Precisamos falar sobre o Kevin

Precisamos falar sobre o Kevin Lionel Shriver

Resenhas - Precisamos Falar Sobre o Kevin

Mikaela9 05/07/2023

Por que tudo é culpa da mãe? Só porque ela que pariu?
Quando eu vi o filme eu achei que a história se tratava de uma coisa (relacionamento mãe x filho; massacres em escola). Ai peguei o livro para ler e ok, ainda continuar sendo sobre isso, mas muito além.

Como mulher é fácil se identificar com a Eva, com a dor da Eva, com a solidão dela, com as obviedades que só quem é mulher realmente entende e saca sobre o que ela tá falando. E olha que ela divaga pra caramba, mas na maioria das vezes consegui pescar o que exatamente ela tava falando.

E isso foi o que mais me doeu, porque ok eu posso não ser mãe, mas eu entendi tudo e nossa quanta raiva não passei vendo ela quase que gritar por socorro e o marido inútil, mas que ela amava mesmo assim, tampava o sol com a peneira... Do meio pro fim, começou a ficar óbvio porque o Kevin fez o que fez com o pai.

Já a questão dos massacres em escola, fiquei impactada de verdade quando o Kevin, na entrevista, diz que a mídia dá ideias. Que era tudo tão mostrado que não tinha como não assistir e algumas pessoas acabarem pensando em fazer igual. Isso virou de vez a chavinha na minha cabeça do porque hoje em dia a nossa mídia evita ao máximo dá destaque a quem comete crimes do tipo.

Por fim, acho que esse livro é de uma profundidade que a gente sente na pele e sim, graças a isso ele te deixado agoniado, com raiva e te leva a um limite sobre várias reflexões e a maior delas é que ser mãe nunca foi, é e será fácil.

Key 04/07/2023

Eu simplesmente senti uma raiva e desdém constante enquanto eu lia esse livro, pensando em como tudo poderia ter sido evitado e resolvido desde o nascimento do Kevin, esse ser sórdido é o maior incentivador do aborto e até do celibato, ele entrou na minha cabeça e me fazia querer tacar o livro longe.
A narração por mais que seja muito boa tem muita divagação e referências a cultura norte americana que eu acabava perdendo
Mas muito bom, acho que todo livro que consegue despertar sensações tão fortes sendo apenas uma história fictícia merece toda a atenção.

larireads 02/07/2023

Nem sei por onde começar. É intenso, angustiante e me deixou com um bolo na garganta no final. Muitos acontecimentos foram difíceis de engolir, de ler e de aceitar que aconteceram. É insano pensar o quão recorrentes estão sendo os ataques às escolas e ver tão bem retratado neste livro, é simplesmente torturante.
Richard@1295 02/07/2023minha estante
Esse livro é surreal

Jardim de histórias 01/07/2023

Uma trama ficcional que se confunde com a realidade!
Um livro intenso, pesado e extremamente visceral. Porém, infinitamente necessário para uma reflexão sobre família, principalmente no que se refere à educação de nossos filhos, e quanto a desestrutura na base é capaz de interferir no desenvolvimento humano.
 Algumas passagens nesse baita livro, nos incomodará bastante, devido seu contexto desconfortável e agressivo, mas, feito justamente para nos chocar, de forma proposital, seu intuito, é gerar esse conflito pessoal, essa provocação, não somente uma simples reflexão, mas propor um debate sobre comportamento. É impossível não traçar paralelos, por conta de linguagem utilizada e da forma como é utilizada, bem direta e reta, nos permitindo, uma rica ideia do que está sendo retratado na trama.
Certamente essa é uma abordagem profunda, totalmente imersa em um contexto social desestruturante que acaba sendo normalizado. A normalização, ocorre, devido à cortina de fumaça que lançamos por não saber lidar com nossos limites, fingindo desconhecer os resultados gerados devido a falhas que cometemos, por omissão, ignorância, fragilidade e incompetência.
Embora não seja mencionado claramente o Transtorno Opositor Desafiador o TOD, (CID10 F 91.3), Kevin, apresenta todas as características do distúrbio, onde tem seu comportamento normalizado na maioria das vezes, possivelmente por ignorância o que inviabiliza um acompanhamento terapêutico.
Na adaptação para o cinema em 2011, foi vencedor do Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Filme Britânico. Em resumo, uma obra essencial.
Jardim de histórias 02/07/2023minha estante
Sinceramente, tanto o livro quanto o filme, me deixaram totalmente impactado. A leitura me trouxe para um lugar obscuro, me fixando em uma espécie de umbral mental. Agora, já o filme, ilustrou perfeitamente o livro. Sad but True

Mika_SC 24/06/2023

Eva nunca quis ser mãe e por isso tem uma relação complicada com seu filho Kevin. Agora, o adolescente está preso por ter sido o responsável por uma tragédia, e Eva tenta lidar com a sensação de responsabilidade pelo que aconteceu.

Fernanda 23/06/2023

Ser mãe
Não é a tarefa mais fácil do mundo, neste livro mostra desde a decisão de se tornar mãe e abrir mão da própria vida, trabalho e como o casamento foi modificando, como o Franklin não ouvia a Eva, de como uma criança se mostra para o pai em um papel perfeito e para a mãe se mostra como realmente ele é. Um livro q fala sobre as barbáries nas escolas, mas que começa em casa, em pequenas atitudes dele que a mãe se dá conta, mas o pai não quer enxergar. Valeu a leitura. Muito bom

Yarlawatanabe 22/06/2023

Fascinante
Não tem nenhuma palavra que melhor resume esse livro.
Há quem diz que a leitura se arrasta um pouco, mas pelo contrário eu amei a riqueza de pensamentos que autora trás no livro. Os comentários árduos sobre os mais diversos assuntos do mundo. É um livro super diferente.
O livro é narrado por Eva, mãe de Kevin, através de cartas para o marido. Ela expressa sentimentos que todos nós sentimos, no âmbito mais profundo, porém não nos damos o trabalho de explorar ou entender. A ?Grande Questão? retratada no livro é o mais fascinante pra mim, apesar de ser uma história completamente diferente da minha vida, eu me identifiquei demais. O livro brinca com a nossa tendência de sempre estar buscando um sentindo para nossas vidas, respostas e soluções de problemas.
A história é meio que contada de trás pra frente, já sabemos o grande acontecimento(a Quinta Feira) e flui voltando no tempo desde à gravidez de Kevin, a infância, até o momento que Eva escreve as cartas enquanto visita seu filho na prisão. Eu fiquei extremamente curiosa para entender de fato a mente de Kevin e se era possível ou não culpar os pais pela atitude do filho.
Admito que é uma leitura que requer tempo, paciência e maturidade para ser lido e compreendido até o final.
Assim que acabei, eu achei que faltou um pouco mais de esclarecimento, mas até nisso o livro foi condizente com a mensagem que passou.

Kallhutch 22/06/2023

Excelente livro
Gostei muito e recomendo a leitura para posteriormente assistir o filme. A leitura é rica em pormenores

dieizon 13/06/2023

Livro intrigante que mostra uma faceta diferentes a cerca da maternidade e sobre a influência sobre a criança.

relatos de rato 09/06/2023

Precisamos falar sobre o Kevin, se houverem palavras?
Eu já havia assistido o filme, então já sabia qual era a conclusão da história. De qualquer forma, o que eu não esperava é a intensidade com a qual as cartas de Eva me atingiram. As descrições acerca do que a mãe do Kevin sente ou pensa são tão densas e fortes que parecem a narração de uma história real, e isso dói. Foi, de longe, o livro mais difícil que já li até hoje. Tive que parar a leitura em diversos momentos porque estava chorando ou apenas para refletir sobre o que havia acabado de ler. Eu recomendo esse livro para todes aqueles que tiverem coragem de enfrentar uma narrativa dolorosa, emocionante e complexa.

Glaydson5 09/06/2023

PERFEITO!!
Do livro, análise psicológica do personagem Kevin e reflexões sobre maternidade e culpa.

Precisamos falar sobre o Kevin é um livro escrito pela autora americana Lionel Shriver, publicado em 2003. A obra narra a história de Eva, uma mãe que aos poucos começa a entender que seu filho, Kevin, é um psicopata. A trama é construída através de cartas escritas por Eva para seu marido Franklin, no pós-massacre, em que Kevin massacra diversos colegas de escola e um professor. O livro é uma leitura chocante e perturbadora, levantando reflexões importantes acerca da paternidade, maternidade e culpa.

A análise psicológica do personagem Kevin é um dos pontos altos da história. O livro explora a construção da personalidade do garoto, os traços que o transformam em um psicopata e a relação conturbada com sua mãe. Eva, por sua vez, é uma personagem extremamente complexa, que se culpa pelo comportamento do filho e questiona constantemente sua própria capacidade de ser mãe. Esse conflito interno é o grande dilema do livro.

A obra também levanta importantes reflexões acerca da paternidade e maternidade. Eva é uma mãe que busca entender onde falhou na criação de seu filho, questionando-se constantemente se foi realmente capaz de amá-lo. A culpa é um tema carregado ao longo do livro e não se restringe apenas a Eva - Franklin, seu marido, também carrega consigo responsabilidades e vive com a angústia da tragédia que afetou sua família.

Em conclusão, Precisamos falar sobre o Kevin é uma obra impactante e necessária. Lionel Shriver nos apresenta uma narrativa inteligente, especialmente através do conflito de sentimentos de Eva. A obra explora a complexidade das relações familiares e os limites da maternidade, culminando em uma reflexão acerca das consequências de nossas ações enquanto pais e seres humanos. O livro é, sem dúvida, uma leitura que não apenas entretém mas que nos transforma.

Renata @paraquemgostadelivros 06/06/2023

Por meio de cartas a seu marido ausente, Eva, mãe de Kevin, analisa toda a vida familiar, após o ataque que seu filho adolescente promoveu na escola dele e que causou a morte de dez pessoas.

pole 04/06/2023

Que livro,cara,fazia tempo que não lia um livro tão bom,concerteza melhor leitura do ano,até agora,não imaginava esse final