A Psicanálise dos Contos de Fadas

A Psicanálise dos Contos de Fadas Bruno Bettelheim

Resenhas - A Psicanálise dos Contos de Fadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aninha 15/01/2011

Contos de Fadas e suas histórias
"Cada conto de fadas é um espelho mágico que reflete alguns aspectos de nosso mundo interno e dos passos exigidos por nossa evolução da imaturidade à maturidade."

A primeira vez que me deparei com esse livro foi na faculdade, para fazer um trabalho. Achei bárbaro mas, devido ao tempo (na verdade, à falta dele!), só li os capítulos que interessavam para a pesquisa.

Então, quando há alguns meses um amigo perguntou se eu queria lê-lo, abri aquele sorriso: "Claro!"

A premissa desse livro é que, apesar da simplicidade dos contos de fadas, cada um trabalha aspectos emocionais e psicológicos da criança, de uma forma lúdica e especial.

As histórias modernas, na concepção do autor, evitam problemas existenciais, são "seguras". Já os contos de fadas confrontam a criança com "as dificuldades humanas básicas" : o complexo edipiano (não esqueça, o autor é um psicanalista), a morte, as disputas por carinho/atenção, os conflitos entre irmãos/pais, etc.

Em cada conto, a criança procura se identificar com algum personagem, independentemente do sexo e, com isso, ela vai elaborando suas angústias e dilemas. Por isso, os contos de fadas não apenas divertem, mas esclarecem sobre si próprio e ajudam no desenvolvimento da personalidade da criança.

Além disso, cada um traz uma mensagem: Em "Os Três Porquinhos", a mensagem é que não devemos ser preguiçosos; em "João e o Pé de Feijão", a luta pela independência; em "Cinderela" e "A Branca de Neve", a busca pela individualidade etc

É claro que o livro se aprofunda em cada conto, explorando ao máximo cada frase, cada detalhe, cada personagem, o que por vezes o torna cansativo.

Mas isso não deve ser empecilho para quem deseja conhecer um pouco mais desse universo fantástico e, especialmente, para quem deseja apresentá-lo a seus filhos, sobrinhos, alunos.

Boa leitura!

p.s. Meus contos favoritos foram Os Três Porquinhos, Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida, Rapunzel, A Bela e a Fera...e os seus? : )

Mary Elizabeth 15/11/2010

Significado Psicanalítico dos Contos
Este livro visa mostrar o significado psicanalítico dos contos de fadas infantis com seus conteúdos latentes e manifestos, mostrar como as crianças aprendem e são atingidas por essas mensagens e como elas são de grande importância no seu desenvolvimento psíquico, ajudando-as a lidar com problemas que a oprimem. A criança sente necessidade de contos de fadas tanto quanto o adulto sente a necessidade de sonhar.

Mariah 26/11/2021

Ideia boa, execução ruim. Nada a acrescentar (em ambos os sentidos). O título é autoexplicativo da ideia central da leitura. O design foi ótimo e conquista de fato.

Andrea.Rodrigues 17/01/2021

Redescobrindo sentido do "Era uma vez.."
Livro que comecei por curiosidade, mas temendo ser técnico demais. Apesar de leiga na área achei que fluiu bem.

O autor usa diferentes contos para explicar o processo de crescimento/amadurecimento, formação da personalidade/individualidade e todos os conflitos envolvidos nesse caminho. Então os contos de fada entram como um símbolo para que a criança entenda que apesar de toda dificuldade em algum momento o final feliz vai chegar; Ao mesmo tempo, deixa bem claro que é necessário superar os desafios dessa jornada de autoconhecimento a fim de que possa evoluir.

Quase próximo do fim o autor sabendo que será lido por leigos até se justifica, pois alguns pontos podem causar estranhamento, como quando fala da criança não só como um ser de pura bondade e sim como alguém já inconscientemente conflituoso, por vezes com sentimos de ódio e vingança; conflitos edipianos, entre outras coisas; então ele diz:
"Ao discuti-las temo ter ido de encontro ao conselho do poeta: Pise suavemente pois vc está pisando nos meus sonhos. Graças à influência de Freud nossos sonhos se
tornaram muito mais problemáticos para nós. Mas eles também são a estrada real para a mente inconsciente, e nos permitem formar uma visão nova e mais rica de nós mesmos e de nossa humanidade".

Enfim, se vc tem curiosidade sobre essa coisa louca que é a mente humana, recomendo. Não como uma verdade absoluta, mas como estímulo pra aprender cada vez mais sobre quem somos e porque somos como somos.
BibliodaArte 22/01/2021minha estante
Que interessante...Eu sempre achei que os contos com finais felizes fossem mais comerciais

Andrea.Rodrigues 22/01/2021minha estante
Pois é, também

alascaa__ 18/04/2022

É livro pro TCC e eu só sei chorar KKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu tô muito traumatizada KKKKKKKKKKKKKK puro desespero

Hallef 29/08/2019

Esse livro é um objeto de prazer.
Recomendo, mas com uma condição: Leia o que é Psicanálise antes de enfrentar esse livro.
O autor tem uma linguagem bastante técnica e para leigos isso pode causar confusão e certo desânimo.

O autor cria uma ponte entre Psicanálise, contos de fadas, desenvolvimento humano, contemporaneidade e a constituição do sujeito enquanto participante ativo da própria história. Tudo isso com uma argumentação sólida e eficaz.

Creio que isso resume o livro.
O aprendizado com essa leitura é inevitável.
Ao ler esse livro saio com a percepção de mundo mais crítica e subjetivando muito mais as minhas experiências de vida.
O que é o prazer? Até que ponto isso é bom?

A frustação é algo bom ou ruim?
O crescimento está apenas no biológico ou vai além disso?
São dúvidas que o autor responde com mestria.

4 estrelas, pois de um ponto muito subjetivo e da minha percepção, acredito que alguns pontos poderia ser mais trabalhados e desenvolvidos, no entanto o autor cumpre com sua proposta.
Ele destrincha a Psicanálise dos contos de fada.
Hester1 29/08/2019minha estante
Muito bom!

Rael 28/12/2022

Segundo livro que abandono na vida - que eu lembre.
Assim como para filmes, tenho uma mania de começar a ler livros aleatórios sem ver muitos detalhes deles antes. No caso de livros que se propõem a serem científicos de alguma forma, geralmente eu leio sobre o autor antes ou sobre a obra para ter alguma segurança dela, no caso desse livro eu não fiz isso, e me arrependi.
Comecei a ler esse livro, e percebi que está cheio de afirmações "fonte arial 12" e já fiquei: "não, tem algo de errado aqui". Além de inúmeras frases prontas que me incomodaram.
Fui pesquisar a vida do autor, e sinceramente, não sei como é permitida a publicação disso. O cara é literalmente um charlatão que não tem formação acadêmica alguma voltada pra psicologia, mente sobre ter conhecido grandes filósofos, capacitista com pessoas com limitações mentais e só passa batido para alguém muito desavisado.
Isso é horrível, nem deveria ser vendido.
steleazs 14/02/2023minha estante
Fadas no Divã propõe a mesma ideia, só que a autora é realmente uma psicanalista

Emerson 07/10/2021

A Magia e o Conhecimento
Uma mescla maravilhosa de Contos de Fadas e Psicanálise. O autor traz interpretações possíveis para o inconsciente que os contos de fadas podem manifestar. Tendo muita coerência na maioria das interpretações, o autor mostra o poder que os contos de fadas têm na infância e mesmo na fase adulta. Descobri muito de como minhas crenças e bases foram inspiradas por esse mundo encantado. Além disso, muitos conceitos e ideias da Psicanálise são apresentados, associados às histórias, o que ajuda muito no aprendizado de primeira viagem de quem quer estudar essa abordagem psicológica. Com explicações profundas e bem estabelecidas e trazendo a dose certa de magia e conhecimento, essa com certeza é uma leitura muito prazerosa e produtiva. Reflexões sobre nossas ansiedades, nossas paixões e mesmo nossos desejos proibidos são contempladas e nos trazem acolhimento e luz sobre o mundo inconsciente e a criança, exterior e interior.

Livia 08/10/2023

Explicativo, prático e diverso
Uma análise dos contos de fadas na visão da psicanálise, simplesmente perfeito, muitos contos que gostava e me identificava acabei vendo o motivo daquilo através da interpretação psicanalítica, confesso que como uma grande fã de obras sobre psicologia e psicanálise esse livro me encanta pois não cita apenas os psicanalistas óbvios, é diverso, uma leitura complexa, simplesmente fascinante

Jeane Correia 15/04/2021

Livro muito bom, porém a leitura é um pouco cansativa, eu achei autor prolixo por vezes.
Ele nos apresenta o imaginário infantil pela perspectiva da psicanálise. Independente da referência teórica psicológica que o terapeuta escolheu para atuar é um ótimo livro e para mim serve ao propósito. Então, eu indico.

Danny 07/01/2021

Um livro muito bom e necessário, em alguns momentos o autor descreve sua opinião demonstrando o que interpretou de determinado conto, deixando a leitura um pouco "densa", mas isso não diminui a sua brilhante e incrível análise sobre os contos.
Os argumentos são convicentes e nos mostra o quanto os contos de fadas são necessários.

Mel 13/01/2010

Gosto muito de contos de fadas e tive na faculdade algumas aulas sobre psicanálise, o que me ajudou bastante a entender o conteúdo do livro e os objetivos por trás das histórias.
Segundo o autor, os contos de fadas passam uma mensagem à criança de que uma luta contra as dificuldades na vida é inevitável, mas que se a pessoa se defronta com as opressões, ela dominará os obstáculos e, no fim, emergirá vitoriosa.
Muito bom, eu recomendo a quem tenha noções básicas de psicanálise e se interesse por contos de fadas ou goste de crianças.

"Há maior significado profundo nos contos de fadas que me contaram na infância do que na verdade que a vida ensina"

Ingrid 29/01/2020

A Psicanálise dos Contos de Fadas|| Bruno Bettelheim|| 437 pags|| 04/2020||Paz e Terra Editora || ❤️❤️❤️❤️

📕 O livro tem como objetivo esclarecer a importância dos contos de fadas na vida das crianças. A Cada capítulo, o autor demonstra que os contos de fadas ajudam as crianças a entenderem dilemas que se vive na infância de forma compreensível para elas. Mostra que a consequência disso é a transição e o amadurecimento das crianças de forma saudável e sem traumas. Através da análise de alguns contos de fadas, como A Branca de Neve e João Pé de Feijão, ele vai deixando claro que uma criança que seja privada dos contos de fadas, por terem pais que não acreditam nesse tipo de literatura, pode fazer com que ela tenha um pouco mais de dificuldade de fazer a transição frente os dilemas infantis. O livro está dividido em duas partes: na primeira, o autor faz uma explanação mais geral, ainda que use alguns contos para melhor elucidar os seus argumentos. Na segunda parte, fará a análise de alguns contos de fadas, sendo alguns com objetivos de explicar a relação dos pais, tirando o enfoque da criança.
📌Opinião Estante da Ingrid: Mesmo que não seja da área da psicanálise ou da psicologia, é perfeitamente possível entender o que o autor analisa e apresenta. Pode ser surpreendente as descobertas que o próprio leitor pode ter sobre si mesmo. Assim, não é preciso ter filhos para ler o livro. Mas apesar do tema ser o conto de fadas, prepare-se para uma leitura densa!

Gabriele 05/03/2020

Interessante
Gostei muito da leitura, fácil, rápida. Me fez ver as histórias sob outra óptica. Só em algumas partes que não consegui enxergar a comparação com a mente das crianças.
Poderia ser feita com outras histórias infantis.

@pedro.h1709 08/03/2020

Psicanálise dos Contos de Fadas
A Psicanálise dos Contos de Fadas é um ótimo livro, mesmo para aqueles leigos em psicologia. O autor é bastante simples em seus textos, sem dificultar a linguagem ou entendimento, apesar do uso de terminologias próprias da área da psicanálise.

O leitor será apresentado a conceitos como o id, ego e superego, exteriorização, princípio do prazer vs princípio da realidade, satisfação vicária, conflitos edipianos, rivalidade fraterna, angústia de castração, conflitos psicossociais; além de compreender como eles estão presentes no desenvolvimento da criança e do adolescente.

O livro é elaborado de maneira a evidenciar algumas das camadas de significados dos contos de fadas, que influenciam o inconsciente, o pré-consciente ou o próprio entendimento consciente da criança, conforme sua capacidade de compreensão e as suas angústias individuais.

É revelado como a visão de mundo de uma criança se apresenta de maneira diferente à dos adultos, e mostra também o porquê da fantasia estar em conformidade com o pensamento infantil, mais do que as explicações realísticas com base em dados e informações factuais.

Além do mais, a personagem principal deste livro são os contos de fadas e vê-se a importância da sua perpetuação como método de ensino, principalmente para as crianças, com a finalidade de ajudá-las a
compreender o mundo e a sí mesmas segundo suas necessidades.

Não poderia terminar sem citar o parágrafo, do próprio autor Bruno Bettelheim, que finaliza este livro...
"Essa é uma das múltiplas verdades reveladas pelos contos de fadas que podem orientar nossas vidas; é uma verdade tão válida hoje em dia quanto quando era uma vez."
Pag 423

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6