Sonho Grande

Sonho Grande Cristiane Correa

Resenhas - Sonho Grande

Eduardo 19/04/2013

Grande livro
Esqueçam o Eike Batista, que apesar de ser inegavelmente rico conta com crédito demais do BNDES e, pelo menos até o momento, vendeu mais projetos do que resultados, esse livro conta a história dos três caras mais espetaculares da geração de homens de negócios deles, e não apenas pela fortuna que acumularam nos últimos quarenta e poucos anos, mas pela cultura espetacular que criaram (ou copiaram, como os próprios preferem afirmar).

A primeira premissa do trio é a meritocracia, dividir a companhia com os melhores, permitindo que estes ganhem bônus na medida do seu desempenho e tornando os melhores dos melhores sócios, para enriquecer todos os envolvidos que tenham desempenhos espetaculares. Outra é um controle inclemente das despesas, os diretores não tem secretária ou mesmo sala particular, nem carro da firma com motorista, viajam na classe econômica e quando se hospedam em hotéis os executivos tem que dividir quarto com um colega. A informalidade é a lei, as pessoas não usam terno, mas calça e camisa, sendo a hierarquia um mero detalhe. O último ponto que destacarei é a valorização que eles dão ao maior ativo de uma companhia: gente. E esse último ponto vai para além das companhias, visto que o trio é comprometido com dar oportunidade a pessoas que tenham talento e não tenham recursos através das ONGs que comandam.

Como a autora descreve, não é qualquer um que consegue se adaptar à cultura da meritocracia, onde se trabalha muito, mas aqueles que conseguem e prosperam são extremamente bem recompensados. Num tempo onde uma parte gigantesca das pessoas quer fazer um concurso público apenas para ter estabilidade e não ter que se esforçar e não ter a menor preocupação em realizar algo grande, esse livro é um bote salva-vidas contra a mediocridade, afinal, como o próprio Jorge Paulo Lemann (na minha opinião o maior homem de negócios a atuar no Brasil desde o Conde Matarazzo) prega: "ter um sonho grande e um sonho pequeno dá o mesmo trabalho".

A autora contou uma história que já é interessante e inspiradora por si só de uma maneira muito agradável. É o tipo de livro que merece muito mais do que as cinco estrelas possíveis
NessaJacomoLira 25/11/2013minha estante
Vc tem o e-book desse livro?

RobertoPC 18/03/2016minha estante
Muito boa análise. E o tempo mostrou a face do Eike.

Lucavarsan 03/01/2022minha estante
Excelente análise amigo!