O Último dia de um condenado

O Último dia de um condenado Victor Hugo

Resenhas - O Último Dia de um Condenado

Wendell.Vita 13/12/2020

Victor Hugo traz nesse livro a angu?stia e o sofrimento de uma pessoa condenada a? morte. No seculo XIX, a execuc?a?o em prac?a pu?blica, movimentava a sociedade que se divertia com o supli?cio e a decapitac?a?o de prisioneiros. Sempre contra?rio a? pena de morte, Victor Hugo traz aqui o sofrimento muito mais psi?quico que fisico de um prisioneiro. Ele sabe que vai morrer, mesmo sendo de ?refinada educac?a?o?, o sistema na?o perdoa, seja voce rico ou pobre. Seja seu crime, assassinato contra crianc?as ou apenas roubar um pa?o. Sua cabec?a vai rolar na Gre?ve. Um dos mais interessantes e intrigantes detalhes da obra e? o segredo que gira em torno da histo?ria deste condenado. Porque o autor na?o nos revela o crime cometido ou a motivac?a?o da sentenc?a capital. Sabe-se, apenas, que o condenado na?o se arrepende de seu crime. Outra coisa que nos intriga e? que o personagem lamenta que o delito tenha levado o Estado a praticar outro crime ? na?o o de condena?-lo a? morte, mas o de condenar a sua filha, em breve o?rfa? de pai, ao estigma social.

Rosangela Max 18/12/2020

Incrível!
Sobre a história, não tem muito o que falar. A escrita de Victor Hugo é incrível e este livro mostra muito bem isso. Só não recomendo ler nesta edição de português de Portugal.

Atila.Carlos 21/12/2020

Um belo cartão de visitas para começar a ler Victor Hugo. Uma novela bem amarrada e completamente satisfatória, no sentido literário. Uma leitura que nos coloca num lugar de julgamento do dito condenando de alguma forma, sem que percamos a compaixão por ele. Magnifico.

Le Lecteur 28/12/2020

Literatura
Uma crítica e o testemunho de uma época.

Ana Bellot 03/01/2021

Diante da morte os homens são iguais.
Victor Hugo foi um crítico a pena de morte por toda sua vida. Nesta obra, acompanhamos um condenado e suas indagações até a chegada do grande dia. Para aqueles leitores ávidos do autor, esse livro pode causar uma estranheza (sobretudo se você ler saindo de obras como Trabalhadores do Mar e Corcunda de Notre Dame, cheios de capítulos recheados de descrições e divagações). Nesta obra, você vai se deparar com um diário, simples e coeso, tão bem detalhado de um condenado que, em seu tempo, fez o autor ser acusado de roubar o livro de alguém que realmente existiu. Aqui, não saberemos o crime que foi cometido nem o nome do acusado o que nos despe completamente de julgamentos e nos faz criar empatia. Empatia essa que questiona: qual o valor de uma vida? Leitura excelente, recomendo inclusive para ser uma introdução ao mundo do autor.

Aécio de Paula 03/01/2021

O Último Dia de um Condenado - Victor Hugo
Aos 26 anos, Victor Hugo ficou impressionado com a execução pública de um condenado a morte. Após aquela cena chocante, escreveu em 3 semanas esse romance que mudaria a política francesa. Foi bastante marcante até entre legisladores e juízes sob a ótica penal.

Isabelle Lopes 15/01/2021

Victor Hugo e um livro aberto cuja própria concepção foi um mistério. Ficção ou reprodução do diário de um real condenado?

O motivo e a natureza do crime em si não importam, a condenação à morte seria, no mínimo, um duplo desperdício da vida.

Ou ainda haveria vida a executar?

Helô 17/01/2021

Um pouco de história!
Victor Hugo, como ativista a causa, apresenta a angústia e a injustiça dos condenados a pena de morte na França.

Barbara.Araujo 27/01/2021

O último dia de um condenado
O livro apresenta as angústias de um condenado à pena de morte narrado em primeira pessoa. Foi uma leitura realizada mais por curiosidade sobre a escrita do autor do que pelo enredo da história, mas mesmo assim esperava algo a mais.

Ribeiro 06/02/2021

Quatro horas?
Misteriosa e intrigante, uma leitura em volta da amargura de um condenado. Não se conhecem as causas, a história, nada. Apenas a agonia dos últimos minutos de vida de um indivíduo.
Gostei.

Éfi 11/02/2021

Um livro marcante
O u?ltimo dia de um condenado, de Victor Hugo
2º livro lido em 2021. ?

Um dia?rio, um relato, as u?ltimas palavras, agonias, arrependimentos, anseios, pa?nicos, e toda espe?cie de sensac?o?es de um condenado a? (pena de) morte - na guilhotina.

No prefa?cio, Victor Hugo defende com humanidade o posicionamento contra a pena de morte e todos os absurdos que tal desfecho acompanha.

O livro e? curto e vale muito a pena a leitura.
?A porta do tu?mulo na?o se abre pelo lado de dentro?.

Ramalho 17/02/2021

Um romancista em construção
Muito gostoso ler um texto de Victor Hugo em que ainda estava em produção. O autor trás com seu livro uma crítica a pena de morte. tão íntimo e próprio é essa forma dele colocar o tema acerca daqueles que são miseráveis. aqui, o autor já tem sua tão própria marca: a conversa perante o leitor e o narrador, e a crítica social muito bem construída. O autor já fala de algo que até hoje se debate muito, a pena de morte...nisso a história continua para nós. é um clássico e uma ótima leitura para começar a ler o autor, mesmo que seus textos não sejam muito difíceis.

humberto.semensato 18/02/2021

Encontrei esse livro por uma referência em um texto do Michel Foucault. Esse livro traz não apenas os pensamentos e sentimentos de um homem condenado à morte, como também serve de uma ótima ilustração das primeiras décadas do século 19 na França. Ao final do livro há um prefácio de 1832 no qual é discutida a pena de morte e sua abolição na França; também é discutido os motivos pra abolição entre outras coisas. Nessa edição as notas da tradutora guiam muito bem a leitura. Eu diria que quanto mais você se localizar no que sabe sobre aquele contexto, mais rica ficará a leitura, mas isso não quer dizer que seja um livro de difícil compreensão.
Obs: me peguei em vários momentos imaginando as cenas como musicais por influência dos Miseráveis ?

Amanda262 24/02/2021

Rápido de ler, porém dolorido. Me senti como se também fosse meu último dia, não saberia nem o que pensar ou fazer.