A Psicanálise dos Contos de Fadas

A Psicanálise dos Contos de Fadas Bruno Bettelheim

Resenhas - A Psicanálise dos Contos de Fadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cris.Gallo 19/07/2009

O livro é muito bom para quem é professor do fundamental.
Recomendo.

Raquel Lima 27/11/2009

Os contos de fadas, completamente, revelados...
A primeira vez que vi a indicação do autor foi em uma obra de Rubem Alves, e já o tinha por alta conta, por este motivo. A obra é grandiosa, uma análise profunda dos contos de fadas, seu verdadeiro sentido, seu significado, sua aplicabilidade na educação( da vida). Em muitas análises tentei achar novamente o conto para ler, porque não conseguia seguir sua linha de racíocinio, mas o motivo era que ele apresenta os contos de fadas, da forma original e a versão que conhecemos ou adotamos ( até os mais velhos, como eu), é a versão Disney, já completamente direcionada. Muito bom!...Recomendo a pais e professores.

Volnei 26/08/2021

A Psicanálise dos Contos de Fadas
"Esta é uma obra bem interessante que traz uma analise psicológica dos contos infantis e o ponto de vista psíquico destes contos para cada faixa de idade. A forma como a criança interpreta cada conto de fada é bem diferente da interpretação do adulto. O pai pode representar o herói ou o gigante, a mãe pode representar a fada madrinha ou a bruxa. Tudo vai depender de como a criança vivencia cada situação . Esta é uma ótima obra para pais e professores

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Daniele 16/10/2010

A psicanálise dos Contos de Fadas.
Em A psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelheim possibilita uma imersão no mundo dos contos de fadas, de seus significados emocionais, enfatizando sua função de divertimento e sua simbolização que torna sua linguagem acessível às crianças.
Não somente sua análise psicanalítica é cativante ao leitor, mas também a linguagem universal utilizada nessas narrativas que enfatizam a contribuição para a formação da autonomia, auxiliando as crianças a superar seus conflitos, contribuindo para o autoconhecimento e sua utilização em todas as escolas, independente do nível social, econômico ou da faixa etária na qual as crianças estão inseridas.
Este livro é essencial ao professor, principalmente aos que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

alexiamc 18/01/2021

Novas lentes para os contos de fadas
Esse livro analisa diversos contos de fadas através de uma perspectiva freudiana. Eu gostei muito do fato de que ele não trata somente de contos ocidentais, e tem muitas coisas que te deixam pensando.
Todavia, eu não concordo com a visão totalmente freudiana dele, e acho que, no final, ele fica bastante repetitivo, tratando incansavelmente do Mito de Édipo.
No geral, foi uma leitura bem diferente, e eu gostei bastante disso!
Recomendo ler aos poucos, um ou dois capítulos por dia, e tirar um tempo para refletir sobre o que é dito.

Lala 07/12/2014

Em A Psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelheim explica, do ponto de vista Freudiano, como estas histórias têm uma importância que vai além do lúdico para as crianças.

Continua...

site: http://www.neonkiss.com.br/psicanalise-dos-contos-de-fadas/

Elani Araújo 06/09/2020

Chato, mas com informações pertinentes.
Não é bem escrito, enrola e é bem repetitivo. Muita vezes o leitor não vai concordar com o escritor, mas temos o diferencial de não sermos especialistas como ele. Bom, basicamente o texto apresenta algumas transcrições de de estudo do autor em seu doutorado, no qual usou contos de fadas com.aa criança que ele tratava e levantava algumas situações no qual o conto escolhido pela criança identificava alguma situação pessoal que está passava.

Murilo Amati 08/03/2016

Uma viagem sem volta
Bruno Bettelheim faz um trabalho magnífico em A Psicanálise dos Contos de Fadas, rebuscando todos os sentidos ocultos por trás das mais conhecidas histórias contadas para nossas crianças através dos séculos, ou pelo menos aqueles que podem serem trazidos à consciência.

Além disso, Bettelheim mostra por que devemos continuar a usar os contos, por que eles são melhores narrados do que lidos, e qual a verdadeira função das histórias fantásticas - dar conforto às inquietações inconscientes das crianças e resolver problemas psicológicos do crescimento que não se manifestaram na consciência.

Fazendo uma abordagem psicanalítica dos contos de fadas, ou seja, trabalhando conceitos elaborados por Freud, o autor pode te mostrar como a fantasia pode ajudar seu filho a crescer confiante e pronto para lidar com o mundo real.

Izinha 12/01/2017

Lidando com questões inconscientes
O livro Psicanálise dos Contos de Fadas pode ser lido por pais, professores e psicólogos. Contudo, o melhor aproveitamento de seu conteúdo se dará por aqueles que têm certa base na teoria freudiana. Através de sua leitura, verificamos as raízes históricas dos contos de fadas mais populares - muitas delas surpreendentemente remotas; analisamos as contribuições de seu enredo e desfecho para o desenvolvimento infantojuvenil e adulto - sim, essas histórias também podem nos ajudar com nossos fantasmas; além de resgatar a importância do contato com tais sistematizações da sabedoria popular que, antes mesmo da Psicologia e Psicanálise, já estava em sintonia com as necessidades emocionais do homem. Por fim, mesmo com o que poderia ser tomado como exageros interpretativos do autor - em certas partes - o livro nos mostra que precisamos crescer e que os contos de fadas nos ajudam nessa eterna é ininterrupta empreitada.

Dani 18/11/2022

O livro se trata basicamente de contos de fadas analizados pela visão de um pisicanalista...
Cada conto de fadas" fofinho"que conhecemos tem uma mensagem subversiva ,de acordo com a visao dele...
Demorei um pouco para finaliza-lo,nao curti muito ,achei bem monótono,talvez nao seja bem minha praia.....mas ...como todo livro:valeu a experiência ne..

Bmnsn 18/04/2024

Não sou psicóloga mas...
Livro chato e enrolativo, repetitivo e sem explicação científica pata justificar a analogia de cada situação.

Chato.

Jully Divulga Livros 11/06/2018

O autor discorre com uma análise sistêmica, metódica e detalhada o que nos ensina os contos de fadas, exaltando a importância dessas metáforas para o crescimento psicológico das crianças. Ele tem o cuidado de falar um pouco das diversas versões dos primeiros escritores, suas diferenças e o que interfere no entendimento do conto original.

Texto completo no blog

site: https://comentandolivroslidos.blogspot.com/2018/06/a-psicanalise-dos-contos-de-fadas.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6