Will & Will

John Green

Resenhas - Will & Will

Caroline.Grossl 20/06/2021

Resenha: Will & Will - Um nome, um destino
A resenha de hoje é sobre o livro "Will & Will - Um nome, Um destino", publicado no Brasil pela Editora Galera em 2013, contendo 352 páginas, essa é uma parceria dos autores norte-americanos John Green e David Levithan.

O livro possui uma capa muito bonita (na minha opinião), mas lendo a sinopse não tem muito como saber o que esperar do livro, e por um momento até cheguei a pensar que um desses Will tinha saído de um mundo paralelo ou mágico e eles teriam que se reunir para resolver alguma coisa (pensamentos de uma pessoa que adora livros de fantasia e eventos sobrenaturais XD), pensei também que se tratava de um romance entre os dois protagonistas. Mas não tem nada a ver com isso, o livro simplesmente conta a história de dois garotos que moram em cidades diferentes e possuem vidas diferentes, mas com o mesmo nome e que se conheceram por um acaso.

No início fiquei bastante incomodada e achei desnecessária o excesso de palavrões que os personagens falam, mas conforme a história vai se desenrolando, isso vai diminuindo. Os capítulos são narrados em primeira pessoa, alternados entre os pontos de vista de cada Will. No começo pode ser um pouco estranho e difícil para identificar qual dos dois personagens está narrando, mas a forma que os autores fizeram para diferenciá-los, foi através da diagramação: a parte do segundo Will é tudo escrito com letra minúscula, isso incomoda um pouco, mas não é nada que atrapalha a leitura.

O primeiro Will é um garoto hétero, que mora com os seus pais em Chicago, ele é um rapaz um pouco reservado, e possui dois amigos. Jane, a garota por quem ele está apaixonado, mas que não sabe como dizer isso a ela, e Tiny Cooper, um garoto gay que está organizando um musical que conta a história de sua própria vida.

Já o nosso segundo Will é um garoto gay, porém não assumido, que mora apenas com a sua mãe. Ele sofre um estado forte de depressão, e na escola ele possui apenas uma amiga chamada Maura, mas a pessoa que ele realmente se abre e se identifica é um rapaz que ele conversa pela internet chamado Isaac, um amigo virtual que ele nunca viu na vida e por quem encontra-se apaixonado, e por isso decidem marcar um encontro em Chicago para se conhecerem.

O destino dos dois Will Grayson se cruzam numa noite particularmente horrível para ambos, o primeiro Will é barrado pelo segurança por não possuir a idade permitida para entrar em um show, já o encontro que o segundo Will tinha marcado não deu certo, pois Issac não comparece. Os dois Will’s se encontram em um estabelecimento e por acidente descobrem que possuem o mesmo nome. Por consequência o primeiro Will apresenta seu amigo Tiny ao outro Will e logo esses dois começam a namorar.

“Quando as coisas se quebram, não é o ato de quebrar em si que impede que elas se refaçam, é porque um pedacinho se perde – as duas bordas que restam não se encaixam, mesmo que queiram. A forma inteira mudou.”

A história era para ser focada nos dois Will Grayson’s mas na minha opinião quem pegou todo o brilho foi Tiny Cooper, ele que une as duas histórias, pois os dois Wills tem pouquíssima interação, o que é estranho, pois eu achava que eles iam ser bem mais próximos. Pra mim, Tiny foi um personagem incrível que me fez desejar ler uma história protagonizada por ele, e esse livro existe ^.^ David Levithan publicou o spin-off deste personagem que contará as passagens desta tão esperada peça que ele está produzindo, o livro se chama “Me abrace mais forte: A história de Tiny Cooper”, mesmo nome que a peça recebeu, esse livro mostra um pouquinho mais sobre a história de Tiny e como ficou o roteiro de seu musical.

“Estar em um relacionamento, isso é algo que você escolhe. Ser amigo, isso é simplesmente algo que você é.”

Enfim, "Will & Will" aborda assuntos muito importantes como saúde mental e homossexualidade, mas acho que os autores não conseguiram passar direito essa mensagem. O livro trás pensamentos em que até aquele tempo em que o livro foi lançado era “normal” que muitas pessoas tivesse, mas que não são mais bem-vistos, tem algumas falas que podem ser bem problemáticas e ofensivas nos dias de hoje, inclusive, acho que é até por esse motivo que muitas pessoas não gostam desse livro. Mas acredito que está é uma boa forma de vermos como evoluímos com o passar do tempo.

Apesar de tudo, esse é um livro que fala sobre aceitação, amizade, a importância de lutarmos e corrermos atrás de nossos sonhos e é claro sobre o amor. Os personagens estão no período de ensino médio e passam por dramas que todos os adolescentes sofrem durante essa fase, cada um com seus problemas, suas incertezas, seus medos. A leitura flui com uma rapidez impressionante, de forma que a história acaba sendo leve, um bom livro pra passar o tempo.

O livro possui páginas amareladas e o tamanho da fonte contribui para que a leitura seja fácil e rápida. Possui diversas frases bonitas, minha vontade era colocar todas.

"A verdade, porém? Todo mundo tem uma. Essa é a nossa maldição e nossa bênção. Essa é nossa tentativa e nosso erro e nossa coisa certa"

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Mille 20/06/2021

?É por isso q chamamos as pessoas de EX,-porque os caminhos que se cruzam no meio acabam se separando no fim. É mto fácil ver esse X?[?]
Esse livro e maravilho e tem um tema incrível de se ler amei essa experiência q tive lendo esse livro ????

Cacala 19/06/2021

Opinião.
Achei uma leitura bem confusa, é um livro razoável, não é bom e nem ruimmmm. É um livro que talvez eu não compraria se eu já soubesse como ele era.

Mori.Tudorache 12/06/2021

Beeemmm adolescente
Fala de diversidade, depressão e principalmente amizade, expectativas e amor, leitura rápida e fofa, chorei no final?

Joao.Vitor 10/06/2021

o will (John Green) é irritante
esse livro foi muito cansativo de ler porque o protagonista do John Green é muito chato, não sei se é intencional ou não mas é chato, o do David é bem mais legal e interessante. tem um romance ali e aqui, lindos desenvolvimentos e final satisfatório até, não é um dos meus favoritos mas me fez chorar entao...

não tive dificuldade em diferenciar os "Wills"

eu amei o jeito que David escreve

lipelimma 10/06/2021

3.5*
No começo não me prendeu muito mas gostei, várias frases legais e vou ler a sequência.

Carol 10/06/2021

Não foi bom, mas também não foi ruim.
O livro trás um enredo bem interessante que inicialmente parecer ser sobre relacionamentos amorosos, mas que depois você vê que acaba sendo um livro sobre amizade.

De inicio, achei ambos os personagens bem chatos. Sabe aquela galerinha do "não me misturo, sou melhor que todo mundo e etc"? Ambos os Will's eram bem esnobes e só sabiam reclamar de tudo. Tanto que chegou um ponto da história que estava acompanhando mais pelo Tiny. Os dois tratavam todo mundo super mal e se eu fosse amiga de um deles já tinha pegado minhas coisas e caído fora. O Will só reclama o tempo todo de como o Tiny é a gay escandalosa e o will acha que é suave tratar a Maura igual a um lixo (mesmo com as coisas que aconteceram depois, nada justifica você tratar alguém mal).

Lá pela metade do livro, incrivelmente, quando existe o encontro entre os dois mundos, começou a ficar um pouco mais legal e li em uma tacada só.

John e David trazem alguns problemas da adolescência que não são muito discutidos em livros: a gordofobia, a depressão e a amizades tóxicas que são necessários em livros adolescentes para que os jovens se reconheçam nesses personagens não-perfeitos. Ninguém ali é louro, alto, dos olhos azuis que é a pessoa mais legal e popular do mundo, ou é a menina desprezada da escola que só vai tirar o óculos e vai ser a nova popular. São personagens bastante reais com seus medos e inseguranças.

Mas os conflitos entre os amigos e os Will's são resolvidos tão rápido que parece que eles tiveram ali uma luz divina que fizeram eles ficarem super gente boa da noite pro dia, sendo que você reconhecer a amizade tóxica, reconhecer seus próprios erros e conversar com o outro é um processo demorado na maioria das vezes.

É uma boa leitura para passar o tempo, mas não é bom o bastante pra recomendar para alguém.

Thata 10/06/2021

É uma leitura muito suave de ler
Porém, esperava mais do final. É muito divertido acompanhar os dois Wills, e pra mim, principalmente o Tiny Cooper. Mas o final precisava de um fechamento decente, deixa aquela sensação de incompleto. Mas fora isso, foi uma leitura gostosa.

Hay 07/06/2021

Will & Will
Nunca gostei de ler livros entre parcerias, a algum tempo decidi que iria ler esta parceria de John Green com David Levithan, e meu Deus que arremetimento!
Sinceramente me arrependo como leitora de ter lido e como fã do John Green ele ter feito este livro, é chato, é um saco.

Tamires428 03/06/2021

Perfeito?
Leitura simples e divertida, perfeito para te tirar do tédio sem perder o gostinho de quero mais. Me identifiquei em diversos aspectos com os personagens, eles me fizeram refletir bastante. Mostra que a vida é muito mais que tentativa-erro-tentiva até chegar na "coisa certa", coloca em destaque que todo humano é falho, só basta não deixar ser corroido pelos erros. Ai, meu Deus! E esse final? Assim como no começo senti tantas emoções juntas que deixaram o meu coração quentinho??

Evangeline 02/06/2021

O amor de uma amizade
Acredito que a minha proposta de não abandonar um livro quando a leitura não me interessa esteja dando certo.
Sempre fui apaixonada pelos livros de John Green, mas, quando comecei a leitura de Will & Will, não fiquei muito empolgada. De todos os livros deste autor que já li, esse foi o que menos me cativou. Mesmo assim, resolvi continuar.
A surpresa veio quando me vi apegada à relação entre os Wills e Tiny Cooper, o brilhante Tiny. Como deve ser mágico ter um amigo como ele! Ao mesmo tempo em que fico maravilhada com tudo o que Tiny é, pego-me pensando no fardo que deve ser carregar tantas qualidades e maquiar as inseguranças. Enfim... eu te aprecio, Tiny Cooper! ?

lucolla 29/05/2021

6/10
Faz bastante tempo que li o livro, mas não posso deixar de comentar da confusão que meu cérebro fazia quando os pontos de vista eram trocados. Gostei do fato deles não virarem algum tipo de namorados no final mas não tenho como dar mais opiniões sobre um livro que li a mais de um ano

Samara Baraúna 29/05/2021

Fiquei o livro todo presa na narrativa e esperando o final.
Chorei pq n esperava tanta boiolice

Duda 28/05/2021

Poderia ser mais?
Comprei esse livro com muita expectativa por causa do lance de dois autores escrevendo o mesmo livro, porém, não passa de ?mediano?.
Tipo, não é ruim ruim, a história é até legalzinha e divertida.