O Saci (audiobook)

O Saci (audiobook) Monteiro Lobato




Resenhas - O Saci


72 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Jack_Sky 09/05/2024

Toda obra é fruto de seu tempo. Lobato não poupava leitores.
Monteiro Lobato de fato não poupava as pessoas que liam as suas obras das suas descrições de coisas assustadoras ou não legais. Tem certas coisas arrepiantes que ele conta com nitidez que chega a ser desconfortável (como quando conta lendas ou, como também faz em outros livros, conta sobre o ciclo da natureza e etc). Pelo que vi e reparo na sua obra Monteiro Lobato de fato não parecia ser a favor de embelezar e polir a verdade para que ela não tenha arestas além do que fosse mesmo minimamente necessário.
Assim sendo, há tópicos e descrições desconfortáveis em sua obra sim. O quão desconfortável ou não vai variar de pessoa a pessoa e momento a momento em que pessoa estiver já que em certos momentos alguns tópicos tornam se sensiveis de se lidar do que outros e isso é extremamente pessoal.

A obra, como tendência da escrita de Monteiro Lobato em geral, não esconde detalhes ruins, pavorosos ou desconfortáveis das coisas, ainda que sim, é claro, deve ter passado por certo filtro já que era uma obra escrita para as crianças lerem também. É visivel como Monteiro Lobato não tinha a tendência de tratar crianças como tolas ou incapazes, inaptas, para entender, aprender e refletirem sobre certas coisas. Parece também que suas obras tendem a trabalhar um tanto com a compaixão que as crianças da obra e outros personagens sentem.

Pedrinho mesmo não precisa que ninguém lhe diga o certo ou errado explicitamente para der capaz de analizar e concluir por conta própria que certas coisas são ruins e decidir por conta própria o que fazer ou não fazer. Muito disso através de empatia, compaixão e análise das coisas.
Descinstruindo assim até construções mentais que antes não reparara que eram nocivos mas fora lhe incutido na mente em algum momento de sua vida.

Pelo o que ouvi Monteiro Lobato acreditava em mudar o futuro pelas crianças invés dos adultos. É possivel ver isso em suas obras.

Num todo eu diria que toda obra é de fato fruto de época e as mensagens e vontades das pessoas por trás da obra (que não se resume aos artistas que as criam já que há inumeras pessoas envolvidas no processo de desenvolver e publicar de uma obra).

Colocando TUDO isso a parte, a obra em si é uma estória de aventura em que Pedrinho, curioso que é e querendo demonstrar sua coragem decide enfrentar algo que temia por ter sido criado ouvindo as lendas sobre: o Saci.
No processo apreende não só sobre o Saci mas também sobre as criaturas da noite que nada mais são do que manifestações diferentes da propria vida. Apreende que alguns são perigosos sim e outros são apenas seres diferentes dele mas ainda sim são seres, são vida. É muito interessante notar Monteiro Lobato descrevendo por meio do Saci principios de filosofia e espiritualidade (ou como queira chamar, isso). Falando como a força que move tudo, a vida, é tão desconhecida aos humanos mas algo tão essencial e se manifesta nas mais diversas formas, de seres do dia aos seres da noite e mais. Ela move todos os seres e não se limita a forma.
É muito interessante ver essa descrição da vida e suas inumeras manifestações e como deve ser respeitada nas mais diversas formas, conhecidas ou não.

A mensagem que fica é que a vida se manifesta em diversas formas, com inteligência diversas e que deve ser respeitada e não é (ao menos ainda) facilmente compreendida e também que certos aspectos como sabedoria, inteligência, força, capacidade e etc são coisas relativas que pontos de vistas diferentes verão de formas diferentes e compreenderão de formas diferentes.
comentários(0)comente



Igor 18/12/2023

Sobre O Saci
Para mim a melhor obra de Monteiro Lobato, narra as aventuras de Pedrinho ao capturar um Saci, uma fantasia que faz parte de minha vida dês dos tempos de criança, as muitas aventuras de Pedrinho foram um ponto chave para a minha criação e de muitas outras crianças que como eu viveram tempos sem internet.

A imaginação de entrar em matas e encontrar ?entes de trevas? como descrito por Lobato fazia com que as crianças pudessem entender o folclore brasileiro como algo vivo e que compõe a cultura de nosso povo, sendo uma parte importante de quem é o Brasil.

Assim como em muitas das obras de Lobato vale ressaltar a descrição de personagens pretos enfatizando características estereotipadas, que infelizmente era um relato da época que foi escrito, hoje podemos ler essas obras e entender a forma errada que é empregada e retrair apenas as partes que realmente são boas.

Uma de minhas obras preferidas O Saci é com certeza um livro que vale a pena ser lido, uma história curta e com uma vasta explicação e diversidade do folclore do nosso país.
comentários(0)comente



lewes1 11/11/2023

Essa edição é linda e as ilustrações são impecáveis
essa história apresenta pra gente além do saci muitas outras lendas
achei interessante
comentários(0)comente



Bianca Manhães 07/08/2023

Uma boa surpresa
A tempos venho sentindo falta de histórias que retratem mais o Brasil. E este livro foi uma grande surpresa! Adorei a forma com que descreve a fauna e a flora do nosso país. E como meu olhar mudou para os personagens após adulta. Certamente meus filhos terão contato com essa história.
comentários(0)comente



Rafa Janu 05/06/2023

Conta o inicio da amizade entre o Saci e o pessoal do Sitio, como tudo começou, também conta brevemente a história dos outros seres folclóricos.
comentários(0)comente



Gus 05/05/2023

O folclore brasileiro de forma infantil
Tenho procurado livros sobre o folclore brasileiro do modo como foi criado. Mas Monteiro Lobato é Monteiro Lobato.

Pedrinho finalmente consegue ter um saci de estimação e vai se aventurar na mata por uma noite completa onde ele vê mais Sacis e vai aprendendo sobre o folclore como Iara, Boi Tatá, Mula Sem Cabeça (essa foi a história mais assombrosa), Lobisomem e a Cuca.

Livro de leitura rápida e divertida.
comentários(0)comente



Marlisom 25/04/2023

? Ingrato! ? exclamou Narizinho com tristeza. ? Foi-se embora sem nem ao menos despedir-se de mim...
De noite, porém, ao deitar-se, verificou que havia sido injusta. Em cima do travesseiro encontrou um raminho de miosótis que não podia ter sido posto lá senão pelo saci. Miosótis em inglês é forguet-me-not ? que significa ?não-te-esqueças-de-mim?.
? Que alma poética ele tem! ? murmurou a menina, comovida.
FIM
comentários(0)comente



Marcio.Alves 21/04/2023

Saci divo, pedrinho um chatoo
a história é basicamente um tour pela floresta onde o saci apresenta os seres misticos pro garoto, antes disso tem também um tour do sítio falando um pouco dos personagens e tal.
quando eu já estava perdendo o interesse veio o ápice da história, no finalzinho do livro, com o rolê da cuca e narizinho, mas ainda sim achei fraco.
apesar disso, é bem facinho de ler, pq é bem curtinho.
as ilustrações são belíssimas, com td certeza a melhor parte do livro, tds envolvidos nas artes sao divos queridos.
comentários(0)comente



Isa778 01/04/2023

Bom
A história fala de uma viagem de Pedrinho e o Saci Perêrê em uma floresta assustadora que Pedrinho entrou por causa da sua curiosidade por ter capturado um Saci, a história traz ensinamentos sobre a vida muito interessantes e é leve e divertido.
comentários(0)comente



edisik 01/04/2023

É ótimo ver como o autor inseria a mitologia brasileira em suas histórias. Saci, curupira, cuca e outros seres nós são rapidamente apresentados.
comentários(0)comente



Isac.FeijAo 21/01/2023

Valorizem nossas raízes
Uma história animada e leve num ambiente que esbanja brasilidade em tudo que tem. Sorri várias vezes durante a leitura por sentir que é a minha pátria ali, sendo valorizada por um escritor daqui. Simplesmente incrível, leitura obrigatória para todo brasileiro.
comentários(0)comente



Cléia 18/01/2023

"O Saci", segundo volume da obra "o Sítio do Pica-pau Amarelo" de Monteiro Lobato, narra as aventuras de Pedrinho com o Saci durante o período de férias do menino no sítio de Dona Benta.
Pedrinho prende o Saci em uma garrafa, mas acaba fazendo um trato com o sapeca e finda por libertá-lo. Ao testemunhar a alegria da criatura que nasceu para ser livre, o garoto se arrepende de tê-lo mantido tanto tempo na garrafa e finda tornando-se seu amigo.
Com o saci, Pedrinho aprende muito sobre a floresta. Assim, abre mão da arrogância humana para valorizar os outros seres vivos.
Começa então a ter diálogos divertidos e filosóficos com o novo amigo, além de viver a experiência de conhecer criaturas das quais só se ouve falar pelo imaginário popular.

O livro é um delicioso contato com o folclore brasileiro misturado com grandes reflexões e, o que não pode faltar em obras lobateanas, muita imaginação. ??
comentários(0)comente



Tamy 16/01/2023

Lembranças da infância
Uma leitura leve e divertida, que traz lembranças das alegrias de ser criança, sua imaginação, criatividade e coragem quase sem limites. Nesse livro, vemos como o menino Pedrinho conheceu o Saci, aprendeu sobre quem ele é e as coisinhas que apronta e, para alegria do menino, conseguiu capturar o danadinho e passar por uma aventura daquelas na mata, com direito a um passeio pelas lendas do nosso folclore.
comentários(0)comente



Liv 12/01/2023

Me impressionou muito
Confesso que me interessou muito, essa foi minha primeira leitura do Monteiro Lobato, sempre escutei todo mundo criticando, pois, ele é racista e enfim, por isso nunca quis ler nenhuma obra, apesar da hipocrisia por ter assistido sítio do Pica-Pau amarelo na infância né, porém eu ganhei esse livro na escola e achei a capa muito bonita, depois de anos guardado, resolvi "tirar a poeira" dele e finalmente ler, e por incrível que pareça eu fiquei maravilhada com o fato de ser explorada a história de vários "seres sombrios" nesse livro, como exploraram nossas queridas lendas brasileiras, contando um pouco sobre cada uma, de um jeito raso, mas que dá aquele gostinho de "olha eu não sabia disso, gostei de saber" eu gostei também do fato de ser uma leitura fluída, letras até que grandes e bastante gravuras (que são bem bonitas por sinal, e ajudam você a imergir no mundo da fantasia) é um bom livro pra se ler quando está com ressaca literária, juro essas 207 páginas vão passar voando, a única crítica é realmente o uso de algumas expressões e observações racistas que não dá pra ignorar e passar pano, se o autor não fosse do jeito que é, teria grande potencial de ser um livro incrível sem erros
comentários(0)comente



anandrad.e 15/11/2022

Um clássico
Matando uma curiosidade da infância e lendo um clássico infantil: Monteiro Lobato e histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Não tem erro, é nostalgia garantida. ?
comentários(0)comente



72 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR