Uma Prova de Amor

Uma Prova de Amor Emily Giffin

Resenhas - Uma Prova de Amor

Stela 05/10/2016

Apaixonante!
Primeiramente, o que me incitou a ler esse livro foi a capa, por ser tão linda. Imaginei que se tratasse de uma história emocionante e bela de amor. Mas, além disso, a história tem uma pontada de divertimento, o que a torna ainda melhor. Bem, para quem deseja uma história romântica e ao mesmo tempo divertida, essa é, com certeza, a ideal.

O livro nos conta a história sob o ponto de vista de Cláudia Parr, uma editora de Nova York de 34 anos muito bem realizada com sua profissão. Além de talentosa e inteligente, é bem sucedida e conformada com suas decisões. A partir delas, está sua opção de ser uma mulher livre e sem muitas responsabilidades. Isso implica não ter filhos. Cláudia nunca se imaginou sendo mãe tampouco quis ser. Desde muito pequena tomara a decisão de nunca optar por esse caminho, já que ser mãe a colocaria em grandes responsabilidades, o que implicaria com toda sua rotina. Era melhor trabalhar duro para cuidar de si, ao invés de se sobrecarregar com uma geração futura. Mas, além disso, Cláudia nunca sentiu que ser mãe tornaria sua vida melhor ou mais divertida. Bem pelo contrário, poderia mudar até quem ela realmente era, e isso não seria tão simples para ela.

Embora todos seus relacionamento terminassem por várias razões, Cláudia sabia que o fato de não aceitar ter filhos era um dos fatores principais, pelo simples motivo de seus namorados não compreenderem sua decisão negativa à respeito do assunto. Porém, ao longo de seus 34 anos, Cláudia nunca se viu mudar de ideia, logo, procuraria o homem certo, aquele que a amaria do jeito que ela era e sem promessas de filhos. E ela estaria disposta a esperar o quanto fosse. E não importaria quanto tempo levaria para isso acontecer, o importante é que sua posição seria a mesma e nada a mudaria.

Ao invés de se sentir infeliz consigo mesma, Cláudia concentrava suas energias sempre em seus colegas que estavam ao redor, seus familiares e sua carreira. Se divertia com os amigos e sua profissão. Resumindo: ela estava muito satisfeita com sua vida e nem precisaria de um marido para se sentir completa. Era isso que pensava até conhecer Ele.

Até que esse dia chega e ela conhece Ben, um homem muito atencioso e companheiro. Tudo o que Cláudia sempre desejou, ou qualquer outra mulher desejaria. Assim como ela, Ben nunca pensará em ter filhos e aceitava o fato de viver como um casal feliz e satisfeito. É notável que, por serem um casal super apaixonados, levavam uma vida ótima, e o fato de não possuírem filhos não interferia no amor que sentiam um pelo outro. Era forte e fiel, um amor verdadeiro.

"Então, conheci Ben. Lindo, gentil e engraçado. Parecia bom demais para ser verdade, especialmente depois que fiquei sabendo que ele pensava o mesmo que eu sobre ter filhos."

Entretanto, como relata a sinopse, um dos dois muda inesperadamente de ideia, e este é Ben. Mas, o que poderia estar por trás dessa mudança repentina? Ben vive a experiência de estar próximo de um casal que está prestes a ter um filho, e, aos poucos, algo o instiga a mudar sua opinião. Ele começa a se encantar com o bebê e, de repente, Ben muda completamente seu ponto de vista. E, é a partir daí que Ben e Cláudia entram em contradição. Ter filhos ou não? Cláudia jamais sacrificaria sua forma de pensar mesmo amando Ben o tanto que fosse. E para Ben, é claro que se Cláudia o amasse de verdade aceitaria qualquer desafio para manter a relação entre os dois.

"Resumindo, nos apaixonamos. Todas as coisas se encaixavam no lugar certo. E não era uma alegria sem sentido que vem quando a gente quer acreditar desesperadamente que encontrou o par perfeito. Nosso relaciona,ente era tão bom, honesto e verdadeiro que, em determinado momento, comecei a acreditar que Ben era minha alma gêmea."

À medida que Cláudia percebe que Ben está aos poucos escapando de sua vida, começa surgir a sensação de dúvida de que algum dia ela se arrependeria por ter tomado essa decisão. E esse seria o pior cometido em sua vida. Ela deseja seu marido de volta, deseja que as coisas voltem a ser como eram, mas sem a condição de ter filhos. Será que Claúdia deveria ter concordado em ter um filho só para manter o homem que amava de verdade?

Uma prova de amor nos dá a principal lição de que uma decisão errada pode mudar completamente nossas vidas. E, ao longo do livro, isso nos mostra de várias maneiras como um simples conflito pode causar grandes mudanças.

O que pensei desse livro não foi nada mais simples do que uma história incrível e perfeita. De início, não pensei que a autora me surpreenderia tanto, mas com o decorrer da trama fiquei interligada e desejando sempre mais. De uma forma simples e direta, ela desenvolve a história sempre com uma pitada de ternura e divertimento, a todo momento colocando em questão o quão intenso pode ser o amor de duas pessoas a fim de uni-las.

site: http://www.leitorasvorazes.com.br/2015/09/titulo-uma-prova-de-amor-autora-emily.html

Kellen 23/01/2017

Me incomodou
Acho a temática do livro muito interessante, fato esse que me levou a sua leitura. Porém fiquei incomodada com a citação exagerada da personagem quanto ao seu ex marido. Ela passa o livro inteiro voltando, o desenrolar da história não acontece. Talvez eu não consiga me expressar bem com essa colocação, mas talvez outras pessoas tenham se sentido da mesma forma e possam dizer. Foi incômodo.

Julia.Maria 03/02/2017

Como amei <3
Eu amei Uma Prova de amor, primeiro livro que li com tema chik list. A escrita de Emily é maravilhosa, ela desenvolve muitíssimo bem o enredo. A história é narrada pelo ponto de vista de Claudia, então você realmente sente as emoções da personagem, se sente amiga da mesma. Em relação a indiferença a maternidade de um dos personagens, a escritora apresentou uma narrativa bem honesta e real das reações das pessoas em volta do personagem, coisas que acontecem com pessoas que não possuem o desejo de ser mãe/pai. Eu amei esse livro e com certeza irei ler mais da autora. Super recomendado!!

Estela Cunha 13/07/2017

Gostei, mas esperava mais ...
Acabei de ler mais um romance de Emily Giffin, "UMA PROVA DE AMOR" e como em todos eles, fiquei encantada com as possibilidades humanas abordadas.

Aos 31 anos, Cláudia é uma bem-sucedida editora em Nova York, mas que carrega em si a dúvida de que algum dia encontre alguém para ser seu companheiro e que compartilhe de seus "diferenciados projetos" para o futuro. Ao contrário da maioria das mulheres, Cláudia não deseja ter filhos, pois ao longo da vida concluiu que nem todas as mulheres necessitam da experiência da maternidade para se sentirem completas. E ela sem dúvida é uma dessas mulheres!

Mas inesperadamente conhece Ben. Um homem lindo, gentil e engraçado.

Também aos 31 anos de idade, o dedicado arquiteto surpreende Cláudia com a possibilidade de ser seu "Príncipe Encantado". Ben também não pretende ter filhos, pois assim como Cláudia, não se vê na obrigação, ou necessidade de prosperar seu nome ou seus genes.

Daí em diante muitas afinidades aparecem e unem de uma forma encantadora estes dois, até o momento em que um deles muda de ideia!

O livro faz da história de Cláudia e Ben um convite a refletir sobre muitas barreiras que estabelecemos no amor, ainda que nem sempre seja o fato de NÃO SE QUERER ter filhos.

Aborda a relação familiar, o desejo de ter filhos, o desejo de NÃO se ter filhos, as abdicações que estamos dispostos por quem amamos, os problemas que os casais enfrentam para estarem juntos, a necessidade de dar e pedir perdão.

De forma divertida, quem tiver a oportunidade de ler este livro, irá conhecer a irreverente Vera, a divertida Jess, as insubstituíveis Maura e Daph, o conquistador Michel, a meiga Zoe e o sedutor Richard, entre tantas outras pessoas e histórias que dão enredo as vidas de Cláudia e Ben e que em algum momento, se parecerá com partes da sua história.

O livro que deixa um gostinho de quero mais no fim e sua imaginação a mil sobre os rumos que cada personagem tomará a partir de agora.

Confesso que esperava mais detalhes sobre o que acontece com cada uma dos personagens inseridos na trama, pois achei que ficou um ar de “E aí?”. A escritora também permitiu alguns momentos de leitura maçante, o que é relativamente normal. Mas nada que tirasse o prazer da leitura!

site: http://umpoucomaisliterario.blogspot.com.br/2017/06/resenha-uma-prova-de-amor.html

Fabíola 23/10/2017

Uma prova de amor
Um romance para ler em uma tarde chuvosa...
Já conhecia uma obra da escritora que ganhei de presente, Questões do coração e não foi uma leitura surpreendente...assim essa obra também foi um presente e ficou parada em minha estante por longos meses... simplesmente não sentia vontade de ler...mas decidi que até o final do ano irei ler tudo que está estagnado.
É uma leitura leve, e fiquei aguardando para sentir se seria surpreendida...o próprio título do livro em minha visão é um spoiler imenso, por ser tão óbvio.. mas continuei...
A narrativa aborda uma mulher com enorme sucesso na carreira editorial de livros e que Nunca quis ser mãe...logo no início da trama ela conhece Ben que aparentemente também compactuava de suas escolhas...
Durante várias páginas sua história com ele torna-se cansativa, a escritora é bastante prolixa...senti falta de algo mais envolvente, misterioso, surpreendente. Mas nem por isso deixa de ser uma leitura gostosinha...acredito que isso torne a escritora tão querida.
Não é um livro que recomendo, mas não o considero ruim...curti várias passagens ligadas a citações de clássicos da literatura, a músicas incríveis que se quer eu conhecia como Sam Cooke, adoro livros que citam esses segmentos.
Para mim, é um livro casual, comum...mas que talvez agrade muitas pessoas.

Marla 10/09/2018

Resenha: Uma Prova de Amor – Emily Giffin
Uma Prova de Amor de Emily Giffin levanta a seguinte questão, até que ponto você iria por amor? Claudia Parr é uma bem sucedida editora, que vive em Nova York, e tem um casamento feliz com Ben. Mas as coisas mudam, quando o desejo de um filho surge, e pouco a pouco o casamento perfeito desmorona e a separação parece ser algo inevitável.

Claudia é filha de pais separados e possui duas irmãs: Maura e Daphne. Desde pequena ela nunca quis ser mãe e esse fato, era algo que atrapalhava e muito seus relacionamentos, até que ela conhece Ben, quer também não quer filhos. Porém o tempo passa e ele muda de ideia, será que Claudia está disposta a ser mãe, por amor a Ben?

"Ainda assim, eu realmente acreditava que um dia iria encontrar o cara certo, aquele que me amaria do jeito que sou, incondicionalmente, sem promessas de filhos."

Narrado por Claudia, o livro Uma Prova de Amor possui uma trama leve e até mesmo divertida sobre relacionamentos, que infelizmente não me conquistou totalmente. Emily Giffin tem uma ótima escrita, que envolve o leitor e isso faz com a leitura fluía com muita facilidade, mas senti falta de algo mais. Claudia e Ben descobrem que desejam coisas diferentes, mas acabamos só conhecendo o ponto de vista dela, senti falta de conhecer o lado de Ben para entender os motivos que o levaram a mudar de opinião. E complicado você tomar partido ou até mesmo formar uma opinião sem antes conhecer os dois lados da história.

A trama ainda conta com as histórias de Maura, Daphne e Jess a melhor amiga de Claudia.
Maura é casada com Scott, um homem rico é bonito, e é mãe de três filhos, a primeira visita sua vida é perfeita, mas as aparências enganam. Daphne é casada com Tony um companheiro ideal, mas se sente incompleta, por não conseguir realizar o sonho de ser mãe. Jess é linda e bem sucedida profissionalmente, mas possui um dedo podre para relacionamentos, que a sempre deixam com um coração partido. Esse é um dos pontos interessantes do livro, apesar do foco ser Claudia, as vidas de Maura, Daphne e Jess movimentam e ajudam a dar ritmo á trama, mostrando que mesmo sendo tão diferentes, suas vidas e relacionamentos parecem ter muito em comum.

"Meu marido não me amava o bastante para ficar comigo nesses termos?"

Enfim Uma Prova de Amor trouxe uma trama que não me cativou totalmente, por causa de alguns pontos, mas ainda assim foi uma boa experiência, e ainda quero ler outros livros da autora. Então recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões.

site: 26/06/2018 - http://loucaporromances.blogspot.com/2018/06/resenha-uma-prova-de-amor-emily-giffin.html

Bruna 24/03/2019

Uma Prova de Amor...
Sem dúvidas é um dos melhores livros de romance que eu já li! Possui uma leitura fácil e envolvente. Na verdade, é impossível não se envolver com a história e os personagens. Eis que surge o questionamento: o que o amor por uma pessoa é capaz de provar? Do que as pessoas são capazes para ter ao seu lado o amor de sua vida? Esse livro nos responde esses questionamentos e muitos outros. Boa leitura, vale a pena!

Cris 31/10/2019

Uma leitura de muita reflexão
Uma prova de amor - Emily Giffin

Primeiro vem o amor, depois vem o casamento e depois... os filhos. Não é assim?

O que acontece quando um casal decide que não quer filhos, e no meio da jornada um deles muda de ideia?

Como sempre a autora nos leva a reflexões simples e complicadas. Nos mostra que nem sempre o comum é o normal, que os finais felizes nem sempre são iguais, pois quando é o final?

Mais uma vez me encanto com a escrita sutil e contundente da autora. Recomendo muito a leitura.

Sil 16/02/2020

Ótimo livro! Gostei muito.