentários desagradáveis aqui e ali.

E então, no meio do caminho, a nave que tinha sido enviada primeiro retrocedeu a viagem (assim acarretando alguns problemas de saúde na população deles) e atacou a segunda nave, sequestrando os mais jovens, mas só as meninas…

Eu lembro de ficar muito angustiada com a leitura, não só por eu ser jovem na época em que li, mas principalmente por ser mulher, eu ficava imaginando porque a primeira nave só sequestrou as meninas? Por que não os meninos também? O que eles queriam com essas meninas? É lógico que com a nossa sociedade, diversas atrocidades que poderiam acontecer com essas meninas passavam pela minha cabeça durante a leitura…

A história aborda muitos temas como sobrevivência, humanidade, classe e luta social, religião, machismo, poder, dominação e esse desespero por medo não só da morte, mas pelo futuro da raça humana. É claro que como uma história voltada para jovens também tem romance e eu acho que foi bem trabalhado aqui ao longo dos três livros. Novamente, deixo minha recomendação!

Carol 24/05/2022

? Brilho ?
Gostei bastante da leitura, fiquei surpresa com o quanto ela é rápida, fluída e surpreendente. Ouvi o audiobook do livro pela Storytel e posso dizer que foi bastante agradável acompanhar a história assim.

Gostei dos tópicos abordados pelo livro além de ser uma história espacial, há bastante espaço para discussões religiosas e científicas.

Algumas das razões criadas pela autora para justificar ações que aconteceram no livro não são muito convincentes mas se você ignorar isso, terá uma leitura que vai te entreter bastante. ??????????
Sandro.Menoncin 24/05/2022minha estante
E partiu para sequência!!! Que bom que vc gostou!!

Sandro.Menoncin 24/05/2022minha estante
E partiu para sequência!!! Que bom que vc gostou!!

Carol 24/05/2022minha estante
Hahaha sim lindo, amanhã acho que já começou o novo ou quem sabe hoje ainda ??

Carol 24/05/2022minha estante
*começo

biab 10/04/2021

Incrível
No começo não parece bom mas melhora muito, é um surto, uma explosão no cérebro kkkk queria ter a continuação, esse final tá muito revoltante. Eu fui enganada pelo Seth, isso que dá gostar dos estranhos renegados.
Jully Divulga Livros 10/04/2021minha estante
Opa... Esse está na minha lista

Joice (Jojo) 29/11/2013

Boas novas às distopias
A exemplo do que ocorreu com os gêneros romances sobrenaturais e YA, quando "Jogos Vorazes" foi lançado vários outros livros sobre distopias adolescentes invadiram as prateleiras. Como já sabemos, essa enorme quantidade de novos títulos não significa qualidade, então após ler várias distopias que não passavam de uma cópia mal feita de JV é com grande alívio que encontro "Brilho", de Amy Kathleen Ryan.

A história se passa num futuro distante, quando naves foram lançadas ao espaço em busca de um novo planeta para dar continuidade à raça humana, pois a Terra deu o que tinha que dar. Dentro das naves, os tripulantes precisam garantir que esse novo planeta terá parte das espécies que habitavam a Terra, inclusive novos seres humanos (procriar no espaço não é uma tarefa fácil). Logo no início, a nave Empyrean é atacada por sua "gêmea", a New Horizon, que sequestra todas as meninas da Empyrean e causa um grande estrago na nave, deixando-a aos cuidados de um grupo de meninos bastante assustados.

A trama gira em torno de três personagens: Waverly, Kirean e Seth. Waverly é a mais velha das meninas da nave e é ela quem lidera o plano de fuga da New Horizon. Ela é uma personagem bem definida - valente, inteligente, leal - mas, claro, está envolvida num triângulo amoroso. Kirean e Seth são os garotos que mais se destacam na Empyrean. Waverly namora Kirean, que é o garoto mais velho da nave. Ele é filho de uma das poucas famílias religiosas da Empyrean e o natural sucessor do capitão. Seth é um garoto amargurado e violento, mas também muito sensível e apaixonado. E, claro, Waverly tem uma grande atração por ele.

Um dos aspectos que mais gostei em "Brilho" foi justamente a personalidade de Kirean e Seth. Se em "Jogos Vorazes" sempre ficou bem claro o que se esperar de Peeta e Gale, os protagonistas de "Brilho" ainda vão amadurecer muito e, quem sabe, demonstrar facetas que nem imaginávamos. Flagrei-me realmente dividida entre os dois.

A trama é outro destaque de "Brilho". Repleta de intrigas políticas e mistério, é um enredo que lhe prende do início ao fim. Destaque para a briga pelo poder entre Kirean e Seth, que lembrou-me demais "O Senhor das Moscas", clássico da literatura juvenil.

Espero que a autora continue surpreendendo na continuação, e que essa história possa ter um desfecho compatível com este primeiro livro.

Excelente!

Ka 26/02/2020

Lido 26/07/2020

Madu 26/07/2021

MEU DEUS
terminei o livro já tem um tempo MAS QUE [*****] REVIRAVOLTA, kieran era meu preferido e protegido, mas parei de gostar dele, SETH POR FAVOR CASA COMIGO E WAVERLY CASA COMIGO TBMMMM

eu simplesmente amei amei amei

Frida 10/06/2021

Acabei de reler o livro (depois de bastante tempo), e, mesmo lembrando mais ou menos o que ia acontecer, ainda foi positivamente tenso do começo ao fim! Adorei a história, achei o ritmo muito bom (apesar de ter poucas páginas, não foi uma narrativa corrida), amei que os protagonistas sejam crianças/adolescentes, os quais tem que lidar com problemas bem adultos, como questões envolvendo religião, liderança, cumprir com as expectativas da sociedade, etc.
Pra mim, o único ponto que pecou foi em não explorar o ponto de vista de um dos personagens que formam o trio principal. Quanto ao resto dos personagens, inclusive os secundários, acho que estão bem críveis e desenvolvidos.

Thais 22/09/2020

Diferente
O tema é bem interessante. Porém no começo do livro as coisas são bem paradas, lá no final que começa a ficar interessante.

jaquempa 02/10/2021

Eu gostei muito da escrita da autora e da forma que a historia foi sendo construida.

O enredo é completamente diferente de tudo que já li. No inicio me lembrou um pouco The 100, mas depois de mais algumas paginas o livro foi para um rumo completamente diferente. A leitura me surpreendeu bastante.

Yasmin 04/02/2014

Ficção-científica que vai além do space opera, com temas bem desenvolvidos e intrigantes.

Quando soube que a Geração lançaria a trilogia da autora Amy Kathleen Ryan fiquei muito ansiosa e passei a observar os lançamentos da editora mês após mês com ansiedade. Como grande fã de histórias que se passam no espaço e com tão pouco número de livros lançadas nesse cenário é fácil entender porque estava esperando a história. Apresentando uma trama que desconstrói a relação humana com a vida e o poder a autora consegue mais do que uma space opera, uma ficção-cientifica rica e bem articulada.

Waverly estava com sentimentos estranhos desde que o boato que Kieran iria pedi-la em casamento surgiu. Ela sabe que como um dos casais mais novos da nave é obrigação deles se casar e ter filhos. A Empyrean funciona assim desde que eles partiram da terra e sua mãe ainda era jovem. Agora é a vez de Waverly casar e Kieran sendo o garoto de ouro que todos sonham ela não entende sua própria hesitação. Desde que a New Horizon surgiu ao lado deles as coisas estão tensas. Por que a outra nave desacelerou para encontrá-los? O capitão não fala nada e nem mesmo Kieran que trabalha com eles sabe o que está acontecendo. Quando uma explosão ecoa pela Empyrean e Waverly, se vê com diversas outras garotas no meio de tiros e gritos ela sabe que tem algo errado. Carregada a força para a New Horizon Waverly desconfia que o que houve que sua nave não foi um acidente. A líder, como a capitã da New Horizon gosta de ser chamada, diz que a Empyrean foi perdida e que todos morreram, mas Waverly sabe que é mentira pelo que estudou sobre as naves. A primeira coisa que Waverly percebe é o culto cego que os habitantes da New Horizon tem em Anne Mather, que manipula a todos com religião e a segunda coisa é o aterrorizante fato de que não há crianças na nave. Essa confirmação faz Waverly estremecer. O que Anne Mather quer com todas as garotas da Empyrean? Por que as mantem separadas? E mais importante, onde estão seus pais e sua nave? Enfrentando um inimigo dissimulado e calculista, Waverly precisará de toda a astucia e força para descobrir essas respostas antes que seja tarde demais para todas as garotas da Empyrean...

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve a trama. Dividida entre os pontos de vista de Waverly e Kieran acompanhamos os dois lutando para encontrar suas respostas. Enquanto Waverly luta na New Horizon, Kieran precisa lidar com o caos que se abate na Empyrean após o sequestro das garotas e o súbito desaparecimento de vários adultos e de uma das naves auxiliares. Desenvolvendo tanto a trama como seus personagens enquanto apresenta um mundo de conceitos fascinantes a autora consegue uma trama perspicaz que vai além do espetacular cenário de batalhas espaciais. Com descrições pontuais e uma ambientação rica e crível Ryan consegue instigar o leitor desde o princípio discutindo temas como o poder de manipulação que a fé cega em algo pode ter sobre pessoas comuns.

Waverly é uma protagonista que cresce muito desde o começo do livro, mostrando-se mais inteligente e intrigante do que suposto em um primeiro momento. O que ela vive a bordo da New Horizon muda tudo o que ela sempre imaginou para si e sua realidade nunca mais será a mesma. Já Kieran é uma protagonista ambíguo e que pelo desenrolar da história mostra que nem tudo é o que parece. Ryan se mostra uma grande escritora por conseguindo trazer intrínseco a trama discussões bem interessantes em um livro jovem adulto. A forma como construiu uma ponte entre religião, fé e ciência é fascinante, assim como a maneira que ela lidou com a parte de diversas garotas reféns para procriar. O que ela faz nesse ponto vai surpreender o leitor que estava esperando o óbvio. Misturando batalhas por sobrevivência e poder a autora dita em um ritmo forte o tom da trama, que encerra amarrando bem as pontas enquanto abre novas perguntas assustadoras e sombrias na vida de todos os que vivem em ambas as naves.

Leitura rápida, fluida, com trama que instiga tanto pelo cenário fascinante como pela trama surpreendente, e pelos personagens complexos. Amy Kathleen Ryan mistura com harmonia e perspicácia ficção-científica no melhor estilo space opera com o desenvolver de um tema que coloca na balança poder, religião e fé, até onde o ser humano é capaz de usar a religião para conseguir poder e até onde a crença do outro vai. A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2014/02/resenha-brilho.html

Ju 13/02/2014

Brilho
Em Brilho, duas naves - a Empyrean e a New Horizon - partem da Terra com uma missão: encontrar a Terra Nova, uma nova morada para a raça humana, e propagá-la. Houve um ano de diferença entre a partida de uma e outra, e elas não deveriam se encontrar no espaço. Mas isso acaba acontecendo. A New Horizon desacelera seu percurso para se encontrar com a Empyrean. O capitão não conta à tripulação o motivo disso, até que seja bem tarde para fazer alguma coisa.

A sinopse não é muito exata. Nenhuma menina de 15 anos é obrigada a se casar e ter filhos - como ela me fez acreditar. O que acontece é que a viagem até a tal Terra Nova é muito longa, e as pessoas precisam se reproduzir para ter sucesso nela. Novas gerações de indivíduos são completamente necessárias para que os objetivos sejam atingidos. Então, todos torcem para que as pessoas tomem a decisão de se casar cedo e comecem a gerar crianças assim que possível - questão de sobrevivência da espécie. É uma pressão feita sobre toda uma geração, e não apenas sobre uma menina específica.

A reprodução no espaço é complicada. Cientistas nas duas naves buscaram arduamente, durante muitos anos, um modo de torná-la possível. Infelizmente, só os de uma delas tiveram sucesso. E isso dá origem a um conflito bem sério.

Ainda estou um pouco confusa com algumas coisas. Por exemplo, o que de fato fez com que a Terra se transformasse em um lugar em que a espécie humana não podia mais imaginar um futuro. Pelo que eu entendi, a decisão de procurar uma Terra Nova para a propagação da humanidade foi tomada porque as condições ambientais se tornaram intoleráveis. Pessoas foram selecionadas para a missão, e divididas em duas naves. O critério principal para definir como as tripulações seriam formadas foi a religião: os que tinham uma ficariam em uma das naves, os que não tinham, na outra; houve pouquíssimas exceções. Isso também me pareceu um pouco estranho. Acredito que nos próximos livros da série as coisas fiquem mais claras para mim.

Brilho coloca em discussão vários assuntos relevantes. Será que é uma coisa moralmente aceita obrigar os outros a aceitar um modo de vida e uma missão na qual não acreditam, e com a qual não se sentem nem um pouco confortáveis? É certo retirar toda a liberdade individual, para que a coletividade seja beneficiada?

É discutido também o quanto o poder pode transformar um indivíduo. A autora mostra que uma pessoa considerada boa por todos que convivem com ela pode perder o controle ao exercê-lo, principalmente se fizer isso sem a interferência e a colaboração de mais ninguém. O carisma e a capacidade de persuasão podem acabar transformando um indivíduo bom e generoso em um tirano.

Minha personagem preferida foi a Waverly (a garota de 15 anos da sinopse). Ela nunca desiste de lutar, tem um raciocínio rápido e é muito inteligente. Não perde a esperança jamais. Só que a garota sofre grandes traumas no decorrer da narrativa, e acho que perde um pouquinho da sua capacidade de discernimento no final do livro. Não consegue mais definir quem é digno de sua confiança. Sua vivência a faz querer distância de tudo que pareça fanatismo. Mas eu mal podia acreditar no quanto ela se tornou cega para algumas coisas. Quando a gente quer acreditar em algo, realmente é bem difícil nos convencer do contrário. E uma pessoa assim se torna facilmente manipulável, se for convencida de que você acredita no mesmo que ela.

A diagramação está muito boa, e o início dos capítulos está lindo! A capa de Brilho me arrebatou desde a primeira vez que a vi, eu simplesmente precisava conhecer a história. Espero que curtam a leitura!

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2014/02/resenha-geracao-editorial-brilho.html
Sarah 14/02/2014minha estante
A princípio me pareceu uma história bem boa. Não que seja exatamente inédita, já vimos outras nessa linha de esgotamento do planeta e procurar outro lugar para a espécie humana. Um ponto que achei interessante foram os toques de feminismo (mesmo que superficiais).

Por outro lado, uma história como essa precisa ser bem escrita e amarrada, para não virar uma salada sem sentido. Também não sou muito fã de se misturar ficção com religião. Aguardemos também os outros livros da série, para ver se o ritmo se mantém.
bjos!

Thaís 14/02/2014minha estante
Ju achei a história do livro superlegal, mas um pouquinho confusa rs. A capa é linda, e eu leria, parece que o livro tem tudo pra dar certo - eu espero - E o booktrailer foi muito bem feito, adorei! Parabéns pela resenha.

Juh 14/02/2014minha estante
Olá Ju!!!
Essa capa é realmente incrível!!!! Também estou apaixonada por ela e por esse livro!!
Ele está na minha lista.. hehe, achei interessante os questionamentos que o livro propõe sobre a liberdade, sobre a influência e tal!!!
Agora achei um pouco chato a autora não explicar com clareza porque a terra se tornou inabitável, mas é esperar que ela venha deixar isso mais explicito nos próximos livros!!!
Gostei bastante da proposta do livro! Mas estou querendo parar de começar ler series e terminar primeiro as que iniciei! hehe pior que tá difícil viu?!!!!

Beijos!

Dani 16/02/2014minha estante
Este livro parece ser bom, adoro distopias e o enredo deste me deixou bastante curiosa! Pelas perguntas que você comentou que encontramos nos livro, Brilho deve nos colocar para refletir bastante e nós realmente iremos entrar na estória, fiquei com vontade de ler também :)

Michelli Prado 11/03/2014minha estante
Esse livro me instiga imensamente! A capa é linda, a premissa bem interessante e essa frase que menciona minha saga favorita é covardia!!
Quero ler, o mais rápido possível esse livro, e matar minha curiosidade!!
Beijos Ju, ótima resenha!!

David 15/03/2014minha estante
Não sei se será uma trilogia substituta para Jogos Vorazes, quero ler sim e acompanhar os conflitos entre essas duas naves, e ver como os personagens irão mudar ao longo da saga, só li resenhas positivas, espero não me decepcionar.