Carmilla

Carmilla Sheridan Le Fanu

Resenhas - Carmilla

JSGuedes 17/03/2024

Expectativa errada, falam que é uma obra que tem erotismo e terror, mas é um terror que não bota medo e erotismo da época que usar short era proibido. Pra mim foi uma história meio sem sal. Porém, entendo que na época foi publicado que tenha sido uma experiência diferente.

Gabslareine 23/05/2021

Antes de Drácula
Não vou negar que eu sou muito fã da história do Drácula de Bram Stoker, da qual nenhuma adaptação conseguiu ser tão fiel e tão interessante quando a leitura do livro. Por gostar tanto esse universo dos vampiros é um dos temas que mais gosto de acompanhar suas histórias, principalmente as primeiras da literatura europeia. Apesar disso demorei bastante tempo para ler Carmilla - A vampira de Karnstein.

Um livro que ganhei na época da escola e continua sendo um dos primeiros livros de vampiro que li e releio, chamado Contos Clássicos de Vampiro, faziam alusão a Carmilla, mas como não tinha condições de ter seu livro, acabei deixando para lá e foi esquecido até a série animada de Castlevania.

Finalmente voltei meus olhos para as personagens da animação Carmilla e Lenore, da qual o poema se encontra no livro Contos Clássico de Vampiro. Lenore tem uma história da qual o cinema gosta de dar ao Drácula, assim como Carmilla em seu livro lembra muito a Lenore de Castlevania.

É uma história rápida e interessante por ser narrada pelo ponto de vista feminino, apesar de ser um homem que escreve. Carmilla tem paixão por mulheres e talvez o machismo do autor reflita na personagem Laura ao repelir veementemente o paixão de Carmilla. Apesar disso eu gostei e é uma leitura bastante rápida e narrada de forma parecida da de Drácula.

Sofia-Carbajo 24/05/2021

Incrível!!
Sendo sincera, eu não esperava muita coisa desse livro por dois fatores, o primeiro sendo que ele foi escrito por um homem hétero (de época) e o segundo é por esse livro ser de época. Mas mesmo assim eu resolvi dar uma chance e no final das contas eu realmente me surpreendi...

Esse livro realmente é muito bom, apesar de ter poucas páginas (eu li em 2 dias, mas teria terminado bem antes se não fosse o fato de eu ter começado a ler de madrugada e em dia de escola rsrsrsrs); pra quem é fã da websérie e filme Carmilla, vale super a pena comprar vocês não iram se arrepender!

Só um pequeno aviso, por mais que esse livro tenha o mesmo nome e conta quase que a mesma história, ele é bem diferente da websérie e do filme, esses são dois suas adaptações.

Beatryz29 19/05/2024

Um Clássico
Ótimo livro para conhecer um pouco mais sobre as origens dos vampiros que conhecemos. Uma história curta, porém envolvente. Recomendo à todos os que gostam de terror/suspense, será uma boa experiência.

Moana Souza 28/10/2021

(Sobre)natural
Antes tarde do que nunca, é assim que descrevo a leitura de Carmilla. Essa história que foi uma inspiração para a escrita do Drácula de Bram Stoker e, mesmo assim, é tão pouco conhecida. Aqui o sobrenatural é tratado de uma forma interessante: sem descrições ou explicações excessivas, a atmosfera é construída ao redor da dúvida e da especulação, o horror está em não saber e em ir descobrindo aos poucos, o alerta constante de esperar a aproximação do mal. Adicional ao suspense bem escrito, o autor trata da atração entre as duas mulheres de forma muito natural e que nunca chega a ser algo sexual, permanece um quê de inocência aliado à sedução tão característica das histórias de vampiro, associando perfeitamente a atração e a repulsa que esses seres causam no imaginário humano. Achei interessante também que, mesmo tendo sido escrito no século XIX, o autor deixa brechas para que o leitor acredite ou não no sobrenatural, o que permite imergir ainda mais profundamente na história e questionarmos nós mesmos se Carmilla seria totalmente um fruto da imaginação.

Allanys.Helena 26/08/2023

Carmilla é uma experiência.
Não é tão clichê quanto se espera que seja. O casal principal da narrativa contribui com a expectativa do leitor de forma clara. É um bom livro que merecia mais reconhecimento!

Joy 23/11/2021

? Sinopse: Laura é uma jovem que mora em um afastado castelo com seu pai, ela anseia por companhia de outras pessoas de sua idade. Até que um dia, um estranho acidente leva uma jovem chamada Carmilla a se hospedar no castelo. Esse suspeito encontro desperta em Laura sentimentos intensos, ao mesmo tempo que um certo terror que começa a assombra-lá.

Um conto clássico da literatura gótica, um livro sobre vampiros, ou melhor, sobre uma vampira.
Carmilla é uma vampira que se interessa apenas por mulheres, tanto em relação a suas presas quanto à suas paixões. E levando em consideração a época que foi escrito(era vitoriana), a sexualidade das personagens é abordada de forma discreta, porém inegável e com uma certa intensidade característica da personalidade de Carmilla.

?"Você deve me amar e juntar-se a mim na morte e além dela. A diferença não existe em minha natureza apática."

É uma leitura muito fluida, ainda mais levando em conta que se trata de um clássico, o tipo de livro para ler em um dia. Escrito antes de Drácula, é um pioneiro da literatura do gênero, e serviu de influência para os autores seguintes que exploraram o universo vampiresco.
Carmilla apesar de suas poucas páginas é um livro cativante, o que me deixou querendo um final diferente para as personagens.

Biatorisu 26/01/2022

Carmilla
Interessante saber que essa foi a primeira história de vampiros, muito mesmo antes de Drácula (inclusive serviu de inspiração), e mesmo assim não possuiu tamanha fama comparada a este.

A leitura é bastante leve com uma escrita fácil, mas não deixa de arrepiar com sua narração.

O livro é narrado por uma jovem chamada Laura, que vive em um castelo (schloss como mencionado) com seu pai.
Certo dia, os dois são surpreendidos por um acidente de carruagem perto de sua morada. Daí que surge Carmilla, que logo se torna hóspede do lar.

Em diante, começa surgir mistérios cercados pela jovem e terrores noturnos. Além do florescer de uma paixão envolvendo ela e Carmilla.

Porém, Carmilla que se atrai por mulheres, as escolhe como suas vítimas.

Kate 04/03/2022

Eu amoo
Eu literalmente sou suspeita a falar quando se trata de Carmilla e Lauren. Li esse livro digitalmente e tenho outro físico. Ambas histórias iguais, até mesmo na escrita.
O que eu tenho pra falar é que mesmo Carmilla (Millarca) sendo retratada como lésbica para se tornar mais repugnante ela é APAIXONANTE, suas descrições são tentadoras. Deveria se falar mais em Carmilla como se fala do drácula.
Só sinto falta de um pouco mais de descrição sobre o romance das duas????

Liza 09/02/2024

Me senti uma verdadeira empata f*d4 lendo.
O livro é bem rapidinho e fluído, tanto que levei somente 2 dias para concluir-ló. Tenho algumas ressalvas a se fazer e a principal é uma resposta do porquê, apesar de ter vindo antes de Dracula, Carmilla é tão pouco conhecida.
Ambas as histórias são fantásticas, porém sinto que Carmilla faltou um quê a mais. Dracula pecou pelo demais (sendo um livro levemente massante para mim), já Carmilla pecou pelo menos. Desejava mais e fiquei decepcionada com o final simples. Ambas mereciam bem mais palco e páginas. Apesar disto ela não deixa de ter seu encanto único. Me senti atraída pela vampira sem ao menos estar sob seus encantos, quem dera a pobre da Laura.
Enfim, apesar da simplicidade do livro ele me encantou bem mais que Dracula, me deixando com uma vontade de bis pelas suas histórias. Ali sim eu entendi o sentido que tanto atrelavam vampirismo com o poder sexual.

Ash 05/04/2022

tem aquela BAITA presença!
Romance gótico sobre vampirismo, não tem como errar! É sempre o tipo de narrativa que me agrada ler.

Apesar de me entreter com as características do goticismo, achei a narrativa superficial, um tanto cansativa e a protagonista burra.

Queria ter mais interações da Carmilla com a Laura, de forma que pudesse apreciar mais o relacionamento das duas sem me irritar constantemente com a mesquinhez e burrice da Laura por ter uma historia idêntica a dela e vários fatores apontando que Carmilla seria uma vampira e, ainda assim, ignorando-os. Sem contar que todos os capítulos que o general contou sua história tornaram a narrativa cansativa.

No entanto, não posso deixar de apontar a perspicácia com que a exploração da sexualidade feminina é retratada como horrenda pra época, então ter umA vampirA que caça apenas mulheres como vítimas é de certa forma inteligente e encantador.

Lou Black 26/05/2022

Amei
É muito bem escrito,tem uma escrita um tanto poética,o relacionamento da Carmilla e da Laura é algo muito instigante,o suspense que o livro faz é maravilhoso e o quebra cabeça aos poucos se encaixando é muito bom.
Amo como a Carmilla é poética e um pouco tóxica
mas totalmente romântica,me apaixonei por ela...
De livros de vampiros, esse foi o meu preferido quando li Dracula achei arrastado porém esse li super rápido,esse livro se tornou meu queridinho.