Sonho Grande

Sonho Grande Cristiane Correa

Resenhas - Sonho Grande

Bruna2049 25/01/2023

Sonho, pessoas e cultura
O livro destaca a importância da perseverança e do trabalho em equipe para alcançar metas ambiciosas.

Segundo eles, "Gente boa precisa ter coisas grandes para fazer, senão leva sua energia criativa para outro lugar".

Ele também mostra como as dificuldades podem ser superadas com uma boa estratégia e um espírito empreendedor.

"Vivemos numa época em que as pessoas querem uma solução rápida, um atalho para resultados excepcionais. Mas não existe esse caminho fácil. Existe apenas um esforço intenso, de longo prazo, sustentado".

Além disso, o livro apresenta uma visão da realidade econômica e política do Brasil nos anos 90, e como ela afetou a vida de milhões de brasileiros.

Jorge, Marcel e Beto, muito embora hoje dediquem seus tempos a trabalhos de filantropia, ainda prosperam. Com empresas poderosas e um estilo de vida simples, continuam avançando sempre apoiados nos seus pilares: sonho, pessoas, cultura, meritocracia, corte de custos e melhoria contínua.

Emanuela.Bertan 22/01/2023

Quando conclui a leitura do livro foi quando aconteceu o escândalo da Americanas e refleti muito sobre o que já havia ocorrido no Garantia, o quanto o trio consegue tornar as empresas lucrativas e rentáveis utilizando técnicas de redução de custos, meritocracia e melhoria contínua, porém será que de acordo com que eles se afastam da gestão está cultura segue presente e forte ?

Erick.Oliveira 14/01/2023

Bom livro, mas poderia ser melhor
Gostei bastante do livro, ótimo para entender todo o contexto da época e um pouco mais das maiores referências de capitalismo e mercado financeiro que temos no Brasil.
Infelizmente, por conta da diagramação e a colocação das fotos no meio do livro, o que cortava as frases no meio do nada, a leitura ficou meio confusa em certos momentos... no mais, gostei bastante e super recomendo a leitura para quem se interessar pelo tema de negócios e mercado financeiro!

Biancabfmc 11/11/2022

Maravilhoso
Um livro maravilhoso para ler e que ajuda a realizar seus sonhos atraves da meritocracia, corte de custos e melhoria continua. Esses caras são sensacionais. Incrivel.

Manu Tavares 01/09/2022

achei a escrita do livro meio confusa, n achei uma ordem cronologica, do nd ta flnd d um dos 3 e ai volta pro passado d outro cara e pro presente do terceiro, me perdi legal em saber quem era oq em alguns momentos.

Trevas 17/08/2022

Grupo dos maiores empresários brasileiros
Livro muito bem formulado, conta a história de três empresários brasileiros, que hoje são dono do grupo de cervejas do mundo. História muito legal, inspiradora e interessante. Vale muito a pena a leitura.

Higor 13/08/2022

?O sonho grande - Cristiane Correa?
É um livro muito bom para entender de estratégias e como funciona o gigantesco mundo dos negócios a nível global. É impressionante o nível de inteligência estratégica em todas as decisões tomadas pelos três. Entretanto, me fez perceber que a filosofia de negócio imposto para os colaboradores é intencional, e é muito clara a consciência deles quanto à esse problema, gerando desgaste em toda cadeia.

Paulinha 01/08/2022

Ótima biografia!
O livro fala de 3 homens brasileiros de peso, uma biografia que vale o tempo lido. Da para tirar boas lições, repercutir as experiências desses homens para o nosso cotidiano. Recomendo a leitura. E abaixo, segue a resenha da livraria Saraiva:

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

paulinha 04/07/2022

resenha completa
vou colocar a resenha que fiz para um trabalho aqui. foi o que me motivou a ler (faculdade) e acho que pode ajudar alguém caso necessário. no final das contas, o livro é muito bom!

Este livro é uma leitura muito fluente da história do maior triunvirato do capitalismo brasileiro. Ele se aprofunda no jargão técnico e, portanto, não é um livro de negócios tradicional. Mas todas as formas de pensar de Jorge Paulo, Marcel Telles e Beto Sicupira podem ser compreendidas através da narrativa cuidadosamente elaborada de Cristiane Correa. Para qualquer empresário brasileiro, as histórias desses três sócios são verdadeiras lições de como se comportar na vida e nos negócios. Ao final, fica claro qual é o segredo para transformar uma empresa de baixo desempenho (Brahma) na maior cervejaria do mundo (AB InBev) e criar uma das maiores redes varejistas do mercado brasileiro (Americanas).
Dentre todos as lições passadas, destacaria:
? Invista em pessoas e as incentive;
? Pense em construir algo grande, dinheiro será consequência;
? Crie uma cultura meritocrática, com inventivos e regras claras e onde os melhores
crescem;
? Busque sempre pela simplicidade, não busque holofotes e foque no objetivo: "ninguém
ganha uma partida jogando 'para a torcida '";
? Não tente reinventar a roda, copie o que está dando certo: o Banco Garantia copiou o
Goldman Sachs e as Lojas Americanas, a Walmart. Afinal, por que fazer diferente?
A primeira, e principal, premissa do trio é a meritocracia, dividir a empresa com os melhores, deixá-los ganhar bônus com base no desempenho e fazer dos melhores parceiros os melhores sócios para enriquecer todos aqueles com excelente desempenho. Outra é o controle implacável das despesas. Os diretores não têm secretárias, nem quartos privativos, nem carros da empresa com motorista, voam na classe econômica e, ao fazer check-in em hotéis, os executivos têm que dividir o quarto com os colegas. A informalidade é a regra, as pessoas vão ao escritório sem ternos, apenas calças e camisas, a hierarquia é apenas um detalhe. O último ponto é o apreço pelo maior patrimônio da empresa: as pessoas. O último ponto vai além da empresa, pois o trio está comprometido em oferecer oportunidades para quem tem talento, mas não tem recursos por meio da ONG (organização não governamental) que dirigem. A paixão por crescer e vencer desse trio é estimulante, eles têm fôlego e inteligência suficientes para conquistar o mundo, e é muito bom ter acesso a essa mentalidade através do livro.
Quando fui escolher os livros para leitura, confesso que escolhi os menores. Portanto não esperava que iria me surpreender com o conteúdo, o que logo no início foi contradito. Iniciei essa leitura no dia 04 de maio, e diferente do planejado, só consegui finalizá-la no dia 25 de maio. O livro é bem curto, porém tive semanas cheias e não conseguia terminar. Para deixar a resenha mais pessoal, marquei várias frases lendo o livro, as que eu mais me identificava, e vou expô-las com meus pontos de vista.
No capítulo 1, ?Os ?invasores? da Anheuser-Bush?, é mostrado como uma exposição de informações atrapalha o desenvolvimento de um negócio, nesse caso, a aquisição da Anheuser- Bush.
Tudo parecia estar sob controle até que o segredo foi exposto ao mundo às 14h29 do dia 23 de maio, quando o blog Alphaville, do jornal inglês ?Financial Times?, publicou na internet a informação de que a InBev preparava uma oferta de 46 bilhões de dólares pela centenária companhia americana. A notícia trazia detalhes sobre o modelo de financiamento da compra, os nomes dos envolvidos na estruturação do negócio e quando teriam ocorrido as primeiras sondagens a August Busch IV, principal executivo da AB e membro da família que batizava a cervejaria (CORREA, Cristiane. Sonho Grande; Rio de Janeiro: Sextante, 2013).
Aqui, é tido que por mais que estejamos cercadas de pessoas confiáveis, no mundo dos negócios é de suma importância redobrar o cuidado ao fazer conexões com as pessoas.
O capítulo 3, ?Em busca dos ?PSDs? ? Poor, Smart, Deep Desire to Get Rich?, mostra a sagacidade do trio. Eles visam a escolha de funcionários com essas competências, pois para eles, são o tipo de pessoa com mais desenvoltura. ?Havia um tipo especifico de profissional que Jorge Paulo estava sempre farejando e que ele batizou com a sigla PSD: Poor, Smart, Deep Desire to Get Rich (pobre, esperto, com grande desejo de enriquecer)? (CORREA, Cristiane. Sonho Grande; Rio de Janeiro: Sextante, 2013).
No capítulo 4, ?Missão dada é missão cumprida? é mostrado a convicção que todos deveriam ter para com os negócios do trio. ?No escritório de ambientes abertos, em que todo mundo fiscalizava todo mundo, costumava-se bater palmas para quem se levantava mais cedo que o habitual para ir para casa. Uma ironia, claro, em geral acompanhada da incômoda pergunta: ?Está fazendo meio período hoje?? O tom podia ser de brincadeira, mas não escondia a acidez? (CORREA, Cristiane. Sonho Grande; Rio de Janeiro: Sextante, 2013).
?De banqueiros a empresários?, capítulo 6 do livro, fica evidente a vontade de eclodir do trio. Como o próprio título traz, eles estavam cada vez mais se aventurando por diversos ramos de negócios, e não iriam parar tão cedo. Como dito anteriormente ?Por que perder tempo reinventando a roda se era possível copiar o que havia de mais avançado no mundo??. Esse pensamento de Beto trouxe uma das melhores parcerias de sua vida, Sam Walton, presidente e fundador da rede Walmart.
?Você não pode competir com seu sócio, não pode se importar com quem levará o crédito por um negócio? (BUFFET, Warren. Sonho Grande; Rio de Janeiro: Sextante, 2013). Essa frase exposta no capítulo 7 pelo acionista da Berkshire Hathaway, traz sua visão perante o trio e o mundo dos negócios, onde tudo é muito competitivo. Para prosperar em qualquer um de seus negócios, a participação ativa dos funcionários nas ações das empresas era essencial para o desenvolvimento, pois, uma vez que o trabalhador investisse seu próprio dinheiro, iria fazer com que seu rendimento ficasse sempre acima do esperado para que suas ações prosperassem.
A regra 20-70-10, mostrada no capítulo 10, ?Uma dose de pirotecnia?, é basicamente uma forma de como comandar uma empresa. Do total de funcionários, 20% com melhor desempenho são premiados, 70% medianos continuam na empresa e os 10% com piores rendimentos são demitidos. Isso, para alguns pode ser considerado um mal exemplo, tal qual os ?serial killers? mostrado no capítulo 11. ?Velozes nas decisões, impiedosos com os adversários e só jogam para matar?
Ainda segundo a autora, a Ambev foi punida diversas vezes pelo TJS (Tribunal Superior do Trabalho) por práticas abusivas para com seus funcionários. ?No início de 2012, por exemplo, o Tribunal Superior do Trabalho condenou a cervejaria a pagar uma indenização de 100 mil reais a um antigo vendedor que era obrigado e passar por um ?corredor polonês? quando não batia suas metas? (CORREA, Cristiane. Sonho Grande; Rio de Janeiro: Sextante, 2013).
Por fim, o livro traz as conquistas filantrópicas e econômicas do trio. Encerra mostrando que mesmo sendo um dos maiores (na época em que o livro foi escrito) milionários do mundo, cada um continuava ousando nos negócios. Minha opinião sobre o livro são apenas as melhores, por mais que eu não concorde com o conceito de meritocracia apresentado, acredito que a autora além de passar muito bem a mensagem que os empreendedores queriam, trouxe uma história incrível para o público.

Giu 10/06/2022

História FODA de empreendedorismo
Para quem é fã da Ambev, suas bebidas e/ou de empreendedorismo, Sonho Grande é uma história de pessoas que criaram um império usando da força de vontade e da proliferação de uma cultura imbátivel no meio empresarial.

Absoluto 10/10 pelas histórias sobre o passado, aprendizados sobre o presente e a visão enriquecida de como as coisas fincionam.

Regine 27/05/2022

Excelente livro de como gerir uma empresa
Excelente audiolivro de como gerir uma empresa, contando a história dos 3Gs e diversos outros que os seguiram e criaram este império que é hoje.

Eduardo 12/05/2022

Livro que permite uma leitura muito fluída sobre a história do maior triunvirato do capitalismo brasileiro. "Sonho Grande" não se aprofunda em termos técnicos e, dessa forma, não é um livro de negócios tradicional. Porém, através da narrativa muito bem desenvolvida por Cristiane Correa, conseguimos compreender toda forma de pensar de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

Inspiração para qualquer empreendedor brasileiro, a história desses três sócios é uma verdadeira aula de com se comportar na vida e nos negócios.

Ao final fica claro qual a receita para transformar uma empresa engessada e com resultados decepcionantes (Brahma) na maior cervejaria do mundo (AB InBev) e para criar uma das maiores redes varejistas do mercado brasileiro (Americanas), receita essa muito bem abordada no prefácio de Jim Collins.

Dentre todos os ingredientes, destacaria:

1. Invista em pessoas;

2. Pense em construir algo grande, dinheiro será consequência;

3. Crie uma cultura meritocrática, com inventivos e regras claras e onde os melhores crescem;

4. Busque sempre pela simplicidade, não busque holofotes e foque no objetivo: "ninguém ganha uma partida jogando 'para a torcida '";

5. Não tente reinventar a roda, copie o que está dando certo: o Banco Garantia copiou o Goldman Sachs e as Lojas Americanas, a Walmart. Afinal, por que você faria diferente?

Ilana 21/04/2022

Mentalidade bilionária
Esse livro abre a mente para o extraordinário. Esses homens não trabalham por dinheiro, quem trabalha por dinheiro, consegue, no máximo, milhões, os bilhões chegam para quem trabalha por amor, missão, propósito. A paixão por crescer e vencer desse trio é estimulante, eles tem fôlego e inteligência suficientes para conquistar o mundo, e é muito bom ter acesso a essa mentalidade através do livro. Recomendo.

Gabrielle 18/04/2022

Consistente e atual
Aprender com Jorge Paulo, Marcel e Beto o poder de ser consistente e ainda aprender com os erros é uma baita lição de casa. Observando de perto o dia a dia na Ambev, vejo como ser consistente tem poder dentro de uma grande companhia e como isso ainda reflete na rotina de quem está dentro de Ambev.

Única crítica do livro é a falta de representatividade das mulheres além da própria escritora (maravilhosa) Cris, que aliás escreveu esse livro com maestria, foco e coragem, representando o bom jornalismo.

Excelente pra quem quer entender melhor o segredo do sucesso e o poder de persistir no que se acredita e ainda criar uma cultura forte.

Samuel.Nonoka 18/03/2022

Uma boa dose de inspiração nacional
Este trio é simplesmente alto nível. A gestão dos três é a personifação da harmonia entre agressividade e mérito.

Fiquei admirado com a capacidade de gestão de cultura e organização, este foi o ponto que mais me chamou atenção na jornada destes, que são uns dos maiores empresários do nosso país e do mundo.

Embora, os capítulos do livro sejam grandes, devorá-lo foi tarefa fácil, graças a riqueza e qualidade do conteúdo.

Ler sobre esta jornada de tamanho sucesso, trilhada por brasileiros, me dá a energia de saber que podemos fazer mais, ir além, sermos referência mundial, sonharmos grande.