Novembro de 63

Novembro de 63 Stephen King

Resenhas - Novembro de 63

madu 16/04/2022

"Acredito que sangue chama sangue e coração chama coração."
Não resumirei "Novembro de 63" apenas citando o romance, mas preciso confessar que depois de conhecer o King desejei fortemente ler algum casal pelo ponto de vista dele, ler algum casal descrito com tanta maestria. E esse livro me entregou isso. Me entregou a química e a dor de um casal que realmente só poderia ter sido escrito por Stephen King.

"Novembro de 63" é impecável. Sua ambientação é viva. E só agora entendo porque colocam ele lado a lado com "It - A Coisa". Derry pulsa em cada página, mas eu juro, esse livro é o mais perto que cheguei de algo realmente vivo em minhas mãos.

A construção dos personagens é ótima. E eu nem preciso vir aqui humildemente elogiar isso, todos sabem. King escreve linda e horrorosamente bem. Da melhor forma possível.

Eu chorei, eu ri, eu me cansei e me viciei nas partes certas. As vezes lia 50 páginas em um dia e queria dormir, e como ontem, engolia 200 páginas sem piscar. Eu arriscaria dizer que dentro de "Novembro de 63" há mais de um livro e você sente essas mudanças em cada fase e por um momento eu até esqueci o verdadeiro propósito.

Finalizando, foi um livro que também trouxe informações interessantes e me fez querer ter mais conhecimento sobre política. E me fez pesquisar mais. Então, além de lindo em muitos pontos, "Novembro de 63" fala de viagem no tempo de forma prazerosa e empolgante, traz críticas sociais boas e nos envolve totalmente.

E por favor, amem muito Jake Epping, o homem que nunca foi de chorar!

"Adeus, Sadie. Você nunca me conheceu, mas amo você, querida."
Ludmila 16/04/2022minha estante
Amei essa resenha!

madu 16/04/2022minha estante
Fico feliz, então! ?

caiofgr 22/04/2022

Ficção Científica por King
É inegável que os chamados livros "calhamaços" são os melhores do King.
Esse, obviamente, não foi diferente.
É um livro simplesmente impecável, é lindo, é rico, é extremamente harmônico.
Primeiro, me assustei com a premissa do livro, posto que ainda não tinha embarcado em outro gênero diferente de horror/terror/suspense escrito pelo King.
Depois me assustei com o tamanho do livro, mas como já tinha encarado IT: A Coisa, decidi dar uma chance. E AINDA BEM QUE EU A FIZ!
Desde a primeira página fiquei intrigado. Uma leitura que flui tão bem com aspectos tão comuns. Um professor de inglês comum divorciado, aparentemente sem nenhuma característica peculiar, descobre uma maneira de viajar no tempo. Tendo logo um objetivo: Salvar a vida do presidente JFK que fora morto em 1963 por uma bala de um rifle disparado por Lee Oswald.
A primeira coisa marcante é o objetivo dessa história. Ao menos, em meu ponto de vista, as histórias de viagem do tempo sempre são bem claras, HÁ REGRAS (efeito borboleta, a trilogia de volta para o futuro, a máquina do tempo, o planeta dos macacos), não podemos encontrar o eu do passado, devemos evitar fazer grandes mudanças por causa do chamado efeito borboleta. Tudo isso para deixar o espaço-tempo tão coeso e organizado, evitando criar um cataclismo no universo.
Nesse livro, vemos o efeito oposto. Sabemos do efeito borboleta, sabemos das prováveis mudanças, mas porque não tentar? e ir a fundo, a ponto de tentar mudar algo tão drástico: o assassinato do líder de uma das maiores (se não a maior) potencia mundial.

Jake Epping ou George Amberson simplesmente é um dos personagens mais bem construídos, mais ricos e mais apaixonantes que eu encontrei na literatura até hoje. O romance entre Jake/George e Sadie é lindo e é impossível ser mais apaixonante que isso.

Um livro com tantas camadas que até se torna difícil categorizá-lo em poucas palavras de uma resenha, mas vou tentar:

1) Temos uma ficção histórica aqui. King teve que fazer um trabalho extenso sobre os costumes da época que Jake viaja e ainda sobre os fatos envolvendo o assassinato de JFK (algo que tem um milhão de teorias de conspiração - algo também desenvolvido pelo King no livro).
2) Temos um romance lindo que é mais do que necessário para a história.
3) Temos um desenvolvimento impecável de um protagonista, antes um homem comum que estava vivendo por osmose, agora um homem corajoso capaz de atingir limites até então desconhecidos por ele.
4) Temos um inimigo quase onírico, trazendo um determinismo cada vez mais crível no livro. Assim como temos Derry como uma antagonista forte em IT, aqui temos o passado tentando fazer de tudo para o protagonista não conseguir mudá-lo.
5) Temos um plot-twist simplesmente fenomenal.
6) Temos um final coeso e harmônico (ouso dizer que é um dos finais mais incríveis de King, e ainda, que eu não consigo imaginar outro final para uma história como essa).
7) Temos referências INCRÍVEIS sobre o multiverso criado por King (Teoria que diz que todas as suas histórias são interligadas).

Ainda estou anestesiado com essa história e, mesmo depois de terminá-la faz algumas horas, ainda é difícil descrever o que sinto ou o que achei da mesma, só sei que, sim, Jake Epping você está no meu coração, e não sairá dele por um longo período.
Raíssa 24/04/2022minha estante
calhamaço it chorando encalhado na minha estante há 2 anos

caiofgr 24/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ele é incrível

Juju 14/01/2022

História, ficção e amor!
Jacob - Jake - Epping é um homem comum, professor de inglês, divorciado da ex-esposa alcoólatra, residente de Lisbon Falls, Maine, durante o ano de 2011. Imerso em uma rotina monótona passa seus dias corrigindo redações de seus alunos, porém ele tem sua vida totalmente transformada após uma ligação peculiar provinda do dono moribundo de sua lanchonete preferida - o infame lar dos chamados "Gordobúrgueres", Al Templeton. A partir de então Jake embarca em uma alucinante jornada através dos limites do tempo com o objetivo de cumprir a missão de vida de seu novo e estranho amigo: salvar o presidente John F. Kennedy, supostamente assassinado por Lee Harvey Oswald em 22 de novembro de 1963. No entanto, nem tudo são flores e como passará a compreender - e repetir como um mantra - "o passado é obstinado" e está disposto a impor desafios espinhosos para proteger sua imutabilidade. Mas afinal teria Oswald sido capaz de agir sozinho ou haveria de existir um [*****]mplice como alegam os conspiradores modernos? Além do mais o que uma mudança tão grande como evitar a morte do presidente dos Estados Unidos poderia acarretar no futuro da humanidade? Vivendo em uma época mais simples, sem tecnologia e as facilidades do século XXI, Jake encontrará obstáculos perigosos, mas sobretudo receberá uma nova chance de aproveitar sua vida, saboreando-a intensamente mesmo tendo de aprender uma dolorosa lição: eis que algumas coisas realmente acontecem por um motivo e ser um herói, às vezes, exige sacrifícios como matar a um grande amor.

Essa foi minha primeira leitura de 2022 e eu honestamente não poderia ter escolhido um título melhor. Que Stephen King é meu autor favorito, disso não tenho dúvidas, mas este livro se tornou também uma orgulhosa aquisição à minha estante, agora ocupando a posição de meu Top 3: Favoritos do Mestre King! A forma como esta obra foi construída é simplesmente sublime, porque apesar das quase 800 páginas não é cansativa, você mergulha na história de tal maneira que quando se dá conta já está encerrando a leitura e percebe que sentirá falta daquele universo. O personagem principal, Jake Epping, é o tipo de pessoa bacana da qual o leitor poderia facilmente se tornar amigo, visto que é um indivíduo comum assim como eu, assim como você, o que torna a experiência ainda mais imersiva: poderia ser "eu" ali! Eu amo o King, pois ele pega as situações mais ilusórias e fantasiosas e as torna quase reais, a sensação de "é, talvez isso poderia acontecer mesmo" é bastante bizarra, porém satisfatória, porque a narrativa é concisa e embasada em fatos verossímeis, de modo que aquilo que a princípio parecia impossível, bem, talvez não seja tanto assim. E quantos fatos, não é mesmo?! Conforme o próprio autor descreve em suas notas finais este livro exigiu muita pesquisa histórica - o que poderia tornar a narrativa cansativa, mas novamente não! -, e isso é legal, eu por exemplo, aprendi muito sobre os Estados Unidos e sua política dos anos 60, bem como o impacto que tudo isto teve durante os anos posteriores que se seguiram e os conflitos que foram desencadeados em função de alguns eventos do passado. E além do mais, esta é também uma história de amor super bonita, afinal, amar é também fazer sacrifícios visando o bem-estar do outro acima do seu próprio. Em "Novembro de 63" Stephen King, mesclando história e ficção, apresenta a sua versão do que acreditar ter ocorrido no fatídico dia do assassinato de JFK, discutindo teorias, descartando possibilidades e culpados, mas sobretudo nos mostrando o que poderia ter ocorrido caso o presidente houvesse permanecido no plano dos vivos. É sobre o preço que pagamos por nossas escolhas e sobre o fechamento de ciclos que embora sejam dolorosos, são sempre necessários mesmo que não felizes.

Uma leitura repleta de tensão que vai deixar os nervos do leitor à flor da pele, mas ao mesmo tempo aquecer e quebrantar o coração apelando para um lado mais sensível e humano. Sensacional, incrível e inigualável, mais uma obra de arte do nosso reizinho do terror :)
Hayra2 18/01/2022minha estante
Top 3. Tá, mas quem são os outros 2? pra indicação? hahaha

Juju 18/01/2022minha estante
O Top 3:
1) A dança da morte
2) Novembro de 63
3) Trilogia Bill Hodges (o primeiro volume: Mr. Mercedes)

alissonltl 19/02/2022

terminei finalmente
achei que nunca terminaria esse livro mas terminei e gostei DEMAIS. Toda a aventura, a história, os contratempos, as bifurcações, os planos, TUDO foi muito legal.

tô dando 4 estrelas pq eu acho que ali no meio fica cansativo e o livro perde um pouco o ritmo.
Danilo Parente 20/02/2022minha estante
Eu amei tanto esse livro ?????? fiquei tão apegado aos personagens que até gostei da parte que fica parada e não acontece nada kkkkk

alissonltl 20/02/2022minha estante
nossa kkkkkkk pois eu não via a hora de passar essa parte

Edson 08/05/2022

UMA LINDA E TRISTE HISTÓRIA DE AMOR QUE SOBREVIVE AO TEMPO
"Uma viagem no tempo cheia de reviravoltas, surpresas, encontros e desencontros, contada de uma forma única, que só Stephen King seria capaz de fazer! Jack Epping. Que personagem incrível. Um cara absolutamente fora da curva, um ser humano fantástico, que parece só existir no imaginário do Mestre King! Leitura leve, gostosa, e por vezes muito engraçada e triste. Muito triste! Tudo no estilo do velho King.

Em um dado momento, a história deixa de ser uma aventura do personagem em sua incrível e perigosa viagem no tempo, para se transformar numa maravilhosa, triste e sensível história de amor. E por mais incrível que possa parecer, é a partir desse momento que o livro ganha ainda mais vida. Impossível não se emocionar com tudo que acontece na vida de Jack (George) e Sadie! Que coisa espetacular é a relação entre os dois! E triste também! Apesar de tudo, muita dor e sofrimento acompanha os dois até o último momento de suas vidas. ESPETACULAR!

As emoções que tive ao longo dessa leitura me enchem de certeza pra indicar esse livro pra quem ainda não teve o prazer de conhecê-lo. Fantástico! Apenas isso. FANTÁSTICO!"
Maria 30/05/2022minha estante
Um dos melhores livros escritos pelo rei. :D No mais, só três estrelas? :P

Edson 25/07/2022minha estante
Oi Maria. Tudo bem?
Pois é. Confesso que me perdi um pouco no final por conta de trabalhos da faculdade. Isso acabou tirando o foco, o que atrapalhou muito a sequência da leitura, principalmente no seu final. O livro é ótimo, amei a leitura, mas na minha cabeça o final ficou um pouco comprometido por conta disso. Terminei a leitura mais por obrigação do que por prazer, o que é horrível.
Mas, assim que terminar o curso, vou refazer essa leitura, não por conta da nota. Mas porque o livro merece!
Abraço!

Gaby 13/10/2021

eu ate que gostei
acho que fui com muita sede ao pote pois toda vez que procurava uma resenha sobre o livro sempre via o livro cercado de elogios, mas me frustrei um pouco
Gabyz.z 13/10/2021minha estante
Gostei 2 estelas kkkkk

Pedro 10/01/2014

O passado certamente é obstinado
Um livro inesquecível, com personagens extremamente bem criadas e uma estória pra lá de envolvente - até aqui, nenhuma novidade (Stephen King, baby!).
As características literárias do Mestre do Horror estão claramente presentes, é verdade, mas "Novembro de 63" é, provavelmente, um livro diferente de tudo o que você já leu.
Diferente das demais obras, houve, agora, uma base de pesquisa muito grande por parte do autor - como relatado na biografia "Coração Assombrado" - e, enquanto lia, eu FAZIA parte dos EUA de 1960.
Sem palavras, enfim.
Gláucia 10/01/2014minha estante
É tão bom assim é? Será que rola um empréstimo?

Gabriela3420 22/07/2021

Novembro de 63
"Novembro de 63" conta a história de Jake Epping, um pacato professor de inglês que é recrutado para voltar no tempo e impedir o assassinato do presidente dos Estados Unidos John Kennedy. Para isso ele atravessa um portal que o leva direto para 1958, onde além de sua missão principal ele pretende fazer mudanças cruciais na vida de dois amigos. No entanto, o passado é obstinado e não quer ser mudado e as consequências dessas interferências para o rumo da história mundial são imprevisíveis.

Nesse livro Stephen King entrega tudo : bom desenvolvimento de personagens; lições sobre vida, morte e comunidade; uma descrição perfeita de como era a vida nos anos 60; drama, romance, violência, amizades, teorias da conspiração... enfim um carrossel de emoções. Graças a essa história eletrizante o livro, apesar de ser um calhamaço não é nem um pouco cansativo, com desfecho bem amarrado e uma cena final simplesmente perfeita e emocionante!

Pra mim esse é o livro mais bem escrito que eu já li do autor. Apesar de viagem no tempo e suas consequências serem temas já batidos na literatura, acompanhar o dia a dia de Jake que saiu de 2011 para 1958, suas desventuras e choques de realidade foi muito envolvente. Recomendo muito esse livro pra quem gosta de calhamaços, quer começar a ler romances do autor e pra quem gostou da série "Dark".

"O passado é obstinado pela mesma razão que o casco da tartaruga é obstinado: porque a carne viva dentro dele é tenra e indefesa."
Vitor.Panin 24/07/2021minha estante
Esse livro é espetacular mesmo.
Recomendo assistir a série do HULU. James Franco pra mim manda bem demais como Jake Epping

lizvros 06/11/2021

Melhor livro que li do Stephen King
e talvez um dos melhores que eu li na vida. Comecei pela história de voltar no tempo e impedir o assassinato do JFK, mas na verdade fiquei pela história de amor. E que história de amor! Esse livro mostra como a jornada as vezes é muito mais interessante que o final. Esse livro até parece ser sobre JFK, mas na verdade é sobre os anos de Jake no passado e seu romance com Sadie. Uma coisa do livro vai ficar comigo pra sempre: o passado é obstinado, e não quer ser mudado.
Pedro 06/11/2021minha estante
O passado tá escrito na pedra, como diz o ditado.
Parabéns pela resenha! Ainda tenho que ler esse livro do King. Todo mundo ama esse livro.

Dani 18/05/2022

Novembro 63
Li esse livro por indicação, não tenho muita experiência com o King, li apenas um livro dele.
Vamos lá,
Achei o livro BEM detalhista, a ponto de me irritar e me fazer ler bem devagar pq senti que nada acontecia na história. Só não abandonei a leitura pq sou teimosa e não abandono livro.
Tudo começou a mudar e a leitura ficou muito boa a partir de 70% do livro, onde tudo aconteceu! Parece até que todos os acontecimentos do livro ficaram corridos por serem apresentados quase no final.
Depois de 70% ficou muito bom, história diferente e faz a gente querer ler logo para saber o final.
Mas? achei o final totalmente esperado, sem nenhuma novidade.

Vale a leitura! Mas não achei nada muito inovador - desculpa aos fãs de King ?
Caio 27/05/2022minha estante
Concordo com tudo.

Erasmo3 26/02/2022

sobre reencontrar a sua vida passada
esse foi um livro que há muitos anos eu queria ler, se não me engano desde 2017 eu quero ler ele por conta que tinha visto uma booktuber falando muito bem sobre ele - a youtuber em questão é a vitoria dozzo- e simplesmente fiquei morto de vontade de ler ele. demorou um pouco mas finalmente tive a oportunidade de ler e que leitura sensacional! desde o começo do livro ele não deixou a empolgação da leitura diminuir nem um pouco. apresentando um romance que no final do livro vai te arrasar com certeza, king faz você se apegar a personagens com uma facilidade tão grande que pode acabar pensando que os personagens fictícios foram reais. fruto de uma grande pesquisa o livro apresenta os fatos reais de uma maneira muito fiel e verdadeira. uma grande obra.
Brunakelle 26/02/2022minha estante
muito bom esse livro!

Mith 05/09/2021

Não tenho palavras o suficiente para descrever-ló.
Terminei ele a pelo menos umas 2 horas e acho que ainda nao caiu a ficha de que realmente terminei. Esse livro é TÃO bom que eu não sei nem por onde começar elogiando. Tenho que parabenizar o King por sua escrita exuberante, de fato ele é alguém muito detalhista e isso fica claro, talvez por isso eu diria que os livros dele não são para todos, o que já não foi o meu caso. O autor conseguiu criar um universo incrível e vasto, com suas complexidades e com um cenário minuciosamente detalhado, chega a ser muito louco o quanto eu consegui vizualizar 1958 tão bem. Em nenhum momento do livro me vi entediada, nem mesmo nos momentos mais "mornos" (os quais não tinham acontecimentos muito relevantes), pelo contrário, me vi presa a obra inteira. A passagem em "Derry" (cidade fictícia aonde se passa "It") é apenas brilhante. Também devo parabenizar ao autor pelo seu trabalho árduo em relação as pesquisas, tendo em vista que ele mexeu em uma história da qual realmente existe, com personalidades reais, e acontecimentos reais, King conseguiu trazer tudo muito bem para a história e adaptou tudo muito bem também. As personagens são outro ponto que gostaria de ressaltar, o quanto eu me apeguei a elas e ao nosso protagonista Jake Epping é surreal, não só ele mas todos ali são muito interessantes. Ah e ao romance, meu deus, o casal com mais química que eu ja li, isso porque o livro nem é de romance em si (apesar de ter um pouco de tudo, suspense, mistério, ação...). Sem dúvidas a melhor experiência de leitura que já tive, não tenho absolutamente nada pra reclamar aqui. É o meu livro favorito de toda a vida.
Ray_devonne_jauregui 05/09/2021minha estante
Concordo ,vdd disse tudo ???

Flavius.Barreto 06/04/2015minha estante
foi presente?

Paulo 31/01/2022

O passado se harmoniza
Uma história de viagem do tempo que tem como objetivo salvar o presidente Kennedy de ser assassinado, porém a volta ao passado se dá 5 anos antes do acontecido. Nesse meio tempo Jake(ou George) acaba conhecendo Sadie e se apaixona. Uma ótima história que mistura romance com ficção científica. Mais um acerto do grande Stephen King ????????
Ana Paula 31/01/2022minha estante
Show ?

Bruna 26/07/2021

O melhor livro que li em muito tempo!!
Com certeza se tornou um favorito!! Li o livro em 4 dias e foi uma experiência de leitura incrível, mal havia chegado na metade do livro e já tinha se tornado um favorito. Com certeza pretendo lê-lo de novo um dia.
Fazia anos que queria conhecer essa história e nunca tinha me surgido oportunidade, mas acabou sendo uma história completamente diferente do que estava achando que seria. Achei que simplesmente seria um livro sobre o Jake correndo contra o tempo para impedir o assassinato de JFK, mas no fim é muito mais um romance do que qualquer outro coisa, e isso me surpreendeu positivamente. Amei o final do livro, coisa que estava preocupada durante toda a narrativa ja que o King é conhecido por seus finais duvidosos, mas acredito que este tenha sido um bom desfecho para a história. Por mim todos deviam dar uma chance para este livro.
Ricardo Tavares 26/07/2021minha estante
Também li esse ano. É um dos meus favoritos do mestre Stephen King.